Entrevista com Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/08/2017
InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

Manter seu portfólio de produtos em constate evolução. Essa é uma das grandes características (e diferenciais) da Imprimax, fábrica nacional de películas adesivas que atua no mercado desde maio de 1993. Contando com planta fabril, equipamentos, mão de obra e laboratórios modernos e qualificados, a empresa faz constante monitoramento das demandas do mercado e de seus clientes, para, consequentemente, desenvolver e prover mídias melhores aos segmentos de comunicação visual, decoração e automóveis. Outra característica marcando da empresa é seu compromisso em ajudar a profissionalizar o mercado no qual atua. Além de oferecer suporte técnico aos clientes, a empresa cumpre uma agenda riquíssima de atividades de educação e estímulo, como o concurso Dividindo Ideias e o centro de treinamentos de adesivação e envelopamento. Para falar sobre esses e outros assuntos, como a série de lançamentos de produtos em 2017, o InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da empresa. Acompanhe:

InfoSign: Quais os lançamentos da Imprimax para 2017?

Igor Paiva: Este ano, resolvemos trazer algumas tendências de materiais e cores que fazem sucesso fora do país. Na linha decorativa, procuramos desenvolver alguns adesivos de madeiras que sejam similares à realidade, com acabamentos em carvalho e imbuia. Outras novidades foram os revestimentos de couros e mármore carrara, além dos materiais com texturas de pincéis, como o artístico (em diversas cores), o savana (que imita pele de animais) e o adesivo telado. Esses materiais são resistentes a produtos de limpeza de uso residencial, não propagam fogo, são antibactérias e antiumidade.

Para a linha automotiva, resolvemos importar os cromados brilhante e fosco e o fibra 5D, pois percebíamos que muitos clientes queriam comprar estes produtos, mas não conseguiam ter acesso a eles. Também lançamos os novos Gold Max Alta Performance e o Gold Fosco Alta Performance, cujo objetivo é fornecer um material com qualidade internacional, mas produzido no Brasil. Estes materiais contam com um vinil de alta performance com mais aditivos, que é muito moldáveil e resistente a intempéries. Além desses aditivos, o produto conta com um frontal blockout, que não deixa a cor da superfície alterar a cor do vinil. Os materiais são compostos por adesivos reposicionáveis e estão disponíveis nas opções fosca e brilhante, e nas cores sólidas e perolizadas, nas dimensões de 1,40m x 25m.

Criamos também novas cores para a linha Gold Alto Brilho, e passamos a vendê-la em bobinas de 1,40m x 25m. Além disso, a Imprimax alterou as colas das linhas Gold Max e Color Max, que agora lveam adesivo reposicionável.

Também lançamos o iMax, produto que veio para substituir a manta magnética. Com custo-benefício melhor, o material aceita impressão e recorte eletrônico e está disponível com cola reaplicável, podendo ser aplicado e removido diversas vezes.

Em resumo, quais são as linhas de produtos que vocês oferecem atualmente?

A Imprimax está presente nos segmentos de comunicação visual, decoração (Décor Max) e automotivo (Gold Tuning). Estamos com diversas soluções que podem facilitar a conversão do dia a dia.

Entre os segmentos de envelopamento, decoração e sinalização comercial, em qual a Imprimax investe e atua mais? Por quê?

A Imprimax acredita muito no potencial do mercado em geral. Por isso, investimos nos produtos para que atendam a qualquer segmento. Por exemplo, um cliente que atua em comunicação visual pode também decorar ou envelopar um veículo. Então, oferecemos soluções que podem ser utilizadas em diversos segmentos, assim agregando valor aos serviços dos nossos clientes. Cada vez mais investimos na criatividade e fortalecimento dos segmentos.

A decoração ambiental personalizada com vinis vêm ganhando cada vez mais espaço. Por qual motivo?

A decoração vem ganhando força porque é fácil e prático a personalização total e a revitalização de móveis e ambientes utilizando o vinil. Estamos chamando isso de Decor Express, pois essa facilidade tem um custo-benefício mais atrativo e não tem quebra-quebra, deixando o cliente final satisfeito com o resultado e a qualidade dos produtos oferecidos. Outra vantagem é que os móveis antigos não precisam ser trocados com tanta facilidade, é só envelopar.

O que você tem a dizer às empresas que querem ganhar dinheiro oferecendo serviços de decoração?

É que acreditamos tanto quanto vocês, e que esse mercado ainda é promissor no Brasil, ou seja, está apenas começando.

É possível dizer que prestar serviço de decoração e sinalização dá para lucrar mais do que oferecer serviços de envelopamento de carro?

Tudo depende do serviço, da valorização do profissional e do projeto. Acredito que qualquer trabalho possa ter lucro se feito com qualidade. Sempre fazemos um comparativo com um restaurante: se você for em um restaurante e for mal atendido ou não gostar da comida, você indicaria para alguém? É a mesma coisa em nosso segmento; faça os trabalhos com amor e criatividade, que você sempre será lembrado e indicado para a realização de outros serviços. Então, acreditamos que em qualquer segmento é possível ganhar dinheiro, basta dedicação e valorização da mão de obra.

Atualmente, quais tipos de vinis os envelopadores têm solicitado e usado?

