Cobertura Fespa Brasil 2016 – Parte 3: visitação, congressos e Cambea

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/04/2016
Além da exposição de tecnologias, os visitantes da Fespa Brasil 2016 puderam participar de diversos eventos paralelos

Além da exposição de tecnologias, os visitantes da Fespa Brasil 2016 puderam participar de diversos eventos paralelos

Entre os dias 6 e 9 de abril, o Expo Center Norte, em São Paulo, foi sede da terceira edição da Fespa Brasil. O evento recebeu a visita de 12.816 profissionais brasileiros e de outros continentes, sobretudo da América Latina. Além da exposição de diversas marcas e tecnologias, a feira contou com diversos eventos paralelos, como o Sublimation Day e o Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo).

Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil, declarou: “Acompanhando as tendências que vimos dentro do Print Census, a feira confirmou que o mercado de impressão digital possui energia e vitalidade, com um potencial incrível. Isso foi visto por visitantes e sentido pelos expositores. Tenho certeza de que a Fespa Brasil se consagra como a principal feira de impressão digital do nosso mercado”.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Neil Felton, CEO da Fespa, declarou: “Ficamos impressionados com a alta concentração de público, com empresários dispostos a investir. Isso nos dá a certeza de ampliar nosso compromisso de reinvestimento no mercado, para que a Fespa Brasil mantenha sua posição de feira mais importante do mercado brasileiro”.

A próxima edição da Fespa Brasil está marcada para ocorrer entre os dias 15 e 18 de março de 2017, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

Fespa Brasil 2016 recebeu a visita de 12.816 profissionais

Cambea 2016

Entre as várias atrações paralelas da Fespa Brasil 2016 esteve a sexta edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), cujas edições anteriores foram realizadas em outra feira, também em São Paulo. Todas as equipes, durante as eliminatórias, tiveram de envelopar parcialmente um Jeep Renegade em até uma hora e meia. Depois de três dias de competição, as três melhores disputaram a grande final. Os irmãos Vinícius e Raphael Bacoccini, envelopadores da Plus Arte, de São Paulo (SP), foram os vencedores da disputa que durou quatro dias. Em segundo lugar ficou a WS Adesivações, de Fortaleza (CE). Já a terceira colocada foi a Fosco & Cia, de Mossoró (RN).

Ao centro, Vinícius e Raphael Bacoccini, da Plus Arte, comemoram o primeiro lugar no Cambea 2016

Marcelo Souss, responsável pela organização do Cambea, declarou: “Foi muito interessante a nova casa. O público é muito diferente e qualificado. Conseguimos passar muito bem a mensagem que a gente queria. E tivemos uma festa com quebra de recorde, carros diferentes e técnica mais apurada”.

Na edição de 2016, o Cambea ganhou mais relevância pelo fato de ter se transformado na etapa brasileira do World Wrap Master, campeonato mundial organizado pela Fespa, no qual dezoito equipes internacionais disputaram o posto mais alto do pódio.

Vinícius Bacoccini, campeão do Cambea 2016, deu o seguinte depoimento: “Foi um grande trabalho no decorrer do ano inteiro, investindo em estratégia e qualidade de serviço, com muita humildade, ética e profissionalismo. Os estrangeiros são muito fortes e vamos treinar mais ainda, com métodos mais difíceis”.

Congressos

Para concretizar sua proposta de investimento no mercado para a geração de demandas, a Fespa Brasil promoveu diversas sessões educacionais. O espaço reservado para tais eventos foi ocupado por centenas de profissionais em busca de aprimorar técnicas, entender novos mercados e tecnologias, tirar dúvidas e vislumbrar novos horizontes.

Nos dois primeiros dias da feira, foi promovido o Congresso de Comunicação Visual e Impressão Digital, com o objetivo de apresentar novas tecnologias, tendências e informações sobre gestão.

