Envelopamento cromado em carro da Stock Car

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/04/2018
Chevrolet Cruze foi totalmente cromado por vinis da Imprimax

Chevrolet Cruze foi totalmente cromado por vinis da Imprimax

Vai assistir a alguma prova da temporada 2018 da Stock Car? Então preste atenção no carro 43. Repare que a máquina da Mico's Racing foi totalmente envelopada. Isso até não seria incomum. Mas é, e por um motivo especial: o carro foi todo adesivado por vinis cromados.

Quem concebeu o projeto foi Márcio Vaccarelli Rangel. Com 26 anos de estrada, o adesivador conhecido como Paulista levou o plano ao dono da equipe Mico's Racing, que prontamente aprovou a ideia de competir com um veículo cromado durante a temporada 2018 da Stock Car.

Depois do acertado entre envelopador e proprietário, foi a vez da Imprimax de entrar no projeto. A empresa forneceu 26 metros quadrados de vinil adesivo cromo azul-marinho fosco, que foram aplicados por Rangel e mais um profissional durante dois dias de trabalho.

O filme de alta performance e cola acrílica reposicionável foi aplicado sobre um modelo Chevrolet Cruze. Mas não sem dificuldades. Como a superfície do veículo é composta por fibra de vidro e tem muitas curvas e acabamentos, as instalações exigiram mais zelo, sobretudo na hora de esticar o filme, pois sem o devido cuidado ele poderia manchar e inviabilizar o projeto. Além disso, foi necessário retirar e adesivar as peças reserva para, em seguida, cobrir as pelas principais. E só então colocam-se as peças reserva em seus locais de origem.

Adesivador oficial da Imprimax, Rangel fez (e ministra) treinamentos sobre técnicas de adesivação. Para executar um envelopamento sofisticado como o realizado para a Mico's Racing, o envelopador recomenda experiência e habilidades refinadas durante anos de trabalho: “Para um projeto grande assim, tem que ter confiança”.

A Mico's Racing estreou no automobilismo brasileiro em 2010. Seu proprietário, Mico, havia iniciado sua trajetória na competição em 1997, em que atuou por 13 anos como engenheiro, até montar a sua própria equipe.

Assista ao veículo cromado da Mico's Racing em ação:



d.gen lança impressora têxtil com cabeças Xaar 1201

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/11/2017
Novo modelo de impressora da linha Papyrus foi apresentado na KoSign 2017

Novo modelo de impressora da linha Papyrus foi apresentado na KoSign 2017

A d.gen, fabricante coreana de impressoras digitais, apresentou para o mercado internacional o Papyrus 740K, equipamento para sublimação têxtil que emprega seis cabeças Xaar 1201.

Com conjunto de seis cores, a Papyrus 740K tem largura de 1880mm e pode trabalhar em velocidades de 80m2/h (com 1200dpi), 55m2/h (1800dpi) ou 40m2/h (2400dpi). Além disso, a máquina é equipada com painel táctil, alimentador de substratos com controle de tensão e secador incorporado (para evitar contaminações).

Kilhun Lee, CEO da d.gen, declarou: “Estamos muito satisfeitos em lançar a Papyrus 740K. Escolhemos a cabeça Xaar 1201 porque ela oferece grande flexibilidade. Pode imprimir até seis cores e é compatível com uma ampla gama de tintas. Além disso, oferece uma produtividade muito alta em comparação com outras cabeças do mercado”.

A Xaar 1201 foi lançada na feira Drupa 2016.

Fonte: Xaar



Mimaki lança impressoras têxtil e 3D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/03/2017
Equipamentos serão apresentados em primeira mão na Fespa 2017

Equipamentos serão apresentados em primeira mão na Fespa 2017

A filial europeia da Mimaki estará presente na Fespa 2017, feira que ocorre entre os dias 8 e 12 de maio, na Alemanha. Em dois estandes que somam 534 metros quadrados, a fabricante apresentará seu vasto portfólio de soluções e lançará equipamentos para estamparia têxtil digital e impressão 3D.

Para os empresários do segmento de tecidos, a Mimaki destacará o Tx300P-1800, equipamento para impressão direta que trabalha tanto com tinta pigmentada quanto com sublimática. Isso significa que a mesma impressora estampa substratos têxteis diversos e sem a necessidade de mudar o sistema de alimentação de tinta.

O lançamento da fabricante para a indústria de tecidos será a Tiger-1800B, desenvolvida pela italiana La Meccanica, recém-adquirida pela Mimaki. Indicada para produção de altos volumes, a impressora pode trabalhar na velocidade máxima de 390m2/h.

Os visitantes do estande da Mimaki poderão ver de perto o protótipo do mais recente investimento da empresa no segmento de impressão 3D. Trata-se de um equipamento UV capaz de estampar mais de 10 milhões de combinações de cores e imagens com padrões de linhas muito detalhadas e finas. A impressora também emprega verniz que pode ser combinado com as tintas de processo (CMYK), para criar modelos semitransparentes.

A Mimaki também informou que durante a Fespa 2017 revelará mais detalhes sobre a JFX200-2531, impressora plana com mesa em formato maior do que os padrões do mercado.

Fonte: Mimaki Europe