Como escolher prensa térmica para sublimação

Por João Leodonio em 22/12/2017
Plana, cilíndrica e cônica: saiba qual é a mais adequada para o seu negócio

Plana, cilíndrica e cônica: saiba qual é a mais adequada para o seu negócio

Na hora de adquirir uma prensa para sublimação, pergunte-se: em qual mercado vou atuar e quais formatos e quantidades quero atender? Com base nas respostas, será muito mais fácil pensar no tipo de prensa mais adequado para o seu negócio.

A mídia (televisão e redes sociais) vende muitas “soluções mágicas” para ganhar dinheiro com prensa térmica. Mas atente-se a essas propostas. A decepção por um investimento ruim e sem orientação pode ser maior do que a empolgação no momento da compra. Portanto, gastar tempo com pesquisa é melhor que você pode fazer para não frustrar um negócio promissor.

Prensa térmica plana para pequenos formatos

Com formatos que variam entre 23cm x 35cm e 50cm x 70cm, essas prensas podem vir ou não suporte (na maioria sem, e o comprador deverá confeccionar uma bancada ou pé) com uma ou duas bandejas, nas voltagens 110v ou 220v (recomenda-se as de 220v, por serem mais econômicas). Elas podem ser manuais, pneumáticas ou elétricas.

Recomenda-se adquirir um equipamento que atenda as medidas máximas dos produtos a serem prensados, além de escolher a voltagem mais econômica e preferir as marcas nacionais, por geralmente oferecerem uma assistência técnica mais ágil.

Prensas planas podem ser manuais, pneumáticas ou elétricas

Prensa térmica plana para formatos grandes (sublimação total)

A partir do formato de 50cm x 70cm, há dezenas de opções de dimensões de prensas planas para grandes formato. Também são encontradas com ou sem suporte, com uma ou duas bandejas (laterais ou sobrepostas), nas voltagens 110v ou 220v. Podem ser manuais, pneumáticas ou elétricas.

Como trata-se de um investimento maior, recomenda-se pesquisar muito e levantar a relação custo x benefício antes de adquirir o equipamento. Indica-se evitar as marcas importadas, por conta da má ou ausência de assistência técnica.

Prensa térmica cilíndrica e cônica

Há uma grande oferta de prensas térmicas cilíndricas com adaptações para sublimar objetos cônicos, geralmente sem suporte e nas voltagens 110v e 220v.

Há muitas ofertas e fabricantes, porém é importante desconfiar. Como nos casos das prensas planas, recomenda-se fugir das prensas importadas por conta da assistência técnica falha ou inexistente. As nacionais são, normalmente, mais caras, porém são vendidas por empresas que oferecem reposição de peças e manutenção muito melhor do que as concorrentes importadas.

Recomenda-se evitar promoções de pacotes (8x1 e 5x1), pois nos kits oferecidos algum dos produtos vão servir apenas para desencalhar o estoque do fornecedor.

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático

 



Baixe gratuitamente o aplicativo Roland VersaWorks Dual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/02/2017
Exclusivo para clientes Roland, software oferece recursos avançados de pré-impressão

Exclusivo para clientes Roland, software oferece recursos avançados de pré-impressão

A Roland DG, fabricante de impressoras digitais, anunciou que o VersaWorks Dual, software de pré-impressão, está disponível gratuitamente para seus clientes.

Baseado no VersaWorks, o aplicativo oferece funções avançadas de processamento e edição de imagens, como o RVWD, que permite trabalhar com arquivos PostScript e PDF, para garantir que os efeitos de transparência sejam processados com precisão. Além disso, os dados de tintas claras e branca podem ser gerados no RIP, ideal para uso na produção de adesivos e materiais personalizados com efeitos especiais.

A posição e o tamanho de dados de cores especiais também podem ser ajustados no RIP, que também oferece recursos de rotação e espelhamento, sem a necessidade de retornar ao software de design.

O software está atualmente disponível para os modelos SOLJET PRO 4 XR-640, VersaCAMM VS-640i/540i/300i e SP-540i/300i, VersaSTUDIO BN-20, VersaEXPRESS RF-640, VersaUV LEJ-640, LEC-540/330, LEF-20/12 e Texart RT-640.

Os clientes que desejam obter mais informações sobre o download do Roland VersaWorks Dual RIP devem entrar em contato com seu fornecedor local ou visitar o site https://www.rolanddga.com/regions (basta clicar na sua região e país).

Akinaga Nozawa, gerente de produto da Roland DG Japão, declarou: “Nosso software é adaptado exclusivamente para impressoras da Roland DG e, portanto, otimizado para maximizar o desempenho e a facilidade de uso delas. Nossas ferramentas de gerenciamento de cores tornaram-se fatores importantes na popularidade dos produtos da empresa em todo o mundo”.

Fonte: Roland DG Brasil



Onyx faz 25 anos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/01/2014

Onyx Graphics faz aniversário

Onyx Graphics faz aniversário

A Onyx Graphics, provedora de softwares RIP, acaba de completar 25 anos de atuação no mercado de impressão. Desde 1989, a empresa fornece soluções para grandes formatos, desenvolvidas a partir do conhecimento sobre cores dos especialistas da fornecedora, composta por colaboradores como o vice-presidente da International Color Consortium (ICC).

Uma das soluções da empresa é o software de fluxo de trabalho Onyx Thrive, que emprega tecnologia Adobe PDF Print Engine. A empresa também vende o Thrive Production Manager, cuja interface intuitiva permite o controle do fluxo de trabalho a partir de qualquer lugar, otimizando a produtividade dos dispositivos empregados na produção.

O mais recente lançamento da empresa é a 11ª versão do software Onyx, a qual – de acordo com a empresa – inclui novas ferramentas e aperfeiçoamentos que simplificam a produção de impressoras de grande formato.

Kevin Murphy, presidente da Onyx Graphics, comemorou: "Em 2014, chegamos ao nosso 25º ano de inovação. Temos o prazer de celebrar esse marco com os clientes que têm usado nossas soluções ao longo desses anos".

Fonte: What They Think