Cobertura Fespa Brasil 2015 – Parte 3: Sublimação e softwares

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/03/2015

Visitante teve oportunidade de pesquisar vários modelos de prensas térmicas

Visitante teve oportunidade de pesquisar vários modelos de prensas térmicas

A Fespa Brasil 2015 mostrou que a sublimação continua em alta. No evento, vários expositores ofereceram muitas soluções da tecnologia aplicada em segmentos como têxtil, promocional, esportivo, entre outros.

Acompanhe a seguir um panorama dos substratos, maquinários, tintas e papéis para sublimação expostos na edição de 2015 da Fespa Brasil 2015. Confira também um apanhado dos fornecedores de softwares que estiveram no evento para apresentar soluções de RIP, orçamento e gestão de produção.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Fespa Brasil 2015 foi rica em amostras e produtos para o público que trabalha com sublimação

Fespa Brasil 2015 foi rica em amostras e produtos para o público que trabalha com sublimação

Uma das fornecedoras especializadas em sublimação presente na Fespa Brasil 2015 foi a Nexel. A empresa comercializa diversos substratos, tintas e prensas para quem trabalha com personalização de produtos.

Quem buscou por calandras para sublimação pôde encontrar modelos avançados no estande da Monti Antonio. A empresa vende a Mod.853, cujo cilindro tem 350mm de diâmetro e pode trabalhar materiais com até 1600mm de largura.

A Metalnox também aproveitou a feira para mostrar calandras e prensas térmicas de diversos modelos e formatos, como a PMT 25 (para calçados), a PTA 650 (para jeans) e a PTC 2000 (para alta produtividade).

Calandra para sublimação vendida pela Metalnox

Calandra para sublimação vendida pela Metalnox

Entre as máquinas mostradas pela Flock Color estavam prensas térmicas manuais e pneumáticas. Além disso, a fornecedora exibiu diversas soluções de transfer.

Além de prensas (planas, para canecas e multiuso), a IS Suprimentos apresentou uma vasta série de fotoprodutos, como capas para smartphones, pratos, sacolas, chinelos, entre outros materiais.

A Colorkit foi à feira para mostrar sua linha de substratos para produção de fotoprodutos estampados com sublimação, como xícaras, copos e canecas personalizáveis. Também apresentou diversas prensas. Uma delas, a Multifuncional 6 em 1, realiza transferência térmica em tecidos sintéticos, mouse pads, azulejos, entre outros materiais.

Estande da IS Suprimentos apresentou novas canecas para sublimação

Estande da IS Suprimentos apresentou novas canecas para sublimação

A Art Hot também esteve no evento. No estande da marca, o visitante pôde comprar materiais e equipamentos para transfer e sublimação, como prensas térmicas, papéis para transferência e diversos substratos, como chaveiros, canecas, entre outros brindes e fotoprodutos.

Ainda na seara da sublimação, esteve a Gaúcho Br, que expôs itens como prensas térmicas, papéis transfer e substratos como canecas e squeezes.

Já a Nova Dampex apresentou o DarkFilm, composto por películas para recorte eletrônico ou impressão digital solvente e transferência sobre tecidos de algodão ou sintéticos.

Havir demonstrou seus papéis na feira

Havir demonstrou seus papéis na feira

A Havir também expôs no evento. Entre seus produtos, estavam papéis para sublimação digital e papéis transfer para diversos processos gráficos.

O visitante interessado em mídias sublimáticas pôde conferir alguns modelos no estande da Cinco Estrelas, como o papel monolúcido branco vendido em bobinas com diversas larguras.

Já a Embaplan levou o Power Film, película transfer usada para personalização de camisetas, uniformes e artigos de vestuário. O trabalho com o material exige a utilização de plotters de recorte e prensas térmicas.

Destaque também para a MidiasPrint/Protransfer. A empresa levou ampla diversidade de canecas, bem como pratos, porta-copos, mouse pads, entre outros materiais para quem trabalha com brindes, presentes, lembranças e marketing personalizado.

A Textransfer mostrou produtos que podem ser recortados em plotters para aplicações em tecidos de algodão, poliéster-viscose, lycra e mistos. Também apresentou materiais que podem receber impressão digital para transferência em tecidos normais.

Já a TMT expôs as linhas 123 Flex (de filmes de poliuretano para recorte eletrônico), 123 Premium (filme com maior tack), MC2Print (filmes de impressão e recorte para transfer) e MCGlitter (filme com textura de purpurina).

Fespa Brasil 2015 contou com inúmeros expositores dedicados à sublimação e estamparia em tecidos

Fespa Brasil 2015 contou com inúmeros expositores dedicados à sublimação e estamparia em tecidos

Softwares

Além de apresentar diversas soluções de softwares para gestão e criação de orçamentos, a Fespa Brasil 2015 agregou estandes de fabricantes de aplicativos gráficos.

