Decoração de ambientes internos com adesivação e envelopamento

Por Eduardo Yamashita em 04/07/2016
Tecnologias permitem novas formas de personalizar ambientes internos

Tecnologias permitem novas formas de personalizar ambientes internos

Envelopamento de veículos e adesivação de espaços a externos já são atividades consolidadas no mercado de comunicação visual. Além delas, a personalização de ambientes internos (em decoração e arquitetura) é um dos serviços que mais crescem atualmente. Isso é notado na expansão do interesse em aplicações que vão desde "palavras em paredes" em salas de estar a grandes imagens instaladas em lugares como escolas e hospitais.

Cada vez mais, a diversificação dos materiais gráficos oferece maior número de opções para manifestações artísticas e informativas, o que inspira consumidores e fornecedores a criar e produzir imagens para ambientes internos - uma ferramenta poderosa para decoração pessoal e comercial.

Imagem impressa em vinil adesivo anima ambiente domésticos, como quartos e salas

É preciso salientar que a adesivação ambiental não se restringe a imagens em parede. Outras aplicações também estão em expansão, como aplicações em janelas, pisos, móveis, entre outras superfícies e objetos. Embora haja uma grande variedade de instalações possíveis, a prática está limitada ao conhecimento dos aplicadores e compradores de materiais, além das limitações do próprio design.

Há algumas tendências predominantes no segmento. O olhar sobre elas poderá dar um vislumbre sobre alguns dos mais novos materiais gráficos ambientais disponíveis atualmente.

Acabamento criativo

Além do vinil adesivo e do papel de parede, diversos tipos de tecido estão disponíveis para revestir superfícies na decoração de ambientes. Trata-se de um material especialmente útil para murais e imagens de parede porque acrescentar textura a um olhar "high-end" - algo desejado por quem busca estética mais sofisticada.

Escolher substratos menos convencionais não é a única forma de conferir estética diferenciada a uma aplicação. As laminações também podem ser utilizadas para aumentar a proteção e a vida útil das imagens, além de adicionar texturas especiais. Elas podem ser utilizadas não só para as paredes, mas também para móveis e outras superfícies.

É interessante notar que os vinis adesivos, especialmente, estão sendo usados para funções diferentes das originalmente concebidas. Por exemplo, as películas de tuning automotivo passaram ser empregados também na personalização de eletrônicos, móveis, aparelhos e outros itens. Esses filmes podem adicionar acabamentos fosco, iridescente, escovado e com tantos outros efeitos, que permitem novas expressões criativas.

Com criatividade, é possível explorar superfícies diferentes e bolar aplicações surpreendentes  

Aplicações sustentáveis

Impacto ambiental e sustentabilidade continuam a preocupar empresas da construção civil, sobretudo aquelas que buscam obter selos verdes. Para essa demanda, há materiais livres de cloro e ftalatos. Porém, essas mídias não se restringem àqueles que buscam certificações. Muitos varejistas e grandes organizações empregam-nas para sinalização e decoração sustentável. Esse tipo de aplicação é muitas vezes resultado de aspirações corporativas em vez de escolha subjetiva feita por designers.

É importante utilizar materiais que estejam em conformidade com normas de segurança

Conformidade às regras

Embora as aplicações em ambientes internos estejam se diversificando, elas devem estar em conformidade com exigências regulatórias. Por exemplo, imagens em interiores devem atender aos requisitos antipropagação de chamas. Ou ainda, diferentes municípios podem ter regras diferentes para a visibilidade de filmes instalados em janelas. Há também os vinis aplicados em piso que devem atender aos requisitos de resistência ao deslizamento.

Como as exigências podem mudar de aplicação para aplicação e de região para região, é sempre recomendado verificar com os fabricantes se os materiais utilizados atendem aos requisitos das regras e normas.