Palestras gratuitas foram importantes instrumentos de disseminação de conhecimento dentro da Fespa Brasil 2016

Também foi realizada a segunda edição do Digital Textile Conference, que promoveu uma imersão no mundo da impressão digital têxtil. Felipe Simeoni, gerente comercial da Global Química & Moda, patrocinadora do evento, declarou: "Tivemos a oportunidade de falar com clientes e pessoas do mercado de forma não comercial, levando informações sobre como reduzir custo e ajudar nas operações. A Global aplaude esta atitude do congresso e quer contribuir sempre com informações técnicas e relevantes para o crescimento do mercado”.

A novidade da Fespa 2016 foi o Sublimation Day, criado com a finalidade de apresentar tendências de um mercado em ascensão. Wilson Giglio, consultor que palestrou no evento e foi também o responsável pelo Espaço do Empreendedor, afirmou: “A receptividade foi excelente. Os participantes tiveram dúvidas elucidadas nas palestras e, depois, tiraram mais dúvidas no Espaço do Empreendedor, quando puderam conversar sobre outros assuntos. Muitos estão iniciando no ramo, o que nos traz alegria por ver a Fespa Brasil contribuindo para o desenvolvimento dessas empresas".



Tintas Mutoh US-11 recebem selo Greenguard Gold

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/06/2019
Insumos atendem a padrões de saúde e segurança

Insumos atendem a padrões de saúde e segurança

A fabricante Mutoh anunciou que obteve a certificação Greenguard Gold para as tintas UV LED da série US-11. Isso significa que os insumos atendem aos padrões da norma UL 2818-2013 Gold Standard (para emissões químicas de materiais de construção, acabamentos e móveis), criada pela UL Environment.

O selo garante que as tintas US-11 não emitem compostos orgânicos voláteis. Portanto, as impressões feitas com os insumos são adequadas para uso interno, em ambientes como escritórios, salas de aula e clínicas médicas.

Kenji Yasuhara, diretor executivo da Mutoh Europe, declarou: “A certificação oferecerá aos usuários das tintas da série US-11 total tranquilidade, além de uma vantagem competitiva, pois trata-se de uma solução certificada para aplicações decorativas”.

A série de tintas US-11 é composta pelas opções CMYK, branca e verniz. Elas são indicadas para uso em impressoras LED UV da ValueJet Mutoh, como a 1638UR, a 1638UH, a 426UF e a 626UF. Além disso, não exigem ventilação especial nem purificação de ar no ambiente de trabalho.

Disponível em cartuchos de 220ml ou embalagens de 800ml e 500ml, as tintas podem estampar diversas mídias, incluindo substratos sensíveis ao calor.

Fonte: Mutoh



Clariant anuncia novo pigmento magenta para tintas inkjet

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/06/2019
E-S VP6057 pode ser usado como matéria-prima na composição de tintas UV e solventes

E-S VP6057 pode ser usado como matéria-prima na composição de tintas UV e solventes

A Clariant, fabricante de químicos, desenvolveu um novo pigmento magenta de base biológica para composição de tintas inkjet, o E-S VP6057.

O novo pigmento já está sendo utilizado como matéria-prima por fabricantes de tinta digitais. De acordo com o feedback inicial desses clientes, o E-S VP6057 oferece um alto nível de croma para insumos UV, solventes e aquosos, sem comprometer a estabilidade.

Segundo a Clariant, o pigmento é fácil de dispersar e tem boa estabilidade de fluxo e viscosidade, o que é fundamental para conferir densidade e brilho às tintas inkjet.

A E-S VP6057 é a mais recente adição à linha de pigmentos sustentáveis de quinacridona produzidos pela Clariant. Desenvolvidos com ácido biossuccínico, eles atendem a uma série de padrões regulatórios das indústrias de tintas, como a Swiss Ordinance A.

Rüdiger Baur, executivo da Clariant, declarou: “O novo pigmento magenta de quinacridona amplia as possibilidades criativas dos fabricantes de tecnologias inkjet, ampliando a gama de cores reproduzíveis um conjunto CMYK padrão. À medida que essa indústria continua seu crescimento, estamos entusiasmados por poder oferecer novas soluções aos clientes de tinta inkjet”.

Fonte: Clariant