Entrevista com Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/08/2017
InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

Manter seu portfólio de produtos em constate evolução. Essa é uma das grandes características (e diferenciais) da Imprimax, fábrica nacional de películas adesivas que atua no mercado desde maio de 1993. Contando com planta fabril, equipamentos, mão de obra e laboratórios modernos e qualificados, a empresa faz constante monitoramento das demandas do mercado e de seus clientes, para, consequentemente, desenvolver e prover mídias melhores aos segmentos de comunicação visual, decoração e automóveis. Outra característica marcando da empresa é seu compromisso em ajudar a profissionalizar o mercado no qual atua. Além de oferecer suporte técnico aos clientes, a empresa cumpre uma agenda riquíssima de atividades de educação e estímulo, como o concurso Dividindo Ideias e o centro de treinamentos de adesivação e envelopamento. Para falar sobre esses e outros assuntos, como a série de lançamentos de produtos em 2017, o InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da empresa. Acompanhe:

InfoSign: Quais os lançamentos da Imprimax para 2017?

Igor Paiva: Este ano, resolvemos trazer algumas tendências de materiais e cores que fazem sucesso fora do país. Na linha decorativa, procuramos desenvolver alguns adesivos de madeiras que sejam similares à realidade, com acabamentos em carvalho e imbuia. Outras novidades foram os revestimentos de couros e mármore carrara, além dos materiais com texturas de pincéis, como o artístico (em diversas cores), o savana (que imita pele de animais) e o adesivo telado. Esses materiais são resistentes a produtos de limpeza de uso residencial, não propagam fogo, são antibactérias e antiumidade.

Para a linha automotiva, resolvemos importar os cromados brilhante e fosco e o fibra 5D, pois percebíamos que muitos clientes queriam comprar estes produtos, mas não conseguiam ter acesso a eles. Também lançamos os novos Gold Max Alta Performance e o Gold Fosco Alta Performance, cujo objetivo é fornecer um material com qualidade internacional, mas produzido no Brasil. Estes materiais contam com um vinil de alta performance com mais aditivos, que é muito moldáveil e resistente a intempéries. Além desses aditivos, o produto conta com um frontal blockout, que não deixa a cor da superfície alterar a cor do vinil. Os materiais são compostos por adesivos reposicionáveis e estão disponíveis nas opções fosca e brilhante, e nas cores sólidas e perolizadas, nas dimensões de 1,40m x 25m.

Criamos também novas cores para a linha Gold Alto Brilho, e passamos a vendê-la em bobinas de 1,40m x 25m. Além disso, a Imprimax alterou as colas das linhas Gold Max e Color Max, que agora lveam adesivo reposicionável.

Também lançamos o iMax, produto que veio para substituir a manta magnética. Com custo-benefício melhor, o material aceita impressão e recorte eletrônico e está disponível com cola reaplicável, podendo ser aplicado e removido diversas vezes.

Em resumo, quais são as linhas de produtos que vocês oferecem atualmente?

A Imprimax está presente nos segmentos de comunicação visual, decoração (Décor Max) e automotivo (Gold Tuning). Estamos com diversas soluções que podem facilitar a conversão do dia a dia.

Entre os segmentos de envelopamento, decoração e sinalização comercial, em qual a Imprimax investe e atua mais? Por quê?

A Imprimax acredita muito no potencial do mercado em geral. Por isso, investimos nos produtos para que atendam a qualquer segmento. Por exemplo, um cliente que atua em comunicação visual pode também decorar ou envelopar um veículo. Então, oferecemos soluções que podem ser utilizadas em diversos segmentos, assim agregando valor aos serviços dos nossos clientes. Cada vez mais investimos na criatividade e fortalecimento dos segmentos.

A decoração ambiental personalizada com vinis vêm ganhando cada vez mais espaço. Por qual motivo?

A decoração vem ganhando força porque é fácil e prático a personalização total e a revitalização de móveis e ambientes utilizando o vinil. Estamos chamando isso de Decor Express, pois essa facilidade tem um custo-benefício mais atrativo e não tem quebra-quebra, deixando o cliente final satisfeito com o resultado e a qualidade dos produtos oferecidos. Outra vantagem é que os móveis antigos não precisam ser trocados com tanta facilidade, é só envelopar.

O que você tem a dizer às empresas que querem ganhar dinheiro oferecendo serviços de decoração?

É que acreditamos tanto quanto vocês, e que esse mercado ainda é promissor no Brasil, ou seja, está apenas começando.

É possível dizer que prestar serviço de decoração e sinalização dá para lucrar mais do que oferecer serviços de envelopamento de carro?

Tudo depende do serviço, da valorização do profissional e do projeto. Acredito que qualquer trabalho possa ter lucro se feito com qualidade. Sempre fazemos um comparativo com um restaurante: se você for em um restaurante e for mal atendido ou não gostar da comida, você indicaria para alguém? É a mesma coisa em nosso segmento; faça os trabalhos com amor e criatividade, que você sempre será lembrado e indicado para a realização de outros serviços. Então, acreditamos que em qualquer segmento é possível ganhar dinheiro, basta dedicação e valorização da mão de obra.

