Entrevista com Ricardo Augusto Lie, sócio-diretor da Ampla
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/04/2016
Há mais de uma década, a Ampla Digital marca presença no mercado nacional entre as grandes fornecedoras de comercialização e fabricação de impressoras digitais de grande formato. Para manter e ampliar sua posição, a fabricante sofistica anualmente seu portfólio de equipamentos, para dar conta da constante demanda por tecnologias mais robustas, produtivas e versáteis. Recentemente, além de atender a birôs e gráficas nacionais, a empresa tem investido em uma nova rede de distribuição internacional, para expandir seus negócios a outros países, sobretudo da América Latina. Para falar mais sobre esses e outros assuntos, o InfoSign entrevistou o sócio-diretor da Ampla Digital Ricardo Augusto Lie, que também tratou de perspectivas de negócios, projetos e lançamentos.
InfoSign: A Ampla planeja fazer lançamentos em 2016?
Ricardo Lie: Sim, vamos apresentar em primeira mão na feira Serigrafia Sign 2016 a Ampla Elite 3204, impressora com 3,2m de largura que pode trabalhar na velocidade de até 80m²/h. Ela é indicada para o empresário de pequeno ou médio porte que planeja investir em um segundo equipamento. Esperamos visitantes e clientes em nosso estande para conhecer de perto a máquina.
Como a Ampla tem enfrentado a atual retração do mercado brasileiro?
Fazendo os ajustes necessários – como todas as empresas. Porém, estamos mantendo o foco no novo posicionamento mercadológico definido pela nova diretoria da empresa.
Qual a expectativa de negócios para os próximos meses?
Nossas expectativas são positivas. Consideramos tanto o potencial de nossa linha de produtos (incluindo o lançamento da Elite 3204) quanto uma definição do nosso cenário político-econômico, com uma consequente retomada da confiança dos empresários.
Como funciona o modelo de negócios da Ampla, considerando os representantes do mercado brasileiro?
Estamos desenvolvendo uma qualificada rede de distribuidores em todo o país, cujo trabalho será complementado pelas vendas diretas da empresa. Os distribuidores nos tornam mais próximos dos clientes e também agilizam o feedback e o trabalho de pós-venda.
Quais as perspectivas para o mercado externo?
Também temos perspectivas muito otimistas para o mercado externo, considerando que, além do Brasil em sua totalidade, a Ampla possui distribuidores nos seguintes mercados e países: América Central, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Índia, México, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai.
Como tem funcionado o esquema de comercialização e instalação de máquinas em países estrangeiros?
O projeto é todo desenvolvido em conjunto com o cliente pela equipe técnica da Ampla com o apoio dos distribuidores internacionais.
O Programa Portas Abertas contempla quais benefícios e ações de apoio ao cliente?
Aumentar a proximidade com o cliente e criar uma oportunidade confortável de ele expor suas necessidades, além de conhecer e indagar sobre a Ampla, seus produtos e serviços.
Além da comunicação visual, a Ampla pretende atuar em outros mercados?
Comunicação visual ainda é o nosso maior negócio, mas hoje os pilares de atuação da Ampla se focam também nos mercados de estamparia digital para a indústria têxtil (favorecida pela evolução dos tecidos em poliéster, que aumenta o valor agregado pela personalização das peças) e de impressão digital industrial em segmentos como o coureiro, calçadista, moveleiro, de decoração e de embalagens.
Isso é parte da filosofia da nova diretoria?
Este é um movimento natural de crescimento e qualificação do mercado que a nova diretoria da Ampla considera de importância estratégica vital não apenas seguir, mas, se possível, antecipar.
Orafol lança vinil para envelopamento Oracal 970
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/06/2015
A Orafol, fabricante de mídias para comunicação visual, lançou no mercado internacional uma nova linha de vinis para envelopamento de carros, a Oracal 970 Premium Shift Effect Cast.
Os novos materiais possuem acabamento diferenciado e sua cor muda de acordo com o ângulo de visão de quem observa o veículo.
Segundo a empresa, os vinis podem ser usados para cobrir totalmente o carro ou para conferir aspecto especial a peças ou partes específicas do veículo, como capô, maçanetas e aros.
