EFI prepara novidades e lançamentos para o Connect 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/12/2017
Evento anual reúne especialistas e clientes do mundo todo

Evento anual reúne especialistas e clientes do mundo todo

A fabricante EFI realiza anualmente o Connect, evento internacional que reúne especialistas em exposições e palestras sobre equipamentos, softwares e tecnologias de impressão digital. A edição de 2018 da conferência ocorrerá entre os dias 23 e 26 de janeiro, no hotel Wynn, em Las Vegas, Estados Unidos.

Com novidades, lançamentos e tendências, o evento durará quatro dias e oferecerá um programa com mais de 100 sessões sobre papelão ondulado, embalagens, softwares de gestão, soft signage, entre outros temas. Além disso, serão expostas diversas soluções da EFI.

O programa de palestras está disponível no site e conta com a presença de profissionais, como o CEO da Rafael Hinojosa, Eric Bacourt, e o autor do livro ‘Unsquaring the Wheel’, Dr. Joe Webb.

Além do contato direto com especialistas, o evento é um momento único de networking com colegas da indústria gráfica e de impressão. Contando com a presença de profissionais de cerca de 40 países, muitos novos negócios são realizados e ideias inovadoras surgem em conversas e bate-papos com os profissionais mais influentes do mercado.

Em 2018 a EFI espera ampliar a visitação latino-americana. As inscrições ainda estão abertas.

Fonte: EFI

Tags: EFI, Connect 2018,


Segunda edição do DecorExpress simulará uma hamburgueria

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2018
Em 2018, espaço reproduzirá um ambiente retrô ricamente decorado

Em 2018, espaço reproduzirá um ambiente retrô ricamente decorado

Dentro da Serigrafia Sign 2018, feira de tecnologias de impressão e comunicação visual, o visitante terá a oportunidade de interagir com um modelo de hamburgueria com tema “anos 50”. Trata-se da segunda edição do DecorExpress, que objetiva mostrar possibilidades que a comunicação visual oferece aos profissionais dos segmentos de decoração e design de interiores. O estabelecimento retrô foi escolhido por ser um negócio em que é necessário se diferenciar dos demais por meio de visual elaborado.

Entre os dias 25 e 28 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, o visitante da feira poderá ver de perto os elementos utilizados para compor a hamburgueria do DecorExpress. Entre destaques estão o efeito que a tinta de impressão UV cria sobre o PVC utilizado nas fachadas, o piso quadriculado em preto e branco impresso em revestimento resistente para grande tráfego de clientes e o tecido das poltronas impressos em napa com desenho jeans.

Bianka Mugnatto, designer de interiores e curadora do projeto, declarou: “A ideia é exibir uma opção com diversos tipos de equipamentos, revestimentos e tecnologias de impressão já existentes no mercado, além de fornecer dicas de como chegar ao resultado desejado”.

Com patrocínio das fornecedoras Aplike, Endutex e Roland, o projeto foi construído a partir do conceito de reforma rápida (o retrofit) e foi concretizado por diferentes tecnologias de impressão e substratos flexíveis e rígidos. No DecorExpress, os visitantes poderão conferir de perto as soluções recém-desenvolvidas por essas marcas.

Fonte: Serigrafia Sign



Influência da temperatura na instalação de vinis adesivos

Por Eduardo Yamashita em 28/07/2015
Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Todo vinil adesivo sofre influência de temperatura. O frio extremo pode afetar o desempenho do filme de PVC e dificultar a instalação. Por outro lado, o calor extremo pode tornar o adesivo muito agressivo. Portanto, ao instalar imagens de vinil no Pará ou Rio Grande do Sul, em janeiro ou junho, é preciso enfrentar alguns desafios ambientais. Quais são os riscos? E como saber quando está muito frio para a instalação planejada?

Em ambientes muito frios

A baixa temperatura do ambiente ou da superfície reduz a plasticidade do filme de PVC, o que pode roubar sua capacidade de se conformar a uma superfície curva ou ligeiramente texturizada. No entanto, não haverá problema se a superfície de aplicação for lisa e plana. Em outras palavras, a elongação do filme de PVC diminui, deixando-o mais quebradiço.

Mas conformação é apenas parte do problema. O vinil mais conformável do mundo só vai ficar parado (adesivado) se o adesivo trabalhar. Em temperaturas abaixo da mínima, o adesivo torna-se tão frágil que não se molda à superfície. Se estiver perto da temperatura mínima da superfície, o filme pode aderir, mas não vai se relacionar bem o suficiente para tornar-se permanente. Isso poderia causar falha adesiva após a entrega ao cliente.

Qual a temperatura ideal para evitar o fracasso das aplicações? Depende. Cada vinil é diferente, mas em geral a temperatura mínima varia entre 4ºC e 7ºC para vinis cast e entre 8ºC e 10ºC para calandrados. Para ter certeza dos valores ideais, consulte sempre os dados publicados pelos fabricantes.

Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos
Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos

Intemperismo e armazenamento

Ao armazenar vinis em local separado do espaço de trabalho, é preciso adaptá-los à temperatura do ambiente antes da aplicação. Se estiver 22ºC em sua mesa e 3ºC na área de armazenamento, o vinil pode não estar pronto para o trabalho. Logo, será necessário aquecer a mídia para que fique entre 20ºC e 25ºC. Esse procedimento também é válido para fitas adesivas, filmes de laminação e outros materiais autoadesivos.

Entretanto, se o seu vinil está quente e será instalado em um veículo em uma garagem com a temperatura mais baixa, será necessário aquecer a superfície antes da instalação. A temperatura da superfície é tão importante quanto a do próprio vinil.

Lembre-se que, geralmente, leva alguns dias para o adesivo curar na superfície. Então, se você tem de instalar vinis em clima frio, faça-o em local climatizado. Além disso, tente organizar o ambiente para manter a superfície recém-decorada ou o veículo por alguns dias (mínimo de dois dias) descansando antes de liberá-lo para o cliente.

Agora você sabe que “depende” é a resposta para a questão “é quente o suficiente para instalar o vinil?”.

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos
Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos