Entrevista com Liliane Bortoluci, diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/11/2016
Liliane Bortoluci, diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL

Liliane Bortoluci, diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL

A história da serigrafia e da impressão digital no Brasil está inevitavelmente atrelada à feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL. Ao longo de suas 26 edições (em 2017 será realizada a 27ª), o evento angariou a estima de seus visitantes e expositores, tanto do Brasil como de países da América Latina. Esse mesmo público cativo, em décadas de assiduidade, foi aumentando sua afeição na mesma proporção que a feira ganhou designações informais. “Feira de serigrafia”, “Feira Signs” e “Feira de julho” são algumas delas. E a tal feira de julho, que em algumas edições recentes ocorreu em maio, volta e fica de vez estabelecida no mês que se firmou na cabeça de seus visitantes. Em 2017, entre os dias 12 e 15 de julho, no Expo Center Norte, os fornecedores de sign e serigrafia poderão expor seus produtos e serviços a um público exigente que procura cada vez mais ofertas e informações.

Para falar sobre esses e outros assuntos, o InfoSign entrevistou Liliane Bortoluci, a diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL. A executiva é engenheira graduada pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap) e tem mais de 25 anos de experiência no mercado de feiras de negócios. Ela também é responsável por outros eventos do portfólio da Informa Exhibitions, como a Feimec, Expomafe, Plástico Brasil e ForMóbile. Nesta entrevista, foram abordadas questões relacionadas ao mercado e ao perfil dos visitantes e expositores, além de novidades e diferenciais da próxima edição.

InfoSign: Em 2017, a feira voltará a ser realizada no Expo Center Norte, no mês de julho. As próximas edições também serão nesta data e neste local, ambos já tradicionais?

Liliane Bortoluci: É isso mesmo, a feira volta ao local e período que nossos expositores e visitantes estavam habituados. Nosso planejamento é manter isso como padrão para o futuro. A próxima edição será de 12 a 15 de julho, no Expo Center Norte.

Quais são as novidades preparadas pela Informa que os visitantes encontrarão na feira de 2017?

Atendendo a demanda dos visitantes da feira, estamos planejando muitas novidades e atrações interativas. Teremos a “Serigrafia em Ação”, uma área destinada a mostrar as inúmeras possibilidades da utilização da serigrafia por meio de demonstrações ao vivo. Teremos também a “Arena do Conhecimento”, com conteúdo técnico, palestras e workshops, para que os visitantes possam se atualizar e obter aprimoramentos em impressão digital, grandes formatos e muitas outras aplicações e ainda aproveitar para fazer relacionamento.

Vocês têm percebido mudanças nas demandas e comportamentos dos visitantes e expositores? Como isso afeta a maneira de organizar a feira?

Sim, os visitantes estão buscando cada vez mais conteúdo, demonstrações e aulas práticas. Esse comportamento impulsionou a Informa a inovar e criar uma área de marketing de conteúdo, que conta com uma equipe de jornalistas responsáveis pelo contato com os visitantes durante todo o ano. Assim, nós temos um canal aberto de comunicação para contar as novidades da feira para o mercado e para divulgar materiais técnicos, como e-books, gráficos e textos relevantes e segmentados por interesse.

Quanto aos expositores, o comportamento deles tem se mostrado muito mais seletivo. As marcas buscam a participação que gere o melhor retorno sobre o investimento. Em um tempo difícil, como o que estamos enfrentando agora, é natural que as empresas decidam participar da feira que dará o melhor retorno. Nesse cenário, a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL é certeza de resultado positivo.

Além da feira, a Informa oferece quais outros serviços ao público de sinalização e impressão digital?

Além da feira, onde o visitante pode conferir de perto as novidades de cada marca expositora, a Informa criou a área de marketing de conteúdo para manter o contato com os expositores, visitantes e público interessado nas nossas feiras, ao longo do ano. Os conteúdos são produzidos de acordo com os principais interesses do nosso público visitante e difundido por meio de newsletters e redes sociais. Cada segmento de exposição na feira é representado em nosso blog (canal de conteúdo). Também temos convidados especialistas que contribuem ainda mais com a disseminação de conteúdo relevante.

Nós também manteremos nosso catálogo de expositores impresso, um diferencial muito solicitado por nossos visitantes, além de ser uma vitrine de exposição importante para os nossos parceiros. Além disso, buscamos os melhores serviços para ajudar os visitantes a se programar para a feira: parcerias com companhias aéreas e agências de turismo, com associações e com as mídias, para trazer conteúdo e relevância ao evento.

