Conheça os vencedores da classificatória do Decor Wrapping 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/03/2019
Thiago Amorim e Jefferson Pimenta foram os participantes de melhor desempenho na primeira etapa do concurso

Thiago Amorim e Jefferson Pimenta foram os participantes de melhor desempenho na primeira etapa do concurso

Ainda mais competitiva, a segunda edição do Decor Wrapping Brasil, campeonato de adesivação decorativa organizado pela Imprimax, já começou a testar os melhores instaladores do país. Em 2019, além de passar por uma pré-seleção criteriosa, os participantes tiveram a primeira oportunidade de colocar suas habilidades em prática durante a Fespa Brasil, feira que ocorreu entre os dias 20 e 23 de março, em São Paulo.

Em quatro dias e nove baterias, 28 participantes competiram entre si, em provas individuais. O desafio consistia basicamente em adesivar uma parede, um rack e um painel de TV. Para tanto, foram disponibilizados três tipos de materiais. Um deles, de uso obrigatório, foi um vinil impresso com uma imagem de tijolos que deveria ser instalado na parede.

Embora os critérios de organização e qualidade no acabamento tenham sido avaliados, o fator que mais pesou nessa etapa do concurso foi o tempo. Quem executou a prova com mais rapidez foi Thiago Amorim, seguido de Jefferson Pimenta. Os dois estão classificados para a final do campeonato, que será realizada durante a feira FuturePrint 2019, entre os dias 10 e 13. Amorim também levou uma pacote de prêmios que incluiu R$2.500,00 em lançamentos da Imprimax, kit completo da Exfac e 25m de impressão fornecidos pela Mimaki, além de camiseta e boné exclusivos. Pimenta levou R$1.500,00 em lançamentos, camiseta, boné e 25m de impressão.

Tempo da instalação foi um dos fatores determinantes na competição

Um dos juízes do campeonato, Eduardo Yamashita, consultor da área de vinis adesivos, declarou: “Nessa etapa, os participantes puderam mostrar suas habilidades individuais. O desafio era executar uma instalação de qualidade no menor tempo possível. Havia a dificuldade de não poder contar com o apoio de outro profissional. Outro grande desafio foi a emenda de imagem entre os vinis, que ficava junto ao painel de TV. O painel trazia o desafio do 3D e dificultava o encaixe das duas partes da imagem”.

O outro avaliador do concurso foi Gilberto Pereira Ribeiro Júnior, instalador técnico de vinil da Imprimax. Para ele, a ideia da competição não é apenas mostrar e recompensar os melhores profissionais do ramo, mas também formar opiniões, mudar conceitos e mostrar oportunidades de adesivação decorativa: “A competição atraiu muitas pessoas, que perceberam que a decoração adesiva é um método muito mais prático do que a própria reforma. Percebi que muitos visitantes passaram pelo nosso estande e saíram de lá com novos conceitos e conhecimentos. O ramo de decoração com vinil cresce a cada dia. O campeonato mostrou isso ao público”.

Gilberto também foi um dos responsáveis por conceber o ambiente e os obstáculos da prova classificatória. “Na etapa realizada na Fespa Brasil 2019, os participantes tinham o tempo como ‘inimigo’. Isto é, eles contaram apenas com uma hora para executar as aplicações. Além disso, tiveram de mostrar conhecimento para superar dificuldades como o casamento centralizado da imagem na parede”, declarou o juiz.

Uma das dificuldadades da classificatória foi emendar corretamente a imagem dos tijolos

Os vencedores

Com 20 anos de experiência, Thiago Amorim, que completou a prova em 48 minutos, ficou em primeiro lugar na classificatória do Decor Wrapping 2019. Treinado em todos os tipos de trabalhos de envelopamento e comunicação visual, o instalador participou pela primeira vez de um campeonato de adesivação. Amorim atribiu seu desempenho à sua dedicação diária em entregar trabalhos de prazos curtos, na melhor qualidade possível. Segundo o instalador, é necessário “sempre estar atento ao casamento de imagem, para que a sobreposição bata certo, além de manter a limpeza do local da instalação e atentar-se ao acabamento final. São critérios que contam muito, tanto nos trabalhos do dia a dia e quanto em um campeonato de adesivação decorativa”. Amorim também disse estar aproveitando seus trabalhos para treinar para a etapa final da competição.