Atualmente, quais tipos de vinis os envelopadores têm solicitado e usado?

Os envelopadores ultimamente pedem materiais com alta moldabilidade, que resistem a intempéries e tenham adesivos reposicionáveis. Por essa necessidade, desenvolvemos o Gold Max e o Gold Fosco Alta Performance. Para decoração, solicitam materiais texturizados e diferenciados.

Quais são, ainda, as dificuldades que os envelopadores mais enfrentam? Por quê?

Percebemos que muitos que estão no mercado ainda não sabem utilizar os materiais corretos para cada tipo de aplicação, ou acabam utilizando um produto inferior para economizar, sofrendo consequências futuras. Por esse motivo, estamos investindo bastante em workshops e treinamentos, para poder formar aplicadores técnicos e reciclar os que já atuam no mercado.

Como funciona o centro de treinamento da Imprimax?

Há mais ou menos um ano, a Imprimax investiu em um novo centro de capacitação de envelopamento, em sua própria sede, que oferece treinamentos segmentados sobre decoração, comunicação visual e envelopamento líquido (Power Revest). Simulamos ambientes e dificuldades reais, e os alunos ficam dois dias aprendendo as mais variadas técnicas de aplicação na prática. Nossos instrutores também ensinam dicas criativas para agregar valor nos trabalhos. Os valores dos treinamentos são bem reduzidos, para que todos possam ter acesso, saindo a R$599,90, podendo ser parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito. Há descontos para quem paga à vista.

Em qual fase está atualmente o Dividindo Ideias (concurso de adesivação e envelopamento que a Imprimax promove)?

O Dividindo Ideias vem se popularizando como um catálogo de trabalhos criativos e de divulgação das empresas que participam. A Imprimax tem como objetivo fortalecer os segmentos de comunicação visual, decoração e automotivo, com ideias inusitadas para que o mercado tenha uma nova visão do que pode ser feito com os vinis autoadesivos. Já estamos no segundo ano de ação, e a cada ano recebemos mais ideias criativas. A Imprimax premia os vencedores mensais para incentivar, cada vez mais, a criatividade. Temos como meio de divulgação um grupo no Facebook #dividindoideias e o site (www.dividindoideias.com.br).

Como funciona o desenvolvimento de produtos da Imprimax?

Para desenvolver um produto, a Imprimax sempre realiza uma pesquisa com quem realmente utiliza as mídias, para identificarmos as necessidades e, assim, melhorar o que já está em linha ou, simplesmente, para criar uma nova solução para o mercado. Todo ano, pesquisamos as tendências mundiais de cores, texturas e performance de produtos para agregar conhecimento nas soluções que criamos.



Coralis anuncia cursos de gerenciamento de cores para grandes formatos (2013)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/12/2012

A agenda 2013 de treinamentos da Coralis, especializada em gerenciamento de cores, já está pronta. Entre os cursos, há dois montados com exclusividade para os profissionais de comunicação visual e impressão digital a jato de tinta:

Neste curso, entre os vários pontos abordados, estão: fundamentos de cor, calibração, caracterização, criação de perfis ICC e comparação entre as cores do impresso e do arquivo visto no monitor. As datas previstas para o curso são: 30 de janeiro, 21 de março e 18 de abril.

Novidade, esse treinamento dá ênfase ao processo digital de sublimação, abordando temas como: papéis para transferência, tecidos (poliéster e poliamida), variáveis de processo (tempo, temperatura e pressão — prensa e calandra), além das questões fundamentais para a implantação do gerenciamento de cores, como calibração, caracterização, conversão e consistência.

Ambos os cursos, realizados no Centro de Tecnologia Coralis, contam com aulas práticas e teóricas. Para mais informações, entre em contato com a empresa.

gerenciamento de cores

Prepare a sua agenda para os cursos de gerenciamento de cores



Impressoras Mimaki: procedimento de parada de final de ano

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/12/2013

Promoção da Mimaki vai até dia 20 de dezembro

Antes de entrar em férias, realize os procedimentos abaixo na sua impressora Mimaki

Não é raro encontrar técnicos e empresários que, ao voltarem de férias, deparam com problemas técnicos e de funcionamento em suas impressoras digitais.

Quando as máquinas ficam muito tempo inoperantes (um mês, por exemplo), as cabeças ressecam, o que pode causar a avaria dessas peças. Consequentemente, surgem falhas de impressão, entre outros transtornos na produção.

Isso pode ser evitado com um procedimento bem simples: antes de sair para o descanso, realize as manutenções preventivas nos equipamentos, para deixá-los em condições ideais enquanto estiverem sem operar, principalmente por um longo período.

A seguir, acompanhe os procedimentos que devem ser realizados para manter as impressoras Mimaki funcionando de forma correta por longos períodos de inutilização.

Primeiramente, realiza-se a Limpeza do tubo da bomba e em seguida, o Nozzle Wash. A impressora deve estar desligada durante o procedimento.

