Como criar rótulos personalizados de cervejas artesanais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/01/2017
Saiba, passo a passo, como personalizar rótulos de cervejas artesanais

Saiba, passo a passo, como personalizar rótulos de cervejas artesanais

A impressão digital oferece vantagens como a produção de pequenas tiragens de material personalizado - um recurso que pode ser empregado criativamente em diversos ramos e negócios. Empresas dos setores de eventos e bebidas, por exemplo, têm se beneficiado desta ferramenta para gerar lucro e agregar valor a seus serviços, como distribuição de vinhos especiais e cervejas artesanais, que demandam rótulos únicos e sazonais.

Se você pretende executar trabalhos como estes, o passo a passo a seguir, realizado pela equipe da Mimaki Brasil, mostra como personalizar rótulos aplicados em cervejas artesanais. Para tanto, foram utilizados uma impressora de grande formato UV LED SIJ-320UV, um rolo de BOPP (que pode ser branco ou transparente), uma plotter de recorte CG-130SRIII e uma garrafa de vidro. Com os equipamentos acima, é possível realizar a impressão de 1.872 rótulos por hora (na resolução 600 x 600dpi, 8P) e o recorte de 2.448 rótulos por hora, no formato de 8cm x 8,5cm. Acompanhe:

Em um software de design (como o Illustrator), crie a arte conforme o molde do produto final. Insira a marca de corte e de registro
Insira o arquivo no software RIP da Mimaki, o RasterLink6
Clique em “Qualidade” para configurar a resolução e insira o número de passadas. Recomenda-se empregar resolução de 600 x 600dpi, 8P e modo 4 cores
Selecione “Ripar e Imprimir” e inicie a impressão
Imprima o arquivo
Abra novamente o arquivo no software gráfico, desabilite a marca de registro e a camada impressa e clique na ferramenta do Fine Cut
No Fine Cut, clique em “Register Mark” e, em seguida, no “Detect Mark”
Insira o material na plotter de recorte, verifique a leitura da marca de registro e recorte os rótulos
Destaque o rótulo
Realize a aplicação
Produto finalizado

 



Matan cria estação de operação móvel para impressoras Barak

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/06/2013

Dispositivo dá maior mobilidade ao operador da impressora

Dispositivo dá maior mobilidade ao operador da impressora

Você já deve ter notado que os operadores de impressoras digitais, principalmente industriais, estão sempre se movimentando: para fazer o carregamento de mídias, checar a qualidade de impressão e monitorar os trabalhos por meio do PC. E quando um trabalho desafiador está sendo impresso, o operador fica andando incessantemente do computador para a impressora. No caso de uma impressora de 5m de largura, isso pode ser ineficiente e exaustivo.

Pensando nisso, a Matan, fabricante de impressoras digitais, criou uma estação especial para ser utilizada no modelo Barak 8Q. Trata-se de um dispositivo móvel que desliza na parte frontal da máquina. Com ele, o monitor pode ser inclinado para cima e para baixo, para se adequar à altura do operador, ajudando-o a checar a impressão e, imediatamente, fazer os comandos no software da máquina.

Veja como o dispositivo funciona:

Fonte: Matan



Caldera disponibiliza arquivo com imagem para teste de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/08/2013

Para obter a imagem criada pela Caldera, entre em contato com a fornecedora

Para obter a imagem criada pela Caldera, entre em contato com a fornecedora

A Caldera, desenvolvedora de softwares gráficos, e o Stom500, ilustrador e artista de rua, criaram uma imagem exclusiva para executar testes de impressão. Trata-se de uma ilustração altamente técnica, para que os operadores de impressoras consigam avaliar a reprodução de tintas, vernizes e cores especiais, como a branca e as metálicas. O desenho contém uma metrópole contemporânea, repleta de detalhes humorísticos sobre a própria Caldera e sobre a indústria de impressão de grande formato. Interessado em obter o arquivo? Entre em contato com o pessoal da fornecedora.

Fonte: Caldera