Jefferson Pimenta, o segundo colocado, terminou a prova em 1 hora. Desde 1998 trabalhando na área, o aplicador já havia participado de outros campeonatos de adesivação. Em um deles, promovido pela Fespa Brasil em 2013, Pimenta sagrou-se campeão e foi classificado para a etapa internacional da competição, ocorrida na Inglaterra. Lá, o aplicador ficou em sétimo lugar entre 36 competidores de vários países. Segundo ele, a qualidade refinada de sua aplicação foi o grande diferencial para vencer a classificatória do Decor Wrapping 2019: “Tomo muito cuidado com o casamento de imagens – as sobreposições. Dou atenção ao que está sendo adesivado, para que o material não solte depois, além de pensar em fazer parecer o mais real possível”. Pimenta também está aproveitando seus trabalhos para ficar mais preparado para a etapa final do campeonato de decoração da Imprimax.



Clear Channel instala 100 telas digitais nas ruas de São Francisco

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/01/2018
Telas permitem interação, via smartphones, com pedestres da cidade californiana

Telas permitem interação, via smartphones, com pedestres da cidade californiana

A Clear Channel Outdoor (CCO), empresa especializada em mídias out of home, anunciou a instalação de duas redes com 100 telas digitais HD na área metropolitana de São Francisco, EUA. Trata-se da Digital Urban Panel, primeira campanha de rua capaz de atingir grupos de pessoas com base em padrões e comportamentos de viagem, obtidos por meio de dispositivos móveis.

A implantação dessas telas digitais permite a criação de um inventário de dados altamente valioso e dinâmico que permite às marcas se envolverem com pedestres (residentes ou turistas).

Os painéis urbanos endereçáveis por IP e oferecem capacidades de conteúdo dinâmico e em tempo real. A primeira rede digital de 50 telas entrou em vigor no dia 20 de novembro de 2017. A segunda rede digital será instalada no primeiro trimestre de 2018.

A Digital Urban Panel tem sido empregada por anunciantes de telecomunicações, bebidas espirituosas, moda e turismo.

Fonte: Clear Channel Outdoor



Epson promove novo encontro de moda em Nova Iorque

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/02/2016
Aquecimento para o NYFW, evento reuniu diferentes profissionais do mundo da moda

Aquecimento para o NYFW, evento reuniu diferentes profissionais do mundo da moda

A Epson, fabricante de soluções de impressão digital, promoveu em fevereiro, pelo segundo ano consecutivo, o Digital Couture Project – EPSON NYFW 2016, evento de moda que antecipa tendências da temporada de inverno da conceituada New York Fashion Week (NYFW).

No encontro, a Epson apresentou estilistas e marcas que incorporam o processo de sublimação em suas coleções. Também foi uma oportunidade para disseminar tecnologias de impressão digital ao mercado da moda e apresentar os produtos Epson SureColor Série F a críticos, estilistas, editores, jornalistas e outros profissionais do ramo.

Para essa edição, a Epson definiu o tema “Harmonia & Paz, através da Moda”, que permeou todas as coleções apresentadas. A representante do Brasil foi a Tigresse, marca de Renata Figueiredo, reconhecida pela identidade forte de suas estampas exclusivas.

Fábio Yukio, estilista da Tigresse, declarou: “A inspiração para a coleção teve como base a ideia da harmonia e da paz através do lado lúdico dos sonhos”.

Ao todo, onze estilistas e marcas apresentaram suas coleções de sublimação no Digital Couture Project. Segundo a empresa, a Epson aposta nesses artistas e na tecnologia de sublimação digital para imprimir criações com detalhes finos, cores vivas e perduráveis, oferecendo uma versatilidade criativa e funcional reconhecida por estilistas do mundo inteiro.

Fonte: Epson Brasil