Como limpar veículos envelopados

Por Eduardo Yamashita em 23/06/2014

A melhor maneira de limpar um veículo envelopado é à moda antiga: com a mão, água e detergente neutro.

Uma alternativa aceitável é a lavagem automática com spray. Mas jamais lave o carro com escovas giratórias. Elas podem raspar e levantar as bordas do vinil autoadesivo e criar pontos de falhas. Além disso, podem arranhar a imagem impressa.

O primeiro passo de uma limpeza ideal é a lavagem do veículo, com água limpa, para não riscar a imagem. Em seguida, esfregue suavemente um pano macio ou uma esponja natural ou sintética molhada numa mistura de detergente e água.

O detergente deve estar livre de solventes fortes, alcoóis e componentes abrasivos (de pH entre 3 e 11).

Veja nessa artigo técnico como realizar a limpeza correta de veículos envelopados

Veja neste artigo técnico como realizar a limpeza correta de veículos envelopados

Comece a limpeza pelo teto do veículo e trabalhe para baixo. Evite qualquer abrasão na superfície do vinil. Depois de limpar o veículo por inteiro, é importante repassar a imagem cuidadosamente, com água limpa. Deixe a água secar naturalmente ou seque com flanela ou pano macio e não abrasivo. Tome cuidado para não levantar as bordas da película.

Se necessário, use uma lavadora de pressão e certifique-se de seguir as orientações abaixo:

  • mantenha a pressão de água abaixo de 1200psi;
  • mantenha a temperatura da água abaixo de 80ºC;
  • mantenha o bico pelo menos 12cm distante das bordas;
  • mantenha o bico perpendicular à imagem (para evitar o levantamento das bordas da imagem);
  • use bico com amplo padrão de pulverização de ângulo de 40º;
  • a pressão excessiva ou pulverização no ângulo errado com a lavadora de alta pressão pode causar danos e criar pontos de falha na imagem.
Água limpa e detergente devem ser aplicados na limpeza

Água limpa e detergente devem ser aplicados na limpeza

Não utilize lavagens a seco, pois os químicos podem afetar a imagem e o vinil.

Para remover contaminantes difíceis, como excrementos de pássaros e seiva de árvores, tente amaciá-los ao mantê-los de molho por alguns minutos, com água quente e sabão. Em seguida, enxágue abundantemente. Se necessário, use um produto químico mais severo, mas não se esqueça de testá-lo antes da aplicação, fazendo isso numa área escondida. E evite o uso de ferramentas abrasivas que podem riscar a imagem.

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



Ampla Digital renova showroom da Bahia

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2013

Novos equipamentos chegaram ao showroom da filial da Ampla em Lauro de Freitas, na Bahia. Renovado, o centro conta agora com as impressoras Rio 8000, Rio 8100s e Targa XT.

Os clientes que quiserem conferir as máquinas em funcionamento podem agendar uma demonstração com os representantes da empresa: (71) 3369 2131.

A Ampla, recentemente, inaugurou uma outra unidade na região Nordeste, em Recife (PE).

Show room da Ampla ganhou novas impressoras

Show room da Ampla ganhou novas impressoras

Fonte: Ampla



Mutoh lança impressora UV LED plana

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/05/2018
PerformanceJet 2508UF possui mesa de 1,25m x 2,54m

PerformanceJet 2508UF possui mesa de 1,25m x 2,54m

A fabricante Mutoh apresentou a PerformanceJet 2508UF, nova impressora plana com duas lâmpadas UV LED e quatro cabeças em sistema de configuração escalonada, que pode comportar mais duas ou quatro cabeças, para permitir CMYK duplo ou CMYK com branco e verniz.

A máquina estampa mídias com espessura de até 100mm e peso de até 50kg/m². Além disso, possui mesa seccionada em zonas de vácuo e sistema de registro de pinos acionado por ar, para trabalhos com múltiplos painéis e impressão frente e verso. Também apresente um recurso que facilita o manuseio e o posicionamento de mídias pesadas.

Capaz de produzir imagens com resolução de 600 x 1.200dpi e rodar na velocidade máxima de 90m²/h, a máquina é indicada para produção de sinalização, fine art, gráficos de feiras, peças de PDV, comunicação visual de varejo e amostras de embalagem.

Fonte: Mutoh