Evelyn Zocher, diretora de vendas da Orafol, declarou: “Há anos, ouvimos os consumidores para desenvolver soluções e atender às necessidades do mercado. Acreditamos que a tendência para vinis exclusivos está em crescimento, e estamos realmente animados ao incluir os primeiros filmes desse tipo em nosso portfólio”.
Fonte: Orafol
Artigo: Como o uso eficiência do tempo afeta a produtividade
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2019
À medida que fazemos a transição para a segunda metade de 2019, percebo-me valorizando o tempo como um bem precioso. Em termos de negócios, na minha opinião, a chave do sucesso não é “gastar” tempo, mas “investir” nele.
Se você administra uma empresa de impressão de grande formato e sinalização, está ciente dos inúmeros processos que consomem muito tempo. A elaboração do design é um deles. Você já calculou as horas necessárias para criar apenas um trabalho? Em caso positivo, você provavelmente já explorou maneiras de reduzir isso. Afinal, tempo é dinheiro.
A boa notícia é que há soluções de software para aliviar isso e otimizar o fluxo de trabalho. Os principais fornecedores continuam a apresentar produtos ricos em recursos que atendem necessidades de ponta a ponta. Alguns até oferecem um poderoso RIP de 64 bits, de alta velocidade. Essa potência e uma série de recursos que economizam tempo garantem uma funcionalidade sem precedentes, especialmente na fase de criação e design. Do ponto de vista comercial, isso significa que você pode exceder as expectativas do cliente em relação às rotinas de trabalho e maximizar o rendimento e aumentar os resultados.
As soluções que economizam de tempo não param por aí. Os fornecedores vanguardistas continuam a olhar para o futuro e oferecem soluções de valor agregado que poupam tempo no fluxo de trabalho, como bancos de dados com um extenso catálogo de modelos de peças de sinalização e comunicação visual. Com eles, você pode localizar e baixar rapidamente logos, fontes ou projetos de envelopamento de veículos. Os trabalhos são executados com mais rapidez, e você fica apto a começar outros trabalhos.
Talvez você já esteja sorrindo por ter economizado tempo com essas ferramentas. Isso é ótimo, embora o tempo - ou a falta dele - seja um problema sempre presente, eu encorajo você a ficar atento às tecnologias inovadoras que podem ajudar a aliviar esse problema.
Estamos vendo as tecnologias de realidade aumentada (RA) e inteligência artificial (IA) entrarem no mercado de sinalização e formato grande. Embora seja improvável num futuro imediato, a IA tem o potencial de revolucionar a forma de produzir comunicação visual. Ela poderá ajudar os designers de sinalização ao sugerir fontes, imagens e layouts, o que, por sua vez, pode automatizar os processos e aumentar a produtividade para empresas de grandes formatos.
Então, se você acha que um tempo desnecessário está sendo gasto na criação e pré-impressão, talvez seja hora de mudar. Pense: no fim do dia, você não pode compensar o tempo perdido, só pode tentar fazer melhor no dia seguinte.
- Entrevista: Yeda Monteiro, gerente de negócios da feira FuturePrint
- Entrevista: Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil
- Entrevista com Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil
- Ampla anuncia três novas impressoras digitais
- Entrevista com Helvio Roberto Pompeo Madeira, diretor presidente da Febratex Group
- Entrevista: os campeões do Decor Wrapping 2019
- Entrevista com Marcelo Chagas, diretor de vendas e tecnologia da SAi
- Ampla lança impressora UV LED com tinta branca
- Entrevista com Alexandre Keese, diretor da APS Marketing de Eventos, responsável pela Fespa Brasil
- Ampla concorre ao Prêmio Pini 2018
- Durst lança inkjet industrial para embalagens e displays
- Roland DG apresenta nova série VersaOBJECT CO-i
- Sobe para 3 anos a garantia de todas as impressoras da swissQprint
- Ricoh e Flora lançam impressora UV em parceria
- Drytac anuncia disponibilidade global de película PET
- Sun Chemical lança tintas para direct-to-film
- Mimaki lança combo de impressora com mesa de corte
- Contra Vision lança mídia perfurada de PET para janelas e afins
- Anunciada versão 24 do software Onyx
- Kyocera lança cabeça de impressão KJ4B-EX1200-RC com recirculação de tinta
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Epson lança impressora para estampar camisetas
- Como aplicar vinil adesivo em vidro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual