Decoração de ambientes internos com adesivação e envelopamento

Por Eduardo Yamashita em 04/07/2016
Tecnologias permitem novas formas de personalizar ambientes internos

Tecnologias permitem novas formas de personalizar ambientes internos

Envelopamento de veículos e adesivação de espaços a externos já são atividades consolidadas no mercado de comunicação visual. Além delas, a personalização de ambientes internos (em decoração e arquitetura) é um dos serviços que mais crescem atualmente. Isso é notado na expansão do interesse em aplicações que vão desde "palavras em paredes" em salas de estar a grandes imagens instaladas em lugares como escolas e hospitais.

Cada vez mais, a diversificação dos materiais gráficos oferece maior número de opções para manifestações artísticas e informativas, o que inspira consumidores e fornecedores a criar e produzir imagens para ambientes internos - uma ferramenta poderosa para decoração pessoal e comercial.

Imagem impressa em vinil adesivo anima ambiente domésticos, como quartos e salas

É preciso salientar que a adesivação ambiental não se restringe a imagens em parede. Outras aplicações também estão em expansão, como aplicações em janelas, pisos, móveis, entre outras superfícies e objetos. Embora haja uma grande variedade de instalações possíveis, a prática está limitada ao conhecimento dos aplicadores e compradores de materiais, além das limitações do próprio design.

Há algumas tendências predominantes no segmento. O olhar sobre elas poderá dar um vislumbre sobre alguns dos mais novos materiais gráficos ambientais disponíveis atualmente.

Acabamento criativo

Além do vinil adesivo e do papel de parede, diversos tipos de tecido estão disponíveis para revestir superfícies na decoração de ambientes. Trata-se de um material especialmente útil para murais e imagens de parede porque acrescentar textura a um olhar "high-end" - algo desejado por quem busca estética mais sofisticada.

Escolher substratos menos convencionais não é a única forma de conferir estética diferenciada a uma aplicação. As laminações também podem ser utilizadas para aumentar a proteção e a vida útil das imagens, além de adicionar texturas especiais. Elas podem ser utilizadas não só para as paredes, mas também para móveis e outras superfícies.

É interessante notar que os vinis adesivos, especialmente, estão sendo usados para funções diferentes das originalmente concebidas. Por exemplo, as películas de tuning automotivo passaram ser empregados também na personalização de eletrônicos, móveis, aparelhos e outros itens. Esses filmes podem adicionar acabamentos fosco, iridescente, escovado e com tantos outros efeitos, que permitem novas expressões criativas.

Com criatividade, é possível explorar superfícies diferentes e bolar aplicações surpreendentes  

Aplicações sustentáveis

Impacto ambiental e sustentabilidade continuam a preocupar empresas da construção civil, sobretudo aquelas que buscam obter selos verdes. Para essa demanda, há materiais livres de cloro e ftalatos. Porém, essas mídias não se restringem àqueles que buscam certificações. Muitos varejistas e grandes organizações empregam-nas para sinalização e decoração sustentável. Esse tipo de aplicação é muitas vezes resultado de aspirações corporativas em vez de escolha subjetiva feita por designers.

É importante utilizar materiais que estejam em conformidade com normas de segurança

Conformidade às regras

Embora as aplicações em ambientes internos estejam se diversificando, elas devem estar em conformidade com exigências regulatórias. Por exemplo, imagens em interiores devem atender aos requisitos antipropagação de chamas. Ou ainda, diferentes municípios podem ter regras diferentes para a visibilidade de filmes instalados em janelas. Há também os vinis aplicados em piso que devem atender aos requisitos de resistência ao deslizamento.

Como as exigências podem mudar de aplicação para aplicação e de região para região, é sempre recomendado verificar com os fabricantes se os materiais utilizados atendem aos requisitos das regras e normas.

Consumidores estão usando velhos materiais para novas ideias

Oportunidades

O segmento de aplicação de imagens em ambientes está crescendo de maneira surpreendente. Os substratos, tanto os novos quanto os tradicionais, estão na base desse crescimento. Com eles, é possível produzir aplicações praticamente em qualquer lugar. Trata-se de uma ideia abraçada por consumidores, que estão usando as mídias de maneiras que os fabricantes não haviam considerado. Mas, embora existam oportunidades criativas, também há muito espaço mal-entendidos. As mídias não são necessariamente fáceis de usar e aplicar. A instalação, mesmo em paredes planas e vidro, não é sempre simples. Além disso, requer preparação especial e formação adequada dos instaladores para que o trabalho seja bem-sucedido. É preciso considerar diversos fatores, como a textura da parede, o tipo e a qualidade da tinta e os requisitos de limpeza, preparação e da mídia.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Drytac lançará produtos na feira SGIA Expo 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/10/2018
Uma das novidades será a ArmoryPrint Emerytex

Uma das novidades será a ArmoryPrint Emerytex

A Drytac, fabricante de substratos para sinalização, estará presente na SGIA Expo 2018, feira que ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro, em Las Vegas (EUA). Para o evento, a empresa promete levar a nova ArmoryPrint Emerytex/ArmourGrab, mídia para piso indicada para lojas de varejo e restaurantes. Além de ter classificação da FDA (para contato com alimentos), o material oferece baixa taxa de escorregamento, garantindo uma aplicação segura em publicidade de PDV.

No estande da Drytac também estarão expostas a SpotOn Floor 200 (mídia vencedora do SGIA Awards) e as SpotOn Clear Gloss, SpotOn Clear Matte e SpotOn White Matte, para aplicações internas de curto prazo. Os produtos da linha SpotOn apresentam adesivo especial que facilita a saída de bolhas durante as instalações.

A Drytac também venceu na categoria “Laminados, Adesivos, Filmes e Revestimentos”, do SGIA Awards. O produto campeão foi o ReTac WipeErase, que também será exposto na feira, assim como o ReTac Smooth e o ReTac Textures, filmes adesivos de PVC que podem receber impressão e são indicados para revestimentos em parede e displays internos de grande escala.

Fonte: Drytac



Cobertura Fespa Brasil 2015 – Parte 3: Sublimação e softwares

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/03/2015

Visitante teve oportunidade de pesquisar vários modelos de prensas térmicas

Visitante teve oportunidade de pesquisar vários modelos de prensas térmicas

A Fespa Brasil 2015 mostrou que a sublimação continua em alta. No evento, vários expositores ofereceram muitas soluções da tecnologia aplicada em segmentos como têxtil, promocional, esportivo, entre outros.

Acompanhe a seguir um panorama dos substratos, maquinários, tintas e papéis para sublimação expostos na edição de 2015 da Fespa Brasil 2015. Confira também um apanhado dos fornecedores de softwares que estiveram no evento para apresentar soluções de RIP, orçamento e gestão de produção.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Fespa Brasil 2015 foi rica em amostras e produtos para o público que trabalha com sublimação

Fespa Brasil 2015 foi rica em amostras e produtos para o público que trabalha com sublimação

Uma das fornecedoras especializadas em sublimação presente na Fespa Brasil 2015 foi a Nexel. A empresa comercializa diversos substratos, tintas e prensas para quem trabalha com personalização de produtos.

Quem buscou por calandras para sublimação pôde encontrar modelos avançados no estande da Monti Antonio. A empresa vende a Mod.853, cujo cilindro tem 350mm de diâmetro e pode trabalhar materiais com até 1600mm de largura.

A Metalnox também aproveitou a feira para mostrar calandras e prensas térmicas de diversos modelos e formatos, como a PMT 25 (para calçados), a PTA 650 (para jeans) e a PTC 2000 (para alta produtividade).

Calandra para sublimação vendida pela Metalnox

Calandra para sublimação vendida pela Metalnox

Entre as máquinas mostradas pela Flock Color estavam prensas térmicas manuais e pneumáticas. Além disso, a fornecedora exibiu diversas soluções de transfer.

Além de prensas (planas, para canecas e multiuso), a IS Suprimentos apresentou uma vasta série de fotoprodutos, como capas para smartphones, pratos, sacolas, chinelos, entre outros materiais.

A Colorkit foi à feira para mostrar sua linha de substratos para produção de fotoprodutos estampados com sublimação, como xícaras, copos e canecas personalizáveis. Também apresentou diversas prensas. Uma delas, a Multifuncional 6 em 1, realiza transferência térmica em tecidos sintéticos, mouse pads, azulejos, entre outros materiais.

