Entrevista: os campeões do Decor Wrapping 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2019
Bismarkis e André: planejar com antecedência foi o trunfo da dupla vencedora do Decor Wrap 2019

Bismarkis e André: planejar com antecedência foi o trunfo da dupla vencedora do Decor Wrap 2019

Um é do litoral paulista. O outro trabalha e mora em Botucatu, interior de São Paulo. Mesmo separados por centenas de quilômetros, Bismarkis Santos (da Magnata Comunicação Visual) e André William Alves Evangelista (da André Adesivos Carwrap) uniram habilidades, conhecimentos e muita estratégia para ter um desempenho excelente na edição 2019 do Decor Wrapping, campeonato de adesivação decorativa promovido pela Imprimax. A dupla foi a vencedora da competição, realizada entre os dias 10 e 13 de julho, no estande da marca, na feira FuturePrint (sucessora da Serigrafia Sign).

Quis o destino que a dupla se conhecesse em 2017 durante um curso de envelopamento promovido pela LuukFilm, na cidade de São Paulo. A empatia instantânea fez com que André e Bismarkis ficassem amigos e mantivessem contato contínuo, mesmo distantes. Os dois passaram a frequentar juntos as feiras do setor e viram no Decor Wrapping uma ótima oportunidade para mostrar todo o potencial de suas técnicas de adesivação. Então, inscreveram-se na 1ª edição da competição, em 2018, e conseguiram ficar em 3º lugar. Um pouco frustrados por não terem vencido o campeonato, os adesivadores determinaram que em 2019 voltariam para triunfar. Treinaram, observaram e, sobretudo, criaram estratégias exclusivas de instalação. Resultado? Sangraram-se campeões, com louvor, na 2ª edição da disputa.

André começou bem cedo, aos 12 anos, ajudando na empresa do pai, a HB Arte Visual, de Botucatu. Na época, também criava desenhos e adesivos no CorelDraw. Atualmente, trabalha com aplicação de insufilm em arquiteturas e de vinis automotivos e decorativos.

Bismarkis, apelidado de “Homem-Aranha” por fazer adesivagem em altura, começou a envelopar carros em 2011, quando trabalhava em uma siderúrgica. Aprendeu a técnica sozinho e, ao adesivar na rua o seu próprio carro, uma pessoa se interessou pelo serviço e pediu um orçamento. Foi um sinal. Bismarkis, então, deixou o trabalho na fábrica e passou a se dedicar ao envelopamento. Atualmente, além de personalizar carros, ele trabalha com adesivação decorativa e arquitetônica (onde se “pendura” para colar películas em fachadas de prédios).

Exultante pela conquista de 2019, a dupla conversou com o InfoSign:

Vocês ficaram em 3º lugar em 2018. Como foi a participação de vocês em 2019?

André: Este ano a competição foi mais elaborada, com um espaço mais amplo e dificuldades maiores na hora do envelopamento, além dos competidores serem feras na espátula.

Bismarkis: Procuramos corrigir nossos erros do ano passado. Dividimos nossas funções no jogo, que estava mais difícil. Isso é ótimo, porque vai para final quem realmente sabe jogar. Além disso, algumas regras mudaram. Em 2018, era mata-mata. Esse ano, contava a soma da pontuação. Fomos para final, e o segundo lugar já estava garantido. Mas brigamos pelo primeiro. Nos deram três horas para concluir o cenário que simulava uma cozinha. Tivemos que escolher as cores que iríamos usar em cada móvel. Alguns obstáculos nos fizeram perder tempo. Começamos pelas partes mais difíceis, mas recuperamos na última hora. Concluímos antes do tempo e aproveitamos a sobra para revisar todos os itens.

Antes de começar as disputas, vocês criaram uma estratégia para de otimização de trabalho?

Bismarkis: Sim, montamos uma espécie de diagrama, que foi a chave do jogo. Cada um sabia o que faria. Estávamos bem confiantes, fomos uns dos últimos a competir e isso nos ajudou a ter tempo para estudar o jogo dos demais participantes,

André: Conversamos bastante sobre as cores dos vinis que utilizamos, para um não atrapalhar o outro, além de manter sempre o ambiente de trabalho organizado.

