Epson apresenta papel transfer UltraPrint 90 para sublimação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/02/2014

A Epson Brasil apresentou o papel transfer UltraPrint 90, que possui resina especialmente desenvolvida para receber a Epson UltraPrint DS, tinta sublimática original da empresa.

Criado para trabalhar em conjunto com as soluções da fabricante japonesa, o UltraPrint 90 influi diretamente na impressão e no consumo de tinta. Evelin Wanke, especialista de produtos Epson, declarou: "É possível notar a melhor relação custo-benefício do UltraPrint 90 quando comparado a outras soluções do mercado, como papéis offset e monolúcido de outras marcas".

Papéis transfer originais poupam tinta e aumentam a qualidade de impressão

Papéis transfer originais poupam tinta e aumentam a qualidade de impressão

A importância de utilizar o papel transfer correto

O papel transfer interfere em todo o processo de sublimação. Atualmente, há muitas ofertas no mercado, e grande parte das empresas, especialmente as menos experientes, escolhe o papel em função do preço (custo do metro quadrado). Todavia, essa não é a forma correta de adquirir o material.

Considere que, para cada mililitro de tinta absorvido e não transferido, deve ser acrescentado de R$0,20 a R$0,35 ao custo final do metro quadrado impresso.

Para conhecer o desempenho do material, a recomendação é realizar testes para avaliar a quantidade de tinta que o papel absorve. Evelin Wanke, especialista de produtos Epson, ressalta: "Ao utilizar um papel que custa R$0,60/m2 e absorve 4ml de tinta, haverá desperdício de R$0,80 a R$1,40 de tinta por metro quadrado".

Testes e custos

Para mostrar a economia de tinta gerada ao utilizar o papel UltraPrint 90, a Epson realizou testes comparativos.

Na primeira etapa do procedimento, foi impressa uma imagem em um papel monolúcido que custa R$0,70/m². Para obter o resultado de impressão desejado, o papel utilizou 8ml de tinta (R$2,64). O custo total dessa produção, considerando tinta e papel, foi de R$3,34/m2.

O outro teste foi realizado com papel UltraPrint 90, que custa R$1,10/m². Para a impressão da mesma imagem da etapa anterior, foram gastos 4ml de tinta (R$1,32). O custo total, considerando tinta e papel, foi de R$2,42/m2.

No teste, o papel monolúcido apresentou um custo de impressão 38% maior do que a solução da Epson.

Além do papel UltraPrint 90, a fabricante oferece o programa de fidelidade Epson Rewards. A cada rolo de papel transfer utilizado, o cliente acumula pontos. Depois de um ano, pode-se trocá-los por garantia estendida ou descontos em novos equipamentos.

Tipos de papéis usados na transferência térmica

Confira abaixo uma relação dos materiais mais utilizados no mercado de impressão por sublimação:

Sulfite ou offset: não foi desenvolvido para a transferência de tinta sublimática. As empresas utilizam-no por ser uma opção barata. Porém, ele absorve volume muito grande de tinta. Isso aumenta o custo final de impressão, pois é alta a quantidade desperdiçada do insumo.

Monolúcido ou calandrado: muito utilizado no processo de sublimação. Possui superfície menos porosa que o offset. Em função da calandragem, o papel torna-se mais liso, o que diminui a absorção de tinta e aumenta a transferência do insumo para o substrato a ser sublimado. O desperdício de tinta nesse tipo de papel é grande, pois ele não possui uma cobertura para bloquear a absorção de tinta.

Papel tratado: possui tratamento para evitar a absorção de tinta. Ele contém uma resina adequada para o processo de sublimação. O papel tratado é mais caro, porém, utiliza quantidade menor de tinta. Na maioria das vezes, diminui o custo final do metro quadrado impresso.

Fonte: Epson



Ampla anuncia novo sócio-diretor

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/03/2018
Sócios-diretores da Ampla: Sidnei Marques (Operações), Ricardo Augusto Lie (Negócios) e Adriano Coelho (Técnico)

Sócios-diretores da Ampla: Sidnei Marques (Operações), Ricardo Augusto Lie (Negócios) e Adriano Coelho (Técnico)

A Ampla, fabricante brasileira de impressoras de grandes formatos, anunciou seu novo sócio-diretor, Sidnei Marques, e consolida o processo de profissionalização da gestão pelo qual vem passando nos últimos anos.

Desde 2014 na direção da empresa, Marques contribuiu com a incorporação de melhores práticas de mercado e de governança corporativa. O executivo assume a gestão da Ampla com os sócios-fundadores, Ricardo Augusto Lie (diretor de Negócios) e Adriano Coelho (diretor Técnico). Trata-se de mais uma etapa do processo sucessório planejado por Lie Tji Thjun, sócio-fundador que passou o bastão da gestão executiva da empresa para o novo trio de diretores.

Com bagagem em engenharia e desenvolvimento de produtos adquirida em empresas como Nissan e Peguform, Marques trabalhou também como consultor em diversas organizações privadas e governamentais. Atuou ainda como vice-presidente de projetos especiais do PMI (Project Management Institute).

Exultante, Marques declarou: “A nova posição na empresa fortalece ainda mais meu entusiasmo com a profissionalização da gestão e meu comprometimento com os resultados da Ampla. A competência, a dedicação e o profissionalismo de Ricardo Lie e Adriano Coelho, em suas respectivas áreas de atuação, são a garantia de que a nossa diretoria está no caminho certo para consolidarmos a empresa, cada vez mais, como um dos maiores e melhores players do setor, priorizando sempre a satisfação e o sucesso de nossos clientes”.

Fonte: Ampla



Imprimax lança vinis adesivos com textura de madeira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/11/2015
Mídia é indicada para uma série de aplicações de comunicação visual externa e interna

Mídia é indicada para uma série de aplicações de comunicação visual externa e interna

A Imprimax, fabricante nacional de películas, anunciou o lançamento de uma série de vinis adesivos com textura que simula superfície de madeira. As mídias são indicadas para sinalização e decoração em chapas, paredes, móveis e veículos.

As películas possuem frontal de PVC polimérico calandrado com espessura de 140 micra, cola acrílica aquosa permanente e liner de papel couché siliconado de 120g/m2.

Vendidos em bobinas de 1,22m x 25m, os vinis têm durabilidade que varia de acordo com a aplicação e o modelo. No entanto, a validade do material estocado é de um ano em condições ambientais controladas.

A película branca pode receber impressão digital ecossolvente, solvente, UV e látex, impressão serigráfica UV e solvente, impressão flexográfica UV e impressão offset UV.

Fonte: Imprimax