Epson adquire fabricante italiana de impressoras têxteis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/06/2016
Impressoras Monna Lisa, da Robustelli, passarão a integrar o portfólio da Epson

Impressoras Monna Lisa, da Robustelli, passarão a integrar o portfólio da Epson

A Epson, desenvolvedora japonesa de tecnologias, firmou recentemente um acordo com a Robustelli, fabricante italiana de impressoras têxteis digitais, a fim de adquirir todo o capital da empresa europeia.

A aquisição da Robustelli aumentará a capacidade produtiva da Epson, que passará a oferecer um número maior de impressoras inkjet têxteis a seus clientes. A Epson contará com a experiência da Robustelli para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de impressão digital têxtil que ajudem os clientes a expandir seus negócios. As duas empresas concentrarão esforços de pesquisa e desenvolvimento para atingir esse objetivo.

Localizada em Como, um dos polos europeus da indústria têxtil, a Robustelli especializou-se desde 1972 no desenvolvimento, fabricação e venda de equipamentos para estamparia em tecidos. Atualmente, o principal produto da empresa é a série Monna Lisa.

Sunao Murata, COO da divisão Professional Printing Operations da Epson, declarou: “A parceria com a Robustelli nos coloca em um ótimo lugar para atender as necessidades de um número maior de clientes que procuram aproveitar as vantagens de soluções digitais para ajudar a conduzir seus negócios. Vamos trabalhar com nossos colegas da Robustelli para colocar a linha de impressoras Monna Lisa em um novo patamar”.

Estima-se que o mercado global de impressão digital têxtil cresça a uma taxa anual de aproximadamente 25%. Além de usar sua rede de produção para atender a essa demanda, a Epson pretende otimizar suas vendas mundiais e aumentar sua rede de serviços para fornecer a linha de impressoras Monna Lisa a um número maior de países.

O presidente da Epson, Minoru Usui (segundo da direita para a esquerda), com Sandro, Valerio e Riccardo Robustelli

 



Vanguard Digital Printing é nova fabricante de impressoras de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/01/2016
VR5D faz parte do portfólio de impressoras UV da Vanguard

VR5D faz parte do portfólio de impressoras UV da Vanguard

Três executivos veteranos do mercado norte-americano de grandes formatos (Dave Cich, Jim Case e Jim Peterson) anunciaram a fundação de uma nova fabricante de impressoras digitais, a Vanguard Digital Printing.

O trio, que fazia parte da CET Color, encabeça o projeto que já deu o primeiro fruto: a VR5D, impressora plana UV que emprega tecnologia Ricoh Gen5 e conjunto de tinta CMYK e branco. O equipamento vem com o sistema proprietário BandGuard, que alinha as cabeças de impressão (YMCK-KCMY) para eliminar bandings.

A impressora pode receber atualizações para trabalhar em velocidades maiores. A mesa de impressão foi projetada para acomodar uma ampla gama de mídias rígidas de até 125cm x 250cm, com até 10cm de espessura.

A VR5D também vem com o CureGuard (sistema de LED ajustável para curar substratos sensíveis ao calor) e com o StaticGuard (dispositivo de controle para PVC e acrílicos com estática).

Dave Cich, cofundador da Vanguard Digital Printing Systems, declarou: “A empresa é uma continuação do que fiz em minha carreira. Em 25 anos, aprendi que você pode ser bem-sucedido se faz um negócio focado nas necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, valoriza seus colaboradores e fornecedores”.

Fonte: Vanguard Digital Printing



Conheça os vencedores da classificatória do Decor Wrapping 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/03/2019
Thiago Amorim e Jefferson Pimenta foram os participantes de melhor desempenho na primeira etapa do concurso

Thiago Amorim e Jefferson Pimenta foram os participantes de melhor desempenho na primeira etapa do concurso

Ainda mais competitiva, a segunda edição do Decor Wrapping Brasil, campeonato de adesivação decorativa organizado pela Imprimax, já começou a testar os melhores instaladores do país. Em 2019, além de passar por uma pré-seleção criteriosa, os participantes tiveram a primeira oportunidade de colocar suas habilidades em prática durante a Fespa Brasil, feira que ocorreu entre os dias 20 e 23 de março, em São Paulo.

