Dicas para evitar o enrugamento do vinil adesivo durante a impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2013

Você já deve ter notado que o calor é uma das principais causas do enrugamento do vinil adesivo. Para evitar que isso ocorra, reduza a temperatura de secagem da impressora. Mesmo assim, se a ondulação persistir, tente diminuir ainda mais temperatura – mas cuidado para não deixar de secar a tinta. Se você atingir um nível em que ela já não seca mais, considere então reduzir a quantidade de tinta impressa.

Alguns softwares RIP têm ferramentas que permitem um ajuste direto da quantidade de tinta. Em outros programas, o limite total desse insumo já vem definido de acordo com um perfil de cor, e não pode ser alterado diretamente. Nesses casos, tente criar e usar outros perfis.

O limite total de tinta, muitas vezes, varia entre 250 a 280%, dependendo dos insumos, impressora e substratos utilizados.

Observe também que o número de passadas da impressora influencia na exposição do vinil adesivo ao calor. Aumentar o número de passadas retarda o avanço do material e, portanto, aumenta o tempo em que o substrato fica em contato com o calor. Então, uma indicação é tentar diminuir a quantidade de passadas.

Para evitar que o enrugamento aconteça, o recomendado é seguir as dicas dadas, além de fazer algumas experiências para obter um equilíbrio na produção.

enrugamento do vinil

Uma das causas do enrugamento da película em uma impressora é a exposição a muito calor

Autora: Carol Millar, Especialista de Serviços Técnicos da 3M

Tradução e adaptação: InfoSign



3M lança mais oito opções de vinis para envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/07/2015
Lançamentos fazem parte da linha de películas Wrap Film Series 1080

Lançamentos fazem parte da linha de películas Wrap Film Series 1080

A 3M, desenvolvedora de tecnologias, anunciou no mercado internacional o acréscimo de oito opções em seu portfólio de vinis adesivos específicos para envelopamento de veículos. Entre as novidades estão filmes coloridos (vermelho, verde, cinza, azul e preto) com acabamentos acetinado, brilhante ou fosco. São eles:

  • Satin Smoldering Red;
  • Satin Apple Green;
  • Satin Battleship Grey;
  • Satin Dark Grey;
  • Matte Riviera Blue;
  • Gloss Boat Blue;
  • Gloss Ember Black;
  • Gloss Midnight Blue.

Com a expansão, a linha 3M Wrap Film Series 1080 passou a ter 83 opções de vinis, vendidos em rolos com largura de 60 polegadas e que não exigem laminação. Segundo a empresa, os materiais são compostos por adesivo reposicionável e possuem canais de libertação de ar que previnem a criação de bolhas durante as aplicações.

Doug Blackwell, gerente de desenvolvimento de negócios da 3M, declarou: “Sabemos que os instaladores estão sempre em busca de novidades para inspirá-los. Por isso, estamos sempre trabalhando para dar-lhes mais opções”.

No início de 2015, a 3M havia apresentado 18 novos vinis da linha Wrap Film Series 1080.

Fonte: My Print Resource



SPGPrints apresentará duas novas impressoras digitais na Heimtextil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/12/2016
Novos modelos Pike incorporam tecnologia de impressão Archer

Novos modelos Pike incorporam tecnologia de impressão Archer

A SPGPrints, fabricante de impressoras digitais, estará presente na Heimtextil 2017, feira internacional que ocorre entre os dias 10 e 13 de janeiro, na Alemanha. No evento, a empresa promete apresentar dois novos equipamentos da linha Pike.

Um dos modelos tem 700mm de largura e usa cilindro central de impressão para aplicar texturas em laminados a fim de produzir efeitos que simulam pedra, madeira, tijolo e cerâmica. Segundo a empresa, uma ampla gama de revestimentos pode ser aplicada para realçar imagens impressas. As texturas também podem criar verossimilhança adicional a móveis e outras superfícies.

O outro modelo Pike que será lançado pela SPGPrints é uma impressora plana para impressão direta de substratos rígidos. Portas, mesas, telhas e painéis podem ser rapidamente estampados e personalizados pelo equipamento.

Ambas as impressoras foram desenvolvidas para empresas que trabalham com personalização e instalação de mobiliário, hotéis, restaurantes, hospitais e outros ambientes privados e públicos.

As máquinas incorporam a tecnologia de impressão Archer, que dispara gotas com volumes variados para criar imagens com detalhes nítidos, linhas finas, sólidos e gradações suaves em uma ampla gama de substratos.

Fonte: SPGPrints