Esko anunciará novas soluções durante a SGIA 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/09/2016
Soluções incluem softwares de design, fluxo de trabalho e gerenciamento de produção

Soluções incluem softwares de design, fluxo de trabalho e gerenciamento de produção

A Esko, desenvolvedora de equipamentos para corte e acabamento, estará na SGIA 2016, feira de impressão digital que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, em Las Vegas, EUA. A empresa pretende exibir novas soluções como a Automation Engine Avant, o Device Manager e o ArtiosCAD.

O Automation Engine Avant é um novo pacote de fluxo de trabalho para impressão de grande formato, que inclui ferramentas de pré-impressão, edição de arquivos e inserção de caminhos de corte e nesting.

O Device Manager é um software usado para comunicar o status do trabalho e ajudar a gerenciar tarefas com base nos tempos de produção e materiais a serem cortados. Com ele, os operadores podem organizar e priorizar os trabalhos entre as diferentes mesas de corte. O aplicativo pode funcionar com um módulo de estimativa Esko, que oferece informações mais acuradas sobre a produção e seus gastos.

Outra solução que será exibida pela Esko é o ArtiosCAD, software de design de displays para ponto de venda. A versão mais recente do aplicativo funciona com a ArtiosCAD Display Store, que disponibiliza diversos templates e permite a criação de novos projetos.

A Esko também fez uma parceria com Chili Publish para oferecer uma solução de edições online. Com ela, é possível que qualquer pessoa na cadeia produtiva modifique os projetos dentro das restrições estabelecidas.

Fonte: Esko



Entrevista com Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/08/2019
Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group

Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group

Entre os dias 10 e 13 de setembro, o Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará é passagem obrigatória para os profissionais de comunicação visual de toda região. Isso porque o espaço sediará a sexta edição da Signs Nordeste, feira bianual dos segmentos de impressão digital, serigráfica e gráfica. Organizada pelo Febratex Group e realizada em concomitância com a Maquintex (feira dedicada ao setor têxtil), a exposição contará com 80 estandes e 350 marcas.

Além das novidades tecnológicas apresentadas pelos expositores, os visitantes poderão aproveitar atrações educativas como a Signs Nordeste Talks by GF e Semana da Tecnologia Gráfica (que oferecerá uma séria de palestras com curadoria do Sindgrafica-CE e do Sebrae-CE). Dentro da feira também ocorrerão as etapas regionais de duas competições de adesivação e envelopamento, a Décor Wrapping Brazil (organizada pela Imprimax) e o Cambea (da Alltak).

Com a expectativa de superar o número de visitantes da edição anterior (de 12 mil profissionais), Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group, conversou com o InfoSign. Confiante, o executivo falou sobre o público, as atrações e os números da Signs Nordeste 2019, cuja área de exposição foi ampliada em 45% em relação a 2017. Confira:

Quantas edições da feira Signs Nordeste já foram realizadas e quais são os números de visitantes da edição mais recente?

Helvio Pompeo: A edição de 2019 será a sexta. Na última edição, em 2017, recebemos mais de 12 mil visitantes qualificados, que fizeram negócios e puderam acompanhar todas as novidades de comunicação visual e demais atrações do evento.

Qual é o público-alvo da feira?

São empresários, diretores, gerentes e supervisores do segmento, profissionais das áreas de criação e design, técnicos de impressão, estudantes e professores da área, além de representantes comerciais.

Vocês têm percebido mudanças no perfil e comportamento dos visitantes e expositores? Como isso afeta a organização da feira?

Estamos percebendo que, com o passar dos anos e com a evolução das tecnologias, os visitantes procuram ainda mais por inovação e informação, movimentando o setor e trazendo mais empresas para participar da Signs Nordeste. A feira tem se destacado como importante evento no calendário da comunicação visual, ideal para as expositoras que buscam lançar seus produtos e serviços.

Qual a relevância da feira para o mercado que ela atende?

