Case: Uranus2 e Signmaker contam sobre a Anapurna H1650i, da Agfa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/10/2018
Executivos de birôs contam suas experiências com a impressora Anapurna H1650i

Executivos de birôs contam suas experiências com a impressora Anapurna H1650i

É um fenômeno gradual e incontestável: a impressão UV está cada vez mais presente nos parques gráficos dos birôs. Uma das razões para essa consolidação é a chegada paulatina de novos equipamentos de entrada – mais acessíveis, mas não menos vantajosos. Um bom exemplo desse tipo de máquina é a recém-lançada Anapurna H1650i, da Agfa. Com 1,6m de largura e sistema LED de cura, trata-se de impressora híbrida capaz de trabalhar com mídias rígidas de diversos tipos e substratos flexíveis em rolos (o interessado no equipamento pode entrar em contato com a Top Suuply). 

Além de economizar energia e durar mais que as lâmpadas UV tradicionais, o sistema LED, em função de sua “cura fria”, permite a impressão de materiais sensíveis ao calor. Portanto, é uma ferramenta que possibilita o trabalho com um número expandido de substratos. Pedro Dourado, diretor da Uranus2, birô referência no mercado nordestino de comunicação visual, foi um dos primeiros a adquirir e usar com sucesso a Anapurna H1650i no Brasil. Segundo o executivo, o equipamento, instalado há pouco mais de um mês na empresa, já estampou poliestireno, PVC, MDF, acrílico, acetado, PETG, papelão, filmes backlit, adesivos, canvas e até tecidos. São mídias que foram empregadas em fine art, sinalização e materiais promocionais. Dourado conta que boa parte de sua clientela ficou surpresa pela impressão com relevo produzida em algumas peças: “Por conta da versatilidade nas impressões, o equipamento tem sido uma ferramenta vantajosa para nós”.

Fabricio Perez, diretor da Signmaker, também adquiriu há poucos meses uma unidade da Anapurna H1650i. O birô paulistano tem aproveitado o potencial da impressora para estampar lonas, chapas de PVC, adesivos, ACM e tecidos, para diversas aplicações, como banners, adesivos e displays para PDV e sinalização ambiental. Perez revela um de seus trabalhos mais bem-sucedidos produzidos na máquina: “Atendemos um hospital de ponta em São Paulo. Fornecemos adesivos decorativos para os diversos setores do local. O cliente ficou surpreso com a qualidade das imagens e também dos adesivos transparentes com impressão em branco para os vidros”.

Pedro Dourado, diretor da Uranus2: redução de custos com matéria-prima e mão de obra

Tinta branca

A impressão de branco certamente é um dos grandes trunfos da Anapurna H1650i. Além da tecnologia de deposição de películas mais finas de tinta, que diminui o consumo do insumo, a máquina estampa o branco em camadas (pré, intermediária e pós), função que produz materiais diferenciados e de maior valor agregado. A Uranus2 tem se beneficiado disso e produzido diversas aplicações que levam tinta branca. Um dos melhores exemplos é a impressão em alto-relevo. Já para o diretor da Signmaker, “o branco é um diferencial para nós, pois produzimos muitos materiais transparentes, como chapas e vinis adesivos. Muitas vezes, nossos clientes também pedem o branco localizado. E a qualidade da tinta branca da Agfa tem ótima cobertura e durabilidade”.

UV de 1,6m

Além da tinta branca, a impressora UV LED da Agfa é capaz de imprimir diretamente em muitos substratos, o que amplia a versatilidade do equipamento. Esse é um dos maiores motivos pelos quais – apesar de a máquina ter 1,6m de largura – ela não compete com seus pares de tecnologia solvente, cujo mercado é eminentemente composto por modelos com 1,6m. Trata-se mais de uma ferramenta para complementar a produção. Perez adquiriu a Anapurna H1650i com esse fim. A ideia principal foi expandir a oferta de trabalho e potencializar o parque produtivo da Signmaker, que já contava com um equipamento de 2,5m e uma impressora plana. O executivo esclarece: “A escolha pela largura de 1,6m se deve pelo investimento relativamente baixo dada a capacidade do equipamento”.

Fabricio Perez, diretor da Signmaker: surpreendendo clientes com a impressão de tinta branca

Potencial

Satisfeito com a assistência oferecida pela fornecedora, Dourado exalta a importância que a Anapurna H1650i teve para os negócios da Uranus2: “Como exemplo, posso citar a redução de custos com matéria-prima e mão de obra em aplicações de poliestireno, sobre o qual podemos imprimir diretamente”.

Além de oferecer a vantagem da impressão direta em uma gama maior de mídias, o equipamento trabalha com materiais com espessura de 45mm, em modos de produção que variam do draft (na velocidade de 63m²/h) ao de alta qualidade (7m²/h).

É importante frisar que a Agfa fornece uma solução coesa, que compreende não apenas a impressora, mas também as tintas originais e o Asanti, software de fluxo de trabalho que controla o processo da pré-impressão até o acabamento. Isso torna o equipamento mais confiável, outra razão para a Signmaker ter realizado a aquisição da Anapurna H1650i, processo feito por meio da Top Supply, distribuidora da Agfa em São Paulo.

Para Perez, a impressora deu maior potência à Signmaker, além de ter sido o primeiro equipamento UV LED adquirido pela empresa. “Tenho certeza que ela abrirá o caminho para a renovação do nosso parque produtivo. Nossos clientes exigem sempre uma evolução na qualidade das soluções que oferecemos a eles. A Anapurna H1650i até o momento tem sido bem satisfatória”, revela o diretor.

