Como resolver problemas na sublimação – Parte 1: Pré-impressão

Por João Leodonio em 08/11/2017
Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas na pré-impressão sublimática

Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas na pré-impressão sublimática

Às vezes, eles parecem insolúveis e onerosos. Porém, quando analisados friamente, podem ser solucionados com simples correções de processo. Estamos nos referindo aos problemas mais recorrentes na sublimação (sobretudo, na de pequenos formatos). Divido em três partes (pré-impressão, impressão e prensagem), este artigo lista as falhas mais recorrentes na produção de materiais estampados com a tecnologia sublimática. Mais importante: mostramos o que fazer para resolver e evitar tais problemas.Confira:

Problema: falhas encontradas na recepção de arquivos (baixa resolução, sem fonte, desenvolvido em Word ou craquelado)

Arquivos abertos ou em baixa resolução podem gerar problemas, como falta de definição, craquelado (ao ampliar) e perda de fontes ou imagens no fechamento.

Recomendação: recepcionar apenas arquivos em alta resolução. A sugestão é que as imagens estejam em arquivos fechados com, no mínimo, 300dpi. Assim, evita-se que, durante o fechamento no RIP, as imagens sejam alteradas ou perdidas.

Observe a diferença de qualidade entre os arquivos: na foto, um está com 70dpi (em baixa) e outro está com 300dpi (em alta)

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Problema: dificuldade em obter o resultado de cor esperado (perfil de cor)

É comum utilizar um único perfil para todos os serviços. Também é recorrente a falta de conhecimento na aplicação dos perfis. Ambos os casos geram inúmeros problemas na reprodução de cores, o que causa perda de tempo, materiais e dinheiro.

Recomendação: cada tipo de arquivo (reticulado, chapado) deve ter um perfil de cor, para garantir estabilidade, repetibilidade e economia no consumo de tinta, papel e tempo, sem comprometer a qualidade dos impressos.

É recorrente o problema de diferença entre as cores da prova e da impressão sublimática. Veja como evitar essa falha

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Problema: prova de cor (impressão digital) não bate com a reprodução final

Há provas feitas em dispositivos e tecidos diferentes da impressora e da mídia da produção. Também existem provas produzidas sem respeitar padrões de tempo e temperatura na prensagem.

Recomendação: a prova de cor deve ser impressa diretamente da máquina que imprimirá o serviço. Além disso, deve ser prensada no tecido e nas condições de tempo e temperatura que o cliente utilizará. Assim, evita-se a diferença de cor entre prova e produção. Recomenda-se não realizar alterações na arte depois dela ter sido aprovada. Se isso ocorrer, é necessário providenciar uma nova aprovação.

Use um perfil de cor para cada tipo de imagem, para evitar problemas na reprodução das imagens

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Problema: prova de cor (impressão offset) não bate com a reprodução final

A prova produzida na plotter da pré-impressão não bate com a cor impressa em offset. A empresa não faz calibração das impressoras (offset e digital). A falta de calibração gera atrasos e perdas de tinta e papel.

Recomendação: a prova de cor deve ser impressa em plotter com o perfil de cor equalizado com a impressora offset. Trata-se de um serviço feito por profissionais especializados, que utilizam um test form (ferramenta para verificação das condições da impressora) na impressora offset. Com o resultado obtido, é gerado um perfil de cores para a plotter. É possível, também, prensar no mesmo tecido da produção. Isso é chamado de “aprovação em máquina”, na qual o cliente aprova as folhas da impressão offset prensados no tecido usado na produção. Porém, esse processo é pouco empregado, devido ao alto custo de hora/máquina e chapas.

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Problema: arte aprovada por celular ou computador não calibrado (e ela não bate com a produção)

Fazer aprovação via fotos de celular ou imagem enviadas por qualquer meio eletrônico é um dos procedimentos que mais geram problemas de diferença de cores. As configurações das telas de celular e computador variam muito. Portanto, o que se vê na tela de quem envia é diferente do que se vê na tela de quem está recebendo. Pior: ao rodar o serviço, surge um terceiro resultado.

Recomendação: aprovação no tecido que será utilizado na produção. Também há a possibilidade de fazer a aprovação digital via imagem. Porém, os terminais da aprovação e de conferência na produção deverão estar devidamente calibrados.

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático

 



LedWave lança vitrines de LED para sinalização digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/07/2014

Dispositivo integra lojas e vitrines

Painel pode integrar lojas e vitrines

A LedWave, fornecedora brasileira de soluções para sinalização digital, anuncia o lançamento de uma linha de painéis de LED transparentes, compactos, econômicos e indicados para composição de vitrines.

Segundo a empresa, os dispositivos chamam atenção pela beleza, além de serem superfinos, superluminosos e de fácil instalação.

A LedWave estará presente na Brasil Signage Expo, primeira feira na América Latina voltada exclusivamente à sinalização digital. O evento ocorre nos dias 18 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os interessados já podem realizar a inscrição antecipada.

A exposição apresentará novidades de digital signage e DOOH (Digital Out Of Home), como hardwares, softwares, entre outras soluções específicas.

Fonte: Brasil Signage



EasyCut Studio chega à versão 4.102

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2017
Software pode operar diversos modelos de plotters de recorte

Software pode operar diversos modelos de plotters de recorte

Indicado para rodar plotters de recorte, o software EasyCut Studio foi atualizado para a versão 4.102, que passou a suportar mais 100 modelos de equipamentos, dentre eles: Goldcut JK, Redsail, Liyu, KingCut, Roland PNC, Secabo, Creation PCut, TENETH, UKCutter, VicSign e Ioline.

O Easy Cut Studio foi desenvolvido exclusivamente para produção profissional de sinalizações que envolvam recorte de vinis, como letras, logotipos, decalques, transfers, envelopamento de carros, displays, entre outras aplicações.

O software oferece recursos como a autovetorização, soldagem e opções de corte avançadas. Também conta com funções para capturar dados de imagem e criar de marcas de registro.

Disponível para Mac e Windows, o aplicativo suporta mais de 500 plotters de recorte, como Liyu, Redsail, Roland, GCC, Saga, ASC365, Seiki, Bosskut Gazelle, Craftwell eCraft, BlackCat, Cougar/Lynx, Pazzles Inspiration, Silhouette SD/CAMEO/Portrait, SilverBullet, USCutter e VinylExpress.

Fonte: EasyCut Studio