Entrevista com Liliane Bortoluci, diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/11/2016
Liliane Bortoluci, diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL

Liliane Bortoluci, diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL

A história da serigrafia e da impressão digital no Brasil está inevitavelmente atrelada à feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL. Ao longo de suas 26 edições (em 2017 será realizada a 27ª), o evento angariou a estima de seus visitantes e expositores, tanto do Brasil como de países da América Latina. Esse mesmo público cativo, em décadas de assiduidade, foi aumentando sua afeição na mesma proporção que a feira ganhou designações informais. “Feira de serigrafia”, “Feira Signs” e “Feira de julho” são algumas delas. E a tal feira de julho, que em algumas edições recentes ocorreu em maio, volta e fica de vez estabelecida no mês que se firmou na cabeça de seus visitantes. Em 2017, entre os dias 12 e 15 de julho, no Expo Center Norte, os fornecedores de sign e serigrafia poderão expor seus produtos e serviços a um público exigente que procura cada vez mais ofertas e informações.

Para falar sobre esses e outros assuntos, o InfoSign entrevistou Liliane Bortoluci, a diretora da feira Serigrafia Sign FutureTEXTIL. A executiva é engenheira graduada pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap) e tem mais de 25 anos de experiência no mercado de feiras de negócios. Ela também é responsável por outros eventos do portfólio da Informa Exhibitions, como a Feimec, Expomafe, Plástico Brasil e ForMóbile. Nesta entrevista, foram abordadas questões relacionadas ao mercado e ao perfil dos visitantes e expositores, além de novidades e diferenciais da próxima edição.

InfoSign: Em 2017, a feira voltará a ser realizada no Expo Center Norte, no mês de julho. As próximas edições também serão nesta data e neste local, ambos já tradicionais?

Liliane Bortoluci: É isso mesmo, a feira volta ao local e período que nossos expositores e visitantes estavam habituados. Nosso planejamento é manter isso como padrão para o futuro. A próxima edição será de 12 a 15 de julho, no Expo Center Norte.

Quais são as novidades preparadas pela Informa que os visitantes encontrarão na feira de 2017?

Atendendo a demanda dos visitantes da feira, estamos planejando muitas novidades e atrações interativas. Teremos a “Serigrafia em Ação”, uma área destinada a mostrar as inúmeras possibilidades da utilização da serigrafia por meio de demonstrações ao vivo. Teremos também a “Arena do Conhecimento”, com conteúdo técnico, palestras e workshops, para que os visitantes possam se atualizar e obter aprimoramentos em impressão digital, grandes formatos e muitas outras aplicações e ainda aproveitar para fazer relacionamento.

Vocês têm percebido mudanças nas demandas e comportamentos dos visitantes e expositores? Como isso afeta a maneira de organizar a feira?

Sim, os visitantes estão buscando cada vez mais conteúdo, demonstrações e aulas práticas. Esse comportamento impulsionou a Informa a inovar e criar uma área de marketing de conteúdo, que conta com uma equipe de jornalistas responsáveis pelo contato com os visitantes durante todo o ano. Assim, nós temos um canal aberto de comunicação para contar as novidades da feira para o mercado e para divulgar materiais técnicos, como e-books, gráficos e textos relevantes e segmentados por interesse.

Quanto aos expositores, o comportamento deles tem se mostrado muito mais seletivo. As marcas buscam a participação que gere o melhor retorno sobre o investimento. Em um tempo difícil, como o que estamos enfrentando agora, é natural que as empresas decidam participar da feira que dará o melhor retorno. Nesse cenário, a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL é certeza de resultado positivo.

Além da feira, a Informa oferece quais outros serviços ao público de sinalização e impressão digital?

Além da feira, onde o visitante pode conferir de perto as novidades de cada marca expositora, a Informa criou a área de marketing de conteúdo para manter o contato com os expositores, visitantes e público interessado nas nossas feiras, ao longo do ano. Os conteúdos são produzidos de acordo com os principais interesses do nosso público visitante e difundido por meio de newsletters e redes sociais. Cada segmento de exposição na feira é representado em nosso blog (canal de conteúdo). Também temos convidados especialistas que contribuem ainda mais com a disseminação de conteúdo relevante.

Nós também manteremos nosso catálogo de expositores impresso, um diferencial muito solicitado por nossos visitantes, além de ser uma vitrine de exposição importante para os nossos parceiros. Além disso, buscamos os melhores serviços para ajudar os visitantes a se programar para a feira: parcerias com companhias aéreas e agências de turismo, com associações e com as mídias, para trazer conteúdo e relevância ao evento.

Por quais mudanças a feira e o mercado passaram desde que a Informa adquiriu o portfólio da Sertec em 2011?

Muitas mudanças. Do ponto de vista mercadológico, em 2010 e 2011 estávamos diante de um cenário econômico muito mais favorável. A economia brasileira registrava altos índices de crescimentos, o acesso ao crédito era mais amplo e fácil. Os investimentos internacionais no país eram pujantes. Já a partir de 2015, o desemprego subiu e a renda caiu. O PIB em 2015 teve o pior resultado em 25 anos. O sentimento de desconfiança no país aumentou e o acesso ao crédito ficou mais difícil. Isso foi muito sentido nas feiras de negócios.

Na feira, vimos o impacto, principalmente, na mudança do perfil do visitante. Passamos a receber muitos novos entrantes, pessoas que queriam mudar de mercado, abrir sua própria empresa. Para isso, temos de ser muito assertivos e dar direcionamentos e informação adequada para esse público.

A falta de crédito também é uma característica atual e estamos tentando, como feira de negócios, nos aproximar de instituições financeiras que possam dar apoio aos nossos parceiros.

Além do econômico, o comportamento das pessoas mudou com o uso das mídias sociais, tecnologias e mapeamentos dos usuários on-line. Os Millennials, geração composta por pessoas nascidas de 1980 aos anos 2000, apresentam uma forma de se relacionar com as marcas, produtos e serviços bem diferente da forma da geração anterior. Entender as ambições, desejos, dores, necessidades e a forma de se relacionar dessas gerações está diretamente ligado ao nosso futuro e dos nossos expositores.

Dentro de um cenário bastante desafiador da economia brasileira, esse é um momento propício para refletirmos e irmos a fundo em nossos negócios, acompanhando o ritmo das mudanças e evoluções da sociedade e do mercado consumidor como um todo. O lado bom disso tudo é que a feira tem conseguido acompanhar todas essas mudanças e continua sendo referência no mercado.

Quais medidas a organização tomou para contornar a crise e continuar a prestar um serviço com diferenciado ao visitante?

A crise afetou o país todo e fez com que os brasileiros repensassem sobre como ser mais eficiente e conseguir gerir melhor a receita disponível. Nosso papel é organizar uma feira que atenda às expectativas dos expositores e dos visitantes. Para isso, já executamos algumas atividades como o “focus group segmentado”, um conselho consultivo que trabalha para termos a melhor entrega para o mercado. Também realizamos pesquisas com expositores e visitantes, e o resultado foi um mapeamento de todas as necessidades e expectativas. Isso é o orientador de nosso trabalho atual.

A feira ainda é relevante para o mercado? Por quê?

Sim, muito. A feira é relevante e icônica para o mercado. Ela é responsável por fomentar, aglutinar e gerar leads nos setores de impressão digital, grandes formatos, impressão digital têxtil, brindes, serigrafia, comunicação visual, sinalização e sublimação. Uma feira de negócios como a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL reúne em um único local muitos compradores, marcas, mídias e associações, e essa concentração de negócios é importante para o mercado de impressão. Os expositores estão cientes desse papel e isso faz com que eles tenham a preocupação de levar para a feira lançamentos, novidades, novos materiais e novas técnicas, porque esse setor tem um relevante número de empreendedores.



Durst apresenta seus desenvolvimentos tecnológicos mais recentes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/06/2018
Apresentações se deram na sede da empresa, em Brixen, Itália

Apresentações se deram na sede da empresa, em Brixen, Itália

A Durst, fabricante de impressoras digitais, realizou em maio o Durst Tech Days 2018, evento no qual foram apresentados novos sistemas inkjet rolo a rolo, softwares de fluxo de trabalho e impressoras com a tecnologia Durst Water Technology.

Entre os destaques do evento, esteve a Rhotex 325, indicada para impressão de soft signage (tecido). A máquina roda na velocidade de até 235m²/h (modo de produção) para aplicação direta em tecido. Algumas impressões em papel ou diretamente em tecido também podem ser executadas a 380m²/h.

A Durst também anunciou a tinta Rhotex Dye Sub TR, para impressão de transferência. Segundo a empresa, o insumo ofere alto desempenho de secagem e maior liberação de corante, o que reduz o consumo de tinta em aproximadamente 15%.

Na área de softwares, foi apresentado o Durst Analytics, aplicativo que executa análises de padrões operacionais das impressoras, para viabilizar manutenções preventivas mais eficazes por meio de monitoramento remoto de parâmetros de produção.

Da Durst Water Technology, anunciada há dois anos, foi apresentada impressora plana industrial Durst WT 250. Indicada para papelão ondulado, a máquina possibilita operar com carro de impressão único ou duplo com comprimento de mesa de até 2.100mm. O equipamento tem recursos automatizados para separação de mídia, registro, posicionamento e transporte. Além disso, vem com canais para 4 ou 6 cores (CMYK, light cyan e light magenta), imprime com gotas de 10 picolitros e oferece qualidade visual de 1.000dpi.

Fonte: Durst Brasil



Caldera anuncia nova versão do PrimeCenter

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/06/2022
PrimeCenter 2.0 vem com nova interface de usuário

PrimeCenter 2.0 vem com nova interface de usuário

A desenvolvedora Caldera lançou a versão 2.0 da solução de pré-impressão PrimeCenter.

Os destaques da novidade incluem uma interface totalmente nova, uma gama de ferramentas para preparação de arquivos e nesting mais rápido. Além disso, o suporte inclui Windows 11 e macOS Monterey.

Segundo a empresa, a nova interface foi desenvolvida para que os usuários se concentrem nas tarefas de pré-impressão, mesmo aqueles que utilizam monitor duplo. Além disso, os usuários podem alternar entre claro ou escuro, de acordo com as suas preferências.

Quando se trata de layouts, a velocidade do nesting foi melhorada para economizar tempo em grandes operações. O PrimeCenter 2.0 apresenta a possibilidade de ativar marcas de registo internas sem as marcas de borda.

Além destas melhorias, PrimeCenter 2.0 introduz a “fila de Receitas”, que permite configurar os trabalhos para que o software execute-os enquanto o operador se concentra em outras tarefas. PrimeCenter Pro permite executar um número ilimitado de receitas semi-automáticas e o PrimeCenter Max também pode executar até 10 receitas simultaneamente.

Para melhorar a precisão de corte em substratos escuros e transparentes, PrimeCenter apresenta a possibilidade de adicionar tinta branca ou colorida sob e em torno das marcas para melhorar a deteção das cortadoras e plotters.

Fonte: Caldera



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