Por quais mudanças a feira e o mercado passaram desde que a Informa adquiriu o portfólio da Sertec em 2011?

Muitas mudanças. Do ponto de vista mercadológico, em 2010 e 2011 estávamos diante de um cenário econômico muito mais favorável. A economia brasileira registrava altos índices de crescimentos, o acesso ao crédito era mais amplo e fácil. Os investimentos internacionais no país eram pujantes. Já a partir de 2015, o desemprego subiu e a renda caiu. O PIB em 2015 teve o pior resultado em 25 anos. O sentimento de desconfiança no país aumentou e o acesso ao crédito ficou mais difícil. Isso foi muito sentido nas feiras de negócios.

Na feira, vimos o impacto, principalmente, na mudança do perfil do visitante. Passamos a receber muitos novos entrantes, pessoas que queriam mudar de mercado, abrir sua própria empresa. Para isso, temos de ser muito assertivos e dar direcionamentos e informação adequada para esse público.

A falta de crédito também é uma característica atual e estamos tentando, como feira de negócios, nos aproximar de instituições financeiras que possam dar apoio aos nossos parceiros.

Além do econômico, o comportamento das pessoas mudou com o uso das mídias sociais, tecnologias e mapeamentos dos usuários on-line. Os Millennials, geração composta por pessoas nascidas de 1980 aos anos 2000, apresentam uma forma de se relacionar com as marcas, produtos e serviços bem diferente da forma da geração anterior. Entender as ambições, desejos, dores, necessidades e a forma de se relacionar dessas gerações está diretamente ligado ao nosso futuro e dos nossos expositores.

Dentro de um cenário bastante desafiador da economia brasileira, esse é um momento propício para refletirmos e irmos a fundo em nossos negócios, acompanhando o ritmo das mudanças e evoluções da sociedade e do mercado consumidor como um todo. O lado bom disso tudo é que a feira tem conseguido acompanhar todas essas mudanças e continua sendo referência no mercado.

Quais medidas a organização tomou para contornar a crise e continuar a prestar um serviço com diferenciado ao visitante?

A crise afetou o país todo e fez com que os brasileiros repensassem sobre como ser mais eficiente e conseguir gerir melhor a receita disponível. Nosso papel é organizar uma feira que atenda às expectativas dos expositores e dos visitantes. Para isso, já executamos algumas atividades como o “focus group segmentado”, um conselho consultivo que trabalha para termos a melhor entrega para o mercado. Também realizamos pesquisas com expositores e visitantes, e o resultado foi um mapeamento de todas as necessidades e expectativas. Isso é o orientador de nosso trabalho atual.

A feira ainda é relevante para o mercado? Por quê?

Sim, muito. A feira é relevante e icônica para o mercado. Ela é responsável por fomentar, aglutinar e gerar leads nos setores de impressão digital, grandes formatos, impressão digital têxtil, brindes, serigrafia, comunicação visual, sinalização e sublimação. Uma feira de negócios como a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL reúne em um único local muitos compradores, marcas, mídias e associações, e essa concentração de negócios é importante para o mercado de impressão. Os expositores estão cientes desse papel e isso faz com que eles tenham a preocupação de levar para a feira lançamentos, novidades, novos materiais e novas técnicas, porque esse setor tem um relevante número de empreendedores.



RIP VersaWorks Dual será incluído em diversas impressoras Roland

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/11/2016
Diversas impressoras Roland serão vendidas com o RIP VersaWorks Dual

Diversas impressoras Roland serão vendidas com o RIP VersaWorks Dual

A Roland DG, fabricante de plotters e impressoras digitais, anunciou que o RIP VersaWorks Dual passou a suportar diversos outros modelos de equipamentos fabricados pela empresa.

Lançado em 2015, o VersaWorks Dual já vem integrado a impressoras mais recentes da Roland, como a SOLJET EJ-640 e a TrueVIS VG-640/540. A partir de outubro de 2016, os seguintes modelos também serão vendidos com o RIP em questão:

  • SOLJET PRO 4 XR-640;
  • VersaCAMM: VS-640i/540i/300i e SP-540i/300i;
  • VersaSTUDIO BN-20;
  • VersaEXPRESS RF-640;
  • VersaUV: LEJ-640, LEC-540/330 e LEF-20;
  • Texart RT-640.

