Drytac lança sistema de aplicação de verniz à base d’água

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/04/2014

EliteCoater aplica verniz em mídias de grande formato

EliteCoater aplica verniz em mídias de grande formato

A Drytac, fabricante de mídias, anunciou o EliteCoater, sistema de aplicação de verniz líquido à base d’água em substratos como canvas e papéis de fine art.

Segundo a empresa, o dispositivo dispensa trabalho manual, garante acabamento uniforme e ressalta as imagens impressas em inkjet. Além disso, é fácil de instalar (sobre uma mesa) e trabalha em velocidade que ultrapassa 2 metros por minuto.

O EliteCoater apresenta bandeja de gotejamento que recolhe o excesso de verniz, e além disso o equipamento pode receber uma barra opcional Mayer, que possibilita ao usuário revestir outros tipos de mídias.

O procedimento de operação é simples: o usuário alimenta as folhas soltas através da cabeça, que distribui uniformemente o revestimento de verniz sobre as folhas impressas.

Nate Goodman, gerente de produto da Drytac, declarou: "O EliteCoater é uma alternativa aos processos manuais e de pulverização. Os pulverizadores podem aplicar verniz em excesso, reduzindo a consistência da impressão".

Fonte: Drytac



Mimaki lança impressoras UV LED com recorte integrado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/08/2017
Com 1,6m de largura, impressora também emprega tinta branca

Com 1,6m de largura, impressora também emprega tinta branca

A fabricante Mimaki anunciou o lançamento da série UCJV, composta por dois modelos (150-160 e 300-160) de impressoras UV LED com recorte integrado. A linha estará disponível no Brasil a partir de novembro.

Com 1,60m de largura e sete cores de tinta, os equipamentos são indicados para a produção de etiquetas, decalques, mídias para janelas, gráficos de piso, displays, envelopamento de veículos, embalagens e protótipos. Além disso, a capacidade de cortar antes da impressão impede problemas comuns, como a separação do filme e outras possíveis falhas nas etapas de acabamento em materiais finos.

O modelo UCJV300-160 disponibiliza a impressão em quatro camadas (por exemplo: cor, branco, preto, branco), tecnologia que permite a criação de imagens diferencias e dinâmicas em aplicações retroiluminadas.

A combinação de tintas coloridas e branca na UCJV300-160 também pode agrear valor às aplicações que utilizam filmes transparentes ou semiopacos. Por ser de alta opacidade, a tinta branca cria imagens que bloqueiam a passagem de luz e que podem ser aplicadas em gráficos de vidros e janelas.

Segundo a Mimaki, as impressoras da série UCJV rodarão com o software RasterLink6 Plus atualizado. Esta nova versão inclui a função ID Cut, que tornar a impressão e o corte mais fáceis e rápidos. Além de marcas de registro, o aplicativo inclui a inserção de códigos de barras na impressão.

As impressoras também incluem tecnologias da Mimaki, como a MAPS4 (que reduz bading), a VDP (de pontos variáveis), a MCT (agita continuamente a tinta branca), a NRS (de recuperação de nozzles), a OC (corte nas posições de início e fim), entre outras aplicações.

Fonte: Mimaki



Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 2)

Por Jimmy Lamb em 28/05/2013

Exemplos de celulares e tablets personalizados com sublimação

Exemplos de celulares e tablets personalizados com sublimação

Para se ter uma ideia dos mercados, materiais e custos dos fotoprodutos, vamos dar uma olhada em alguns exemplos interessantes, começando com capas de celular.

Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 1)

Algumas capas de celular possuem placas removíveis de metal que podem receber imagens fotográficas com sublimação. Lembre-se que, em muitos casos, este é um produto personalizado que pode ser vendido a preço de varejo. Portanto, atente-se ao valor percebido pelo usuário final. E isso serve não apenas para capas de celulares, mas também para capas de tablets.

Produza fotoprodutos com imagens de bebês

Produza fotoprodutos com imagens de bebês

Você também pode fazer produtos com fotos de bebês. Nesse caso, basta criar um modelo gráfico com áreas editáveis ​​(para adicionar detalhes sobre o recém-nascido). Esse modelo é combinado com uma imagem para criar a arte final. Pense no valor desse presente especial. Não é apenas um produto, mas sim uma lembrança — e uma memória que vale a pena acalentar por muitos anos.

Há todos os tipos de oportunidades com os fotoprodutos. Por exemplo, pense em esportes: clubes, jogadores e campeonatos. A chave é fazer um produto de apelo emocional, como nos exemplos abaixo:

Esporte é um tema que pode ser explorado nos fotoprodutos

Esporte é um tema que pode ser explorado nos fotoprodutos

Precisa de mais ideias? A lista é longa quando se trata de produtos sublimados. Abaixo, estão alguns materiais a serem considerados:

  • Bandejas;
  • Caixas de joias;
  • Canecas;
  • Capas de interruptor de parede;
  • Chaveiros;
  • Enfeites de Natal;
  • Ímãs;
  • Jogos americanos;
  • Molduras;
  • Placas de porta;
  • Quebra-cabeças;
  • Relógios;
  • Suportes de guardanapo;
  • Tábuas de corte;
  • Teclados.

Saiba, entretanto, que os fotoprodutos não se limitam a materiais rígidos. Você também pode usar a sublimação para personalizar tecidos. Porém, ela só funciona com fibras de poliéster, o que limita o estilo de vestuário, mas isso não é problema, já que esse mercado vêm abrindo dezenas de possibilidades.

Com a sublimação, você pode reproduzir imagens com detalhes, clareza e alta resolução. Trata-se de um processo que emprega tintas com corantes, que se fundem às fibras do tecido, o que significa que você não sente a tinta na superfície da peça. Isso também significa que ela não vai rachar, descascar ou desaparecer quando as peças forem lavadas.

Com sublimação, você também pode personalizar camisetas

Com sublimação, você também pode personalizar camisetas

Potenciais consumidores de camisetas sublimadas são clubes e organizações esportivas, cujos membros têm a necessidade de fazer declarações personalizadas. E isso é apenas a ponta do iceberg, já que há muitas outras possibilidades que não se limitam ao vestuário. Ou seja, se você pode vender uma camiseta, pode vender várias outros produtos sublimados.

Para concluir, saiba que fotoproduto é muito mais do que uma foto na carteira ou uma bugiganga barata. Você vai descobrir que ele é um bom complemento para os seus negócios. Mais importante: o custo de sublimar fotoprodutos é baixo, tornando o retorno algo atraente. Você não precisa gastar muito. Você só precisa encontrar maneiras criativas para gerar altas margens a custos baixos — e o fotoproduto é a ferramenta perfeita para realizar esse objetivo.

 

Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies.

Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.