Os envelopadores ultimamente pedem materiais com alta moldabilidade, que resistem a intempéries e tenham adesivos reposicionáveis. Por essa necessidade, desenvolvemos o Gold Max e o Gold Fosco Alta Performance. Para decoração, solicitam materiais texturizados e diferenciados.

Quais são, ainda, as dificuldades que os envelopadores mais enfrentam? Por quê?

Percebemos que muitos que estão no mercado ainda não sabem utilizar os materiais corretos para cada tipo de aplicação, ou acabam utilizando um produto inferior para economizar, sofrendo consequências futuras. Por esse motivo, estamos investindo bastante em workshops e treinamentos, para poder formar aplicadores técnicos e reciclar os que já atuam no mercado.

Como funciona o centro de treinamento da Imprimax?

Há mais ou menos um ano, a Imprimax investiu em um novo centro de capacitação de envelopamento, em sua própria sede, que oferece treinamentos segmentados sobre decoração, comunicação visual e envelopamento líquido (Power Revest). Simulamos ambientes e dificuldades reais, e os alunos ficam dois dias aprendendo as mais variadas técnicas de aplicação na prática. Nossos instrutores também ensinam dicas criativas para agregar valor nos trabalhos. Os valores dos treinamentos são bem reduzidos, para que todos possam ter acesso, saindo a R$599,90, podendo ser parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito. Há descontos para quem paga à vista.

Em qual fase está atualmente o Dividindo Ideias (concurso de adesivação e envelopamento que a Imprimax promove)?

O Dividindo Ideias vem se popularizando como um catálogo de trabalhos criativos e de divulgação das empresas que participam. A Imprimax tem como objetivo fortalecer os segmentos de comunicação visual, decoração e automotivo, com ideias inusitadas para que o mercado tenha uma nova visão do que pode ser feito com os vinis autoadesivos. Já estamos no segundo ano de ação, e a cada ano recebemos mais ideias criativas. A Imprimax premia os vencedores mensais para incentivar, cada vez mais, a criatividade. Temos como meio de divulgação um grupo no Facebook #dividindoideias e o site (www.dividindoideias.com.br).

Como funciona o desenvolvimento de produtos da Imprimax?

Para desenvolver um produto, a Imprimax sempre realiza uma pesquisa com quem realmente utiliza as mídias, para identificarmos as necessidades e, assim, melhorar o que já está em linha ou, simplesmente, para criar uma nova solução para o mercado. Todo ano, pesquisamos as tendências mundiais de cores, texturas e performance de produtos para agregar conhecimento nas soluções que criamos.



Fespa 2020 terá nova Arena Maker

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/02/2020
Enfoque da iniciativa é a produção de materiais termoplásticos

Enfoque da iniciativa é a produção de materiais termoplásticos

Entre as novidades da Fespa 2020, feira que ocorre entre os dais 18 e 21 de março em São Paulo, estará o Arena Maker, ambiente especialmente criado para mostrar o desenvolvimento de materiais produzidos com impressão digital e termoplásticos, como acrílico, PP, PS, vinil, entre outros.

A Arena Maker contará com com máquinas para colagem, usinagem, polimento, dobra e impressão, além de suprimentos como chapa de acrílico, XPS, cola, fita e itens que fazem parte da cadeia de produção de objetos termoplástico.

Quatro sessões diárias e grátis serão oferecidas para os visitantes. Cada sessão aborda um tipo de objeto.

A iniciativa tem o apoio da Cristal & Cores, ECNC, Maxfix, Senai, Sinteglas, PH Printers, PhotoPro e VP Máquinas.

Alexandre Keese, diretor da Fespa, declarou: “Acreditamos muito na evolução deste nicho dentro da comunicação visual. Nosso objetivo é fomentar o mercado, trazendo conteúdo de qualidade que visa mostrar ao visitante a enorme variedade de opções que o segmento oferece. Ao integrar termoplástico e impressão, o empresário poderá oferecer mais valor e opções de venda adicional aos seus clientes”.

Fonte: Fespa Brasil



EFI lança impressoras rolo a rolo UV LED

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/01/2017
Vutek 3r e 5r tem larguras de 3m e 5m, respectivamente

Vutek 3r e 5r tem larguras de 3m e 5m, respectivamente

A fabricante EFI anunciou as impressoras rolo a rolo UV LED Vutek 3r e 5r. Com larguras de 3m e 5m, respectivamente, os equipamentos podem trabalhar na velocidade de até 446m2/h, de acordo com a empresa.

Com tecnologia UltraDrop e capacidade de disparar gotas de tinta de 7 picolitros, as impressoras podem receber diversos opcionais, como tintas claras e branco (para impressão em várias camadas), acabamento (corte, guilhotina e coleta) em linha, retroiluminação automática e impressão blockout.

Rami Cohen, gerente geral da Campus Digital Imaging, empresa israelita que recentemente adquiriu a Vutek 3r, declarou: “Antes, tínhamos de transferir os rolos impressos para uma máquina especializada, para cortá-los em folhas. Agora, o corte em folhas e o uso da guilhotina acontecem durante a produção, simultaneamente à impressão”.

As máquinas foram lançadas no Connect 2017, evento anual realizado pela EFI com a finalidade de apresentar novidades e tecnologias a empresários de todo o mundo.

Fonte: EFI



Clicky