Dicas para evitar o enrugamento do vinil adesivo durante a impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2013

Você já deve ter notado que o calor é uma das principais causas do enrugamento do vinil adesivo. Para evitar que isso ocorra, reduza a temperatura de secagem da impressora. Mesmo assim, se a ondulação persistir, tente diminuir ainda mais temperatura – mas cuidado para não deixar de secar a tinta. Se você atingir um nível em que ela já não seca mais, considere então reduzir a quantidade de tinta impressa.

Alguns softwares RIP têm ferramentas que permitem um ajuste direto da quantidade de tinta. Em outros programas, o limite total desse insumo já vem definido de acordo com um perfil de cor, e não pode ser alterado diretamente. Nesses casos, tente criar e usar outros perfis.

O limite total de tinta, muitas vezes, varia entre 250 a 280%, dependendo dos insumos, impressora e substratos utilizados.

Observe também que o número de passadas da impressora influencia na exposição do vinil adesivo ao calor. Aumentar o número de passadas retarda o avanço do material e, portanto, aumenta o tempo em que o substrato fica em contato com o calor. Então, uma indicação é tentar diminuir a quantidade de passadas.

Para evitar que o enrugamento aconteça, o recomendado é seguir as dicas dadas, além de fazer algumas experiências para obter um equilíbrio na produção.

enrugamento do vinil

Uma das causas do enrugamento da película em uma impressora é a exposição a muito calor

Autora: Carol Millar, Especialista de Serviços Técnicos da 3M

Tradução e adaptação: InfoSign



Onyx lança RIP dedicado a impressão em tecidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/06/2014

A Onyx, desenvolvedora de softwares gráficos, anunciou uma edição especial do RIP homônimo. Trata-se do Onyx Textile Edition, desenvolvido para o mercado de impressão têxtil de grande formato. Segundo a empresa, o aplicativo inclui todas as funcionalidades do Onyx 11, além de ferramentas específicas para estamparia digital.

Entre as ferramentas dedicadas está a função Step-and-Repeat, que simplifica a criação de padrões de impressão. Com ela, é possível criar tecidos com imagens sem emendas e designs de decoração de parede com grafismos repetidos.

Onyx Textile possui ferramentas específicas para quem imprime em tecidos

Onyx Textile possui ferramentas específicas para quem imprime em tecidos

Outra função própria do Onyx Textile Edition é a Colorways. Ela permite criar padrões múltiplos de cores, que podem ser selecionados de um guia de cores específico ou feitos manualmente.

De acordo com a empresa, o software Onyx usa um colour engine proprietário que entrega uma gama de cores expandida e dá ao usuário a possibilidade de combinar diversas tonalidades e imagens.

O Onyx Textile Edition ainda conta com uma ferramenta de configuração de cores para o usuário personalizar o conjunto de tintas usado pela impressora. A função suporta cores especiais e possibilita a sistematização da ordem pela qual cada tinta será impressa.

Fonte: Onyx



Hexis Bodyfence: nova película para proteção de pintura de carros

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/07/2015

Filme protege contra arranhões, lavagens e raios UV

Filme protege contra arranhões, lavagens e raios UV

A Hexis, fabricante de películas adesivas, anunciou no mercado internacional o Bodyfence, filme adesivo transparente desenvolvido para proteger a pintura de veículos contra arranhões, pequenos entalhes, insetos, raios UV, escovas de lavagem, entre outros elementos possivelmente nocivos.

De poliuretano e com espessura de 155μ, o Bodyfence apresenta acabamento superficial superbrilhante e dura até oito anos sob condições normais de uso rodoviário.

Segundo a empresa, a aplicação da película é simples e o adesivo acrílico à base de solvente oferece adesão imediata e permanente às superfícies. Um gel de aplicação, o Hexisgel, deve ser utilizado para ajudar a aplicação do Bodyfence.

Declan Brennan, da DB Tints, cliente da Hexis que utiliza o Bodyfence, declarou: “Trabalhei com outros filmes de proteção, mas não eram moldáveis como o Bodyfence, que para mim também se destaca por causa do acabamento brilhante e por não descolorir a pintura original. Ele também não causa o efeito ‘casca de laranja’, o que é particularmente impressionante”.

O Bodyfence está disponível em rolos de 20m e pode ser adquirido em uma grande variedade de larguras acima de 1520mm.

Assista ao vídeo sobre a novidade da Hexis:

Fonte: Hexis