Dicas para produção de sublimação por calandra

Por João Leodonio em 04/03/2018
Calandra pode aumentar a produtividade, desde que bem utilizada

Calandra pode aumentar a produtividade, desde que bem utilizada

A sublimação por calandra é o processo de transferência de imagens realizada por equipamentos cilíndricos que produzem de forma ininterrupta. Pode ser direta ou realizada por meio de rolos de papel impresso.

Há duas formas de estampagem na sublimação por calandra: imagem localizada ou imagem corrida cobrindo toda a área do papel (posterior do tecido). Nos dois casos, pode-se utilizar o rolo de tecido ou o tecido já cortado.

A sublimação por calandra é uma excelente opção para quem quer sublimar tecidos em rolos e estampas corridas exclusivas, pois trata-se de um processo que oferece velocidade de produção rápida. É também uma boa opção para estampas localizadas e com o corte já feito. Antes de adquirir uma calandra, recomenda-se analisar a relação custo x benefício e compará-la com o processo folha a folha de prensa plana.

Cuidado: papéis e tecidos já cortados podem enrugar durante o processamento na calandra

Limites de largura

As larguras são estipuladas de acordo com o tecido e a estampa (dimensionada com a produção). As mais comuns são 1,20m; 1,50m; 1,60m e 1,80m, mas há exceções.

Tipo de tecido

Quanto à composição do tecido, o ideal é 100% poliéster ou composto com outro tipo de fio com alta quantidade de poliéster. O tecido tubolar não pode ser utilizado em função de seu tipo de fabricação.

Problemas

Papéis ou tecidos já cortados podem enrugar no processo e causar problemas de estrias. Eles também podem sair do lugar, e a estampa será transferida erroneamente. Portanto, é prudente evitar passar na calandra papel e tecido já cortados.

Quando se utiliza rolo de tecido e papel impresso, um dos problemas mais comuns é a falta de tensão por igual nos lados da calandra. Neste caso, a habilidade do operador faz toda a diferença. Além do acerto inicial, é preciso atentar-se durante todo o processo, para evitar que não aconteçam falhas na sublimação.

Quando o serviço colocado em máquina não está no rolo ou as imagens estão para fora do tecido (sangria), a manta de apoio da calandra pode manchar. O ideal é passar, entre o tecido e a manta, um papel kraft de 100g/m2, para ele absorver o excesso de tinta e proteger a manta.

Regule corretamente as varáives do processo, para evitar falhas e retrabalhos

Temperatura e velocidade

São as variáveis que limitam o processo e o tipo de tecido utilizado. Para sublimar alguns tipos de tecido, é preciso mudar as regulagens de temperatura e velocidade porque elas podem alterar a estrutura do fio.

Com a necessidade de maior produtividade, algumas empresas aumentam a velocidade da passada. Porém, se ela for superior ao mínimo para um serviço de qualidade, poderá acontecer falhas causadas pela pouca transferência e pouca exposição, como manchas mais claras. O ideal de velocidade é de 1 a 3 m/min.

Quanto à temperatura, a média é de 200ºC. O ideal é variar entre 195ºC e 220ºC. O recomendado é ajustar essa variável de acordo com o tipo de tecido, pois há materiais que não suportam temperaturas muito altas. Porém, deve-se observar a qualidade do serviço em temperaturas mais baixas.

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



Feira drupa 2021 será realizada em apenas 9 dias

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2020
Inicialmente, o evento teria 11 dias de duração

Inicialmente, o evento teria 11 dias de duração

A organização da drupa 2021, a feira internacional de tecnologias de impressão, decidiu reduzir a duração da exposição, de 11 para 9 dias. Essa deliberação responde aos anseios da associação Printing and Paper Technology Trade Association e de muitos expositores, para tornar o evento mais eficiente e direcionar melhor o volume de visitantes.

Claus Bolza-Schünemann, presidente da drupa, declarou: “Como menos visitantes estrangeiros poderão viajar para a drupa 2021, consideramos sensata uma redução da duração da feira. Ao mesmo tempo, a duração de 9 dias garante que as máquinas possam ser devidamente exibidas”.

Apesar de alguns cancelamentos causados em função da pandemia de covid-19, os números da drupa continuam altos, com mais de 1.500 expositores e um espaço de mais de 140.000m².

A organização espera que expositores e visitantes participem da feira para fortalecer e impulsionar o setor.

Para garantir uma feira segura, a organização da drupa realizou dezenas de adaptações e contará com um conceito de higiene e proteção contra infecções que é continuamente adaptado aos mais recentes regulamentos e requisitos de proteção contra o novo coronavírus.

“A drupa 2021, devido às novas normas de higiene, certamente será diferente do que estamos acostumados, mas continuará a dar uma contribuição muito importante para a recuperação econômica”, ressaltou Bolza-Schünemann.

Fonte: drupa

Tags: drupa 2021,


Nova linha de impressoras fotográficas de grande formato da Epson

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/06/2021
SureColor P-Series é indicada para produção em massa de fotos

SureColor P-Series é indicada para produção em massa de fotos

A fabricante Epson lançou uma linha de impressoras de grande formato para arte gráfica e fotográfica. Trata-se da SureColor P-Series, indicada para empresas que produzem fotos de alto volume e laboratórios fotográficos de varejo, pôsteres e produção de arte gráfica. Os novos modelos, de 60cm e 1,10m de largura, empregam cabeça PrecisionCore MicroTFP e tintas pigmentadas UltraChrome PRO6, de seis cores.

A nova linha contém uma gama de recursos como o design inovador que se adapta a qualquer fluxo de trabalho. Além disso, os equipamentos contam com rolo duplo e soluções Adobe Embedded Print Engine e Epson Cloud Solution PORT.

De acordo com a Epson, os aparelhos são fáveis de usar e manter e imprimem numa variedade de mídia. Também vêm com conectividade versátil, recursos de segurança aprimorados e ferramentas de TI.

Fonte: Epson



Clicky