De acordo com a empresa, o VersaWorks Dual tem plataforma visual intuitiva e fácil de utilizar, além de oferecer novas funções avançadas de processamento e edição. Permite trabalhar com arquivos PostScript e processamento nativo de arquivos PDF, que se tornaram populares no campo da impressão comercial por garantir que os efeitos de transparência sejam processados com precisão. Além disso, as camadas de tinta branca e verniz podem ser geradas automaticamente no RIP. Recursos como deslocamento, posicionamento, rotação e registro de camadas de tinta podem ser facilmente configurados no RIP.

Yuko Maeda, presidente da divisão de desenvolvimento de negócios da Roland DG, declarou: “Há anos desenvolvemos RIPs e softwares de gerenciamento de impressão. Nossos aplicativos são exclusivamente adaptados a impressoras e plotters da Roland DG. Portanto, são otimizados para maximizar a produtividade. Nossas ferramentas proprietárias de gerenciamento de cores e outras funções tornaram-se fatores importantes na popularização dos produtos Roland no mundo”.

Fonte: Roland DG



Expositores divulgam prévia de lançamentos da Febratex 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/07/2018
Conheça de antemão algumas atrações para o segmento de estamparia digital têxtil

Conheça de antemão algumas atrações para o segmento de estamparia digital têxtil

Os expositores da Febratex, Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, estão divulgando os lançamentos que serão destacados na 16ª edição do evento, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).

Segundo a organização, a Febratex 2018 reunirá mais de 2.400 marcas de tecnologia relacionada à cadeia produtiva têxtil mundial. Os interessados em visitar a exposição podem fazer o credenciamento, gratuitamente, pelo site.

Confira, abaixo, lançamentos e informações de alguns expositores de estamparia digital têxtil da Febratex 2018:

- Ampla: fabricante nacional, a empresa destacará a impressora sublimática TX-MAX, indicada para quem busca entrar na estamparia digital ou expandir seus negócios. A máquina pode produzir estampas únicas e exclusivas para a indústria têxtil e de confecções. Possui largura de 1,9m e conta com duas cabeças DX5, com produção de até 32m²/h no modo de produção 4 passadas.

- Engecolor: especializada em soluções para gerenciamento de cor, a empresa lançará o VS3200, PantoneLive, Ci7500. Em seu estande, haverá colorímetros, espetrofotômetros, equipamentos para medição em linha e softwares de controle de qualidade e criação de perfis ICC e cartelas Pantone.

- Fremplast Tintas: apresentará a impressora sublimática CS1802. A empresa também realizará promoções comerciais.

- Galileu Tecnologia: a expositora estará presente na feira para apresentar soluções das marcas Gerber, AccuPlan, Barudan e Mimaki.

- Global Química & Moda: no estande da fornecedora estarão equipamentos de impressão digital têxtil da Epson, tintas digitais da Sensient e produtos para preparação de tecidos da Lamberti. A empresa também participará da “A impressão digital na era da indústria 4.0”, no Seminário tecnológico ABTT.

- MK Química: fornecedora de especialidades químicas, a empresa exporá materiais como o Maxifix MK T-FPC, fixador que promove a melhoria da solidez à lavagem e fricção e não altera as cores do tingimento.

- Quimisa: levará corantes (reativos, dispersos, ácidos e diretos), auxiliares têxteis e produtos para estamparias, tinturarias e lavanderias.

- Sensiente: apresentará tintas para impressão digital têxtil para cabeças Epson DX (ElvaJet Swift) e Kyocera (Xennia Amethyst, Xennia Corundum, Xennia Opal e Xennia Agate).

- Sintequímica do Brasil: mostrará tintas DuPont Artistri e corantes diretos e sublimáticos para estamparia têxtil digital. Apresentará também pigmentos dispersos à base d’água, produtos auxiliares para estamparia têxtil e produtos de efeito especial para estamparia têxtil.

- SPGPrints: apresentará seu portfólio de máquinas de impressão digital, tintas digitais e gravação de cilindros a laser da tecnologia Archer.

- Sulfet: com atuação na área de equipamentos de impressão e serigrafia, a empresa, de origem turca, passará a comercializar soluções para o mercado brasileiro.

- Tintas Digitais: apresentará sua linha de tintas sublimáticas Globaltech e impressoras de grandes formatos.

Fonte: Febratex