Cobertura Fespa Brasil 2017 – Parte 1: Impressoras digitais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2017
Confira as soluções de impressão digital têxtil, UV, látex e solvente apresentadas pelos expositores na Fespa Brasil 2017

Confira as soluções de impressão digital têxtil, UV, látex e solvente apresentadas pelos expositores na Fespa Brasil 2017

Estamparia digital têxtil em alta. Solvente e UV estáveis. Látex consolidada. O panorama das tecnologias inkjet apresentadas na Fespa Brasil 2017, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de março, repetiu a toada de 2016. Sem grandes novidades, o evento replicou as tendências da edição anterior e foi um reflexo do ano passado.

Por ser realizada no primeiro trimestre, é inevitável que a feira apresente o resultado das tecnologias lançadas no semestre anterior. E talvez esteja aí o motivo de tal estagnação tecnológica: o pífio ano de 2016 e suas já enfadonhas crises política e financeira, cujos efeitos funestos até agora não foram dimensionados, mas de fato sentidos – e sofridos. Além da retração das atividades econômicas, a alta das taxas de juros e o encolhimento do crédito bancário para financiamento de equipamentos estão entre os fatores que levaram o empresariado do setor a represar investimentos e estagnar.

A boa notícia é que o sentimento geral da feira era de leve otimismo. Intuindo que talvez o pior já tenha passado e vislumbrando um futuro próximo mais auspicioso, o público da Fespa Brasil compareceu ao evento menos desconfiado e mais aberto a investir e retomar negócios. Esse movimento vem puxado por notícias um pouco mais salutares sobre a economia do país, além das perspectivas de baixo de juros e retomada das atividades produtivas.

Nesse contexto, é importante ressaltar os esforços vindos de fabricantes e fornecedores de tecnologia. Sem esmorecer, estas empresas continuaram a fomentar o mercado e alimentá-lo, dentro das limitações da crise, de tecnologias e soluções – apresentadas na Fespa Brasil.

Para você que visitou a feira ou para quem não conseguiu prestigiar o evento, o InfoSign, veículo parceiro do evento, preparou uma cobertura completa, dividida em três partes, a começar por esta, que trata de impressoras de grande formato.

Em alta, tecnologia de estamparia têxtil digital marcou a Fespa Brasil 2017

Impressão têxtil (direta e sublimática)

Embora a sublimação esteja em alta, as soluções de impressão digital direta em tecidos começam a ganhar mais espaço. Isso porque esta tecnologia é capaz de trabalhar com os inúmeros tipos de materiais, para atender não só as demandas de sinalização, mas de decoração, moda e tantos outros segmentos da indústria têxtil. Para atender esse mercado, a Mimaki levou para a Fespa Brasil 2017 a Tx300P-1800, impressora com 1,9m que pode empregar tinta sublimática, dispersa, pigmentada, reativa ou ácida (cada uma sendo específica para uma determinada linha de tecido). A máquina pode vir com configuração de 4 ou 6 cores e pode produzir na velocidade de até 66m2/h (com tinta Sb420). Além de estande próprio, a Mimaki foi representada em estande de distribuidores como a TS2.

Epson, embora não tenha participado com estande próprio, foi representada por expositores parceiros como a T&C, a Alphaprint e a Global Química & Moda. Um dos destaques da fabricante para o mercado têxtil continua sendo a sublimática SureColor F9200, com largura de 1,6m e duas cabeças de impressão, para trabalhar na velocidade de até 97m2/h. A já conceituada SureColor F2000 também esteve presente em alguns estandes. A máquina imprime diretamente em uma camiseta branca em 27 segundos.

F2000: equipamento de impressão direta de camisetas da Epson

Já a Roland apresentou a linha sublimática Texart, composta pelos modelos RT-640 e XT-640. O primeiro foi desenvolvido exclusivamente para aplicações em tecidos e pode trabalhar na velocidade de 48m²/h, em 4 cores. O segundo é indicado para alta produtividade e pode trabalhar na velocidade de até 102m²/h, em 4 cores. Além de estande próprio, a Roland foi representada por distribuidores como a Nova Dampex.

Quem também apostou em sublimação foi a Brasil Tech, que destacou a linha Otex e os modelos X2 (com largura de 1,9m e cabeças DX5) e X4 (com largura de 1,9m e cabeças Gen5).

EFI levou modelo de impressora têxtil Reggiani

Sign Supply levou para a feira os equipamentos da linha Digitex, composta por equipamentos de estamparia têxtil digital. DGI e Mutoh estão entre as marcas representadas pela empresa. Um dos destaques da DGI é o modelo sublimático HS-FT, com cabeças Kyocera e capacidade de trabalhar na velocidade máxima de 180m2/h. A empresa também distribui tintas sublimáticas das linhas HD One, Hi-Pro e K-One, da Kiian, fabricante italiana de insumos inkjet.

