Como aplicar vinis recortados por plotters

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/02/2017
Saiba, passo a passo, como aplicar vinis recortados empregados em comunicação visual

Saiba, passo a passo, como aplicar vinis recortados empregados em comunicação visual

Aplicações de vinis adesivos recortados em plotters são o ponto de partida de muitas pequenas empresas do ramo de comunicação visual. Trata-se de um serviço simples, muito requisitado e que não demanda recursos muito caros.

No entanto, a aplicação de vinis recortados requer alguns cuidados. No passo a passo a seguir, realizado pela Imprimax, saiba como executar o serviço de modo correto e com qualidade.

Observação: a máscara de transferência deve ser usada imediatamente para manter a característica removível do adesivo (cola). Cuidado também com o tempo de aplicação, pois pode haver o aumento do tack, o que dificultará a remoção da máscara.

Efetue o recorte eletrônico (com plotter) do material
Depile a arte
Aplique a máscara de transferência
Retire o liner da mídia após o mascaramento
Limpe e posicione a mídia sobre a superfície, iniciando a aplicação, espatulando do centro para as extremidades
Retire a máscara, puxando-a rente ao adesivo e à superfície, tomando cuidado com os ‘miolos’ das letras. Caso surjam bolhas, faça um pequeno furo nas extremidades e espatule o ar para fora, pelo lado oposto ao furo
Finalize a aplicação

 



Versão atualizada do software de corte EasySignCut Pro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/04/2018
Nova versão dá suporte a plotters Roland, Teneth, Ioline, Redsail e Liyu

Nova versão dá suporte a plotters Roland, Teneth, Ioline, Redsail e Liyu

A desenvolvedora EasyCut Studio anunciou a versão 4.0.5.5 do EasySignCut Professional, software para design e produção de cortes de vinis adesivos. A nova edição do aplicativo suporta plotters da Roland, Teneth, GoldCut, Redsail e Liyu, além de ser compatível com o MacOS 10.13 High Sierra e Windows 10.

Segundo a empresa, o EasySignCut Pro oferece recursos exclusivos para a criação e edição de layouts, além de poder organizar livremente gráficos e objetos de texto, importar gráficos vetoriais e definir cores para serem cortadas separadamente. Também disponibiliza ferramentas para paths vetoriais cortáveis a partir de qualquer bitmap digitalizado ou importado.

O aplicativo inclui drivers para rodar em diversas marcas e modelos de plottters de recorte, como Roland, USCutter, GCC, Graphtec, KNK, Secabo, Summa, Ioline, BossKut Gazelle, Silhouette, Silver Bullet, Vinyl Express, Copam, Creation PCut, Seiki, Ramtin, Foison, Saga, JinKa e CutOK.

Algumas das ferramentas destacadas do EasySignCut Professional são:

  • Imprimir e cortar;
  • Corte de contorno
  • Controle da plotter de recorte;
  • Opções avançadas de corte;
  • Vetorização de imagens;
  • Edição de nós;
  • Adição de linhas e caixas;
  • Corte duplicado;
  • Corte por cor;
  • Importação de arquivos PDF, SVG, EPS, WPC DXF e PLT;
  • Digitalização de imagens diretamente no software;
  • Visualizar de prévias;
  • Suporte para break e split.

Fonte: EasyCut Studio



Avery Dennison lança película adesiva sustentável

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/07/2017
MPI 1405 não contém PVC em sua formulação

MPI 1405 não contém PVC em sua formulação

A fabricante Avery Dennison apresentou o MPI 1405, novo filme adesivo sem PVC indicado para envelopamento de veículos, sinalização outdoor, decoração arquitetônica em superfícies texturizadas (cimento, tijolos e concreto) e quaisquer outras aplicações que exijam uma solução ecológica ( MPI 1405 tem certificação GREENGUARD).

Com adesivo removível de longo duração, a película requer menos calor durante a instalação por causa de sua alta conformabilidade. O filme também emprega a Easy Apply RS, tecnologia de saída de ar que ajuda a eliminar rugas e bolhas durante as instalações, além de garantir reposicionamento e deslizamento.

O MPI 1405 faz parte da coleção “Next Generation” da Avery Dennison, que também inclui os filmes MPI 2105 e MPI 1105. Trata-se de mais um produto do portfólio de materiais ecologicamente amigáveis desenvolvidos pela empresa, cujo objetivo é se tornar sustentável até 2025.

Jeff Losch, diretor de marketing da Avery Dennison Graphics, declarou: “O MPI 1405 mantém a saturação de cores e a integridade gráfica, mesmo esticando bastante, o que é importante para aplicações em superfícies texturizadas. O filme pode ser impresso em todas as principais plataformas de impressão digital (látex, UV, ecossolvente e solvente)”.

Fonte: Avery Dennison