Como resolver problemas na sublimação – Parte 1: Pré-impressão

Por João Leodonio em 08/11/2017
Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas na pré-impressão sublimática

Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas na pré-impressão sublimática

Às vezes, eles parecem insolúveis e onerosos. Porém, quando analisados friamente, podem ser solucionados com simples correções de processo. Estamos nos referindo aos problemas mais recorrentes na sublimação (sobretudo, na de pequenos formatos). Divido em três partes (pré-impressão, impressão e prensagem), este artigo lista as falhas mais recorrentes na produção de materiais estampados com a tecnologia sublimática. Mais importante: mostramos o que fazer para resolver e evitar tais problemas.Confira:

Problema: falhas encontradas na recepção de arquivos (baixa resolução, sem fonte, desenvolvido em Word ou craquelado)

Arquivos abertos ou em baixa resolução podem gerar problemas, como falta de definição, craquelado (ao ampliar) e perda de fontes ou imagens no fechamento.

Recomendação: recepcionar apenas arquivos em alta resolução. A sugestão é que as imagens estejam em arquivos fechados com, no mínimo, 300dpi. Assim, evita-se que, durante o fechamento no RIP, as imagens sejam alteradas ou perdidas.

Observe a diferença de qualidade entre os arquivos: na foto, um está com 70dpi (em baixa) e outro está com 300dpi (em alta)

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Problema: dificuldade em obter o resultado de cor esperado (perfil de cor)

É comum utilizar um único perfil para todos os serviços. Também é recorrente a falta de conhecimento na aplicação dos perfis. Ambos os casos geram inúmeros problemas na reprodução de cores, o que causa perda de tempo, materiais e dinheiro.

Recomendação: cada tipo de arquivo (reticulado, chapado) deve ter um perfil de cor, para garantir estabilidade, repetibilidade e economia no consumo de tinta, papel e tempo, sem comprometer a qualidade dos impressos.

É recorrente o problema de diferença entre as cores da prova e da impressão sublimática. Veja como evitar essa falha

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Problema: prova de cor (impressão digital) não bate com a reprodução final

Há provas feitas em dispositivos e tecidos diferentes da impressora e da mídia da produção. Também existem provas produzidas sem respeitar padrões de tempo e temperatura na prensagem.

Recomendação: a prova de cor deve ser impressa diretamente da máquina que imprimirá o serviço. Além disso, deve ser prensada no tecido e nas condições de tempo e temperatura que o cliente utilizará. Assim, evita-se a diferença de cor entre prova e produção. Recomenda-se não realizar alterações na arte depois dela ter sido aprovada. Se isso ocorrer, é necessário providenciar uma nova aprovação.

Use um perfil de cor para cada tipo de imagem, para evitar problemas na reprodução das imagens

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Problema: prova de cor (impressão offset) não bate com a reprodução final

A prova produzida na plotter da pré-impressão não bate com a cor impressa em offset. A empresa não faz calibração das impressoras (offset e digital). A falta de calibração gera atrasos e perdas de tinta e papel.

Recomendação: a prova de cor deve ser impressa em plotter com o perfil de cor equalizado com a impressora offset. Trata-se de um serviço feito por profissionais especializados, que utilizam um test form (ferramenta para verificação das condições da impressora) na impressora offset. Com o resultado obtido, é gerado um perfil de cores para a plotter. É possível, também, prensar no mesmo tecido da produção. Isso é chamado de “aprovação em máquina”, na qual o cliente aprova as folhas da impressão offset prensados no tecido usado na produção. Porém, esse processo é pouco empregado, devido ao alto custo de hora/máquina e chapas.

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Problema: arte aprovada por celular ou computador não calibrado (e ela não bate com a produção)

Fazer aprovação via fotos de celular ou imagem enviadas por qualquer meio eletrônico é um dos procedimentos que mais geram problemas de diferença de cores. As configurações das telas de celular e computador variam muito. Portanto, o que se vê na tela de quem envia é diferente do que se vê na tela de quem está recebendo. Pior: ao rodar o serviço, surge um terceiro resultado.

Recomendação: aprovação no tecido que será utilizado na produção. Também há a possibilidade de fazer a aprovação digital via imagem. Porém, os terminais da aprovação e de conferência na produção deverão estar devidamente calibrados.

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático

 



Avery lança vinis específicos para trailers

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/09/2015
SC900 RV tem alta resistência e durabilidade

SC900 RV tem alta resistência e durabilidade

A Avery Dennison, fabricante de películas, adicionou ao seu portfólio a SC900 RV, linha de vinis adesivos desenvolvidos especificamente para envelopamento de trailers e veículos de recreio, que exigem durabilidade de longo prazo.

Um dos diferenciais do material é o adesivo com tecnologia patenteada Easy Apply, a qual permite a fácil retirada de ar durante a aplicação, além de dar a opção aos instaladores de reposicionar o material antes de aderi-lo completamente à superfície.

O SC900 RV apresenta alta resistência em baixas temperaturas e adere a superfícies diversas, como metais pintados e fibras de vidro.

O filme está disponível na mesma gama de cores da série SC900, além de branco brilhante, branco opaco, carvão metálico, preto metálico, azul metálico brilhante e champanhe metálico.

Fonte: Avery Dennison



Xaar amplia instalações fabris na Inglaterra

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/01/2014

A Xaar, fabricante de cabeças de impressão, alugou um terceiro prédio dentro do Cambridge Science Park, prestigiado aglomerado de indústrias de alta tecnologia localizado na Inglaterra. Com a nova unidade, o setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa cresceu 50%, e atualmente conta com 48 mil metros quadrados e 130 funcionários.

E 2013, a empresa ampliou o seu leque de atuação e expandiu os negócios não apenas em setores consolidados (como o de comunicação visual), mas também em novas áreas (como a de cerâmica). De acordo com a fabricante, as vendas cresceram 78% no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, e os lucros subiram 231%.

Em 2013, Xaar teve ótimo resultado de vendas e ampliou o departamento de P&D

Em 2013, Xaar teve ótimo resultado de vendas e ampliou o departamento de P&D

Recentemente, a empresa também passou por uma reestruturação, para manter-se em sincronia com as demandas dos novos e velhos mercados em que atua. Agora, a Xaar conta com a divisão Bulk Piezo Technology, especializada no desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoamento de tecnologias já disseminadas da empresa, e a divisão Thin Film Piezo Technology, cujo foco é criar produtos para novos mercados e aplicações.

Ramon Borrell, diretor de P&D da Xaar, declarou: "Temos uma enorme oportunidade de penetrar ainda mais em mercados grandes e bem estabelecidos. Nossa tecnologia está transformando uma série de setores".

Fonte: Xaar