EFI, dona da marca Reggiani, fabricante de equipamentos para estamparia têxtil, apresentou a ReNOIR Next, impressora de entrada que pode ser alimentada por papel ou tecidos. Com o modelo de 3,4m de largura, é possível trabalhar na velocidade de até 500m²/h, em resolução de 150 × 600dpi.

A fabricante italiana MS Printing esteve novamente na Fespa Brasil e destacou a MS JP7, impressora com sistema rolo a rolo e largura de 1,8m. O equipamento pode trabalhar na velocidade máxima de 335 metros lineares por hora e resolução de 600dpi.

Modelo mais recente de impressora sublimática da Roland

Impressão UV

Em função de sua versatilidade, a tecnologia UV tem sido agregada a diversos tipos de equipamentos e aplicações, que vão da personalização de capas de celulares a impressão em massa de etiquetas. Essa variação tecnológica pôde ser vista na Fespa Brasil 2017. A Durst, por exemplo, levou a Tau 330E. Indicada para produção industrial de rótulos, a máquina conta com tecnologia de tinta pigmentada e pode trabalhar com até 5 cores (CMYK e branco), em velocidade de até 48 metros lineares por minuto e resolução de até 1.260 × 720dpi.

A Ampla, fabricante nacional, esteve na feira para apresentar a Elite RR, impressora LED UV com 3,2m de largura e quatro cabeças industriais de 7 picolitros. O equipamento imprime com resolução de até 1.200dpi e trabalha na velocidade de até 40m²/h. A empresa também lançou o Consórcio Nacional Ampla, uma alternativa de crédito para fomentar os negócios de aquisição de maquinário.

Ampla apresentou impressora UV com 3,2m de largura

A Mimaki se destacou na seara das impressoras de mesa (desktop). Além de apresentar a UVJ-7151, com de 710mm × 510mm e tinta flexível, a fabricante japonesa exibiu a série UJF-MKII, composta pelos modelos 3042 e 6042, nos formatos A3 e A2, respectivamente. As máquinas são indicadas para aplicações diversas, como capas de celular, rótulos personalizados, troféus, brindes, crachás, entre outras mídias.

A Roland também apresentou sua impressora UV de mesa, a VersaUV LEF-20. Com CMYK, branco e verniz, a máquina estampa substratos com largura de 538mm, comprimento de 360mm e 100mm de altura.

Já a ITL UV Integration esteve na feira para apresentar dispositivos de impressão UV LED de alta potência e refrigeração a água. Para serem integradas a equipamentos de impressão, as peças da linha Solidcure 2 são escalonáveis e se adaptam a diversos tipos de aplicações.

Impressora de mesa da Mimaki, para produção de brindes e materiais personalizados

Impressão látex

A impressão látex foi representada pela HP. No estande da fabricante, o visitante pôde conferir as linhas HP Latex 300, 500 e 1500. Entre os modelos que compõem a série estão o Latex 560 e 570, ambos com 1,6m de largura, ajuste de inclinação automático, manuseio de rolos de até 55kg e sinalizador luminoso de status, para monitorar a produção em tempo real a distância.

Mais tímida foi a presença da Ricoh Pro L4160, impressora látex com 1,6m de largura e seis cores (CMYK, laranja e verde). Indicada para estampar substratos mais sensíveis, a máquina trabalha com uma tinta que requer cura a frio a 60ºC.

Vários modelos da série HP Latex estiveram em exposição no evento

Impressão solvente

Entre os expositores que destacaram a impressão digital solvente estava a BannerJet. No estande da empresa, o visitante pôde conhecer a Nina, com área de impressão 1,6m e duas cabeças de impressão DX12. A máquina trabalha na velocidade máxima de 25m2/h e resolução máxima de 1.440dpi.

A Glitter Internacional apresentou a Glitter Pro, com largura de 2m. A máquina pode incluir uma ou duas cabeças DX7, conforme necessidade e investimento do cliente. O equipamento inclui sistema de secagem com cooler e aquecedores em três fases.

Outros fabricantes tradicionais, como Roland, Mimaki e Epson, também apresentaram soluções de impressão solvente e ecossolvente.

Impressora em exibição no estande da BannerJet

Tintas digitais

Em número expressivo, as fabricantes e distribuidoras de tintas inkjet expuseram séries de materiais compatíveis e originais, como foi o caso da SPGPrints, que além de linhas de impressoras digitais vende no país a linha Nebula, composta por tintas sublimáticas, dispersas, ácidas e reativas – todas indicadas para estamparia têxtil.

Outra fabricante especializada em tintas digitais têxteis é a Fremplast, que apresentou na Fespa Brasil 2017 insumos Cromajet, para impressão inkjet DTG, solvente e sublimática.

