Feira FuturePrint 2019 prepara Circuito de Impressão Digital Têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/06/2019
Iniciativa apresenta o passo a passo de uma estamparia digital têxtil

Iniciativa apresenta o passo a passo de uma estamparia digital têxtil

A FuturePrint 2019, feira sucessora da Serigrafia Sign, será realizada entre os dias 10 e 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Entre seus atrativos estará o Circuito de Impressão Digital Têxtil, o Future Têxtil, espaço que apresentará o processo produtivo da estamparia digital, que contempla a pesquisa de mercado, o desenvolvimento do produto, a preparação da imagem a ser impressa, a preparação do tecido, a escolha da impressora, o acabamento do tecido e a entrega do produto finalizado.

Voltado para empresários e profissionais de criação, desenvolvimento, produção e mercado da indústria têxtil, o Circuito é um projeto elaborado pela feira FuturePrint, com a curadoria de Sarah Rodrigues Caldas Falleiros (da PanoRama) e Pedro Dupláa S. Ferreira e José Herculano Ferreira (da ArtZone – Arte e Tecnologia).

O curador declarou: “A iniciativa tem como principal objetivo apresentar de forma prática e fácil o funcionamento de uma estamparia digital têxtil, destacando cada etapa do processo de produção e os elementos que compõem o produto final, desde a criação até o acabamento. É uma oportunidade bastante interessante para entender e aprender mais sobre o setor, suas particularidades e oportunidades de mercado”.

Na quarta-feira, dia 10 de julho, a abertura do Circuito ocorre às 13h50, com o tema “Do design à produção”. Na palestra serão apresentadas informações sobre impressão em tecido, briefings e tendências em design de estampas. Em seguida, uma mesa redonda discutirá como quebrar paradigmas no relacionamento entre as equipes de criação e de produção.

Na quinta-feira, 11 de julho, as pautas serão a “Indústria do Futuro”, a digitalização do mercado têxtil, a evolução tecnológica dos equipamentos e a “Confecção 4.0”. O participante poderá acompanhar duas mesas redondas: “Sustentabilidade na Indústria Têxtil – Tendências e Certificações” e “Review Feira ITMA 2019 - Tendências Tecnológicas na Indústria Têxtil”.

Na sexta-feira, 12 de julho, o Fórum tratará da “Estamparia Digital x Estamparia Analógica”, além de cenários e tendências do mercado de impressão digital têxtil e técnicas em impressão digital. Para encerrar o dia, haverá um talk show com empreendedores de estamparia digital.

No sábado, 13 de maio, o fórum terá como tema a diversificação dos negócios, com dicas de como escolher o equipamento mais adequado para atender o fluxo de trabalho na impressão digital têxtil. Outros tópicos abordados são: modelos de estamparias para confecções, como ganhar dinheiro com sublimação e apresentação de um case de sucesso de como obter diferenciação no mercado têxtil.

Liliane Bortoluci, diretora da feira, declarou: “Além de apresentar as tecnologias em ação para os participantes da FuturePrint, queremos discutir os principais desafios desse segmento e promover o networking profissional”, destaca.

Fonte: FuturePrint



Nordeste é a região onde as indústrias gráficas mais crescem no país

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2019
Com a grande concentração de empresas do setor, Ceará receberá a feira Signs Nordeste 2019

Com a grande concentração de empresas do setor, Ceará receberá a feira Signs Nordeste 2019

O Nordeste possui mais de três mil empresas do setor gráfico e é a região que atualmente registra o maior crescimento no mercado. Para atender a essas empresas, chega à capital cearense a Signs Nordeste, feira de impressão digital, sinalização e serigrafia, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste). Grátis, a inscrição já pode ser realizada no site do evento.

“Juntamente com Bahia e Pernambuco, o Ceará é o estado com maior a concentração de empresas do setor gráfico. Por isso, vimos a necessidade de alimentar este mercado com informação, tecnologia, networking e tudo mais que uma feira como a Signs Nordeste tem para oferecer”, comenta Hélvio Pompeo Madeira, diretor-presidente do Febratex Group, empresa especialista na promoção de feiras de negócios.

Maquinários de ponta, novidades do mercado, produtos e serviços serigráficos e matérias-primas para impressão têxtil são algumas das tecnologias que poderão ser conferidas durante a Signs Nordeste.

As negociações também são um ponto forte da feira: “Com este evento, buscamos reunir as marcas em torno de soluções inovadoras. Quem participa da exposição, tem oportunidade de ampliar seu portfólio, ficar por dentro das novas soluções, estreitar relacionamento com fornecedores e, claro, contribuir para o crescimento da indústria nacional, que é nosso principal objetivo”, finaliza o diretor.

Evento ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará

Fonte: Signs Nordeste



HP lança no Brasil impressoras látex das séries 500 e 1500

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2016
Modelos de impressoras látex têm 1,6m ou 3,2m de largura

Modelos de impressoras látex têm 1,6m ou 3,2m de largura

A partir de novembro de 2016, a HP passa a vender no Brasil as impressoras látex das séries 500 e 1500. Indicadas para provedoras de serviços de impressão digital de grande formato, as máquinas haviam sido apresentadas ao mercado internacional em meados deste ano.

Renato Barbieri, diretor geral para as áreas de Artes Gráficas da HP Inc. para o Brasil, declarou: “Muitos clientes estão buscando soluções que possam suportar maiores volumes de produção e possibilitar o acesso a aplicações lucrativas. As impressoras HP Latex 500 e 1500 definem novos limiares de desempenho com um investimento inicial menor, ajudando os clientes a manter a produção interna e com os mesmos níveis de qualidade, inclusive durante os picos na demanda”.

Confira as principais características técnicas e produtivas dos novos equipamentos:

HP Latex 560 e 570

Com 1,6m de largura, as impressoras incluem um novo sistema de carregamento articulado e ajuste de inclinação automático, além de conter manuseio de rolos para uso intenso de até 55kg e sinalizador luminoso de status, para monitorar a produção em tempo real a distância.

Ambos os equipamentos podem trabalhar na velocidade de até 23m2/h (no modo de ambiente interno) e imprimir com alta saturação (em modos de impressão realista). Além disso, contam com um novo acessório de rolo limpador, para resultados de alta qualidade em banners e vinis adesivos de baixo custo.

As impressoras podem ser monitoradas por meio do HP Látex Mobile, que permite gerenciar os trabalhos remotamente, o que estimula a produção autônoma e fora do horário comercial.

HP Latex 1500

Baseada na HP Latex 3000, a HP Latex 1500 tem 3,2m de largura oferece uma solução mais robusta para empresas que produzem instalações de comunicação visual em ambientes internos e externos.

A impressora, que pode trabalhar na velocidade de até 74m2/h, emprega cabeças de impressão HP Thermal Inkjet de 1.200dpi e inclui espectrofotômetro e sensor de avanço de mídia óptico. Além disso, emprega cartuchos de tinta HP de 5 litros, servidor de impressão interno e sinalizador luminoso de status, que permite monitorar a produção de maneira rápida.

Para a HP Latex 1500, a fabricante oferece opcionais, como kit de dois rolos, facas em linha, kit de rolo para queda livre, kit dia e noite para frente e verso e kit coletor de tinta para substratos porosos.

Confira vídeo promocional sobre as impressoras:

Fonte: HP Brasil