Como aplicar vinil jateado em vidros
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/05/2021
Os vinis com efeito jateado são extremamente populares em projetos de decoração e comunicação visual em vidros. Embora fáceis de serem colados, é justamente na hora da instalação que os aplicadores padecem da dúvida: “Qual método devo usar: a seco ou molhado?” O instrutor técnico da Imprimax, Wagner Oliveira, responde: “Se a mídia tiver, aproximadamente, 1m de largura, é melhor aplicar a seco, porque assim é possível ter o controle do adesivo. Se a película for maior, tiver 1,2m ou 1,5m, é recomendado fazer molhado”.
Depois de definir o método de aplicação, é preciso limpar o vidro. Para tanto, o instrutor da Imprimax recomenda, primeiro, tatear e sentir a superfície onde a mídia será colada. Nesse caso, aspereza significa sujeira, que deve ser eliminada com uma lixa especial. A etapa seguinte é passar um pano com álcool isopropílico por toda a área do vidro, tanto do lado interno quanto do externo, para eliminar qualquer vestígio de sujeira que possa atrapalhar a instalação.
Outro cuidado é com as rebarbas de silicone que veda o vidro. Elas devem ser retiradas com estilete. Depois, recomenda-se a toda a área seja revestida com um primer especial, para melhorar a aderência do vinil por toda a região.
A seco
O primeiro passo é posicionar a peça. Trave a folha com adesivos e destaque 10cm de vinil. Dobre o liner e então inicie a aplicação, sempre espatulando do centro para as lateriais, empurrando o ar para fora e evitando a criação de bolhas. Não retire o liner de uma só vez. Ele deve ser destacado aos poucos, até a conclusão da instalação.
Dica importante: o feltro que encobre a espátula não pode ter nenhuma imperfeição. Um furo, por exemplo, pode criar canaletas de ar no vinil aplicado.
Úmida
Prepare a composição: use 10 gotas de sabão para 1 litro de água. Faça o teste antes de começar, para verificar se há um equilíbrio entre sabão e água. Então, molhe toda a superfície e posicione a mídia, com o liner virado para o aplicador. Retire o liner e, ao mesmo tempo, pulverize a solução. Espalhe a água (com as mãos) sobre toda a extensão da mídia. É importante que as mãos do aplicador estejam bem limpas. Vire a película, para que a parte do adesivo fique em contato com o vidro. Comece a espatulação de cima para baixo, empurrando a água para as laterais. Um rodo especial, em vez da espátula, pode ser utilizado nesse procedimento.
Dica importante: para o acabamento, recomenda-se o uso de uma régua, o que evita que o corte fique serrilhado. Para finalizar, passe um pano seco e elimine eventuais bolhas e imperfeições.
Prós e contras
Embora os dois métodos, se executados da maneira correta, confiram efeitos excelentes aos vidros cobertos, algumas imperfeições podem surgir. No caso da aplicação a seco, são marcas de espátula que aparecem imediatamente após a aplicação. No entanto, elas somem em poucos dias. Já no método úmido, indesejadas manchas brancas podem aparecer. Elas são causadas pelo contato da água com a cola e demoram um pouco mais para serem dissipadas.
Veja na prática como proceder com os métodos “a seco” e “molhado”:
Durst lança linha Alpha Series 5 com tecnologia SuperMultiPass
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2019
A fabricante Durst anunciou dois novos modelos (190 e 330) da linha de impressoras Alpha Series 5, que incluem um sistema de rolo duplo, o novo software Durst Workflow e a ferramenta de monitoramento Durst Analytics.
De acordo com a fornecedora, as impressoras da família Alpha Series 5 foram desenvolvidas para atender demandas de produção da indústria 4.0. Por isso, oferece gerenciamento de tarefas e diagnóstico à distância para garantir o pleno funcionamento e produtividade ininterrupta dos equipamentos.
Outra novidade é a nova tecnologia SuperMultiPass, que integra novas tecnologias nas cabeças, tintas e unidades de secagem, em interação com o software Durst Workflow, para gerenciamento de aplicações. A Alpha Series 5 também pode operar em integração com o sistema de pré-tratamento SwiftJet, particularmente indicado para trabalhos de curto prazo e rápido retorno.