Com a ampliação do leque de serviços ofertados e o avanço de tecnologias, o mercado de indústrias gráficas segue crescendo no país e, no Nordeste, este salto é ainda maior. O Nordeste possui mais de três mil empresas do setor gráfico, serigráfico e digital. É a região onde o segmento tem maior expansão. E a Signs Nordeste tem sido muito importante para esse mercado. Com este evento, buscamos reunir as marcas em torno de soluções inovadoras. Quem participa da feira tem a oportunidade de ampliar portfólio, ficar por dentro das novas soluções, estreitar relacionamento com fornecedores e, claro, contribuir para o crescimento da indústria nacional, que é nosso principal objetivo.

Como a Signs Nordeste se diferencia das outras feiras concorrentes?

O atendimento personalizado é um grande diferencial da Signs Nordeste, além da diversificação de expositores e das atrações paralelas, com uma programação de palestras e informações de grande relevância.

O que motivou o Febratex Group a criar uma feira específica para o Nordeste?

Na região, o Ceará é o Estado com a maior concentração de empresas do setor gráfico. Bahia e Pernambuco também concentram muitas empresas de impressão. Por isso, vimos a necessidade de alimentar esse mercado com informação, tecnologia, networking e tudo mais que uma feira como a Signs Nordeste tem para oferecer.

Quais os diferenciais da edição 2019 da Signs Nordeste e quais as novidades que vocês podem destacar?

Para iniciar a programação, o Signs Nordeste Talks by GF é um congresso realizado dentro da feira e vai apresentar palestras sobre negócios, futuro da impressão digital, neurobusiness e lucratividade com impressões em grandes formatos. Profissionais de destaque na área, como Igor Batista, Francisco Chubaci, Iara Luz e Luciana Andrade são alguns dos palestrantes já confirmados. Considerado o “Oscar” da comunicação visual brasileira, o Prêmio Bureau Criativo, da Revista Grandes Formatos, vai reconhecer os melhores e mais criativos trabalhos de impressão digital. O evento reúne empresários da comunicação visual de todas as partes do Brasil. A premiação ocorre em três categorias: projetos externos, projetos internos e personalização de veículos, e vai ser realizado no dia 11 de setembro. A Signs Nordeste 2019 também sediará o Cambea, que surgiu para incentivar o mercado de customização automotiva e impressão digital, além de promover o trabalho dos profissionais que transformam carros em verdadeiras obras de arte. A competição possibilita que aplicadores do Brasil troquem experiências. A grande atração desta etapa fica por conta do Justin Pate, que é referência mundial e que vem para agregar mais conhecimento à técnica dos instaladores. Também teremos o Décor Wrapping Brazil, que é considerado o maior campeonato de envelopamento decorativo da América Latina. E nos dias 12 e 13 de setembro, haverá a terceira edição da Semana da Tecnologia Gráfica, do Sindigrafica-CE em parceria com o Sebrae-CE. A programação conta com palestras para capacitar os participantes e provocar discussões importantes sobre a indústria gráfica.

Quais fornecedores estarão participando pela primeira vez na Signs Nordeste, em 2019?

Mega Mídia, Tecnopaint, 4'all, Transfix, Mubsys, Recycleware, Wuppertal, Maq Soluções, Conexão Brindes, Mat brindes, Cdmax e Cnc Sorocaba.

Quais são as expectativas de números (visitação, negócios etc) para a edição de 2019?

O crescimento da Signs Nordeste foi de aproximadamente 45% em área de exposição. Com a feira maior, a expectativa de visitação também aumenta. Esperamos superar os 12 mil visitantes da edição anterior.



Case: impressora UV LED rolo a rolo em birô japonês

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/02/2020
Kimura Kanban diminuiu gastos com tinta e laminação

Kimura Kanban diminuiu gastos com tinta e laminação

Acostumado com a solvente, Mitsuo Itoh, gerente de vendas da Kimura Kanban, era um pouco ressabiado com a impressão UV. Embora conhecesse os principais recursos da tecnologia, o executivo achava que as cores reproduzidas por ela eram de qualidade inferior. Um teste feito na UCJV300, da Mimaki, mudou esse conceito: “Eu costumava pensar que as imagens ficavam com tons pálidos, mas não é nada disso: as cores ficam limpas”.