Caldera levou softwares específicos para birôs e gráficas digitais, como a nova versão 10 do RIP Caldera, além de programas como o VisualRIP, GrandRIP, GrandCut, EasyMedia, CostView, Flow+ e o WebShop, solução web-to-print desenvolvida para empresas que trabalham com impressoras de grande formato.

Software Caldera roda impressoras de grande formato

Software Caldera roda impressoras de grande formato

Outra empresa tradicional no segmento, a SA International (SAi) esteve na feira, com um estande que apresentava as principais funções do PhotoPrint, RIP com ferramentas de design criadas especialmente para birôs e compatível com muitos modelos de impressoras digitais de grande formato.

A Inèdit Software mostrou ao público o neoStampa, software RIP desenvolvido para estamparia têxtil digital. O aplicativo oferece ferramentas para calibração, criação de perfil ICC, passo e repetição de impressão e controle de custos.

Já a EFI Metrics apresentou seu sistema de gestão que integra todo o fluxo de trabalho, das vendas web-to-print à impressão.

Softwares de orçamento e gestão de birôs e gráficas foram exibidos em diversos estandes no evento

Softwares de orçamento e gestão de birôs e gráficas foram exibidos em diversos estandes no evento

Calcgraf também exibiu soluções para birôs e gráficas digitais de pequeno, médio ou grande porte. Entre elas, sistemas para diversas áreas de uma empresa: comercial, produção, suprimentos, financeira, gerenciamento e fiscal.

No estande da Zênite Sistemas, o visitante viu em funcionamento o GS2.0, com recursos e ferramentas específicas para empresas de serigrafia e impressão digital de grande formato. Com a solução, é possível obter orçamentos e relatórios de produção por metro quadrado.

A Bremen levou para a Fespa Brasil 2015 o Wingraph, software de gestão para birôs e gráficas de micro, pequeno, médio ou grande porte.



Durst Brasil anuncia impressora Kappa 180, para estamparia digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2013

impressora para estamparia digital

Kappa 180: impressora Durst para estamparia digital

Além de apresentar expansão no mercado nacional de impressoras UV, a Durst Brasil anuncia mais um lançamento para 2013: a Kappa 180, equipamento para estamparia digital.

Segundo Flávio Hirata, CEO da fornecedora, o equipamento chegará no primeiro bimestre de 2013. O executivo comemora: "Com a Kappa 180, nosso portifólio ficará mais completo. Vamos oferecer aos clientes a mesma qualidade de impressão, mas, desta vez, para produção em tecidos".

Características da nova impressora para estamparia digital

A velocidade máxima estimada da Kappa 180 é de 600m2/h. A máquina trabalha com resolução máxima de 1.056 x 600dpi. E o volume das gotas disparadas pode variar: de 7 a 21 picolitros.

A impressora emprega o sistema QuadroZ, de cabeças de impressão, adaptado para disparar as tintas Kappa Inks, desenvolvidas especialmente para estamparia digital.

O conjunto de cores também é diferenciado. Além da paleta CMYK, a Kappa 180 usa tintas especiais: azul, vermelho, laranja e cinza – o que permite a reprodução de uma gama bem grande de tonalidades.

Segundo a Durst, a Kappa 180 tem rápido acerto. Isso porque o equipamento possui sistema de entrada de mídia automatizado (que pode trabalhar com substratos de até 195cm de largura). Além disso, a blanqueta de impressão está integrada ao sistema de limpeza, o que aumenta a produtividade e encurta o tempo de ajuste entre as trocas de trabalho.

Fonte: Durst Brasil. Edição: InfoSign



d.gen lança impressora têxtil com cabeças Xaar 1201

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/11/2017
Novo modelo de impressora da linha Papyrus foi apresentado na KoSign 2017

Novo modelo de impressora da linha Papyrus foi apresentado na KoSign 2017

A d.gen, fabricante coreana de impressoras digitais, apresentou para o mercado internacional o Papyrus 740K, equipamento para sublimação têxtil que emprega seis cabeças Xaar 1201.

Com conjunto de seis cores, a Papyrus 740K tem largura de 1880mm e pode trabalhar em velocidades de 80m2/h (com 1200dpi), 55m2/h (1800dpi) ou 40m2/h (2400dpi). Além disso, a máquina é equipada com painel táctil, alimentador de substratos com controle de tensão e secador incorporado (para evitar contaminações).

Kilhun Lee, CEO da d.gen, declarou: “Estamos muito satisfeitos em lançar a Papyrus 740K. Escolhemos a cabeça Xaar 1201 porque ela oferece grande flexibilidade. Pode imprimir até seis cores e é compatível com uma ampla gama de tintas. Além disso, oferece uma produtividade muito alta em comparação com outras cabeças do mercado”.

A Xaar 1201 foi lançada na feira Drupa 2016.

Fonte: Xaar