Epson anuncia nova impressora de camisetas SureColor F2100

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/01/2018
SureColor F2100 faz parte da nova geração de equipamentos Epson de impressão direta em camisetas

SureColor F2100 faz parte da nova geração de equipamentos Epson de impressão direta em camisetas

A fabricante Epson anunciou no mercado internacional a SureColor F2100, impressora digital de camisetas sucessora da SureColor F2000.

Segundo a empresa, a máquina pode operar no dobro da velocidade da impressora da geração anterior e estampa diretamente peças de algodão (100%) e com misturas de tecido (50%/50%), como camisetas, jaquetas, sacolas, entre outras.

Com cabeça TFP PrecisionCore e tinta UltraChrome DG, a SureColor F2100 trabalha com as cores CMYK e branco e apresenta melhorias, como a mesa com carregamento de mídia mais rápido e o novo software Epson Garment Creator (disponível para MacOS e Windows, o aplicativo oferece ferramentas para layout, gerenciamento de cores, controle de tinta, estimativa de custos, entre outras funções).

A máquina vem com um novo sistema de autolimpeza projetado para reduzir o tempo de manutenção. A solução limpa a cabeça de impressão com um dispositivo de tecido e um cartucho em linha, e o sistema autônomo integrado permite que o equipamento realize manutenção diária, para reduzir o tempo de inatividade. Além disso, a tinta branca é filtrada antes de atingir a cabeça, projetada para reduzir o entupimento do nozzles.

Outra tecnologia exclusiva da SureColor F2100 é a PrecisionDot, que dá saída em imagens com detalhes e gradações tonais mais suaves e preserva a peça de vestuário. Ela também oferece novos modos de impressão, como o Light Garment e o Highlight White (que estampa brancos mais brilhantes ao aplicar uma segunda camada de tinta, ao mesmo tempo que imprime as tintas coloridas).

Fonte: Epson



Alltak anuncia dois novos vinis para envelopamento de carro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2013

Jateado Militar, vinil para envelopamento, é opaco e texturizado

Jateado Militar é opaco e texturizado

A Alltak, fabricante de películas para envelopamento, passa a vender dois novos filmes: o Jateado Silver e o Jateado Militar.

Desenvolvido para offroad, o Jateado Militar é opaco e texturizado, na cor verde militar. O Jateado Silver é uma película opaca texturizada e prata.

Jateado Silver é uma película opaca texturizada

Jateado Silver é uma película opaca texturizada

A linha 2013 da marca está disponível em bobinas de 1,22 x 50m, são reposicionáveis e possuem opções airflow.

De acordo com os representantes da Alltak, a criação das cores se deu a partir de uma pesquisa realizada em todo o país, que constatou a popularização do material jateado.

Fonte: Alltak. Texto: InfoSign



Influência da temperatura na instalação de vinis adesivos

Por Eduardo Yamashita em 28/07/2015
Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Todo vinil adesivo sofre influência de temperatura. O frio extremo pode afetar o desempenho do filme de PVC e dificultar a instalação. Por outro lado, o calor extremo pode tornar o adesivo muito agressivo. Portanto, ao instalar imagens de vinil no Pará ou Rio Grande do Sul, em janeiro ou junho, é preciso enfrentar alguns desafios ambientais. Quais são os riscos? E como saber quando está muito frio para a instalação planejada?

Em ambientes muito frios

A baixa temperatura do ambiente ou da superfície reduz a plasticidade do filme de PVC, o que pode roubar sua capacidade de se conformar a uma superfície curva ou ligeiramente texturizada. No entanto, não haverá problema se a superfície de aplicação for lisa e plana. Em outras palavras, a elongação do filme de PVC diminui, deixando-o mais quebradiço.

Mas conformação é apenas parte do problema. O vinil mais conformável do mundo só vai ficar parado (adesivado) se o adesivo trabalhar. Em temperaturas abaixo da mínima, o adesivo torna-se tão frágil que não se molda à superfície. Se estiver perto da temperatura mínima da superfície, o filme pode aderir, mas não vai se relacionar bem o suficiente para tornar-se permanente. Isso poderia causar falha adesiva após a entrega ao cliente.

Qual a temperatura ideal para evitar o fracasso das aplicações? Depende. Cada vinil é diferente, mas em geral a temperatura mínima varia entre 4ºC e 7ºC para vinis cast e entre 8ºC e 10ºC para calandrados. Para ter certeza dos valores ideais, consulte sempre os dados publicados pelos fabricantes.

Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos
Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos

Intemperismo e armazenamento

Ao armazenar vinis em local separado do espaço de trabalho, é preciso adaptá-los à temperatura do ambiente antes da aplicação. Se estiver 22ºC em sua mesa e 3ºC na área de armazenamento, o vinil pode não estar pronto para o trabalho. Logo, será necessário aquecer a mídia para que fique entre 20ºC e 25ºC. Esse procedimento também é válido para fitas adesivas, filmes de laminação e outros materiais autoadesivos.

Entretanto, se o seu vinil está quente e será instalado em um veículo em uma garagem com a temperatura mais baixa, será necessário aquecer a superfície antes da instalação. A temperatura da superfície é tão importante quanto a do próprio vinil.

Lembre-se que, geralmente, leva alguns dias para o adesivo curar na superfície. Então, se você tem de instalar vinis em clima frio, faça-o em local climatizado. Além disso, tente organizar o ambiente para manter a superfície recém-decorada ou o veículo por alguns dias (mínimo de dois dias) descansando antes de liberá-lo para o cliente.

Agora você sabe que “depende” é a resposta para a questão “é quente o suficiente para instalar o vinil?”.

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos
Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos