Edição 2016 do Fespa Brasil Fórum ocorre entre outubro e novembro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/09/2016
Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro receberão o Fespa Brasil Fórum de 2016

Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro receberão o Fespa Brasil Fórum de 2016

A Fespa e a APS Feiras anunciaram para outubro e novembro a segunda edição do Fespa Brasil Fórum, evento gratuito dedicado a debater negócios, oportunidades e tecnologias de impressão digital e comunicação visual. Os interessados devem se inscrever por meio do site.

A primeira cidade a receber o fórum será Curitiba, em 26 de outubro, no Sigep (rua Augusto Severo, 1050 - Alto da Glória). O evento segue para Belo Horizonte, em 9 de novembro, no Senai Cecoteg (rua Santo Agostinho, 1717 - Horto Florestal). A última etapa será no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro, no Senai Maracanã (rua São Francisco Xavier, 417 - Maracanã).

O Fespa Brasil Fórum objetiva reunir empresários para debater tendências, estratégias e o futuro dos mercados brasileiro e global, discutindo novas oportunidades, processos e tecnologias.

Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil, será um dos palestrantes do evento. O executivo apresentará uma análise sobre o mercado mundial. Com base nela, traçará tendências de um mercado em constante mudança. Durante a apresentação, Keese apresentará também os principais dados coletados pela Fespa internacional e mostrará caminhos para que o empresário trabalhe com soluções integradas e agregue valor ao atender as necessidades dos clientes.

Outra palestrante do evento será Luciana Andrade, especialista em impressão digital de grandes formatos, que abordará o tema "A Comunicação Visual e o Mercado Novo". Luciana fala sobre as transformações do setor e as estratégias de quem está obtendo sucesso.

Com enorme aceitação em 2015, o Fespa Brasil Fórum fundamenta-se no o lema Profit for Purpose (Lucro por um Propósito) da Fespa, que se compromete a reinvestir na indústria de impressão digital ao compartilhar conhecimento de qualidade aos profissionais do ramo.

Fonte: Fespa Brasil



Wasatch desenvolve software para impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2016
ColorBlend foi criado para atender a indústria de estamparia digital têxtil

ColorBlend foi criado para atender a indústria de estamparia digital têxtil

A desenvolvedora Wasatch e a ColorBlend, indústria têxtil italiana, uniram-se para criar um aplicativo dedicado à impressão digital em tecidos. Além de ferramentas específicas para controle e gerenciamento de cores, o software ColorBlend oferece a opção “Colorways”, que ajuda a criar padrões tonais. Confira os principais recursos do programa:

“Colorways”

Ferramenta com a qual é possível definir várias combinações de cores e aplicá-las a determinado padrão. Basta selecioná-las em uma biblioteca ou obtê-las por meio de espectrofotômetro. Layouts permitem que o usuário visualize as cores selecionadas e faça as alterações necessárias

Controle preciso de cores

A ferramenta “Color Matching” permite obter correspondências entre as cores do arquivo digital e as cores impressas nos tecidos. Isto é realizado por meio da digitalização de um conjunto de amostras, que depois serão usadas pelo ColorBlend como base para que ele obtenha as devidas correspondências das cores em valores L*a*b.

Criador de perfis de cores

O ColorBlend foi projetado especificamente para criar perfis para impressão digital em tecidos. Além de trabalhar com o padrão CMYK, o software é capaz de interpretar com bastante precisão cores especiais como laranja, azul e verde, usadas para expandir a capacidade de reprodução das impressoras. O ColorBlend também criar perfis levando em conta a saturação de cores típica da estamparia têxtil.

Fonte: Wasatch



Artigo: Como o uso eficiência do tempo afeta a produtividade

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2019
A chave do sucesso é gerir o tempo adequadamente

A chave do sucesso é gerir o tempo adequadamente

À medida que fazemos a transição para a segunda metade de 2019, percebo-me valorizando o tempo como um bem precioso. Em termos de negócios, na minha opinião, a chave do sucesso não é “gastar” tempo, mas “investir” nele.

Se você administra uma empresa de impressão de grande formato e sinalização, está ciente dos inúmeros processos que consomem muito tempo. A elaboração do design é um deles. Você já calculou as horas necessárias para criar apenas um trabalho? Em caso positivo, você provavelmente já explorou maneiras de reduzir isso. Afinal, tempo é dinheiro.

A boa notícia é que há soluções de software para aliviar isso e otimizar o fluxo de trabalho. Os principais fornecedores continuam a apresentar produtos ricos em recursos que atendem necessidades de ponta a ponta. Alguns até oferecem um poderoso RIP de 64 bits, de alta velocidade. Essa potência e uma série de recursos que economizam tempo garantem uma funcionalidade sem precedentes, especialmente na fase de criação e design. Do ponto de vista comercial, isso significa que você pode exceder as expectativas do cliente em relação às rotinas de trabalho e maximizar o rendimento e aumentar os resultados.

As soluções que economizam de tempo não param por aí. Os fornecedores vanguardistas continuam a olhar para o futuro e oferecem soluções de valor agregado que poupam tempo no fluxo de trabalho, como bancos de dados com um extenso catálogo de modelos de peças de sinalização e comunicação visual. Com eles, você pode localizar e baixar rapidamente logos, fontes ou projetos de envelopamento de veículos. Os trabalhos são executados com mais rapidez, e você fica apto a começar outros trabalhos.

Talvez você já esteja sorrindo por ter economizado tempo com essas ferramentas. Isso é ótimo, embora o tempo - ou a falta dele - seja um problema sempre presente, eu encorajo você a ficar atento às tecnologias inovadoras que podem ajudar a aliviar esse problema.

Estamos vendo as tecnologias de realidade aumentada (RA) e inteligência artificial (IA) entrarem no mercado de sinalização e formato grande. Embora seja improvável num futuro imediato, a IA tem o potencial de revolucionar a forma de produzir comunicação visual. Ela poderá ajudar os designers de sinalização ao sugerir fontes, imagens e layouts, o que, por sua vez, pode automatizar os processos e aumentar a produtividade para empresas de grandes formatos.

Então, se você acha que um tempo desnecessário está sendo gasto na criação e pré-impressão, talvez seja hora de mudar. Pense: no fim do dia, você não pode compensar o tempo perdido, só pode tentar fazer melhor no dia seguinte.

Este artigo foi escrito por Marcelo Chagas, gerente de vendas da SAi para a América Latina

 



Clicky