Na primeira etapa, o trabalho da dupla foi terminado antes do tempo estipulado

A competição teve duas etapas. Como foi a etapa inicial?

Bismarkis: Na primeira fase, quem concluísse antes ganhava 500 pontos. Concluímos antes. Nossa técnica de adesivação do vinil “tijolinho” foi fundamental. Não vi ninguém fazer igual. No caso, você corta a primeira peça já na medida. Sem cortar a segunda peça, você procura a posição correta. Para que meus adversários não vissem a minha técnica, usei o próprio adesivo de tijolinho para marcar, cortamos na medida aproximada, instalamos a primeira peça, e a segunda já estava marcada na posição da primeira.

André: Com o tempo que sobrou, fomos corrigindo imperfeições para melhorar a qualidade do trabalho.

Em quanto tempo vocês adesivaram essa primeira etapa?

Bismarkis: Em 1h45. Na verdade, acabamos antes. Porém revisamos tudo. Nossa pontuação ficou bem à frente de todos. A pontuação máxima era 5.000 pontos, e fizemos 4.980 pontos.

E como foi a etapa final?

Bismarkis: Tínhamos que montar o projeto, e a arquiteta avaliava, e não sabíamos se o nosso projeto seria aceito por ela. Tivemos que usar a criatividade, e acredito que fizemos uma boa combinação. Isso pesou na pontuação total. Estávamos confiantes, mesmo sabendo que nosso adversário era um bom profissional. Observamos os trabalhos que tinham maior chance de ir para a final e observamos seus pontos fracos.

André: Utilizei a prateleira como base para o alinhamento das pastilhas, que deveriam ser coladas na parede. Assim, colei com mais facilidade.

Na segunda etapa, o planejamento do projeto de adesivação foi um diferencial 

Vocês já fizeram algum trabalho juntos além do campeonato?

Bismarkis: Nunca trabalhamos juntos, só no campeonato. Sempre conversamos por telefone quando temos dúvidas, mandamos vídeos um para o outro.

O que motivou vocês a participar do campeonato?

André: Participei do Decor Wrapping para mostrar o conhecimento e as técnicas que aprendemos no dia a dia.

Bismarkis: O que me motiva é estar entre os melhores. A premiação também é um grande motivador. Com os prêmios que ganhamos, dá para fazer um bom dinheiro. Tudo isso nos ajuda a crescer cada vez mais. A confiança aumenta. É muito gratificante chegar na sua cidade e receber parabéns das pessoas que conhecem seu trabalho. Chegar na revenda e ser bem visto e indicado. Hoje mesmo recebi três indicações de uma revenda.

Qual a importância do campeonato para o mercado?

Bismarkis: É muito importante que os fabricantes realizem eventos desse tipo. Eles ajudam a desenvolver o mercado. Mais clientes passam a acreditar que a adesivação é uma forma de renovar a decoração de suas casas. Muitos ainda não sabem disso, acham que é "contact" ou acham que o vinil danifica as superfícies. E é muito bom para nosso mercado quando o fabricante investe em publicidade.

A adesivação decorativa tem crescido. O que falta para ela se desenvolver mais?

Bismarkis: Precisa olhar os adesivadores com outros olhos. Somos nós que movimentamos o mercado, nós que vendemos.

André: Ter mais profissionais capacitamos para fazer um bom trabalho de qualidade e sempre inovar nas tendências de cores e texturas.

Ganhar esse título ajuda vocês de que maneira?

Bismarkis: A conquista desse título nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes. A premiação nos nossos negócios. Novas portas serão abertas. Dá mais confiança para os nossos clientes. Saber que estou entre os melhores adesivadores do país é um grande retorno, me deixa feliz por saber que estou no caminho certo. E muito gratificante ver centenas de pessoas curtindo o seu trabalho, reconhecendo nosso esforço.

Vocês vão participar de novo na próxima edição?