Além de desconfiar da qualidade das imagens, Itoh achava que as UV custavam muito mais que as solventes. Foi um outro engano que ele desmitificou: “Acabei vendo que o preço é praticamente o mesmo”. Mas não só. O gerente também percebeu que as velocidades de impressão de ambas as tecnologias se equivaliam.

Com essas informações, o que era dúvida virou certeza, e o gerente não titubeou na hora de adquirir uma UCJV300-160, UV LED rolo a rolo com recorte integrado, lançada em 2017.

Corte e impressão conjugados

A Kimura Kanban já possuía uma Mimaki JV300-130, que era o principal equipamento da empresa. No entanto, a UCJV300-160 foi recentemente promovida ao status de máquina principal. Além das vantagens das tintas UV, a impressora tem recorte conjugado. Trata-se de uma capacidade que permite o corte preciso de letras. Se marcas de registro forem impressas, os banners estampados na JV300-130 também podem ser acabados na UCJV300-160 (e sem a necessidade de ajustes finos).

Mitsuo Itoh, gerente de vendas da Kimura Kanban, comenta os benefícios trazidos pela impressora UV LED rolo a rolo

Benefícios das tintas

Basicamente, a Kimura Kanban produz banners de 1m x 6m. Com a UCJV300-160, esses materiais levam aproximadamente 30 minutos para serem impressos e podem ser imediatamente enviados para o acabamento e expedição, isso porque a tinta UV não requer tempo de secagem.

A tinta da UCJV300-160 deu mais uma vantagem competitiva ao birô japonês: ele excluiu a aplicação de laminações sobre as imagens de banners de vida útil mais curta. A razão é que a UV é mais resistente e dispensa revestimentos de proteção, o que economiza recursos e tempo.

Outro grande diferencial é a tinta branca de alta densidade. Ela serve de base (fundo) de imagens em mídias transparentes e coloridas, o que aumentou o leque de possibilidades e vendas da empresa.

No caso da Kimura Kanban, a tinta branca, além de possibilitar a ampliação de portfólio, permitiu a redução de custos em impressões de mídias coloridas. Por exemplo: em vez de imprimir um fundo amarelo em um banner branco, utiliza-se um banner amarelo e imprime-se apenas as partes da imagem e letras em branco. No total, menos tinta é gasta.

A tinta branca possibilita o uso de mídias coloridas

A Kimura Kanban percebeu outro grande benefício dado pela tinta UV: a resistência à abrasão. Como os trabalhos em banner envolvem costura (no acabamento), é comum que a impressão fique riscada por falha nesse processo. “Os riscos são facilmente percebidos, especialmente em pretos chapados”, revelou Itoh. Por serem mais resistentes, as tintas UV não arranham com facilidade, o que mantém a qualidade e a integridade do banner.

O gerente da Kimura Kanban ressalta ainda mais uma vantagem da UV em relação à solvente: se alguém tocar acidentalmente na mídia, impressões digitais podem ficar marcadas e aparecer nas partes em que a tinta foi aplicada, o que causa problemas e falhas, algo que raramente ocorre com a UV.

A empresa

Sediada em Tóquio (Japão), a Kimura Kanban foi inaugurada em 1929. Até a aquisição de sua primeira plotter de recorte, em 1987, a atividade básica da empresa era fornecer placas de sinalização pintadas à mão. No final dos anos 1990, tornou-se um birô de impressão ao adquirir um equipamento inkjet de grande formato.

Foi em dezembro de 2017 que a Kimura Kanban entrou para o segmento UV ao instalar uma unidade da Mimaki UCJV300-160.

Atualmente, o trabalho mais usual do birô é a produção de banners, principalmente para sinalização de trânsito.