Cientista europeu cria processo para recuperar cabeças de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/01/2013

Um cientista europeu afirma ter descoberto um novo processo de recuperação para cabeças de impressão entupidas. Com a novidade, as peças que seriam descartadas, ganhariam uma nova chance.

"É certo que nós, na Europa, criamos o primeiro processo deste tipo. Desenvolvi um químico capaz de remover a tinta de forma a não causar degradações nas cabeças de impressão", revelou Phil Keenan, atual diretor da Camscience, e com passagens em empresas como a HP e a Xennia.

Com sua tecnologia atualmente utilizada por empresas como HP, Ricoh e outras que usam cabeças para disparo de tinta UV, Keenan pretende expandir os negócios, atingindo outras marcas como Mimaki e Roland. Segundo o cientista, a novidade é capaz de restaurar as peças a fim de fazê-las trabalharem como novas, evitando que sejam enviadas para aterros.

Keenan disse ao site britânico SignLink como funciona o químico: "Ele provoca uma separação entre a tinta UV curada e as superfícies da cabeça de impressão. Usando solventes leves e surfactantes, o químico quebra a tinta em partículas tão finas que são facilmente removidas", explicou.

É esperar para ver se o produto chega ao Brasil e, principalmente, se cumpre com o esperado.

reaproveitar cabeça de impressão

O cientista Phil Keenan afirma ter desenvolvido químico que reaproveita cabeças de impressão já gastas

Fonte: SignLink. Texto: InfoSign



Estúdio de design cinematográfico adquire impressora 3D de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/12/2018
Weta Workshop cria projetos para filmes blockbuster

Weta Workshop cria projetos para filmes blockbuster

A Massivit, fornecedora de tecnologias de impressão 3D de grande formato, anunciou que o estúdio Weta Workshop, vencedor do Academy Award, instalou uma unidade da Massivit 1800 em Wellington, Nova Zelândia. A empresa é reconhecida por seu trabalho em filmes como O Senhor dos Anéis, Avatar, King Kong, Ghost in the Shell e Blade Runner 2049.

Richard Taylor, co-fundador da Weta Workshop, declarou: “ Fabricamos figuras humanas hiper-realistas, criaturas, veículos e outros acessórios enormes para cinema e televisão. Sempre procuramos tecnologias que produzam peças grandes. Com a Massivit 1800, nossa equipe conseguiu redefinir o que é criativamente possível para nossos projetos. É uma máquina versátil que transformou a maneira como trabalhamos, e até sobrecarregou nossa produção. Realmente é um sonho que se torna realidade”.

De acordo com Pietro Marson, analista de operações da Weta Workshop, as equipes de fabricação da empresa haviam implantado diversas tecnologias para seus processos, como routers CNC, robôs industriais e impressoras 3D menores. Muitas dessas tecnologias apresentaram limitações. De acordo com a empresa, muitas vezes é necessário criar esculturas de 8m ou 9m de altura. Para tanto, era preciso imprimir várias peças e depois encaixá-las manualmente, um processo demorado e caro.

A Weta Workshop espera economizar milhares de dólares ao imprimir componentes maiores por meio da Massivit 1800. A máquina foi particularmente útil para um dos projetos mais recentes da empresa, que exigiu a produção de moldes em grande escala.

Fonte: Massivit



Abertas as inscrições para campeonato de envelopamento da Avery Dennison

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2013

A edição 2013 do Supreme Wrapper já foi iniciada

A edição 2013 do Supreme Wrapper já foi iniciada

As inscrições para a edição 2013 do campeonato de envelopamento da Avery Dennison, o Supreme Wrapper Award, já podem ser realizadas. Para isso, basta enviar, ao site do concurso, fotos de um projeto de adesivação realizado com qualquer vinil adesivo da marca.

Além do título de Supreme Wrapper (algo equivalente a "Adesivador Supremo"), o vencedor ganha uma viagem de quatro noites para Barcelona, na Espanha, e dois ingressos para o F1 Spanish Grand Prix, que ocorre em 2014.

A votação online também já foi aberta. Desta, os mais votados serão selecionados para o julgamento da comissão escolhida pela Avery, que apontará o grande ganhador.

Conheça também o vencedor da edição 2012 da competição.

Fonte: Supreme Wrapper Award