Bismarkis: Certamente! Se formos selecionados, iremos participar novamente. Gostaríamos de agradecer os apoiadores Exfak e Roland e agradecer a Imprimax, por realizar esse belo evento, que ajuda o nosso mercado a crescer.

André: Também gostaria de agradecer à organização da Imprimax e aos patrocinadores do Decor Wrapping, pela oportunidade de participar e ganhar esse título tão cobiçado pelos adesivadores brasileiros.    



InkTec promete lançar impressora Jetrix KX5-R na Fespa 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/06/2013

Jetrix KX5-R: impressora UV plana com sistema rolo a rolo adicional

Jetrix KX5-R: impressora UV plana com sistema rolo a rolo adicional

A subsidiária europeia da InkTec vai lançar a Jetrix KX5-R durante a Fespa 2013, em Londres. Trata-se de uma nova impressora digital UV plana com área de 2,5 x 1,3m. A máquina, que vem equipada com cabeças Konica Minolta 1024 (de 6 picolitros), oferece velocidade máxima de 30 m2/h e resolução máxima de 1440dpi.

Segundo a fornecedora, a Jetrix KX5-R emprega um sistema adicional de alimentação de substratos, do tipo rolo a rolo e com largura de 2,2m. Além disso, a Jetrix KX5-R usa tintas patenteadas e especialmente formuladas para oferecer adesão a diversos substratos flexíveis ou rígidos, como vidro, acrílico e metal, sem a necessidade de um promotor de aderência. Ainda de acordo com empresa, as tintas podem ser dobradas e não racham.

A Jetrix KX5-R é compatível com softwares RIP como Oynx, Caldera e Shiraz, além de possuir uma nova função que permite ao operador programar a impressão em camadas, em vez de fazê-la em múltiplas passadas.

Fonte: Graphic Display World



Imprimax lança 150 produtos e renova site

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2015

Dezenas de novas opções de películas foram integradas ao portfólio de produtos da Imprimax

Dezenas de novas opções de películas foram integradas ao portfólio de produtos da Imprimax

A Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas, anunciou recentemente a renovação de seu site e mais de 150 lançamentos de produtos para comunicação visual, sinalização e envelopamento de carros.

O site da Imprimax tem novo layout e inclui informações técnicas sobre todos os produtos da empresa. Além disso, conta com áreas de vídeos, fotos, agenda de eventos, downloads e um blog, no qual são postadas matérias sobre novidades e lançamentos. A fabricante também lançou uma página especializada em envelopamento líquido, o Power Revest.

A empresa também aproveitou para lançar a campanha Dividindo Ideias, cujo objetivo é mostrar aplicações realizadas por clientes com produtos Imprimax. Basta publicar uma foto com #dividindoideias e marcar a Imprimax Auto-Adesivos. No final do mês, a foto que tiver mais curtidas ganha um prêmio. O cliente também deve enviar um comentário do que achou dos produtos utilizados, para ficar no top banner do site da Imprimax e do Dividindo Ideias. Por fim, a aplicação recebe uma publicação nas redes sociais da fabricante.

Quanto aos mais de 150 lançamentos, trata-se na verdade de uma grande renovação do portfólio da empresa. São itens que foram cuidadosamente estudados e desenvolvidos para cobrir as mais diferentes demandas dos segmentos que fazem parte do grande mercado de comunicação visual. Entre as novidades está a volta dos filmes fotoluminescentes e o lançamento de películas com novas texturas e estampas diversas. Outro destaque é o adesivo antiderrapante usado em pisos. O material está disponível nos acabamentos branco, preto e transparente. Já a linha RevestWall ganhou acréscimos, que são os modelos Artístico, Croco, Diamante, Savana e Canvas (com novo frontal).

Segundo a empresa, algumas linhas mudaram de nome ou fundiram-se, para melhorar organização do catálogo. As atuais séries de produtos da Imprimax são:

Poliméricos

Para envelopamento de carros, personalização veicular, comunicação visual, decoração de ambientes, entre outras aplicações.

