Como aplicar vinil jateado em vidros

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/09/2020
A seco ou úmida: conheça as técnicas

A seco ou úmida: conheça as técnicas

Os vinis com efeito jateado são extremamente populares em projetos de decoração e comunicação visual em vidros. Embora fáceis de serem colados, é justamente na hora da instalação que os aplicadores padecem da dúvida: “Qual método devo usar: a seco ou molhado?” O instrutor técnico da Imprimax, Wagner Oliveira, responde: “Se a mídia tiver, aproximadamente, 1m de largura, é melhor aplicar a seco, porque assim é possível ter o controle do adesivo. Se a película for maior, tiver 1,2m ou 1,5m, é recomendado fazer molhado”.

Depois de definir o método de aplicação, é preciso limpar o vidro. Para tanto, o instrutor da Imprimax recomenda, primeiro, tatear e sentir a superfície onde a mídia será colada. Nesse caso, aspereza significa sujeira, que deve ser eliminada com uma lixa especial. A etapa seguinte é passar um pano com álcool isopropílico por toda a área do vidro, tanto do lado interno quanto do externo, para eliminar qualquer vestígio de sujeira que possa atrapalhar a instalação.

Outro cuidado é com as rebarbas de silicone que veda o vidro. Elas devem ser retiradas com estilete. Depois, recomenda-se a toda a área seja revestida com um primer especial, para melhorar a aderência do vinil por toda a região.

A seco

O primeiro passo é posicionar a peça. Trave a folha com adesivos e destaque 10cm de vinil. Dobre o liner e então inicie a aplicação, sempre espatulando do centro para as lateriais, empurrando o ar para fora e evitando a criação de bolhas. Não retire o liner de uma só vez. Ele deve ser destacado aos poucos, até a conclusão da instalação.

Dica importante: o feltro que encobre a espátula não pode ter nenhuma imperfeição. Um furo, por exemplo, pode criar canaletas de ar no vinil aplicado.

Úmida

Prepare a composição: use 10 gotas de sabão para 1 litro de água. Faça o teste antes de começar, para verificar se há um equilíbrio entre sabão e água. Então, molhe toda a superfície e posicione a mídia, com o liner virado para o aplicador. Retire o liner e, ao mesmo tempo, pulverize a solução. Espalhe a água (com as mãos) sobre toda a extensão da mídia. É importante que as mãos do aplicador estejam bem limpas. Vire a película, para que a parte do adesivo fique em contato com o vidro. Comece a espatulação de cima para baixo, empurrando a água para as laterais. Um rodo especial, em vez da espátula, pode ser utilizado nesse procedimento.

Dica importante: para o acabamento, recomenda-se o uso de uma régua, o que evita que o corte fique serrilhado. Para finalizar, passe um pano seco e elimine eventuais bolhas e imperfeições.

Prós e contras

Embora os dois métodos, se executados da maneira correta, confiram efeitos excelentes aos vidros cobertos, algumas imperfeições podem surgir. No caso da aplicação a seco, são marcas de espátula que aparecem imediatamente após a aplicação. No entanto, elas somem em poucos dias. Já no método úmido, indesejadas manchas brancas podem aparecer. Elas são causadas pelo contato da água com a cola e demoram um pouco mais para serem dissipadas.

Veja na prática como proceder com os métodos “a seco” e “molhado”:

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas

 



Pantone expande sistema de cores para moda e decoração

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/05/2020
Predominam tons de azul e rosa

Predominam tons de azul e rosa

A fabricante Pantone anunciou a adição de 315 tons ao seu sistema de cores “Fashion, Home, and Interiors”. Com as novidades, que variam da “Summer Sand” (bege suave) à “Green Tambourine” (esmeralda vibrante), os designers podem selecionar um espectro de 2.625 cores.

Essas adições ajudam os consumidores a escolher as cores que desejam para seus ambientes e roupas. Também auxiliam na troca de informações entre designers, fornecedores e fabricantes.

Para a Pantone, foi um desafio determinar as novas cores. A empresa solicitou informações de profissionais de design e realizou estudos que medem a resposta emocional a certos matizes, além de ter observado tendências no mercado global.

Das novas cores adicionadas ao sistema “Fashion, Home, and Interiors” (que não deve ser confundido com o sistema Graphic Color System, indicado para impressão, embalagem e design digital), mais de 70 são variantes de azul e 50, de rosa - cores predominantes na moda e na decoração.

Os designers da Pantone observaram uma ligação entre sustentabilidade e tons neutros mais quentes, como os recém-chegados “Trenchcoat” e “Fields of Rye”.

Fonte: Pantone



HP lança no Brasil impressoras látex das séries 500 e 1500

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2016
Modelos de impressoras látex têm 1,6m ou 3,2m de largura

Modelos de impressoras látex têm 1,6m ou 3,2m de largura

A partir de novembro de 2016, a HP passa a vender no Brasil as impressoras látex das séries 500 e 1500. Indicadas para provedoras de serviços de impressão digital de grande formato, as máquinas haviam sido apresentadas ao mercado internacional em meados deste ano.

Renato Barbieri, diretor geral para as áreas de Artes Gráficas da HP Inc. para o Brasil, declarou: “Muitos clientes estão buscando soluções que possam suportar maiores volumes de produção e possibilitar o acesso a aplicações lucrativas. As impressoras HP Latex 500 e 1500 definem novos limiares de desempenho com um investimento inicial menor, ajudando os clientes a manter a produção interna e com os mesmos níveis de qualidade, inclusive durante os picos na demanda”.

Confira as principais características técnicas e produtivas dos novos equipamentos:

HP Latex 560 e 570

Com 1,6m de largura, as impressoras incluem um novo sistema de carregamento articulado e ajuste de inclinação automático, além de conter manuseio de rolos para uso intenso de até 55kg e sinalizador luminoso de status, para monitorar a produção em tempo real a distância.

Ambos os equipamentos podem trabalhar na velocidade de até 23m2/h (no modo de ambiente interno) e imprimir com alta saturação (em modos de impressão realista). Além disso, contam com um novo acessório de rolo limpador, para resultados de alta qualidade em banners e vinis adesivos de baixo custo.

As impressoras podem ser monitoradas por meio do HP Látex Mobile, que permite gerenciar os trabalhos remotamente, o que estimula a produção autônoma e fora do horário comercial.

HP Latex 1500

Baseada na HP Latex 3000, a HP Latex 1500 tem 3,2m de largura oferece uma solução mais robusta para empresas que produzem instalações de comunicação visual em ambientes internos e externos.

A impressora, que pode trabalhar na velocidade de até 74m2/h, emprega cabeças de impressão HP Thermal Inkjet de 1.200dpi e inclui espectrofotômetro e sensor de avanço de mídia óptico. Além disso, emprega cartuchos de tinta HP de 5 litros, servidor de impressão interno e sinalizador luminoso de status, que permite monitorar a produção de maneira rápida.

Para a HP Latex 1500, a fabricante oferece opcionais, como kit de dois rolos, facas em linha, kit de rolo para queda livre, kit dia e noite para frente e verso e kit coletor de tinta para substratos porosos.

Confira vídeo promocional sobre as impressoras:

Fonte: HP Brasil