EFI lança impressoras rolo a rolo UV LED

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/01/2017
Vutek 3r e 5r tem larguras de 3m e 5m, respectivamente

Vutek 3r e 5r tem larguras de 3m e 5m, respectivamente

A fabricante EFI anunciou as impressoras rolo a rolo UV LED Vutek 3r e 5r. Com larguras de 3m e 5m, respectivamente, os equipamentos podem trabalhar na velocidade de até 446m2/h, de acordo com a empresa.

Com tecnologia UltraDrop e capacidade de disparar gotas de tinta de 7 picolitros, as impressoras podem receber diversos opcionais, como tintas claras e branco (para impressão em várias camadas), acabamento (corte, guilhotina e coleta) em linha, retroiluminação automática e impressão blockout.

Rami Cohen, gerente geral da Campus Digital Imaging, empresa israelita que recentemente adquiriu a Vutek 3r, declarou: “Antes, tínhamos de transferir os rolos impressos para uma máquina especializada, para cortá-los em folhas. Agora, o corte em folhas e o uso da guilhotina acontecem durante a produção, simultaneamente à impressão”.

As máquinas foram lançadas no Connect 2017, evento anual realizado pela EFI com a finalidade de apresentar novidades e tecnologias a empresários de todo o mundo.

Fonte: EFI



Estamparia digital têxtil na Mimaki Week

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/08/2015
Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Entre os dias 3 e 7 de agosto, na filial recifense da Mimaki Brasil, foi realizado o Mimaki Week, evento que reuniu clientes, empresários e técnicos para discutir a impressão digital em tecidos. Na ocasião, Marcelo Ribeiro, da Mimaki, ministrou a palestra “Estamparia Digital”, na qual foram apresentados processos de impressão em poliéster, algodão e poliamida, além de novas tecnologias para o ramo.

Além disso, foram apresentados equipamentos Mimaki (CJV150 e JV300) e atuações da impressão sublimática. Outro ponto frisado durante o evento foi a impressão em banners de tecidos, que estão substituindo banners de lonas.

Segundo Ribeiro, para a preparação da palestra, “foi necessário colocar em pauta dados da indústria têxtil nacional, compilando informações do setor em 2012, 2013 e 2014 e projeções para 2015. Mostramos também os polos têxteis brasileiros e mensuramos a capacidade produtiva de cada um”.

Tecnologias de impressão digital em tecidos

Na palestra apresentada na Mimaki Week, foram discriminadas as tecnologias de estamparia têxtil digital, que podem ser divididas em impressão direta (para bases naturais) e sublimação (normalmente utilizada para poliéster).

As bases naturais são estampadas com pastas (tintas) reativas ou ácidas. Para tanto, são necessários tratamentos prévios e posteriores realizados por meio de equipamentos como rama, lavadora, vaporizador, entre outros. São máquinas consolidadas que se encontram instaladas em muitas empresas do país.

A estamparia em tecidos com base sintética poliamida é realizada com impressão direta e pasta (tinta) ácida. Por reter calor, a poliamida exige processos mais complexos de estamparia. Porém, há empresas que adaptaram a sublimação para obter resultados aceitáveis nesse tipo de substrato.

Para o caso das bases sintéticas (PES), o processo é definitivamente mais simples e demanda impressão em papel e termotransferência (calandra ou prensa térmica). Trata-se de uma solução popular entre as estamparias brasileiras, que contam com uma grande variedade de bases PES, como PV, PA e bases mistas.

Fonte: Mimaki Brasil



Mimaki Europa lança site e concurso de fotografia

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2013

A Mimaki Europa revelou alguns de seus planos para 2013. Dentre as novidades citadas pelos responsáveis, estão o lançamento de um website e um concurso de fotografia.

A fim de comemorar o lançamento do site MyMimaki.com, os clientes são convidados a usar a criatividade para um concurso de fotografias com imagens reproduzidas em equipamentos da marca. Chamado "Me & My Photo Contest Mimaki", o concurso distribuirá um prêmio no valor de cinco mil euros.

"Nossas soluções ajudam os clientes em termos de agilidade e produtividade, mas a energia e a criatividade é que são vitais para garantir o sucesso deles", comentou Mike Horsten, gerente de marketing da Mimaki Europa.

Concurso de fotografia da Mimaki Europa

Concurso de fotografia da Mimaki Europa

Fonte: Large Format Review