Cobertura Fespa Brasil 2013 – Parte 4: visitação, congresso e campeonato de envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2013

13.184 visitantes únicos estiveram na Fespa Brasil 2013

13.184 visitantes únicos estiveram na Fespa Brasil 2013

Entre os dias 13 e 16 de março, ocorreu em São Paulo a Fespa Brasil 2013. Durante este período, foram apresentados lançamentos e produtos de fabricantes e fornecedores especializados em comunicação visual e impressão digital.

Estreando no país, o evento obteve números surpreendentes. Ao todo, a feira contou com 13.184 visitantes únicos (pessoas diferentes) que puderam conferir 231 marcas em 112 estandes. Estima-se que nos quatro dias de evento, as marcas tenham fechado negócios que, somados, chegam aos 120 milhões de reais.

Leia também as demais partes dessa cobertura:
1ª: impressoras (grande formato)
2ª: routers, máquinas a laser e mesas de corte
3ª: sublimação, tintas, substratos e softwares
 

Sucesso no Brasil

Realizada pela primeira vez em solo brasileiro, a Fespa foi além das expectativas dos expositores, que se impressionaram com os resultados do evento. Com isso, muitos já aguardam ansiosos pela próxima feira, prevista para março de 2015.

"A edição brasileira foi um dos mais impressionantes lançamentos que a Fespa já realizou. Estou muito animado com o futuro do evento", declarou Neil Felton, diretor de feiras da Fespa internacional.

Corredores e estandes estiverem sempre cheios durante os quatro dias de evento

Corredores e estandes estiveram sempre cheios durante os quatro dias de evento

Wrap Cup: campeonato de envelopamento de carros

Durante a feira, também ocorreu o Wrap Cup, campeonato de envelopamento que teve como vencedor o aplicador Jefferson Pimenta. Com o feito, ele ganhou o direito de disputar a competição mundial, na Fespa de Londres, que será em junho. Da competição, participaram envelopadores de várias partes do país, além de um competidor da Suíça.

O Wrap Cup teve início na quarta-feira (13) e foi encerrado na sexta-feira (15), nomeando os três finalistas: Jefferson Pimenta, Eduardo Satbel e Wagner Saragoz, nesta ordem.

Disputa acirrada: envelopadores competiram por uma vaga em campeonato internacional

Disputa acirrada: envelopadores competiram por uma vaga na edição londrina do Wrap Cup

"Estava muito ansioso, pensando se fiz um bom trabalho", comentou Pimenta ao saber do resultado. Seu foco agora é a competição internacional. "Vou treinar, pesquisar como é a aplicação lá fora e os materiais utilizados. Vou mostrar meu trabalho para ter a honra e o prazer de trazer o título para o Brasil", comentou.

Adriano Medeiros, organizador e um dos juízes da competição, também comemorou o sucesso do evento: "Para mim, foi fundamental a internacionalização dos nossos profissionais. A Fespa contribui muito pra isso, marcando presença no Brasil. Destaco também as regras e juízes do evento, que fizeram com que tivéssemos um show seguro, introduzindo o uso de EPIs".

Tendo a 3M, a Fotolia, a Imidia e a PixelDots como patrocinadoras, foi a primeira edição realizada no Brasil.

Jefferson Pimenta (de camiseta vermelha) foi o primeiro vencedor do Wrap Cup no Brasil

Jefferson Pimenta (de camiseta vermelha) foi o primeiro vencedor do Wrap Cup no Brasil

Congresso Internacional

Outra grande atração da feira, o congresso, realizado durante os quatro dias do evento, reuniu profissionais renomados de diversas áreas do setor.

No auditório, os participantes puderam conferir uma série de dicas e ensinamentos sobre Photoshop, fotografia, manipulação de imagens, produtividade, lucratividade, empreendedorismo, qualidade de imagens, estamparia digital, economia de substratos, impressão UV, entre outros temas.

Congresso gratuito teve programação bem diversificada

Congresso gratuito teve programação bem diversificada

"Durante a palestra, foi possível perceber que a Fespa Brasil reuniu um público muito direcionado, tomador de decisão. Essa qualidade de público é fundamental", pontuou Ricardo Pi Martin Vieira, gerente comercial da Océ que ministrou a palestra "Desafios da Era UV".

Fonte: Fespa Brasil



Fespa 2018 dá ênfase à estamparia digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/05/2018
Exposição ocorre na Alemanha, entre os dias 15 e 18 de maio

Exposição ocorre na Alemanha, entre os dias 15 e 18 de maio

A estamparia digital têxtil está em alta. Não apenas no Brasil, mas no mundo. Isso poderá ser constatado na Fespa 2018, feira internacional que ocorre entre os dias 15 e 18 de maio, em Berlim, Alemanha. A exposição contará com mais de 120 expositores de equipamentos, substratos e consumíveis para a impressão em tecidos. Além disso, a feira oferecerá muitos conteúdos educativos e interativos, como o Print Make Wear.

No Print Make Wear, o visitante poderá conhecer de perto uma linha de produção de vestuários, do design ao acabamento. Estarão rodando soluções têxteis de fornecedores como Brother, Dekken, Gerber, Juki, MagnaColours, MHM, Mimaki, entre outras empresas.

O designer Sanaa Annukka, da Marimekko, criou materiais para a produção de roupas no Print Make Wear. Para tanto, usou cores Pantone e efeitos especiais e metálicos, que serão estampados por uma impressora serigráfica automática da MHM.

Outro destaque da Fespa 2018 será a Dover Digital Printing, que demonstrará um workflow de produção de camisas de futebol customizadas. É uma espécie de simulação de uma fábrica de artigos esportivos, que contará com soluções das marcas Caldera, MS Printing Solutions, JK Group, Monti Antonio e Zünd.

A feira terá a participação da Epson, que levará a impressora têxtil industrial Monna Lisa e mostrará uma coleção feminina de alta costura criada pelo designer Richard Quinn.

A organização da Fespa 2018 também destaca a Aeoon, que mostrará sua série híbrida Kyo Hybrid, indicada para produção digital em uma escala industrial.

Fonte: Fespa Brasil



Software RIP Ergosoft chega à versão 15

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/03/2017
Desenvolvida pela Ergosoft, solução traz novas ferramentas e benefícios

Desenvolvida pela Ergosoft, solução traz novas ferramentas e benefícios

A Ergosoft, desenvolvedora suíça de aplicativos, anunciou a versão 15 do software RIP homônimo. Dedicada à impressão digital, a recém-lançada edição do programa inclui ferramentas melhoradas e novas funções que simplificam o compartilhamento de tarefas entre usuários de várias máquinas. Além disso, em relação à versão antecessora, o Ergosoft 15 oferece velocidade 40% maior na reticulagem estocástica.

A empresa também introduziu a ferramenta “Nesting”, integrada ao “JobComposer” e ao “HotFolder”, para que o usuário possa se beneficiar do arranjo automatizado de várias imagens por trabalho.

Anna Tobler, CEO da ErgoSoft, declarou: “Com a nova versão do nosso software RIP, pretendemos ampliar nossa base de clientes, ao oferecer soluções flexíveis e modulares, tornando-as fáceis de usar e de integrar. Este é o cerne dos futuros desenvolvimentos da empresa”.

Fonte: ErgoSoft