Impressão de tinta branca: um dos grandes diferenciais da Anapurna H1650i
Esse conteúdo teve a Agfa como mecenas.

 



Gandy Digital lança impressora para sublimação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/09/2014

Softjet imprime tecidos para sinalização e comunicação visual

Softjet imprime tecidos para sinalização e comunicação visual

A Gandy, fabricante de impressoras digitais, anunciou o lançamento internacional do Gandy Softjet, equipamento de impressão por sublimação. A máquina será apresentada na feira SGIA, que acontece de 22 a 24 de outubro, em Las Vegas, EUA.

Com impressão, cura e corte integrados, a Softjet é indicada tanto para iniciantes quanto para empresas que precisam complementar a produção de tecidos para aplicações indoor e outdoor, decoração, bandeiras, sinalização e displays.

Disponível em modelos com quatro e seis cores, a impressora vem equipada com sistema rolo a rolo e cabeças Ricoh Gen 4 e Gen 5.

Segundo a Gandy Digital, a Softjet oferece controle de sublimação em toda a largura da impressão, o que elimina as diferenças de temperatura e problemas de variação de cor.

Com resolução de 1200dpi e largura de 1,88m, 2,54m ou 3,35m, a máquina emprega tintas à base d’água e tem baixo consumo de energia.

Hary Gandy, CEO da Gandy Digital, comentou: "Com uma taxa de crescimento global de cerca de 10%, o mercado de sinalização em tecidos representa uma oportunidade significativa para os clientes de grande formato".

Fonte: Large Format Review



Versão 8.02 do RIP ColorGate está disponível

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/04/2014

A nova versão do Colorgate apresenta ferramentas aperfeiçoadas

A nova versão do Colorgate apresenta ferramentas aperfeiçoadas

A Colorgate, desenvolvedora de softwares, anunciou o novo upgrade do programa homônimo, que chegou à versão 8.02. O download da nova edição pode ser feito pela área de suporte.

De acordo com a empresa, a versão 8.02 do Colorgate contém vários aperfeiçoamentos e apresenta drivers de impressão melhorados. Entre as novidades do programa estão perfis de cores como o NPFM4 e o NPFM7. Ambos foram desenvolvidos para o mercado de impressão de decoração, tecidos e cerâmica.

A Colorgate recomenda que, para o suporte otimizado de fluxo de trabalho para gerenciamento de cores, prévias automáticas de perfis sejam geradas junto com os perfis de saída, pois elas podem ser usadas como referência e soft proofing.

No momento, estão disponíveis os drivers para os seguintes sistemas de impressão:

Para Production Server:

Canon iPF6400SE PB (Cat 1), Canon iPF6400SE Screen (Cat 1) , Canon iPF6410SE PB (Cat 1), Canon iPF6410SE Screen (Cat 1), Canon iPF8400SE PB (Cat 1), Canon iPF8400SE Screen (Cat 1), Canon iPF8410SE PB (Cat 1), Canon iPF8410SE Screen (Cat 1), Canon iPF680 PB (Cat 1), Canon iPF681 PB (Cat 1), Canon iPF685 PB (Cat 1), Canon iPF686 PB (Cat 1), Canon iPF780 PB (Cat 1),  Canon iPF781 PB (Cat 1), Canon iPF785 PB (Cat 1), Canon iPF786 PB (Cat 1), Canon iPF680 Screen (Cat 1), Canon iPF681 Screen (Cat 1), Canon iPF685 Screen (Cat 1), Canon iPF686 Screen (Cat 1), Canon iPF780 Screen (Cat 1), Canon iPF781 Screen (Cat 1), Canon iPF785 Screen (Cat 1), Canon iPF786 Screen (Cat 1), DYSS Apollo GF1660-16FWWVS (Cat 3), DYSS Apollo PJ2216-16FSRW (Cat 3), HP-DesignJet-Z5400 (Cat 1),  Mimaki TPC-1000 (Cat 1), Mutoh VJ-1638X (Cat 1), Mutoh VJ-1638WX (Cat 1), Mutoh RJ-901X (Cat 1), Qres F160 (Cat 3), Qres F160L (Cat 3), RolandFJ540K (Cat 1), Roland FJ740K (Cat 1), Roland RF-640 (Cat 1) e Roland RF-640A (Cat 1).

Para Filmgate:

Canon iPF6400SE Screen (M), Canon iPF6410SE Screen (M), Canon iPF8400SE Screen (L), Canon iPF8410SE Screen (L), Canon iPF680 Screen (S), Canon iPF681 Screen (S), Canon iPF685 Screen (S), Canon iPF686 Screen (S), Canon iPF780 Screen (L), Canon iPF781 Screen (L), Canon iPF785 Screen (L), Canon iPF786 Screen (L) e ESC ScreenJet 46i (S).

Para Proofgate:

Canon iPF6400SE PB (M), Canon iPF6410SE PB (M), Canon iPF8400SE PB (L), Canon iPF8410SE PB (L), Canon iPF680 PB (S), Canon iPF681 PB (S), Canon iPF685 PB (S), Canon iPF686 PB (S), Canon iPF780 PB (L), Canon iPF781 PB (L), Canon iPF785 PB (L), Canon iPF786 PB (L) e HP-DesignJet-Z5400 (L)

Fonte: Colorgate