Como resolver problemas na sublimação – Parte 1: Pré-impressão
Por João Leodonio em 08/11/2017
Às vezes, eles parecem insolúveis e onerosos. Porém, quando analisados friamente, podem ser solucionados com simples correções de processo. Estamos nos referindo aos problemas mais recorrentes na sublimação (sobretudo, na de pequenos formatos). Divido em três partes (pré-impressão, impressão e prensagem), este artigo lista as falhas mais recorrentes na produção de materiais estampados com a tecnologia sublimática. Mais importante: mostramos o que fazer para resolver e evitar tais problemas.Confira:
Problema: falhas encontradas na recepção de arquivos (baixa resolução, sem fonte, desenvolvido em Word ou craquelado)
Arquivos abertos ou em baixa resolução podem gerar problemas, como falta de definição, craquelado (ao ampliar) e perda de fontes ou imagens no fechamento.
Recomendação: recepcionar apenas arquivos em alta resolução. A sugestão é que as imagens estejam em arquivos fechados com, no mínimo, 300dpi. Assim, evita-se que, durante o fechamento no RIP, as imagens sejam alteradas ou perdidas.
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Problema: dificuldade em obter o resultado de cor esperado (perfil de cor)
É comum utilizar um único perfil para todos os serviços. Também é recorrente a falta de conhecimento na aplicação dos perfis. Ambos os casos geram inúmeros problemas na reprodução de cores, o que causa perda de tempo, materiais e dinheiro.
Recomendação: cada tipo de arquivo (reticulado, chapado) deve ter um perfil de cor, para garantir estabilidade, repetibilidade e economia no consumo de tinta, papel e tempo, sem comprometer a qualidade dos impressos.
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Problema: prova de cor (impressão digital) não bate com a reprodução final
Há provas feitas em dispositivos e tecidos diferentes da impressora e da mídia da produção. Também existem provas produzidas sem respeitar padrões de tempo e temperatura na prensagem.
Recomendação: a prova de cor deve ser impressa diretamente da máquina que imprimirá o serviço. Além disso, deve ser prensada no tecido e nas condições de tempo e temperatura que o cliente utilizará. Assim, evita-se a diferença de cor entre prova e produção. Recomenda-se não realizar alterações na arte depois dela ter sido aprovada. Se isso ocorrer, é necessário providenciar uma nova aprovação.
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Problema: prova de cor (impressão offset) não bate com a reprodução final
A prova produzida na plotter da pré-impressão não bate com a cor impressa em offset. A empresa não faz calibração das impressoras (offset e digital). A falta de calibração gera atrasos e perdas de tinta e papel.
Recomendação: a prova de cor deve ser impressa em plotter com o perfil de cor equalizado com a impressora offset. Trata-se de um serviço feito por profissionais especializados, que utilizam um test form (ferramenta para verificação das condições da impressora) na impressora offset. Com o resultado obtido, é gerado um perfil de cores para a plotter. É possível, também, prensar no mesmo tecido da produção. Isso é chamado de “aprovação em máquina”, na qual o cliente aprova as folhas da impressão offset prensados no tecido usado na produção. Porém, esse processo é pouco empregado, devido ao alto custo de hora/máquina e chapas.
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Problema: arte aprovada por celular ou computador não calibrado (e ela não bate com a produção)
Fazer aprovação via fotos de celular ou imagem enviadas por qualquer meio eletrônico é um dos procedimentos que mais geram problemas de diferença de cores. As configurações das telas de celular e computador variam muito. Portanto, o que se vê na tela de quem envia é diferente do que se vê na tela de quem está recebendo. Pior: ao rodar o serviço, surge um terceiro resultado.
Recomendação: aprovação no tecido que será utilizado na produção. Também há a possibilidade de fazer a aprovação digital via imagem. Porém, os terminais da aprovação e de conferência na produção deverão estar devidamente calibrados.
Novo CorelDRAW Graphics Suite 2020
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/05/2020
Recém-lançado, o CorelDRAW Graphics Suite 2020 oferece ferramentas que aumentam a produtividade e proporcionam a colaboração entre equipes por meio de serviço em nuvem. Compatível com macOS e Windows, o pacote de aplicativos é indicado para aplicações profissionais de ilustração, layout, edição de fotos e a criação de projetos gráficos complexos.
Algumas das ferramentas destacadas da CorelDRAW Graphics Suite 2020 são:
- Inteligência artificial: otimizada, ela economiza tempo em todo o processo de criação e design. A integração da tecnologia de IA permite que os usuários obtenham melhores resultados;
- Novo fluxo de trabalho: permite a colaboração no CorelDRAW.app, disponível exclusivamente com uma assinatura do CorelDRAW Graphics Suite;
- Ferramentas criativas e atualizações: inclui listas multiníveis personalizáveis que inspiram os usuários a ampliar seus horizontes e a trabalhar com mais eficiência;
- Agilidade nas operações: algumas funções são executadas até 10 vezes mais rápido (do que na versão anterior do software).
Fonte: Corel
Nova cabeça de impressão Xaar 1002 GS12U
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/04/2015
A fabricante Xaar lançou a Xaar 1002 GS12U, cabeça de impressão que dispara gotas com volumes maiores de tinta UV. A capacidade de produzir pontos de impressão e a tecnologia de recirculação de tinta fazem com que a peça seja indicada para impressão de embalagens, sobretudo de vernizes e brancos muito opacos.
Greyscale, a Xaar 1002 GS12 dispara gotas que variam de 12 a 84 picolitros e oferece alta velocidade produção e alta deposição de tinta.
Richard Barham, diretor de marketing da Xaar, declarou: "Trabalhamos com nossos parceiros OEM para desenvolver a Xaar 1002 GS12, cabeça de impressão baseada em nossa tecnologia voltada para aplicações industriais de revestimentos cerâmicos".
Fonte: Large Format Review
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