Entrevista com Ricardo Augusto Lie, sócio-diretor da Ampla

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/04/2016
Ricardo Augusto Lie, sócio-diretor da Ampla Digital

Ricardo Augusto Lie, sócio-diretor da Ampla Digital

Há mais de uma década, a Ampla Digital marca presença no mercado nacional entre as grandes fornecedoras de comercialização e fabricação de impressoras digitais de grande formato. Para manter e ampliar sua posição, a fabricante sofistica anualmente seu portfólio de equipamentos, para dar conta da constante demanda por tecnologias mais robustas, produtivas e versáteis. Recentemente, além de atender a birôs e gráficas nacionais, a empresa tem investido em uma nova rede de distribuição internacional, para expandir seus negócios a outros países, sobretudo da América Latina. Para falar mais sobre esses e outros assuntos, o InfoSign entrevistou o sócio-diretor da Ampla Digital Ricardo Augusto Lie, que também tratou de perspectivas de negócios, projetos e lançamentos.

InfoSign: A Ampla planeja fazer lançamentos em 2016?

Ricardo Lie: Sim, vamos apresentar em primeira mão na feira Serigrafia Sign 2016 a Ampla Elite 3204, impressora com 3,2m de largura que pode trabalhar na velocidade de até 80m²/h. Ela é indicada para o empresário de pequeno ou médio porte que planeja investir em um segundo equipamento. Esperamos visitantes e clientes em nosso estande para conhecer de perto a máquina.

Como a Ampla tem enfrentado a atual retração do mercado brasileiro?

Fazendo os ajustes necessários – como todas as empresas. Porém, estamos mantendo o foco no novo posicionamento mercadológico definido pela nova diretoria da empresa.

Qual a expectativa de negócios para os próximos meses?

Nossas expectativas são positivas. Consideramos tanto o potencial de nossa linha de produtos (incluindo o lançamento da Elite 3204) quanto uma definição do nosso cenário político-econômico, com uma consequente retomada da confiança dos empresários.

Como funciona o modelo de negócios da Ampla, considerando os representantes do mercado brasileiro?

Estamos desenvolvendo uma qualificada rede de distribuidores em todo o país, cujo trabalho será complementado pelas vendas diretas da empresa. Os distribuidores nos tornam mais próximos dos clientes e também agilizam o feedback e o trabalho de pós-venda.

Quais as perspectivas para o mercado externo?

Também temos perspectivas muito otimistas para o mercado externo, considerando que, além do Brasil em sua totalidade, a Ampla possui distribuidores nos seguintes mercados e países: América Central, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Índia, México, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai. 

Como tem funcionado o esquema de comercialização e instalação de máquinas em países estrangeiros?

O projeto é todo desenvolvido em conjunto com o cliente pela equipe técnica da Ampla com o apoio dos distribuidores internacionais.

O Programa Portas Abertas contempla quais benefícios e ações de apoio ao cliente?

Aumentar a proximidade com o cliente e criar uma oportunidade confortável de ele expor suas necessidades, além de conhecer e indagar sobre a Ampla, seus produtos e serviços.

Além da comunicação visual, a Ampla pretende atuar em outros mercados?

Comunicação visual ainda é o nosso maior negócio, mas hoje os pilares de atuação da Ampla se focam também nos mercados de estamparia digital para a indústria têxtil (favorecida pela evolução dos tecidos em poliéster, que aumenta o valor agregado pela personalização das peças) e de impressão digital industrial em segmentos como o coureiro, calçadista, moveleiro, de decoração e de embalagens.

Isso é parte da filosofia da nova diretoria?

Este é um movimento natural de crescimento e qualificação do mercado que a nova diretoria da Ampla considera de importância estratégica vital não apenas seguir, mas, se possível, antecipar.



Orafol apresenta seis novos vinis da linha Oracal 970RA Premium Shift Effect

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/06/2016
Películas brilhantes e foscas são indicadas para envelopamento de veículos

Películas brilhantes e foscas são indicadas para envelopamento de veículos

A filial norte-americana da Orafol, fabricante de materiais para comunicação visual, anunciou a disponibilidade de mais seis opções de cores na série Oracal 970RA Premium Shift Effect, composta por películas cast indicadas para envelopamento de veículos.

Com acabamentos brilhantes ou foscos, passam a fazer parte da linha as versões pérola, ametista, abacate, água-marinha, violeta e cranberry.

Segundo a empresa, a série Oracal 970RA Premium Shift Effect é produzida com tecnologia de ponta para que os vinis confiram aos veículos efeitos fascinantes, não direcionais e multicoloridos.

Além das seis novas opções citadas, a linha oferece mais três opções: verde azulado, turquesa e bronze, além de uma edição limitada de verde perolado brilhante. Os vinis são vendidos em bobinas com largura de 60 polegadas e comprimentos de 10, 25 ou 50 jardas.

Assista ao vídeo promocional da linha Oracal 970RA Premium Shift Effect:

Fonte: Orafol



Top 20: melhores envelopamentos de 2015 eleitos pela Fespa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2016
Confira trabalhos de envelopamento que foram destaques em 2015

Confira trabalhos de envelopamento que foram destaques em 2015

A Fespa, federação internacional da indústria de impressão digital, fez uma seleção dos melhores envelopamentos de veículos realizados no mundo em 2015. Entre os selecionados estão desde aplicações publicitárias em frotas a adesivações em veículos esportivos e projetos que podem entrar para o Guinness World Records. Segundo a Fespa, 2015 foi o ano em que a indústria de comunicação visual superou limites técnicos e criativos. Acompanhe os exemplos:

O birô inglês Press On foi o responsável por envelopar este carro supersônico. O dono do bólido tentará bater o recorde mundial de velocidade em 2016
A britânica Severn Signs criou e executou este projeto de comida de caminhão, cuja ideia era simular uma tenda de praia. O veículo serve peixes e batatas em cidades litorâneas da Inglaterra
Pelo segundo ano consecutivo, a Kiss Lagos, empresa da Hungria, angariou o World Wrap Master, campeonato de envelopamento promovido pela Fespa. Este é o trabalho que recebeu o prêmio
A Holden Racing e a Walt Disney produziram uma série de envelopamentos especiais em V8 Supercars para anunciar o lançamento do novo filme da franquia Guerra nas Estrelas
A Lotus, equipe de Fórmula 1, envelopou um de seus carros com um design baseado no filme Mad Max: Estrada da Fúria. Para o trabalho, vinis da 3M foram impressos em um Roland Soljet Pro4 XR-640
No Texas, EUA, a Lewisville Autoplex encomendou um envelopamento neste veículo a fim de ajudar a levantar fundos para uma instituição beneficente criada em memória do ex-atirador de elite Chris Kyle, cuja história inspirou o filme Sniper Americano
Para o Goodwood Festival of Speed, seis carros da marca Toyota foram adesivados com design inspirado pela Esso Ultron Tiger Toyota Supra, que competiu em 1999 e 2000 em importantes competições automobilísticas no Japão
A PG Nola venceu a Wrap Like a King, competição promovida pela Avery Dennison. A empresa envelopou uma Lamborghini Huracan usando vinis Conform Chrome Silver e Black Chrome
A Tata Communications e a JCDecaux Airport (braço da JCDecaux) foram responsáveis por envelopar a frota de trens da Heathrow Express, uma ligação ferroviária entre o aeroporto de Heathrow, em Londres, e a estação de Paddington. Além do envelopamento, os trens receberam telas e painéis digitais, pontos de TV e publicidade
A Signs Express Hull envelopou um veículo do corpo de bombeiros do Reino Unido para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata
O artista pop Peter Blake criou a arte e a Contra Vision, birô de comunicação visual, envelopou totalmente a balsa de Liverpool, na Inglaterra
O serviço de transporte público de Londres, na Inglaterra, criou um projeto que envelopou dois trens do metrô da cidade e nove ônibus
Para o lançamento da Borders Railway, na Escócia, foi envelopado um trem 70m de comprimento
A Aston Martin decorou um modelo 47 Vantage GTE para a corrida Le Mans, que marcou o 30º aniversário do surgimento do carro na competição
O DJ Deadmau5 coleciona supercarros, dentre os quais está uma Lamborghini Huracan, que foi envelopada pela Sekanskin
A equipe de Fórmula 1 Red Bull envelopou um de seus carros para os testes iniciais da temporada 2015. Para o resto da temporada, a escuderia manteve suas cores originais
Nostálgica, a Ford envelopou modelos Ford GT para diversas corridas e competições em 2015
O serviço de transporte público de Londres envelopou três diferentes tipos de veículos para comemorar o 10º aniversário do OUTbound, grupo LGBT
A canadense ZR Auto envelopou uma Ferrari F430 e usou vinis com acabamento fosco e carbono, nas cores vermelho e cinza
O alfaiate Richard James encomendou uma BMW i8 com envelopamento especial a fim de chamar atenção para sua loja na Savile Row, em Londres