Em quatro dias e nove baterias, 28 participantes competiram entre si, em provas individuais. O desafio consistia basicamente em adesivar uma parede, um rack e um painel de TV. Para tanto, foram disponibilizados três tipos de materiais. Um deles, de uso obrigatório, foi um vinil impresso com uma imagem de tijolos que deveria ser instalado na parede.

Embora os critérios de organização e qualidade no acabamento tenham sido avaliados, o fator que mais pesou nessa etapa do concurso foi o tempo. Quem executou a prova com mais rapidez foi Thiago Amorim, seguido de Jefferson Pimenta. Os dois estão classificados para a final do campeonato, que será realizada durante a feira FuturePrint 2019, entre os dias 10 e 13. Amorim também levou uma pacote de prêmios que incluiu R$2.500,00 em lançamentos da Imprimax, kit completo da Exfac e 25m de impressão fornecidos pela Mimaki, além de camiseta e boné exclusivos. Pimenta levou R$1.500,00 em lançamentos, camiseta, boné e 25m de impressão.

Tempo da instalação foi um dos fatores determinantes na competição

Um dos juízes do campeonato, Eduardo Yamashita, consultor da área de vinis adesivos, declarou: “Nessa etapa, os participantes puderam mostrar suas habilidades individuais. O desafio era executar uma instalação de qualidade no menor tempo possível. Havia a dificuldade de não poder contar com o apoio de outro profissional. Outro grande desafio foi a emenda de imagem entre os vinis, que ficava junto ao painel de TV. O painel trazia o desafio do 3D e dificultava o encaixe das duas partes da imagem”.

O outro avaliador do concurso foi Gilberto Pereira Ribeiro Júnior, instalador técnico de vinil da Imprimax. Para ele, a ideia da competição não é apenas mostrar e recompensar os melhores profissionais do ramo, mas também formar opiniões, mudar conceitos e mostrar oportunidades de adesivação decorativa: “A competição atraiu muitas pessoas, que perceberam que a decoração adesiva é um método muito mais prático do que a própria reforma. Percebi que muitos visitantes passaram pelo nosso estande e saíram de lá com novos conceitos e conhecimentos. O ramo de decoração com vinil cresce a cada dia. O campeonato mostrou isso ao público”.

Gilberto também foi um dos responsáveis por conceber o ambiente e os obstáculos da prova classificatória. “Na etapa realizada na Fespa Brasil 2019, os participantes tinham o tempo como ‘inimigo’. Isto é, eles contaram apenas com uma hora para executar as aplicações. Além disso, tiveram de mostrar conhecimento para superar dificuldades como o casamento centralizado da imagem na parede”, declarou o juiz.

Uma das dificuldadades da classificatória foi emendar corretamente a imagem dos tijolos

Os vencedores

Com 20 anos de experiência, Thiago Amorim, que completou a prova em 48 minutos, ficou em primeiro lugar na classificatória do Decor Wrapping 2019. Treinado em todos os tipos de trabalhos de envelopamento e comunicação visual, o instalador participou pela primeira vez de um campeonato de adesivação. Amorim atribiu seu desempenho à sua dedicação diária em entregar trabalhos de prazos curtos, na melhor qualidade possível. Segundo o instalador, é necessário “sempre estar atento ao casamento de imagem, para que a sobreposição bata certo, além de manter a limpeza do local da instalação e atentar-se ao acabamento final. São critérios que contam muito, tanto nos trabalhos do dia a dia e quanto em um campeonato de adesivação decorativa”. Amorim também disse estar aproveitando seus trabalhos para treinar para a etapa final da competição.

Jefferson Pimenta, o segundo colocado, terminou a prova em 1 hora. Desde 1998 trabalhando na área, o aplicador já havia participado de outros campeonatos de adesivação. Em um deles, promovido pela Fespa Brasil em 2013, Pimenta sagrou-se campeão e foi classificado para a etapa internacional da competição, ocorrida na Inglaterra. Lá, o aplicador ficou em sétimo lugar entre 36 competidores de vários países. Segundo ele, a qualidade refinada de sua aplicação foi o grande diferencial para vencer a classificatória do Decor Wrapping 2019: “Tomo muito cuidado com o casamento de imagens – as sobreposições. Dou atenção ao que está sendo adesivado, para que o material não solte depois, além de pensar em fazer parecer o mais real possível”. Pimenta também está aproveitando seus trabalhos para ficar mais preparado para a etapa final do campeonato de decoração da Imprimax.



Clicky