Como escolher a resolução para a sua impressora digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/12/2012

resolução impressão

A escolha da resolução depende de fatores como a distância de visualização

Em dúvida sobre qual resolução usar na sua impressora? Então faça o seguinte: pergunte ao seu cliente onde o impresso será instalado e por quem e como ele será visualizado.

Se o impresso for visualizado a grandes distâncias, use resoluções menores. Isso porque, quanto mais o observador se afasta, mais dificuldade ele tem de enxergar os pequenos pontos que compõem a imagem. Ocorre uma ilusão óptica.

Já quando o impresso for visualizado a distâncias pequenas, use resoluções maiores, porque os observadores conseguem enxergar os detalhes da imagem.

Portanto, há uma relação inversamente proporcional: maior distância, menor resolução. Menor distância, maior resolução.

Sabendo disso, fica fácil aplicar a seguinte tabela:

Distância de visualização (metros) Resolução (dpi)
Mais de 15 75
Entre 3 a 15 Entre 150 e 300
Entre 1,5 a 3 Entre 360 e 720
Entre 0,5 a 1,5 Entre 720 a 1440
Menos que 0,5 Mais de 1440

Observação: ao escolher a resolução da sua impressora, também leve em consideração o gasto de tempo e de tinta. Existe uma relação diretamente proporcional: quando você opta por usar resoluções maiores, mais tempo e tinta você gastará para imprimir — o que vai encarecer o seu trabalho.

Por exemplo: um dada impressora trabalha na velocidade de 35m2/h, na resolução de 360 dpi, gastando 3ml/m2 de tinta. Se ela operar com 720dpi, gastará 5ml/m2 e vai imprimir na velocidade de 7,5m2/h (frisa-se que esse é apenas uma exemplo para fins didáticos).

O que é resolução de impressão

Segundo o "Guia Xaar para inkjet industrial", a resolução está relacionada com a precisão ou apuro visual de uma imagem. Ou seja, a habilidade de separar visualmente os objetos contidos numa imagem (e os seus limites). Para uma pessoa com acuidade visual média, isso significa distinguir uma par de objetos que compreendem um ângulo visual de 1 arco-minuto (1/60 de grau).

A resolução de impressoras digitais é medida em dpi (dots per inch — pontos por polegada). Se a resolução máxima de uma impressora é de 600dpi, isso quer dizer que ela imprime até 600 pontos (lado a lado) em uma polegada linear. Uma polegada equivale a 2,5cm.

Observação importante: não confundir resolução de impressão (medida em dpi) com resolução de dispositivos de visualização (como monitores), medida em ppi (pixel per inch — pixel por polegada).

Esse artigo é de autoria do InfoSign. Pulicado originalmente no dia 15 de dezembro de 2012.



Digi Print inaugura showroom em São Paulo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/03/2014

Espaço é dedicado a clientes que trabalham no mercado de impressão em tecidos

Espaço é dedicado a clientes que trabalham no mercado de impressão em tecidos

A Digi Print, revenda de produtos da Roland DG, inaugurou no dia 11 de março de 2014 um showroom localizado na cidade de São Paulo (R. Newton Prado, 346 – Bom Retiro). O espaço, que já está liberado para visitas, é dedicado a clientes da Roland que buscam soluções tecnológicas voltadas ao mercado de impressão em tecidos.

Entre os equipamentos em exibição no local, estão a XF-640S (impressora que trabalha com velocidade máxima acima dos 100m²/h), a BN-20 (impressora de mesa com recorte) e a GX-24 (plotter de recorte). Os clientes podem ver essas máquinas em funcionamento, bem como testá-las.

Além de equipamentos, o espaço possui um mostruário de produtos impressos com sublimação digital. O ambiente também sediará eventos e cursos sobre máquinas, softwares e técnicas sublimáticas.

Masahiro Tomioka, presidente da Roland DG Corporation, comentou: "O showroom ficou ótimo: espaços bem aproveitados, decoração atraente, boas ideias no mostruário e excelente localização".

Já Marcos Pinhata, diretor comercial da Digi Print, enfatizou: "Estamos de portas abertas. Nossa equipe está qualificada e pronta para trocar conhecimentos e agregar aos nossos clientes".

Executivos prestigiaram a inauguração (da esquerda para direita): Anderson Clayton (diretor de marketing da Roland DG Brasil), Marcos Pinhata (diretor comercial da Digi Print), Frederico Coppo (diretor financeiro da Digi Print), Masahiro Tomioka (presidente da Roland DG Corporation), Celso Bento (presidente da Roland DG Brasil) e Mika Satouchi (gerente de desenvolvimento da Roland DG Japão)

Executivos prestigiaram a inauguração (da esquerda para direita): Anderson Clayton (diretor de marketing da Roland DG Brasil), Marcos Pinhata (diretor comercial da Digi Print), Frederico Coppo (diretor financeiro da Digi Print), Masahiro Tomioka (presidente da Roland DG Corporation), Celso Bento (presidente da Roland DG Brasil) e Mika Satouchi (gerente de desenvolvimento da Roland DG Japão)

Fonte: Digiprint



Avery apresenta novos vinis e películas transparentes para laminação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/04/2016
Novos filmes fazem parte do portfólio Supreme Wrap Film

Novos filmes fazem parte do portfólio Supreme Wrap Film

A Avery Dennison, fabricante de películas adesivas, anunciou três novos filmes cast transparentes coloridos para laminação e duas novas cores de vinis da linha Giovanna Edition da Supreme Wrapping, indicados para envelopamento de veículos.

Os filmes para laminação (laranja, verde e roxo) podem ser combinados com outras cinco cores de vinis cromo da Avery, a fim de criar novas possibilidades de tons. Segundo a empresa, o laminado oferece uma funcionalidade multicamada que protege contra riscos e danos as películas com efeito cromado.

Os dois vinis lançados pela Avery são os acetinados Satin Azure e Satin Pearl Koko, que foram adicionados à série Giovanna Edition do portfólio Supreme Wrapping Film.

Roxanne McSpadden, diretora de marketing da Avery Dennison Graphics Solutions, declarou: “Somos os primeiros a comercializar filmes cast coloridos para laminação em envelopamentos de veículos, e estamos animados para ver combinações de cores criativas com essas películas”.

Toda a linha Giovanna Edition possui qualidades como alta conformação em torno de curvas e reentrâncias, além da tecnologia patenteada Easy Apply RS.

Fonte: Avery Dennison



Clicky