Cobertura Fespa Brasil 2013 – Parte 4: visitação, congresso e campeonato de envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2013

13.184 visitantes únicos estiveram na Fespa Brasil 2013

13.184 visitantes únicos estiveram na Fespa Brasil 2013

Entre os dias 13 e 16 de março, ocorreu em São Paulo a Fespa Brasil 2013. Durante este período, foram apresentados lançamentos e produtos de fabricantes e fornecedores especializados em comunicação visual e impressão digital.

Estreando no país, o evento obteve números surpreendentes. Ao todo, a feira contou com 13.184 visitantes únicos (pessoas diferentes) que puderam conferir 231 marcas em 112 estandes. Estima-se que nos quatro dias de evento, as marcas tenham fechado negócios que, somados, chegam aos 120 milhões de reais.

Leia também as demais partes dessa cobertura:
1ª: impressoras (grande formato)
2ª: routers, máquinas a laser e mesas de corte
3ª: sublimação, tintas, substratos e softwares
 

Sucesso no Brasil

Realizada pela primeira vez em solo brasileiro, a Fespa foi além das expectativas dos expositores, que se impressionaram com os resultados do evento. Com isso, muitos já aguardam ansiosos pela próxima feira, prevista para março de 2015.

"A edição brasileira foi um dos mais impressionantes lançamentos que a Fespa já realizou. Estou muito animado com o futuro do evento", declarou Neil Felton, diretor de feiras da Fespa internacional.

Corredores e estandes estiverem sempre cheios durante os quatro dias de evento

Corredores e estandes estiveram sempre cheios durante os quatro dias de evento

Wrap Cup: campeonato de envelopamento de carros

Durante a feira, também ocorreu o Wrap Cup, campeonato de envelopamento que teve como vencedor o aplicador Jefferson Pimenta. Com o feito, ele ganhou o direito de disputar a competição mundial, na Fespa de Londres, que será em junho. Da competição, participaram envelopadores de várias partes do país, além de um competidor da Suíça.

O Wrap Cup teve início na quarta-feira (13) e foi encerrado na sexta-feira (15), nomeando os três finalistas: Jefferson Pimenta, Eduardo Satbel e Wagner Saragoz, nesta ordem.

Disputa acirrada: envelopadores competiram por uma vaga em campeonato internacional

Disputa acirrada: envelopadores competiram por uma vaga na edição londrina do Wrap Cup

"Estava muito ansioso, pensando se fiz um bom trabalho", comentou Pimenta ao saber do resultado. Seu foco agora é a competição internacional. "Vou treinar, pesquisar como é a aplicação lá fora e os materiais utilizados. Vou mostrar meu trabalho para ter a honra e o prazer de trazer o título para o Brasil", comentou.

Adriano Medeiros, organizador e um dos juízes da competição, também comemorou o sucesso do evento: "Para mim, foi fundamental a internacionalização dos nossos profissionais. A Fespa contribui muito pra isso, marcando presença no Brasil. Destaco também as regras e juízes do evento, que fizeram com que tivéssemos um show seguro, introduzindo o uso de EPIs".

Tendo a 3M, a Fotolia, a Imidia e a PixelDots como patrocinadoras, foi a primeira edição realizada no Brasil.

Jefferson Pimenta (de camiseta vermelha) foi o primeiro vencedor do Wrap Cup no Brasil

Jefferson Pimenta (de camiseta vermelha) foi o primeiro vencedor do Wrap Cup no Brasil

Congresso Internacional

Outra grande atração da feira, o congresso, realizado durante os quatro dias do evento, reuniu profissionais renomados de diversas áreas do setor.

No auditório, os participantes puderam conferir uma série de dicas e ensinamentos sobre Photoshop, fotografia, manipulação de imagens, produtividade, lucratividade, empreendedorismo, qualidade de imagens, estamparia digital, economia de substratos, impressão UV, entre outros temas.

Congresso gratuito teve programação bem diversificada

Congresso gratuito teve programação bem diversificada

"Durante a palestra, foi possível perceber que a Fespa Brasil reuniu um público muito direcionado, tomador de decisão. Essa qualidade de público é fundamental", pontuou Ricardo Pi Martin Vieira, gerente comercial da Océ que ministrou a palestra "Desafios da Era UV".

Fonte: Fespa Brasil



Nova impressora SID Apollo UV 1312

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/06/2015

Máquina vem equipada com sistema UV LED de cura de tinta

Máquina vem equipada com sistema UV LED de cura de tinta

A SID Signs, fornecedora de equipamentos para comunicação visual, anunciou a SID Apollo UV 1312, impressora com área de 1.300mm x 1.260mm indicada para empresas com espaço limitado e que desejam expandir seus negócios ao oferecer maior gama de aplicações de impressão.

Com sistema plano (flatbed) e sistema LED UV, o equipamento trabalha com mídias cuja altura pode chegar a 40 mm e pode operar com tinta branca, para reprodução de fundos e camadas sobrepostas.

Além de incluir o RIP PhotoPrint, a impressora emprega cabeças Epson e apresenta mesa com nove zonas de vácuo individuais.

Fonte: Large Format Review



Color-Logic estende sua relação com a Mimaki

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/07/2013

Mimaki JV400LX: certificada pela Color-Logic

Mimaki JV400LX: certificada pela Color-Logic

A Color-Logic, desenvolvedora de softwares, estendeu sua relação com a Mimaki, fabricante de impressoras digitais, ao certificar a Mimaki JV400LX para uso com o Process Metallic Color, sistema especialmente criado pela Color-Logic para impressão com cores metálicas.

"As impressoras da Mimaki têm compatibilidade com os nossos processos. E a recém-lançada tinta branca látex faz a impressora alcançar diferentes efeitos especiais metálicos", comentou Richard Ainge, chefe de tecnologia da Color-Logic.

"Com a tinta branca na Mimaki, o operador da impressora pode criar ou bloquear efeitos metálicos antes de imprimir. Utilizando o software para criar ‘máscaras de tinta branca’, é possível reduzir o tempo de criação e ainda avaliar com precisão como será o resultado final", completou Ainge.

Fonte: My Print Resource