Tudo sobre fabricação de tinta solvente (impressão digital)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2012

Atire a primeira pedra o impressor que nunca teve problemas com tinta. Cores impressas que não correspondem às tonalidades do arquivo, entupimento das cabeças de impressão digital, falta de adesão ao substrato: tudo isso pode ter relação direta ou indireta com os insumos usados no equipamento.

O que fazer diante de problemas como esses? Entrar em contato com o fornecedor? Pedir assistência técnica? Mudar de tinta? Todas são possibilidades cabíveis. Mas para tomar a decisão acertada, nada melhor do que dominar o assunto. Conhecer características, componentes e métodos de fabricação ajuda muito na hora de comprar e usar os insumos.

Visando esclarecer os técnicos e empresários do mercado sobre tais pontos, a Gênesis, fabricante de tinta de impressão digital, encomendou ao editor do InfoSign (Luiz Ricardo Emanuelli) uma série (em 3 partes) de artigos técnicos sobre o assunto.

Na primeira parte, estão descritos os processos de dispersão, moagem, micronização e filtragem, utilizados na fabricação das tintas. Já o segundo texto aborda os elementos desses insumos: pigmentos, resinas, aditivos e solventes. A parte final trata de propriedades, como ancoragem, tensão superficial, viscosidade, entre outras.

A dispersão, uma das etapas da fabricação da tinta, é detalhada na série de artigos sobre o insumo

Texto: InfoSign. Informações de: Blog da Gênesis



HP divulga agenda de treinamentos de impressão látex

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/01/2016
Próximos cursos sobre impressão látex ocorrerão nos meses de janeiro, março, maio e julho de 2016

Próximos cursos sobre impressão látex ocorrerão nos meses de janeiro, março, maio e julho de 2016

A HP, fabricante de impressoras digitais, anunciou as próximas edições dos treinamentos sobre tecnologia de impressão látex. Podem participar proprietários e operadores de empresas que possuem equipamentos HP Latex.

Realizados no Centro de Experiências de Grandes Formatos HP (Av. Rebouças, 2455, São Paulo), os cursos ocorrerão nos dias 20 de janeiro, 16 de março, 18 de maio e 13 de julho. Para mais informações, o interessado pode enviar um e-mail para contato@showroomhp.com.br.

Nos treinamentos serão abordados os seguintes tópicos:

  • Oportunidades de negócios explorando novas aplicações com sua HP Latex;
  • Aplicações e margens: saia da alta competição pelo preço do metro quadrado;
  • Como explorar os benefícios ambientais da HP Látex: vantagens da impressão amigável ao meio ambiente;
  • Dicas de fornecedores em todas as etapas da cadeia de produção;
  • HP Wall Art: explore o mercado de decoração de paredes com essa ferramenta grátis;
  • Impressão e recorte: como usar o software RIP SAi;
  • Dicas e truques com Photoprint/FlexiSign (especialista SAi);
  • Qual a melhor configuração para cada perfil de mídia;
  • Dicas de operação da HP Latex Série 300.

Fonte: Mundo da Impressão Látex



Mactac lança série de vinis cromo para envelopamento de carros

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/03/2017
Dez opções de cores fazem parte da linha TF 900 FlexChrome BF

Dez opções de cores fazem parte da linha TF 900 FlexChrome BF

A Mactac, fabricante de películas para comunicação visual, anunciou no mercado internacional a TF 900 FlexChrome BF, linha de vinis adesivos cromo para envelopamento de carros. Disponível em dez cores, as películas apresentam acabamento fosco e provocam efeitos visuais diferenciados, descritos como “where liquid meets metal” (onde o líquido encontra o metal).

A TF 900 FlexChrome BF será exposta durante a Fespa 2017, feira internacional que ocorre entre os dias 8 e 12 de maio, na Alemanha. No evento, a empresa também promete mostrar vinis com propriedades de “autocura”. São películas que, ao receber calor de uma fonte como água quente, podem regenerar e eliminar pequenos arranhões.

Martine Bouvet, gerente da Mactac Europe, declarou: “Estes vinis ‘autocura’ e os novos filmes cromados oferecem aos aplicadores novas e excitantes soluções para envelopamento de veículos”.

Fonte: Mactac