Como combater o efeito “silvering” em laminações

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2020
Veja o que é precisa para eliminar as indesejadas linhas prateadas

Veja o que é precisa para eliminar as indesejadas linhas prateadas

O efeito “silvering” (prateado) é um problema na laminação de um trabalho impresso. É causado por pequenas bolhas de ar que ficam presas sob a laminação, criando a aparência de linhas reflexivas difusas ou prateadas. Pode não ser visto em mídias mais claras ou áreas com cores claras, mas fica óbvio em imagens de escuras ou pretas.

Para resolver esse problema, é importante identificar a causa dele, que pode ser:

  • não aplicar a pressão apropriada do rolo;
  • laminar muito rápido;
  • usar mídia com uma superfície irregular.

O “silvering” também pode ser consequência do processo de “secagem” da laminação, quando os adesivos fluem sobre a mídia e a tinta. As tintas ecossolventes geralmente se espalham suavemente na superfície do substrato mídia, de modo que, quando o adesivo umedece, ele preenche a área de maneira uniforme. As tintas UV, no entanto, não obtém a mesma uniformemente. Portanto, algumas áreas podem ficar descobertar de adesivo, o que pode alterar a aparência do gráfico.

Se você for um usuário de tintas UV, é possível evitar o problema do “silvering” usando um produto laminado com um “peso” maior, para que seu adesivo preencha as áreas de tintas desiguais. Isso é especialmente verdadeiro se a mídia também for irregular.

Outro fator pode ser o tipo de adesivo: os mais “macios” fluem mais e cobrem áreas irregulares.

Às vezes, a adesão às tintas UV é um problema. Portanto, recomenda-se realizar testes em uma seleção de diferentes mídias e produtos laminados. Pode ser possível obter um acabamento excelente alterando a combinação de produtos.

Se o “silvering” persitir, uma solução é usar a laminação fosca. O prateado ainda está lá, mas é mais difícil de ver graças ao acabamento. O Protac Anti-Scratch Matte, da Drytac, por exemplo, é um filme laminado de PVC calandrado monomérico com acabamento fosco antirriscos, que é revestido em um lado com um adesivo de alta camada. É indicado para laminação sobre tintas UV.

Fonte: Drytac



Versão 12 do Onyx será apresentada na Fespa 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2015

Prévia exclusiva do Onyx 12 será dada aos visitantes da Fespa 2015, na Alemanha

Prévia exclusiva do Onyx 12 será dada aos visitantes da Fespa 2015, na Alemanha

Durante a Fespa 2015, que ocorrerá na Alemanha entre os dias 18 e 22 de maio, a Onyx apresentará uma prévia exclusiva da versão 12 do software homônimo. Segundo a empresa, o aplicativo tem novas ferramentas e interface modificada, para simplificar a preparação dos trabalhos.

O software Onyx é indicado para controle de produção e gerenciamento de cores em birôs e gráficas digitais de estamparia têxtil, comunicação visual, decoração e impressão industrial.

Na Fespa 2015, além da nova versão do Onyx, a empresa apresentará o Onyx Thrive (fluxo de trabalho baseado em Adobe PDF Print Engine), o Onyx Connect JDF (sistema aberto que possibilita a conexão de outras soluções ao Onyx) e o Onyx Textile Edition (com ferramentas específicas para impressão têxtil, como Step-and-Repeat, Colorways e Ink Configuration Builder).

Fonte: Large Format Review



ExpoPrint 2018 começa no dia 20 de março

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/03/2018
Feira contará com mais 300 expositores e 70 palestras gratuitas

Feira contará com mais 300 expositores e 70 palestras gratuitas

Segundo a organização, a quarta edição da ExpoPrint, feira que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março, no Expo Center Norte (São Paulo), reunirá mais de 300 expositores nacionais e internacionais, para apresentar mais de 700 marcas do mercado de impressão.

O visitante poderá encontrar soluções gráficas para aumentar a produtividade e a lucratividade e impulsionar os negócios em 2018. Além de centenas de expositores, a feira contará com mais de 70 palestras gratuitas e o Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo).

A feira contará também com diversos lançamentos em impressoras, softwares, substratos, tintas, peças e acessórios, equipamentos de acabamento e soluções para os segmentos editorial, têxtil, sublimático, comercial, de embalagens, entre outros.

Confira a programação completa dos eventos paralelos à Expoprint 2018.

Fonte: Expoprint

Tags: ExpoPrint,