Como escolher prensa térmica para sublimação

Por João Leodonio em 22/12/2017
Plana, cilíndrica e cônica: saiba qual é a mais adequada para o seu negócio

Plana, cilíndrica e cônica: saiba qual é a mais adequada para o seu negócio

Na hora de adquirir uma prensa para sublimação, pergunte-se: em qual mercado vou atuar e quais formatos e quantidades quero atender? Com base nas respostas, será muito mais fácil pensar no tipo de prensa mais adequado para o seu negócio.

A mídia (televisão e redes sociais) vende muitas “soluções mágicas” para ganhar dinheiro com prensa térmica. Mas atente-se a essas propostas. A decepção por um investimento ruim e sem orientação pode ser maior do que a empolgação no momento da compra. Portanto, gastar tempo com pesquisa é melhor que você pode fazer para não frustrar um negócio promissor.

Prensa térmica plana para pequenos formatos

Com formatos que variam entre 23cm x 35cm e 50cm x 70cm, essas prensas podem vir ou não suporte (na maioria sem, e o comprador deverá confeccionar uma bancada ou pé) com uma ou duas bandejas, nas voltagens 110v ou 220v (recomenda-se as de 220v, por serem mais econômicas). Elas podem ser manuais, pneumáticas ou elétricas.

Recomenda-se adquirir um equipamento que atenda as medidas máximas dos produtos a serem prensados, além de escolher a voltagem mais econômica e preferir as marcas nacionais, por geralmente oferecerem uma assistência técnica mais ágil.

Prensas planas podem ser manuais, pneumáticas ou elétricas

Prensa térmica plana para formatos grandes (sublimação total)

A partir do formato de 50cm x 70cm, há dezenas de opções de dimensões de prensas planas para grandes formato. Também são encontradas com ou sem suporte, com uma ou duas bandejas (laterais ou sobrepostas), nas voltagens 110v ou 220v. Podem ser manuais, pneumáticas ou elétricas.

Como trata-se de um investimento maior, recomenda-se pesquisar muito e levantar a relação custo x benefício antes de adquirir o equipamento. Indica-se evitar as marcas importadas, por conta da má ou ausência de assistência técnica.

Prensa térmica cilíndrica e cônica

Há uma grande oferta de prensas térmicas cilíndricas com adaptações para sublimar objetos cônicos, geralmente sem suporte e nas voltagens 110v e 220v.

Há muitas ofertas e fabricantes, porém é importante desconfiar. Como nos casos das prensas planas, recomenda-se fugir das prensas importadas por conta da assistência técnica falha ou inexistente. As nacionais são, normalmente, mais caras, porém são vendidas por empresas que oferecem reposição de peças e manutenção muito melhor do que as concorrentes importadas.

Recomenda-se evitar promoções de pacotes (8x1 e 5x1), pois nos kits oferecidos algum dos produtos vão servir apenas para desencalhar o estoque do fornecedor.

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático

 



Ritrama lança películas para decoração de embalagens

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
Películas podem ornamentar recipientes de PET ou vidro

Películas podem ornamentar recipientes de PET ou vidro

A fabricante Ritrama anunciou no mercado internacional a nova RI-MOVE, série de mídias para decoração de embalagens composta pelas linhas RI-MOVE GLASS (garrafas de vidros) e RI-MOVE PET (para recipientes de PET).

Segundo a empresa, as propriedades das mídias RI-MOVE garantem tanto a fixação das etiquetas quanto a remoção delas, de maneira rápida e limpa durante a lavagem industrial com solução alcalina.

A RI-MOVE GLASS possibilita o desprendimento da etiqueta sem deixar resíduos. O adesivo da mídia foi desenvolvido para permanecer aderente e não deixar contaminantes.

O RI-MOVE PET foi desenvolvido para destacar dos recipientes de PET, para uma reciclagem limpa, rápida e fácil.

A legislação de vários países sobre reciclagem e reutilização de embalagens está cada vez mais rigorosa. Muitas marcas do setor de alimentos e bebidas já estão trabalhando para comercializar produtos com embalagens recicláveis e reutilizáveis. Etiquetas e adesivos estão entre os principais obstáculos: ambos os componentes, se não forem tratados ou recuperados adequadamente, podem complicar o processo de reciclagem.

Fonte: Ritrama

Tags: Ritrama, RI-MOVE,


Conheça a maior impressora plana de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/01/2015

Dip-Tech AR18000 foi desenvolvida para decorar vidros e cerâmicas

Dip-Tech AR18000 foi desenvolvida para decorar vidros e cerâmicas

Reconhecida pelo Guinness World Records como "a maior impressora digital plana", a Dip-Tech AR18000 ostenta 18m de comprimento e pode estampar um painel de vidro com área de até 64m2.

A máquina é fabricada pela Dip-Tech, empresa israelense especializada em construir equipamentos para decoração de vidros e cerâmicas. Até o momento, apenas duas unidades da Dip-Tech AR18000 foram vendidas. Uma foi instalada na China, a outra, na Alemanha.

As impressoras foram encomendadas para ajudar na produção de projetos arquitetônicos que empregam painéis de vidro gigantes e impressos digitalmente.

Yariv Matzliach, CEO da Dip-Tech, declarou: "Queremos abrir novas fronteiras para os fabricantes de vidro e criar novas possibilidades para o mundo do design. Com o recorde, entramos numa nova etapa, e vamos continuar a desenvolver equipamentos inovadores".

Fonte: Dip-Tech



Clicky