Confira todas as atrações paralelas da Expoprint 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2018
Sublimação, envelopamento e impressão digital são alguns dos temas abordados nos eventos

Sublimação, envelopamento e impressão digital são alguns dos temas abordados nos eventos

A organização da ExpoPrint 2018, feira de impressão que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março, divulgou a programação completa de eventos paralelos à exposição. Além do Cambea e da Ilha da Sublimação (mais detalhes abaixo), o visitante poderá participar gratuitamente de palestras no auditório no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Para isso, é necessário apenas fazer a inscrição pelo site.

Congresso de Impressão Digital

Contará com palestras sobre gestão, tecnologias disruptivas e empreendedorismo, indicadas para gestores que pretendem otimizar seus negócios e debater assuntos fundamentais para se destacar no mercado. Confira a programação.

Digital Textile Conference

Dedicada à impressão digital têxtil, apresenta no terceiro dia de ExpoPrint (22 de março) um panorama do segmento, com tendências, conceitos, produtos e novas ideias. O Digital Textile Conference tem patrocínio da Global Química & Moda. Confira a programação.

Ilha da Sublimação

A Ilha da Sublimação é uma parceria entre a ExpoPrint, Fespa Brasil e ComunidadeWEB, que traz em um mesmo espaço Showroom, Palestra e Workshop. No Showroom, será apresentada uma infinidade de produtos feitos com a sublimação, que se caracteriza por suas infinitas possibilidades. As palestras ocorrerão dentro da Ilha, com profissionais passando dicas e ensinando técnicas eficientes. Por fim, encerrando cada dia, acontece o Workshop: será o momento de conferir na prática como a tecnologia funciona e como se aproveitar dela. Confira a programação.

Cambea 8

O vencedor do Cambea Pro, campeonato de envelopamento automotivo, terá a oportunidade de disputar o World Wrap Masters Series, que em 2018 ocorre em Berlim, na Alemanha. O Cambea, que ocorre em todos os dias da ExpoPrint, é o momento que os aplicadores podem se reunir e festejar. O Cambea tem realização da Alltak.

Flexo Talk & Show Special Edition

Na sexta-feira (23 de março), profissionais renomados de importantes fornecedoras de flexografia debaterão sobre os avanços da tecnologia. Confira a programação.

Gráfica 4.0 - Senai

O Núcleo Gráfico do Senai e a ExpoPrint são parceiros na ação de promover o aprendizado na indústria gráfica. No sábado da ExpoPrint (24 de março), o auditório do Expo Center Norte contará com um dia de palestras programadas pelo Senai sobre os mais recentes conceitos de impressão e Indústria 4.0. Confira a programação.

Fonte: Expoprint



Neschen lança filme de PVC que adere em superfícies difíceis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/10/2017
Solvoprint Performance Wall-grip dura até cinco anos depois de aplicado

Solvoprint Performance Wall-grip dura até cinco anos depois de aplicado

A Neschen, fabricante alemão de mídias para sinalização, anunciou no mercado internacional o lançamento do Solvoprint Performance Wall-grip, filme polimérico de PVC com espessura de 100µm.

Indicada para aplicações indoor e outdoor, a película foi desenvolvida para aderir em superfícies difíceis, ásperas, porosas e de baixa energia, como gesso, concreto, aglomerados e polipropileno. Isso porque ela contém um adesivo de alta aderência, que dura até cinco anos depois de aplicado.

Segundo a empresa, o adesivo da mídia é livre de solvente. Já a película de PVC garante que não haverá reações indesejadas entre o adesivo e as tintas digitais.

Vendida em bobinas de 155cm × 50m, a mídia apresenta acabamento fosco e pode receber impressão digital solvente, látex e UV.

Fonte: Neschen



Impressão 3D: carro conceito em homenagem a David Bowie

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2019
“Bowiemóvel”: exibido no Festival Automobile International

“Bowiemóvel”: exibido no Festival Automobile International

O legado de David Bowie, falecido em 2016, continua a reverberar no meio musical. Mas não só. Conhecida pela versatilidade, a obra do Camaleão do Rock também virou atração na indústria automobilística internacional. Isso porque um dos mais renomados designers do setor, Takumi Yamamoto, criou um carro conceito em homenagem ao cantor. O protótipo será exibido na FAI (Festival Automobile International), que ocorre em Paris, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

Além de ter um design inovador, o veículo é o primeiro carro conceito impresso em 3D. Rémi Depoix, presidente da FAI, declarou: “É a primeira vez em nossa história de 34 anos que exibimos um carro totalmente produzido com impressão 3D. Estávamos ansiosos para apoiar este projeto e apresentá-lo como uma obra de arte, muito parecida com uma escultura”.

Veículo foi confeccionado com peças impressas em 3D de grande formato

O veículo foi impresso por uma Massivit 1800 na Marie 3D, especialista parisiense de protótipos e objetos tridimensionais. A empresa identificou que a impressão 3D era o único método viável para a confecção do carro conceito, devido à sua capacidade de produzir formas geométricas complexas. Os métodos tradicionais, como router CNC, tinham muitas limitações para concretizar a ideia de Takumi Yamamoto. Segundo o designer, o "Bowiemóvel" incorpora as principais características pessoais e físicas do cantor. O intrincado corpo externo do protótipo foi projetado com diferentes aspectos visuais e diversas perspectivas, e cristais foram empregados para refletir a mensagem lírica e musical de Bowie.

Philippe Marie, diretor executivo da Marie 3D, declarou: “Foi um desafio emocionante, que combinou arte e prototipagem. Gostamos especialmente do fato de que este projeto nos permitiu controle criativo completo. Este carro conceito expõe um método completamente novo de criação de protótipos por impressão 3D. Nosso objetivo agora é expor essa possibilidade à indústria automotiva”.

Assista aos detalhes da produção do "Bowiemóvel":

Fonte: Massivit