Epson cria laboratório e centro de pesquisa de impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/12/2016
Espaços foram criados em colaboração com a For.Tex e a F.lli Robustelli

Espaços foram criados em colaboração com a For.Tex e a F.lli Robustelli

A Epson, fabricante de impressoras digitais, anunciou a criação de dois departamentos específicos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de estamparia digital têxtil. São um centro de pesquisa de impressão e um laboratório de pesquisa de inovação, ambos com base na Itália.

Criado junto com For.Tex, o laboratório de pesquisa de inovação objetiva desenvolver novas tintas para impressão digital para diversos substratos. Segundo a empresa, o ambiente está equipado com tecnologias de ponta e conta com uma equipe de tecnólogos e pesquisadores.

Sediado na planta da F.lli Robustelli, empresa adquirida pela Epson, o centro de pesquisas de impressão tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de dispositivos inkjet, para garantir o desenvolvimento contínuo das impressoras têxteis da Epson.

A Epson, a F.lli Robustelli e a For.Tex agem em colaboração desde 2003, quando lançaram a impressora digital Monna Lisa. Em 2014, criaram o Textile Solution Center (TSC), centro para desenvolvimento e promoção da estamparia digital têxtil no mundo. Para estabelecê-lo, foram gastos 2 milhões de euros, investimento empregado para a construção de uma instalação de 3 mil metros quadrados que oferece oportunidades de reproduzir todo o processo industrial de impressão digital em tecidos, incluindo etapas como pré-tratamento, vaporização, lavagem, secagem e acabamento.

De acordo com a empresa, tecnologias digitais para imprimir imagens, padrões e efeitos visuais em tecidos crescem rapidamente e substituem tecnologias analógicas em diversas áreas. Em 2014, aproximadamente 31 bilhões de metros quadrados de tecido foram impressos no mundo, dos quais aproximadamente 3% foram produzidos usando tecnologias digitais, segundo a Provost Ink Jet Consulting Ltd. De 2015 a 2019, espera-se que o volume de impressão digital têxtil aumente cerca de 17% ao ano, de acordo com a World Textile Market Outlook.

Fonte: Epson



Neschen anuncia novo vinil para decoração de vidros

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/08/2016
Solvoprint Glass Deco contém pigmentos metálicos

Solvoprint Glass Deco contém pigmentos metálicos

A Neschen, fabricante de mídias, anunciou o lançamento no mercado internacional do Glass Deco, novo filme da linha Solvoprint desenvolvido para decorar vidros. Trata-se de um vinil adesivo translúcido, polimérico e que contém pigmentos metálicos, o que proporciona efeito prateado, semelhante a vidro jateado.

A mídia pode decorar escritórios, salas de reuniões, aeroportos e outras áreas com alta frequência. Também ser usada como tela para projetores LED. Segundo a fabricante, a película também oferece design diferenciado e cria um olhar exclusivo para as marcas apresentadas.

Disponível em rolos com largura de 137cm e comprimento de 30m, a mídia possui tecnologia de microcanais que possibilitam a aplicação a seco. Portanto, mesmo instaladores sem experiência pode instalar e reposicionar a película com facilidade.

O Solvoprint Glass Deco pode ser estampado com impressora digital solvente, látex e UV. Além disso, atende aos requisitos de materiais retardadores de chama de acordo com a norma DIN 4102-1.

Assista ao vídeo promocional sobre o produto:

Fonte: Neschen



Arlon lança competição de envelopamento de carros

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2014

A Arlon, fabricante de vinis adesivos, criou a Wrap Wars, competição que estimula os clientes da empresa a mostrar carros envelopados com as películas da linha Ultimate Premium, como a Riviera Blue Gloss, a Gunmetal Metallic, a Heat Wave e a True Blood.

Wrap Wars: concurso da Arlon de envelopamento veicular promovido pela Arlon

Wrap Wars: concurso de envelopamento veicular é promovido pela Arlon

Além de enviar fotos dos trabalhos para a Arlon, os participantes são encorajados a mostrar sua produção nas mídias sociais por meio da hashtag #wrapwars.

O campeão da competição, que será escolhido pelos profissionais que trabalham na Arlon, receberá um rolo de filme Arlon Ultimate Premium e ganhará uma câmera GoPro HERO3 White Edition.

Fonte: My Print Resource