Consumidores estão usando velhos materiais para novas ideias

Oportunidades

O segmento de aplicação de imagens em ambientes está crescendo de maneira surpreendente. Os substratos, tanto os novos quanto os tradicionais, estão na base desse crescimento. Com eles, é possível produzir aplicações praticamente em qualquer lugar. Trata-se de uma ideia abraçada por consumidores, que estão usando as mídias de maneiras que os fabricantes não haviam considerado. Mas, embora existam oportunidades criativas, também há muito espaço mal-entendidos. As mídias não são necessariamente fáceis de usar e aplicar. A instalação, mesmo em paredes planas e vidro, não é sempre simples. Além disso, requer preparação especial e formação adequada dos instaladores para que o trabalho seja bem-sucedido. É preciso considerar diversos fatores, como a textura da parede, o tipo e a qualidade da tinta e os requisitos de limpeza, preparação e da mídia.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



DuPont anuncia nova mídia especial para sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/04/2019
Clear DuPont Tedlar é película transparente para aplicações de comunicação visual

Clear DuPont Tedlar é película transparente para aplicações de comunicação visual

A fabricante DuPont anunciou no mercado internacional o Clear DuPont Tedlar, filme que oferece proteção contra UV e graffiti, durabilidade extrema e resistência química para uma variedade de aplicações internas e externas. De acordo com a empresa, a mídia tem propriedades de que ajudam a remover pichações comuns e detritos. Além disso, mesmo os químicos mais agressivos não danificam o filme.

Em instalações externas, o Clear DuPont Tedlar oferece durabilidade de até 10 anos, com alterações mínimas no brilho. Por esse motivo, algumas empresas já optaram por usar a mídia em grandes instalações permanentes. Foi o caso do novo Hospital Buffalo Children, em Nova York, nos EUA.

Chris Marino, líder de marketing da DuPont Advanced Materials, declarou: “O filme Clear DuPont Tedlar tem alto nível de durabilidade. Pode ser aplicado em murais, instalações comerciais, outdoors e letreiros”.

Fonte: DuPont



Canon dos Estados Unidos anuncia novas impressoras imagePROGRAF iPF MFP M40

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/02/2013

A subsidiária norte-americana da Canon, fabricante de soluções gráficas, incrementou a sua linha imagePROGRAF, de impressoras de grande formato, ao adicionar mais cinco modelos IPF MFP M40, que são:

  • iPF825 MFP M40 (1,12m de largura): com dois cilindros no sistema de alimentação de substratos;
  • iPF815 MFP M40 (1,12m de largura): com um cilindro no sistema de alimentação de substratos;
  • iPF765 MFP M40 (0,9m de largura): com 250GB no disco rígido e cesta para recolhimento de mídia;
  • iPF760 MFP M40 (0,9m de largura): com cesta para recolhimento de mídia;
  • iPF750 MFP M40 (0,9m de largura): com cesta padrão para recolhimento de mídia.

Segundo a fornecedora, as máquinas têm recursos como fluxo de trabalho baseado em computação nas nuvens. Além disso, elas oferecem o dobro de resolução óptica (do scanner) em relação às versões anteriores da linha imagePROGRAF.

Sam Yoshida, vice-presidente do Imaging Group Solutions, da Canon EUA, comentou sobre as novidades: "Esses equipamentos aceitam uma gama mais ampla de papéis. Um número maior de empresas de arquitetura e instituições de ensino podem se beneficiar do novos recursos delas".

Nova impressora Canon imagePrograf M40

Nova impressora Canon imagePrograf M40

Fluxo de trabalho

A nova linha de impressoras imagePROGRAF IPF MFP M40 inclui o software SmartWorks MFP, usado para controlar todas as etapas do processo produtivo, oferecendo aos usuários funções de edição (como inverter e espelhar) e ajustes da  própria impressora.

Os novos equipamentos também incluem o Canon’s Direct Print & Share, uma solução nas nuvens, que permite a visualização, compartilhamento e impressão de arquivos.

Além disso, as novas máquinas vêm com os seguintes recursos:

  • PosterArtist Lite: software de criação de cartazes;
  • Contabilidade: informa sobre os trabalhos produzidos (consumo de materiais, tipo de mídia e tamanho de saída), permitindo aos operadores obter custos de impressão, para a criação de orçamentos mais precisos;
  • Plug-in para o Microsoft Office: ajuda imprimir arquivo criados em programas Microsoft Word, Excel e PowerPoint.

Fonte: Canon USA. Texto: InfoSign