Características das películas adesivas de piso para sinalizar distanciamento social

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/04/2020
Aderência e resistência são duas qualidades obrigatórias às películas coladas ao chão

Aderência e resistência são duas qualidades obrigatórias às películas coladas ao chão

Os gráficos de piso são cada vez mais usados para orientar, com segurança, o público em vários espaços, sobretudo durante a pandemia de covid-19, em que o distanciamento social é fundamental.

Ao lembrar as pessoas de manter distância, os gráficos de piso desempenham um papel indispensável na manutenção de um fluxo seguro e eficiente. No entanto, não é qualquer mídia que pode ser colada ao chão, e deve-se utilizar um produto criado especificamente para esta aplicação. Isto é, um material testado que tenha resistência ao escorregamento.

Há diferentes normas para o exame de resistência ao escorregamento. Nos EUA, por exemplo, tanto a ANSI A137.1/A326.3 quanto a ASTM E303 são utilizadas. Na Europa, as referências são a EN 13036-4 ou a DIN 51130. Já na Austrália, são a HB198:2014 e a AS/NZS 4586. A comparação entre os padrões é difícil, pois cada um deles difere um pouco no método de teste, porém todos medem a mesma caracterítica: o atrito.

A norma DIN 51130 especifica classificações. Um produto classificado como R9, por exemplo, é adequado apenas para ambientes internos secos, como escritórios. A R10 é adequada para áreas secas, mas com potencial para derramamentos, como corredores de supermercados. Já a R11 é indicada para áreas que podem molhar, como passarelas externas, banheiros e áreas de serviço.

É importante considerar cuidadosamente todas as condições às quais o gráfico de piso estará sujeito. Contaminantes como o óleo, por exemplo, afetam o atrito mais do que a água. Os pisos com gradiente são diferentes dos pisos nivelados. Já o tráfego afetará a vida útil do material.

O fabricante ou fornecedor da mídia poderá informar a classificação do escorregamento e a classificação de incêndio do material (as normas de incêndio também são aplicáveis nesse caso).

Por questão de segurança, a mídia de piso não pode rasgar nem enrolar nas bordas. Portanto, o material deve ter suportar o tráfego intenso sem ser danificado. Também deve ser removido de forma fácil e limpa, sem deixar resíduos que podem causar tropeços.

É importante manter os gráficos de piso limpos, sobretudo se eles contêm informações de segurança e direcionamento. Deve-se tomar cuidado especial para diminuir a exposição do adesivo a água e a produtos de limpeza, pois eles podem degradar a aderência ao piso. Se as bordas do material estiverem vedadas, o risco de descolamento será menor.

A própria imagem impressa deve resistir a produtos de limpeza. Também devem ser resistentes à luz UV, pois ela pode desbotar a tinta.

Fundamentais na educação e orientação, as películas adesivas de piso têm uma função primordial em tempos em que a segurança e a saúde das pessoas estão em risco.

Fonte: Drytac Europe



Febratex é reagendada para abril de 2021

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/08/2020
Feira estava prevista para fevereiro de 2021

Feira estava prevista para fevereiro de 2021

Diante das incertezas provocadas pela pandemia, a organização da Febratex (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção) decidiu novamente adiar a exposição: para abril de 2021, entre os dias 13 e 16.

Giordana Madeira, diretora executiva do Febratex Group, declarou: “Há 120 dias, trabalhamos intensamente junto às autoridades de Santa Catarina e Blumenau, promotores de eventos e centros de eventos do Brasil, para desenvolver um protocolo de retomada segura para as feiras de negócios. Nossa primeira medida foi adiar a Febratex, confiantes de que teríamos uma feira com toda a segurança necessária. Desenvolvemos um rígido protocolo, passando o credenciamento para exclusivamente online, disponibilizando pontos com distribuição de álcool gel, limitando acessos, entre outras medidas sanitárias”.

A executiva ressalta que a organização tem dialogado constante com seus expositores e com a equipe do Parque Vila Germânica, Blumenau (SC), onde a feira ocorre. “Muitos expositores apontaram que fevereiro poderia não ser o melhor mês para a realização da Febratex, em função do verão e do Carnaval. Diante disso e das notícias de que a vacina contra o coronavírus poderá ser distribuída no Brasil entre o final de 2020 e início de 2021, decidimos adiar o evento para o mês de abril”, observa.

Fonte: Febratex



Epson anuncia nova impressora de camisetas SureColor F2100

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/01/2018
SureColor F2100 faz parte da nova geração de equipamentos Epson de impressão direta em camisetas

SureColor F2100 faz parte da nova geração de equipamentos Epson de impressão direta em camisetas

A fabricante Epson anunciou no mercado internacional a SureColor F2100, impressora digital de camisetas sucessora da SureColor F2000.

Segundo a empresa, a máquina pode operar no dobro da velocidade da impressora da geração anterior e estampa diretamente peças de algodão (100%) e com misturas de tecido (50%/50%), como camisetas, jaquetas, sacolas, entre outras.

Com cabeça TFP PrecisionCore e tinta UltraChrome DG, a SureColor F2100 trabalha com as cores CMYK e branco e apresenta melhorias, como a mesa com carregamento de mídia mais rápido e o novo software Epson Garment Creator (disponível para MacOS e Windows, o aplicativo oferece ferramentas para layout, gerenciamento de cores, controle de tinta, estimativa de custos, entre outras funções).

A máquina vem com um novo sistema de autolimpeza projetado para reduzir o tempo de manutenção. A solução limpa a cabeça de impressão com um dispositivo de tecido e um cartucho em linha, e o sistema autônomo integrado permite que o equipamento realize manutenção diária, para reduzir o tempo de inatividade. Além disso, a tinta branca é filtrada antes de atingir a cabeça, projetada para reduzir o entupimento do nozzles.

Outra tecnologia exclusiva da SureColor F2100 é a PrecisionDot, que dá saída em imagens com detalhes e gradações tonais mais suaves e preserva a peça de vestuário. Ela também oferece novos modos de impressão, como o Light Garment e o Highlight White (que estampa brancos mais brilhantes ao aplicar uma segunda camada de tinta, ao mesmo tempo que imprime as tintas coloridas).

Fonte: Epson



Clicky