Esko anunciará novas soluções durante a SGIA 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/09/2016
Soluções incluem softwares de design, fluxo de trabalho e gerenciamento de produção

Soluções incluem softwares de design, fluxo de trabalho e gerenciamento de produção

A Esko, desenvolvedora de equipamentos para corte e acabamento, estará na SGIA 2016, feira de impressão digital que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, em Las Vegas, EUA. A empresa pretende exibir novas soluções como a Automation Engine Avant, o Device Manager e o ArtiosCAD.

O Automation Engine Avant é um novo pacote de fluxo de trabalho para impressão de grande formato, que inclui ferramentas de pré-impressão, edição de arquivos e inserção de caminhos de corte e nesting.

O Device Manager é um software usado para comunicar o status do trabalho e ajudar a gerenciar tarefas com base nos tempos de produção e materiais a serem cortados. Com ele, os operadores podem organizar e priorizar os trabalhos entre as diferentes mesas de corte. O aplicativo pode funcionar com um módulo de estimativa Esko, que oferece informações mais acuradas sobre a produção e seus gastos.

Outra solução que será exibida pela Esko é o ArtiosCAD, software de design de displays para ponto de venda. A versão mais recente do aplicativo funciona com a ArtiosCAD Display Store, que disponibiliza diversos templates e permite a criação de novos projetos.

A Esko também fez uma parceria com Chili Publish para oferecer uma solução de edições online. Com ela, é possível que qualquer pessoa na cadeia produtiva modifique os projetos dentro das restrições estabelecidas.

Fonte: Esko



ABTG promove curso sobre vinil e impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2013

Participe do primeiro curso de vinil e impressão digital da ABTG

Participe do primeiro curso de vinil e impressão digital da ABTG

De 14 a 18 de outubro, das 18h45 às 21h45, na sede da ABTG (Rua Bresser, 2315 – São Paulo), acontece o curso "Impressão digital em vinil". Com o objetivo de apresentar conhecimentos básicos e avançados sobre adesivos e impressão de grande formato, o treinamento é voltado para profissionais de sinalização, envelopamento de carro e comunicação visual.

O curso será ministrado por Eduardo Yamashita (especializado em vinil) e Luiz Ricardo Emanuelli (do Portal Infosign, especializado em impressão digital). O valor do investimento (por inscrito) é de 290 reais (para assinantes) ou 390 reais (não assinantes).

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail digitec@abtg.org.br. Veja abaixo o conteúdo do curso:

Impressão digital (básico):

  • Diferença entre os sistemas digitais e os sistemas analógicos;
  • Conceitos básicos sobre impressão a jato de tinta (amplo formato);
  • Cabeças de impressão: térmica e piezoelétrica;
  • Tipos de tintas digitais: água, solvente, UV, sublimática e látex;
  • Sistemas de alimentação de substratos;
  • Sistemas de alimentação de tintas;
  • Boas práticas: instalação e manutenção de impressoras.

Impressão digital (avançado):

  • Qualidade de impressão: Parâmetros, Resolução, Endereçamento de ponto, Quantidade de tintas das impressoras (paleta de cores), Como avaliar a qualidade de impressão.
  • Produtividade: Velocidade, Modos de operação, Velocidade real de impressão, O que influencia a produtividade, Rendimento da tinta.

Vinil autoadesivo (básico):

  • Elementos: PVC, adesivo, liner;
  • Tipos de fabricação: cast e calandrado;
  • Diferenças de desempenho dos vinis;
  • Como escolher o vinil ideal para cada projeto.

Vinil autoadesivo (avançado):

  • Como armazenar corretamente as mídias;
  • Ferramentas para aplicação;
  • Tipos de aplicação: úmida, seca;
  • Boas práticas de adesivação.

Relação entre vinil autoadesivo e impressão digital:

  • A superfície do vinil vs. os tipos de tintas digitais: solvente, látex, UV e à base d’água;
  • Tempo e cuidado da cura da tinta;
  • Relação entre tinta, vinil e acabamentos (laminação e envernizamento);
  • Cuidados com o vinil na hora de imprimir.



Aleph lança impressora digital têxtil LaForte 600

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
LaForte 600 estampa diretamente em tecidos

LaForte 600 estampa diretamente em tecidos

A fabricante italiana Aleph revelou no mercado internacional a LaForte 600, impressora inkjet industrial que estampa diretamente tecidos em velocidades que podem variar de 600 a 1000m²/h, em resolução de até 1200dpi.

Segundo a empresa, embora a LaForte 600 tenha tecnologia de passada scanning, ela atinge quase os mesmos níveis de produtividade das impressoras de passada. Além disso, possui um design compacto (que facilita sua integração em vários ambientes de produção) e um processo sem água (que reduz o consumo de água e energia).

Além da LaForte 600, a Aleph fabrica a LaForte 200, impressora a inkjet têxtil com um design compacto e uma correia rotativa patenteada. É indicada para atender produções de volumes médios e altos de impressão. Outra máquina que faz parte do portfólio da fabricante é a sublimática LaForte 100 Paper, capaz de trabalhar na velocidade de até 200m²/h.

Alessandro Manes, CEO da Aleph, declarou: “Desde o lançamento oficial do projeto LaForte, em 2015, nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento vem trabalhando duro para melhorar e consolidar a série. Decidimos manter nosso foco no desenvolvimento da tecnologia impressão scanning, que agora pode oferecer altos volumes, alta qualidade e menores custos de produção”

Fonte: Aleph