Drupa prepara nova edição de relatório de tendências globais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/04/2018
Documento será lançado no fim de abril de 2018

Documento será lançado no fim de abril de 2018

A organizadora da Drupa, maior feira de impressão do mundo, lançará no fim de abril a quinta edição de seu relatório de tendências globais. A pesquisa, feita pelas consultorias Printfuture (da Grã-Bretanha) e Wissler & Partner (da Suíça), levou em conta dados de mais de 700 gráficas e quase 250 fornecedores internacionais.

O relatório completo em inglês poderá ser adquirido por meio do link www.drupa.com. O resumo grátis da pesquisa estará disponível em alemão, francês, português, espanhol, russo e chinês.

Sabine Geldermann, diretora da Drupa, declarou: “O relatório indica que a indústria de impressão está otimista. Após a recessão global de 2008, as gráficas e fornecedores estão aproveitando ao máximo a lenta, mas clara, recuperação econômica. Eles têm desenvolvido novos modelos de negócios e tecnologias inovadoras”.

Outro ponto levantado pelo documento é a transição da impressão analógica para a digital. Embora lenta no contexto geral, a mudança foi amplamente adotada entre as gráficas funcionais, como birôs de comunicação visual. E algumas gráficas de embalagens relatam vendas significativas de materiais estampados digitalmente.

A pesquisa mostra também que os planos de investimento para 2018 variam de acordo com o segmento. A flexografia é a opção mais popular entre as empresas do ramo de embalagens. Na impressão comercial, a tecnologia toner digital lidera, seguida de perto pela offset e pela inkjet de grande formato.

Fonte: Drupa



Vote nos competidores do campeonato de envelopamento da 3M

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/08/2015
Público pode votar nos trabalhos inscritos no 3M Wrap2Wrap

Público pode votar nos trabalhos inscritos no 3M Wrap2Wrap

No dia 5 de agosto começou o Wrap2Wrap Battle, campeonato de envelopamento de veículos promovido pela 3M, desenvolvedora de tecnologias.

Embora as inscrições sejam restritas aos envelopadores dos EUA, qualquer pessoa pode votar (até o dia 2 de setembro) nos trabalhos participantes e acompanhar a competição pelo site.

Doug Blackwell, gerente de desenvolvimento de negócios da 3M, declarou: “O Wrap2Wrap celebra os talentos do nosso mercado. Oferecemos uma grande oportunidade para que os entusiastas de carros votem em trabalhos fora de série”.

Apenas fotos de veículos envelopados com vinis da linha Wrap Film Series 1080 podem participar do campeonato, que se desenrola em cinco etapas. As quatro primeiras ocorrem on-line e levam em consideração o número de votos do público, a qualidade do envelopamento e a aparência geral do envelopamento. Os melhores colocados avançam para a fase final.

Os finalistas receberão uma viagem com todas as despesas pagas para a feira Sema Show 2015, onde os dois mais bem pontuados competirão ao vivo no dia 5 de novembro. Na ocasião, um júri especializado determinará o campeão.

O campeonato, que distribuirá aos vencedores mais de 30 mil dólares em prêmios, pode ser acompanhado por meio do uso da hashtag #Wrap2Wrap em redes sociais.

Fonte: 3M



Durst Brasil lança impressoras Kappa 180 V2 e Kappa 320

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/01/2014

Durst Brasil apresenta a impressora Kappa 320

Durst Brasil apresenta a impressora Kappa 320

A subsidiária brasileira da Durst, fabricante de impressoras digitais, anunciou o lançamento de novos equipamentos inkjet para o segmento têxtil: o Kappa 180 V2 e o Kappa 320. Conheça as principais características técnicas das máquinas:

Kappa 180 V2

Robusta, a impressora apresenta oito canais de cores de tinta e nova unidade secadora, que permite secagem sem o contato com a mídia, em três fases e a uma temperatura máxima de 130ºC. Produz imagens em 1000dpi e apresenta velocidade variável: de 580m2/h (modo de passagem única) ou de 297m2/h (dupla passada).

As tintas usadas na Kappa 180 V2 receberam certificação GOTS (Global Organic Textile Standard), que assegura que o processo é ecológico e não agride as fibras dos tecidos, o meio ambiente ou os operadores.

Kappa 320

Impressora que possui secador horizontal com três passagens, produz em resolução de 1000dpi, apresenta oito canais de tinta e pode trabalhar com diferentes tipos de tecidos. A máquina emprega software RIP da Caldera e sistema CostView, que automaticamente calcula os custos de produção e emissão de CO2. A impressora produz em velocidades que variam de 340m2/h a 650m2/h.

Flávio Hirata, CEO da Durst Brasil, declarou: "O mercado mundial de impressão têxtil produz cerca de 27 mil metros quadrados. Destes, apenas 1% foi realizado via processo digital. Nesse contexto, há estimativa de crescimento de 3% ao ano para as aplicações digitais. Assim, nossa expectativa com os novos modelos Kappa é enorme, e queremos repetir o sucesso nas instalações que já obtivemos em um passado recente com a Kappa 180″.

As novas impressoras serão apresentadas também na Febratex 2014, feira que ocorre de 12 a 15 de agosto, no Parque Vila Germânica em Blumenau (SC).

Fonte: Durst Brasil