Já a Triangle exibiu seu amplo portfólio de tintas compatíveis, como a EDX (ecossolvente), a HD2 (solvente médio), a FUS (UV) e a DHP (sublimática). A fabricante de insumos expôs em parceria com a BR Group, fornecedora de impressoras de grande formato cujo destaque no evento foi a linha de equipamentos FireJet, com tecnologias UV e solvente.

Fespa Brasil 2017 contou com vários fornecedores de tintas digitais originais e compatíveis

Como lançamento, a DuPont apresentou em seu estande a Artistri Xite S1500, tinta sublimática indicada para estampar tecidos de poliéster usados em vestuário, sinalização e comunicação visual comercial.

Além de um portfólio tradicional para serigrafia e tampografia, a Marabu produz e comercializa tintas digitais UV, solvente e sublimáticas, que foram expostas durante a Fespa Brasil 2017.

Exibidas também no evento foram os materiais da Trendvision, fabricante chinesa de tintas compatíveis para impressão UV, solvente e têxtil (pigmentada, reativa, ácida e sublimática).

A distribuidora nacional Waystore também marcou presença na feira e mostrou suas linhas de insumos digitais para impressoras de grandes formatos.



Ampla lança terceira geração de impressoras UV LED

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2018
Lançamentos estarão em exposição na feira Serigrafia Sign 2018

Lançamentos estarão em exposição na feira Serigrafia Sign 2018

A Ampla, fabricante nacional de impressoras digitais, estará presente na feira Serigrafia Sign 2018, que ocorre entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo. Além de lançamentos, como a terceira geração da New Samba XT RR UV LED e a Plana Elite FB 2514HD, a empresa apresentará tecnologias solvente, ecossolvente e sublimática.

Exposta como lançamento na feira, a terceira geração da New Samba XT RR UV LED foi projetada para atender elevadas demandas de impressão digital UV. Com de 16 cabeças Ricoh Gen5, a máquina estampa imagens com 1.200dpi e conta com diversas tecnologias que otimizam a produção, como o sistema on-line de diagnóstico, o sistema real time de monitoramento de alimentação de energia e o sistema de tracionamento de mídias. Além disso, a impressora vem com sensor laser para leitura de presença e espessura de mídia, guia de posicionamento auxiliar de abastecimento de chapas e controle via pedal para alimentação de mídias. Como complemento, há uma mesa extensora para a impressão de chapas rígidas leves e substratos rígidos.

Outro destaque da empresa é a Industrial Leve Elite FB 2514HD. Plana, a impressora UV LED tem área de 2,50m x 1,25m e suporta substratos de até 200kg e 70mm de espessura. O equipamento estampa por meio da tecnologia multidrop de gotas variáveis (com gotas de 7 picolitros) e qualidade de imagem de até 1200dpi.

Ricardo Augusto Lie, diretor de negócios e sócio da Ampla, declarou: “Oferecemos hoje o portfólio de produtos mais completo do mercado. Acompanhamos nossos clientes desde a entrada no segmento de comunicação visual, os seus primeiros passos de ampliação, a consolidação de seu posicionamento dentro do mercado Industrial Leve e Industrial até a diversificação do seu negócio. Sempre com o compromisso de oferecer suporte e garantia local, desde a definição do tipo de equipamento ideal para cada necessidade, o planejamento da instalação, treinamento e todo o pós-venda da impressor”.

Fonte: Ampla



Feira ISA International Sign Expo 2021 será virtual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2021
Evento totalmente virtual ocorrerá entre os dias 7 e 9 de abril

Evento totalmente virtual ocorrerá entre os dias 7 e 9 de abril

O conselho administrativo da ISA International Sign Expo, feira internacional de sinalização, deliberou recentemente que a edição 2021 do evento ocorrerá apenas em plataforma virtual, entre os dias 7 e 9 de abril.

A organização da feira norte-americana declarou que tem monitorado o andamento da pandemia de covid-19 e seus efeitos. Em função dela, determinou que a solução mais viável é realizar o evento em plataforma virtual, cancelando o encontro presencial.

A organização já produziu uma série de experiências virtuais bem-sucedias. Com base nelas, oferecerá uma experiência virtual por meio da qual o participante poderá explorar novos produtos, aprender com especialistas e reforçar o networking.

Originalmente marcada para ocorrer em Las Vegas, a feira prometia reunir mais de 20 mil profissionais e mais de 600 expositores.

Com inscrições abertas e grátis, a edição virtual da ISA International Sign Expo 2021 permitirá que um número maior de profissionais do setor participe plenamente de feira.

Em comunicação oficial, a organização declarou: “Estamos ansiosos para o dia em que possamos nos encontrar pessoalmente. Por ora, gostaríamos de agradecer a sua compreensão. Acreditamos que tomamos as melhores decisões para os nossos membros, a nossa associação e o nosso setor”.

Fonte: ISA

 



Clicky