Expositores preparam-se para a feira FuturePrint 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/07/2019
Conheça algumas novidades que os fornecedores estão preparando para a exposição

Conheça algumas novidades que os fornecedores estão preparando para a exposição

Há três décadas, a FuturePrint, sucessora da Serigrafia Sign, enche anualmente os corredores do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, e reúne o que há de melhor no mercado de comunicação visual e impressão digital de grande formato. Em 2019, não será diferente. A Informa Markets, atual organizadora da feira, prevê que, entre os dias 10 e 13 de julho, mais de 40 mil visitantes estarão nos pavilhões do centro de exposição paulistano, para ver de perto o que mais de 650 marcas levarão para o evento.

Além das tecnologias apresentadas pelos expositores, os visitantes terão a oportunidade de participar gratuitamente de uma série de eventos paralelos, como o Circuito de Impressão Digital Têxtil e o Fórum FuturePrint.

A inscrição antecipassada para o evento pode ser feita por meio do site da feira

Mídias e vinis adesivos

O interessado em conhecer novidades e opções de mídias para envelopamento e comunicação visual, especialmente vinis adesivos, vai ter a oportunidade de interagir com dezenas de fornecedores desses produtos na feira FuturePrint 2019.

Entre as fabricantes de películas adesivas presentes no evento está a Imprimax, que revelará uma série de lançamentos em seu estande, sobretudo para os segmentos de decoração e envelopamento automotivo. “Será uma surpresa a quantidade de possibilidades, texturas e cores que poderão agregar nos projetos de decoradores e signmakers. Ao desenvolver esses novas materiais, que levaremos para a feira, buscamos fontes renomadas no mercado, para criar tendências e gerar valor agregado aos consumidores”, ressalta Igor Paiva, gerente de marketing da marca.

Materiais para envelopamento e adesivação estarão em muitos estandes da FuturePrint 2019

Estamparia têxtil

Embora tenha quase 30 anos e muitos expositores cativos, a feira sempre abre espaço para que outras empresas estreiem seus produtos e serviços aos visitantes da exposição. Em 2019, a DuPont é um exemplo de fabricante que apresentará suas soluções pela primeira vez na Futureprint.

Para a feira, a DuPont pretende levar produtos para estamparia têxtil digital. Segundo Leônidas Andrade, gerente de vendas e marketing para DuPont Artistri na América Latina, no estande da fabricante estarão tintas sublimáticas para impressão em substratos têxteis de poliéster. Também estarão expostas as tintas pigmentadas P5000, P1500 e P2500. O executivo está com as expectativas bastante altas e aposta que o evento garantirá um networking intenso e de alto valor.

A Gênesis Tintas, por sua vez, é uma expositora bastante assídua da feira. Para 2019, além de levar produtos para empresas de brindes personalizados, a fabricante apresentará materiais têxteis. “Para as estamparias, estaremos divulgando a nossa linha tradicional de tintas serigráficas, químicos e efeitos diferenciados. Além das tintas à base d’água com toque macio, estamos com novos produtos da linha Plastisol, que passaram a ser isentos de ftalatos, ou seja, estão mais sustentáveis. Na área de personalizados, estamos com força total na linha digital sublimática para pequenos formatos, da linha Sublidesk, além da nova linha Acrisolv, composta por tintas solventes específicas para impressão em copos de acrílico”, revela Leonardo Ishii, diretor de marketing e criação da empresa.

Para a 29ª edição da FuturePrint, a Gênesis Tintas também está preparando mais duas atrações: a Serigrafia em Ação e a Sublimação em Ação, espaços onde serão realizadas palestras e transmissões ao vivo, produzidas por empresas renomadas do mercado e convidados especiais. Ishii é enfático em dizer que também está otimista para a edição 2019 da feira. Segundo o executivo, o mercado está melhorando e os visitantes buscarão conhecimento, informação, novidades e oportunidades no evento.