Ao ligar a impressora no retorno ao trabalho, deve-se realizar o Fill up ink e o teste Print (draw), para verificar as condições da máquina.

Limpeza do tubo da bomba

Cuidado: não insira nenhum cartucho exceto o de solução de limpeza no slot correspondente.

Importante: se houver algum problema com o tanque de tinta residual, o visor exibirá uma das mensagens abaixo. Siga as instruções exibidas para retornar às condições normais.

Procedimento parada Mimaki 1

1. Assegure-se de que a impressora esteja no modo LOCAL e então pressione a tecla [ST.MAINT]. Caso esteja no modo REMOTE, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 2

2. Selecione [PUMP TUBE WASH] pressionando a tecla mostrada abaixo cinco vezes e pressione a tecla [ENTER]:

Procedimento parada Mimaki 3

Importante: a seguinte tela aparecerá se for necessário reabastecer o líquido de limpeza:

Procedimento parada Mimaki 4

3. A parte interna dos tubos da bomba são lavados.

Procedimento parada Mimaki 5

Nozzle Wash

Realize esse para evitar que os nozzles entupam com tinta coagulada.

Cuidado: Utilize os óculos de segurança e luvas. A tinta contém um solvente orgânico. Se a tinta cair na pele ou entrar em contato com os olhos, lave-os completa e imediatamente com água. Consulte um médico assim que possível (quando tinta solvente é utilizada).

Importante: Se ambos os cartuchos em um conjunto estiverem com o status [INK NEAR END] ou [INKEND], a função de limpeza de bocais (sucção de tinta) não é ativada. Substitua os cartuchos com os status [INKNEAR END] ou [INKEND] por cartuchos com quantidade suficiente de tinta. Para limpeza, recomendamos o uso de uma haste de limpeza. Se uma haste de algodão for utilizada, resquícios podem causar falhas na impressão.

1. Assegure-se de que a impressora esteja no modo LOCAL e então pressione a tecla [ST.MAINT]. Se estiver no modo REMOTE, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 6

2. Selecione [NOZZLE WASH] pressionando a tecla mostrada abaixo duas vezes e pressione a tecla [ENTER]. A carruagem deixará a estação de coroamento.

Procedimento parada Mimaki 7

3. Abra a tampa de manutenção direita.

Procedimento parada Mimaki 8

4. Retire a lâmina de limpeza segurando nas travas das extremidades.

Procedimento parada Mimaki 9

5. Remova a tinta da lâmina, do suporte e dos arredores do slot utilizando uma haste de algodão umedecida com solução de limpeza.

Substitua a lâmina por uma nova se estiver muito suja ou curvada. Para substituir a lâmina de limpeza, finalize o trabalho explicado aqui e então siga o procedimento de substituição da lâmina.

Procedimento parada Mimaki 10

6. Após limpar a lâmina, coloque-a em posição segurando as projeções nas extremidades. Preste atenção na direção da lâmina.

Procedimento manutenção Mimaki

7. Pressione a tecla [ENTER].

Procedimento parada Mimaki 11

8. Preencha as tampas com solução de limpeza utilizando um conta-gotas

Procedimento parada Mimaki 12

9. Feche a tampa de manutenção e pressione a tecla [ENTER]

Procedimento parada Mimaki 13

10. Defina o tempo de espera utilizando as teclas mostradas abaixo (normalmente, definida em 1 minuto):

Procedimento parada Mimaki 14

11. Pressione a tecla [ENTER]. A carruagem retorna a estação. Os bocais são tampados e o visor continua mostrando o tempo de espera definido. Antes do fim do tempo de espera, a impressora deverá ser desligada na chave geral em meio ao processo de nozzle wash para que a cabeça de impressão fique submersa no líquido de limpeza. A máquina só poderá ficar desativada desde que todo esse procedimento seja realizado. Ao reativar o equipamento, realize o Fill up ink (a seguir).

Fill up ink

Execute a função [FILL UP INK]

1. Certifique-se de que a impressora está em modo LOCAL, e então selecione [MAINTENANCE] utilizando a tecla [FUNCTION] e então pressione a tecla [ENTER]. Se a impressora estiver em modo REMOTO, pressione a tecla [REMOTE].

Procedimento parada Mimaki 15

2. Selecione [HD.MAINTENANCE] pressionando a tecla mostrada abaixo duas vezes e então pressione a tecla [ENTER].

Procedimento parada Mimaki 16

3. Selecione os cabeçotes a serem limpos utilizando as teclas mostradas abaixo e pressione a tecla [ENTER]. Selecione um conjunto de cabeçotes: 1 e 2 ou 3 e 4.

Procedimento parada Mimaki 17

Se houver algum problema do tanque de tinta residual, o visor apresentará uma das mensagens a seguir. Siga as instruções do visor para restaurar as condições normais.

Procedimento parada Mimaki 18

4. Veja o procedimento abaixo:

Procedimento parada Mimaki 19

5. Veja o procedimento abaixo:

Procedimento parada Mimaki 20

Teste print (draw)

Para encerrar o procedimento, realize o teste print.