As impressoras da linha Alpha Serie 5 empregam tintas à base d’água. A novidade fica por conta do Advanced Digital Pigment, utilizado em aplicações têxteis e que oferece solidez à luz e resistência à fricção úmida, e pode ser usado em todos os tipos de tecidos.
Já a tinta Durst Disperse HD é indicada para aplicações de poliéster e tecidos para aplicações domésticas, vestuário, moda, bandeiras, banners, sinalização exterior e aplicações de pontos de vendas.
Todas estas tintas são certificadas Oekotex 100 e GOTS 5.0.
Fonte: Durst Brasil
Entrevista com Ricardo Augusto Lie, sócio-diretor da Ampla
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/04/2016
Há mais de uma década, a Ampla Digital marca presença no mercado nacional entre as grandes fornecedoras de comercialização e fabricação de impressoras digitais de grande formato. Para manter e ampliar sua posição, a fabricante sofistica anualmente seu portfólio de equipamentos, para dar conta da constante demanda por tecnologias mais robustas, produtivas e versáteis. Recentemente, além de atender a birôs e gráficas nacionais, a empresa tem investido em uma nova rede de distribuição internacional, para expandir seus negócios a outros países, sobretudo da América Latina. Para falar mais sobre esses e outros assuntos, o InfoSign entrevistou o sócio-diretor da Ampla Digital Ricardo Augusto Lie, que também tratou de perspectivas de negócios, projetos e lançamentos.
InfoSign: A Ampla planeja fazer lançamentos em 2016?
Ricardo Lie: Sim, vamos apresentar em primeira mão na feira Serigrafia Sign 2016 a Ampla Elite 3204, impressora com 3,2m de largura que pode trabalhar na velocidade de até 80m²/h. Ela é indicada para o empresário de pequeno ou médio porte que planeja investir em um segundo equipamento. Esperamos visitantes e clientes em nosso estande para conhecer de perto a máquina.
Como a Ampla tem enfrentado a atual retração do mercado brasileiro?
Fazendo os ajustes necessários – como todas as empresas. Porém, estamos mantendo o foco no novo posicionamento mercadológico definido pela nova diretoria da empresa.
Qual a expectativa de negócios para os próximos meses?
Nossas expectativas são positivas. Consideramos tanto o potencial de nossa linha de produtos (incluindo o lançamento da Elite 3204) quanto uma definição do nosso cenário político-econômico, com uma consequente retomada da confiança dos empresários.
Como funciona o modelo de negócios da Ampla, considerando os representantes do mercado brasileiro?
Estamos desenvolvendo uma qualificada rede de distribuidores em todo o país, cujo trabalho será complementado pelas vendas diretas da empresa. Os distribuidores nos tornam mais próximos dos clientes e também agilizam o feedback e o trabalho de pós-venda.
Quais as perspectivas para o mercado externo?
Também temos perspectivas muito otimistas para o mercado externo, considerando que, além do Brasil em sua totalidade, a Ampla possui distribuidores nos seguintes mercados e países: América Central, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Índia, México, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai.
Como tem funcionado o esquema de comercialização e instalação de máquinas em países estrangeiros?
O projeto é todo desenvolvido em conjunto com o cliente pela equipe técnica da Ampla com o apoio dos distribuidores internacionais.
O Programa Portas Abertas contempla quais benefícios e ações de apoio ao cliente?
Aumentar a proximidade com o cliente e criar uma oportunidade confortável de ele expor suas necessidades, além de conhecer e indagar sobre a Ampla, seus produtos e serviços.
Além da comunicação visual, a Ampla pretende atuar em outros mercados?
Comunicação visual ainda é o nosso maior negócio, mas hoje os pilares de atuação da Ampla se focam também nos mercados de estamparia digital para a indústria têxtil (favorecida pela evolução dos tecidos em poliéster, que aumenta o valor agregado pela personalização das peças) e de impressão digital industrial em segmentos como o coureiro, calçadista, moveleiro, de decoração e de embalagens.
Isso é parte da filosofia da nova diretoria?
Este é um movimento natural de crescimento e qualificação do mercado que a nova diretoria da Ampla considera de importância estratégica vital não apenas seguir, mas, se possível, antecipar.
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