  • Gold Colmeia Metálico (7 cores)
  • Gold Croco (6 cores)
  • Gold Escovado (8 cores)
  • Gold Fibra Metalizado (7 cores)
  • Gold Fibra Opaco (3 cores)
  • Gold Fosco (19 cores, sendo 17 cores novas)
  • Gold Max (40 cores, sendo 17 cores novas)
  • Highlight (29 cores, sendo 18 cores novas)
  • Jateado Metálico (7 cores)
  • Jateado Opaco (9 cores)
  • Madeiras (7 Opções)
  • MaxLux (13 cores, sendo 10 cores novas)

Monoméricos

Para envelopamento de carros, personalização veicular, comunicação visual, decoração de ambientes, entre outras aplicações.

  • 3D Opaco (11 cores, sendo 9 cores novas)
  • 3D Transparente (9 cores, sendo 8 cores novas)
  • Color Max (40 cores, sendo 17 cores novas)
  • Color Max Escovado (2 cores)
  • Color Max Fluorescente (3 cores)
  • Cristal Color (2 cores)
  • Fix Color (16 cores, sendo 2 brancos e 1 transparente)
  • Jateados (13 cores, sendo 8 novos produtos)
  • Transparentes para laminação a frio (diversas opções de acabamentos, larguras e espessuras)

Especialidades

Para personalização veicular, comunicação visual em geral, sinalização especial, soluções industriais, entre outras aplicações.

  • Antiderrapante (3 cores)
  • Digi Master (2 opções para superfícies difíceis de grudar: cola Super Tack ou cola Removível)
  • Dupla Face (super tack)
  • Fotoluminescente (2 opções)
  • Máscaras de Transferência (2 opções)
  • Máscaras Removíveis (2 opções para proteção, transferência ou gabarito de pintura)
  • Refletivos (8 cores)

Impressão digital polimérica

Aceita impressão: digital ecossolvente, digital solvente, digital látex, digital UV, flexográfica UV, offset UV, serigráfica UV e convencional.

  • Digi Gold Branco Alta Performance (Acabamento acetinado, alta performance, com frontal blockout)
  • Gold Colmeia Metálico Branco (Texturizado metalizado)
  • Gold Escovado Branco (Texturizado metalizado)
  • Gold Fibra Metálico Branco (Texturizado metalizado)
  • Gold Fibra Opaco Branco (Texturizado)
  • Gold Fosco Branco (Acabamento fosco)
  • Gold Max Branco (Acabamento acetinado)
  • Jateado Metálico Branco (Texturizado metalizado)
  • Max Lux Branco (Frontal translúcido)
  • RevestWall Artístico Branco
  • RevestWall Bamboo Branco
  • RevestWall Canvas Branco
  • RevestWall Croco Branco
  • RevestWall Diamante Branco
  • RevestWall Legno Branco
  • RevestWall Savana Branco
  • RevestWall Snake Branco
  • RevestWall Telado Branco
  • RevestWall Volpe Branco

Impressão digital monomérica

Aceita impressão: digital ecossolvente, digital solvente, digital látex, digital UV, flexográfica UV, offset UV, serigráfica UV e convencional.

  • 3D Opaco Branco
  • 3D Transparente
  • Antiderrapante Branco
  • Antiderrapante Transparente
  • Color Jateado
  • Digi Master
  • Digi Max Branco Fosco
  • Digi Max Branco Semibrilho
  • Digi Max Branco StopLight (Blockout)
  • Digi Max Transparente Brilho
  • Digi Max Transparente Fosco
  • Fix Color Branco Fosco
  • Fix Color Branco Semibrilho
  • Fix Color Transparente
  • Fotoluminescente
  • Frosted
  • Jateado Colmeia
  • Jateado Esfera
  • Jateado Losango
  • Jateado Metalizado
  • Jateado Micro Esfera
  • Pisomax
  • Refletivo Branco Digital

A Imprimax também aproveitou a ocasião para anunciar o Guia Imprimax, catálogo que reúne informações técnicas sobre as linhas de produtos da empresa. O material tem dicas, manuais, passo a passos e dois DVDs.

Assista ao vídeo sobre os 150 lançamentos da Imprimax em 2015:

Fonte:Imprimax