Estande da IS Suprimentos apresentou novas canecas para sublimação

Estande da IS Suprimentos apresentou novas canecas para sublimação

A Art Hot também esteve no evento. No estande da marca, o visitante pôde comprar materiais e equipamentos para transfer e sublimação, como prensas térmicas, papéis para transferência e diversos substratos, como chaveiros, canecas, entre outros brindes e fotoprodutos.

Ainda na seara da sublimação, esteve a Gaúcho Br, que expôs itens como prensas térmicas, papéis transfer e substratos como canecas e squeezes.

Já a Nova Dampex apresentou o DarkFilm, composto por películas para recorte eletrônico ou impressão digital solvente e transferência sobre tecidos de algodão ou sintéticos.

Havir demonstrou seus papéis na feira

Havir demonstrou seus papéis na feira

A Havir também expôs no evento. Entre seus produtos, estavam papéis para sublimação digital e papéis transfer para diversos processos gráficos.

O visitante interessado em mídias sublimáticas pôde conferir alguns modelos no estande da Cinco Estrelas, como o papel monolúcido branco vendido em bobinas com diversas larguras.

Já a Embaplan levou o Power Film, película transfer usada para personalização de camisetas, uniformes e artigos de vestuário. O trabalho com o material exige a utilização de plotters de recorte e prensas térmicas.

Destaque também para a MidiasPrint/Protransfer. A empresa levou ampla diversidade de canecas, bem como pratos, porta-copos, mouse pads, entre outros materiais para quem trabalha com brindes, presentes, lembranças e marketing personalizado.

A Textransfer mostrou produtos que podem ser recortados em plotters para aplicações em tecidos de algodão, poliéster-viscose, lycra e mistos. Também apresentou materiais que podem receber impressão digital para transferência em tecidos normais.

Já a TMT expôs as linhas 123 Flex (de filmes de poliuretano para recorte eletrônico), 123 Premium (filme com maior tack), MC2Print (filmes de impressão e recorte para transfer) e MCGlitter (filme com textura de purpurina).

Fespa Brasil 2015 contou com inúmeros expositores dedicados à sublimação e estamparia em tecidos

Fespa Brasil 2015 contou com inúmeros expositores dedicados à sublimação e estamparia em tecidos

Softwares

Além de apresentar diversas soluções de softwares para gestão e criação de orçamentos, a Fespa Brasil 2015 agregou estandes de fabricantes de aplicativos gráficos.

Caldera levou softwares específicos para birôs e gráficas digitais, como a nova versão 10 do RIP Caldera, além de programas como o VisualRIP, GrandRIP, GrandCut, EasyMedia, CostView, Flow+ e o WebShop, solução web-to-print desenvolvida para empresas que trabalham com impressoras de grande formato.

Software Caldera roda impressoras de grande formato

Software Caldera roda impressoras de grande formato

Outra empresa tradicional no segmento, a SA International (SAi) esteve na feira, com um estande que apresentava as principais funções do PhotoPrint, RIP com ferramentas de design criadas especialmente para birôs e compatível com muitos modelos de impressoras digitais de grande formato.

A Inèdit Software mostrou ao público o neoStampa, software RIP desenvolvido para estamparia têxtil digital. O aplicativo oferece ferramentas para calibração, criação de perfil ICC, passo e repetição de impressão e controle de custos.

Já a EFI Metrics apresentou seu sistema de gestão que integra todo o fluxo de trabalho, das vendas web-to-print à impressão.

Softwares de orçamento e gestão de birôs e gráficas foram exibidos em diversos estandes no evento

Softwares de orçamento e gestão de birôs e gráficas foram exibidos em diversos estandes no evento

Calcgraf também exibiu soluções para birôs e gráficas digitais de pequeno, médio ou grande porte. Entre elas, sistemas para diversas áreas de uma empresa: comercial, produção, suprimentos, financeira, gerenciamento e fiscal.

No estande da Zênite Sistemas, o visitante viu em funcionamento o GS2.0, com recursos e ferramentas específicas para empresas de serigrafia e impressão digital de grande formato. Com a solução, é possível obter orçamentos e relatórios de produção por metro quadrado.

A Bremen levou para a Fespa Brasil 2015 o Wingraph, software de gestão para birôs e gráficas de micro, pequeno, médio ou grande porte.