Feira é boa pedida para quem busca tecnologias de estamparia têxtil

Impressão de grande formato

Outra tradição da feira é reunir muitas opções de impressoras digitais de grande formato. Em 2019, o visitante pode apostar novamente na exuberância de soluções tecnológicas UV, látex, sublimáticas e solventes. Uma das mais tradicionais fabricantes desses equipamentos é a Roland DG Brasil, que no evento lançará a série VG2 (com tinta laranja) e levará a BT-12, que estampa diretamente tecidos de algodão. A equipe da companhia também acredita que a FuturePrint 2019 é promissora. Michelle Fernandes, supervisora de marketing da empresa, espera que a exposição seja bastante visitada por clientes de alto poder de decisão, para que bons negócios sejam realizados e para que o mercado volte a se movimentar.

Outro empresário otimista é Marden Roberto Alves, CEO da Bannerjet, que duplicou o tamanho de seu estande em relação ao da espaço do ano passado. Marden espera receber um público ansioso por novidades e mais confiante no cenário político. Para a edição de 2019, a fornecedora levará plotters de recorte, máquinas a laser e impressoras digitais de diversos tipos (ecossolventes sublimáticas industriais, solventes industriais). Além disso, lançará dois softwares dedicados ao segmento de grande formato e comunicação visual.

Nos eventos paralelos, o visitante terá ótimas oportunidades para se atualizar

Eventos paralelos

Além da exposição de tecnologias, a feira oferecerá diversas atrações gratuitas que ocorrem simultaneamente, com a missão básica de informar, ajudar e profissionalizar os visitantes. E em 2019 não serão poucas. Entre os destaques está o Fórum FuturePrint, repleto de palestras sobre vinis, gerenciamento de cores, soft signage, entre outros temas de relevância para quem trabalha com comunicação visual e impressão digital. O visitante ainda terá a oportunidade de acompanhar outras ações:

- Serigrafia em Ação: apresentações práticas sobre serigrafia;

- Sublimação em Ação: palestras e workshops sobre sublimação;

- Fórum Acrílico: palestras que visam esclarecer dúvidas sobre o uso correto do acrílico e como valorizá-lo no setor de comunicação visual;

Circuito de Impressão Digital Têxtil – Fórum Future Têxtil: espaço composto por um circuito interativo (com demonstrações do processo de confecção e estamparia digital de tecidos) e por um fórum (que abordará os principais temas do setor);

- DecorPrint: ambiente criado para demonstrar as possibilidades que as técnicas de impressão e os diversos substratos oferecem para a decoração de interiores.

Os visitantes também contarão com a presença de instituições financeiras, na Sala de Crédito FIESP/SINDIGRAF/ABIGRAF. Também contatão com o SEBRAE Móvel, onde profissionais oferecerão check-ups empresariais com plano de ação.

Na 29ª edição da FuturePrint (Feira de Tecnologias de Impressão para os Mercados de Serigrafia, Sign e Têxtil), o visitante terá as oportunidades de se atualizar e ver de perto lançamentos e tecnologias expostas, além de se informar sobre técnicas e boas práticas nos diversos eventos paralelos preparados pela Informa Markets. A feira também é uma ótima ocasião para fechar negócios e alargar networking. Para se inscrever, basta entrar na página dedicada à exposição.



DuPont lança tintas para impressão direta em tecido

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/10/2014

Artistri Brite foi desenvolvida para impressoras DTG

Artistri Brite foi desenvolvida para impressoras DTG

A DuPont, desenvolvedora de tecnologia, anunciou no mercado internacional a disponibilidade da Artistri Brite, linha de tintas digitais para equipamentos DTG (Direct To Garment), que imprimem diretamente em tecidos.

Fabricada nos EUA, a tinta é testada lote a lote para que esteja dentro de padrões rígidos de tolerância colorimétrica, a fim de garantir saturação excepcional de cores e repetibilidade nas impressões.

Segundo a empresa, a Artistri Brite é compatível com impressoras DTG de última geração, que imprimem até três vezes mais rápido que as versões anteriores.

A tinta pode ser curada em fornos automatizados a gás, o que agiliza a produção e diminui a mão de obra.

Fonte: Large Format Review



Cobertura Fespa Brasil 2017 – Parte 2: Visitação, congressos e Cambea

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2017
Fespa Brasil 2017 recebeu a visita de 15.154 profissionais

Fespa Brasil 2017 recebeu a visita de 15.154 profissionais

Entre os dias 15 e 18 de março, o Expo Center Norte, em São Paulo, foi sede da quarta edição da Fespa Brasil. O evento recebeu a visita de 15.154 profissionais, número que supera a visitação das três edições anteriores da feira no país. Além da exposição de diversas marcas e tecnologias, a feira contou com eventos paralelos, como os congressos educacionais e a sétima edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo).

Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil, declarou: “A feira foi um tremendo sucesso. Foram quatro dias de corredores lotados, profissionais vindos de todos os estados brasileiros, visitantes internacionais – todos buscando por novas tecnologias em hardwares, softwares e substratos, inovações para realmente conquistar um lugar especial em seu negócio. O que há de mais moderno no mundo esteve aqui dentro. Estamos com a missão cumprida”

Neil Felton, CEO da Fespa, frisou: “A Fespa Brasil 2017 é de longe umas das melhores feiras que já vi no Brasil ou ao redor do mundo. Bastava olhar os corredores. A forma que medimos se uma feira é boa é pela resposta dos clientes. E eles disseram de forma unânime que a feira foi fantástica. Nós temos aqui a melhor taxa ao redor do mundo de visitante por metro quadrado em uma feira. Isto é fantástico e mostra que a energia do mercado está muito forte”.

Michael Ryan, gerente da Fespa Exhibition - Americas, concorda com essa posição: “Há muito sobre otimismo vindo ao evento. Vi compradores e as principais pessoas do setor no Brasil vendo o que há de novo na indústria. Os números são incríveis. Estamos realmente felizes”.

A próxima edição da Fespa Brasil está marcada para o mês de março de 2019, novamente na cidade de São Paulo.

Público buscou conhecer tecnologias e aplicações de impressão digital

Cambea 2017

“Quatro dias de uma disputa acirrada, alto nível técnico e emoção”, assim foi o Cambea 7, segundo seus organizadores. Realizada novamente dentro da Fespa, a competição de foi vencida pela dupla gaúcha da Ellite & Prime – Pablo de Castro e Beto Quadros. Em segundo lugar, ficaram os profissionais da Fosco e Cia. O terceiro posto foi ocupado pela Gênesis.

A dupla vencedora, de Santa Maria (RS), falou da emoção em levar o prêmio para casa: “A gente só veio para se divertir e conhecer pessoalmente os amigos do envelopamento. Como era nossa primeira vez, a única meta era ficar entre os cinco melhores. Ir à final já era ser campeão. E levar o título para a casa é incrível, inexplicável. Queremos agradecer o Cambea, todos os patrocinadores e o pessoal da torcida”.

Marcelo Souss, organizador do Cambea 7, declarou: “É o maior campeonato de envelopamento do mundo, com um toque brasileiro: Justin Pate no Cambea Lab, ensinando o pessoal a envelopar; um nível elevadíssimo no CAMBEA Pro; todo mundo batendo recorde no Cambea Fast, envelopando o capô. O principal é a festa dos aplicadores. Temos profissionais de todas as regiões do país”.

Pablo de Castro e Beto Quadros, da Ellite & Prime, foram os campeões do Cambea 7

Congressos Educacionais e Fespa Showroom

De acordo com sua proposta de investir e fomentar o mercado, a Fespa Brasil promoveu diversas sessões educacionais (Fespa Digital Textile Conference, Sublimation Day e Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital). As apresentações foram assistidas por centenas de profissionais em busca de aprimorar técnicas, conhecer novos mercados e tecnologias, tirar dúvidas e vislumbrar novos horizontes.

Os visitantes da feira Brasil também puderam visitar o Fespa Showroom, espaço produzido pela TopColors em parceria com os expositores do evento. O objetivo da proposta foi mostrar as mais variadas aplicações de impressão digital. Alexandre Keese declarou: “Tivemos a estreia com sucesso do Fespa Showroom, que inovou e mostrou ao profissional de comunicação visual novas aplicações, para inovar também dentro de seu negócio”.

A Fespa promove o "Profit for Purpose", programa de reinvestimento de lucros da própria federação no mercado, visando levar informações aos visitantes e buscar o crescimento constante e sustentável da indústria de impressão.

Sublimação e estamparia têxtil foram temas das sessões educacionais promovidas dentro da Fespa 2017

Fonte: Fespa Brasil