Canon apresenta nova tecnologia de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/03/2017
Océ Colorado 1640 é impressora rolo a rolo que emprega tecnologia UVgel

Océ Colorado 1640 é impressora rolo a rolo que emprega tecnologia UVgel

A filial norte-americana da Canon, fabricante de equipamentos digitais, anunciou uma nova tecnologia de grandes formatos. Trata-se da Océ Colorado 1640, impressora rolo a rolo com 1,6m de largura e carregamento automático e simultâneo de até duas bobinas de mídias. O principal diferencial da máquina é a tecnologia UVgel, que emprega um novo tipo de tinta UV que gelifica ao entrar em contato com o substrato. Segundo a empresa, o insumo une os benefícios ambientais das tintas UV à gama de cores das tintas à base de solvente. Como resultado, as impressões são inodoras, duráveis e livres de componentes orgânicos voláteis. A UVgel é fabricada por método de dispersão ultrafina.

Com a possibilidade de trabalhar na velocidade máxima de 1.710 pés quadrados por hora, a impressora possui sistema LED UV que se move independentemente do carro de impressão, o que permite uma cura UV mais uniforme.

Océ Colorado 1640 usa tecnologia exclusiva UVgel

A Océ Colorado 1640 também emprega cabeça de impressão piezoelétrica “autoconsciente”. Com função de monitoramento, a cada passada a tecnologia verifica todos os nozzles usando amostragem acústica. Ela detecta falhas antes de elas acontecerem. Em caso de pane, a manutenção corretiva é executada automaticamente.

A Océ Colorado 1640 possui mecanismo de gaveta que suporta até dois rolos de mídia com até 50kg. As bobinas podem ser do mesmo tipo e tamanho ou de formatos diferentes. Depois de iniciado, o sistema de impressão pode alternar os rolos sem a assistência do operador, e se um substrato desconhecido for carregado, a impressora mede automaticamente sua espessura e realiza os ajustes necessários. As informações sobre as mídias ficam armazenadas numa biblioteca, usada pela impressora toda vez que um substrato é carregado.

Outro diferencial da máquina é sua precisão no controle do avanço da mídia durante a impressão. Com estrutura robusta e componentes industriais, o sistema de alimentação emprega um feedback óptico que monitora continuamente a passagem dos substratos. Para tanto, usa marcas impressas (praticamente invisíveis) nas bordas dos materiais para verificar a movimentação e corrigir automaticamente as etapas subsequentes.

Ainda de acordo com a Canon, a tecnologia UVgel consome menos tinta, algo em torno de 40% a menos que outros modelos de impressoras concorrentes.

Fonte: Canon



HP desenvolve nova geração de cabeças de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2015

Tecnologia High Definition Nozzle Architecture (HDNA) está em fase de teste

Tecnologia High Definition Nozzle Architecture (HDNA) está em fase de teste

A HP, desenvolvedora de tecnologias, anunciou a nova cabeça de impressão High Definition Nozzle Architecture (HDNA). Térmico, o dispositivo possui sistema de duplo canal e trabalha em resolução de 2400dpi e velocidade 33% maior que as cabeças térmicas antecessoras da HP.

As cabeças HP HDNA são capazes de disparar pontos pequenos e grandes, o que melhora a impressão de detalhes finos e transições suaves de cor.

Trata-se da quarta geração de cabeças que empregam tecnologia MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems), a qual permite o aumento da densidade de nozzles (maior resolução de impressão) e a criação de circuitos integrados.

A arquitetura modular da cabeça permite que donos de impressoras inkjet rotativa (web press) façam upgrade em seus sistemas de impressão. Isso quer dizer que eles podem aumentar a qualidade e a velocidade à medida que novas tecnologias são lançadas. Portanto, além de melhorar resolução e velocidade, a HP HDNA pode receber upgrades.

A tecnologia causará impacto em diversas áreas, como na impressão de grande formato e escritório e no mercado consumidor.

Fonte: Info Trends



RIP VersaWorks chega à versão 6

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/10/2018
Atualização inclui uma interface redesenhada

Atualização inclui uma interface redesenhada

A Roland DG atualizou o VersaWorks, software RIP que chegou à versão 6 e passou a fornecer suporte nativo de 64-bit, para maximizar o desempenho dos sistemas operacionais mais recentes.

Para agilizar o fluxo de trabalho, o aplicativo disponibiliza cinco filas de impressão com configurações salvas para trabalhos recorrentes. Os usuários podem salvar dados dos requisitos específicos dos clientes e recarregá-los imediatamente em novos trabalhos.

A nova versão do VersaWorks processa arquivos PDF nativamente, para renderizar transparências, sombras e outros efeitos especiais. Além disso, uma função de correspondência de cores garante reproduções consistentes ao usar várias impressoras de um mesmo modelo e mesmas configurações.

Segundo a empresa, a interface do VersaWorks 6 foi redesenhada para refletir as mais recentes tendências de design e apresenta ícones visuais mais intuitivos que melhoram a usabilidade.

A partir de 30 de outubro de 2018, os clientes da Europa, Oriente Médio, Norte da África e Índia poderão fazer a atualização gratuita do software. No começo de novembro de 2018, o VersaWorks 6 será fornecido com os equipamentos Roland listados abaixo:

Impressoras ecossolventes: SOLJET Pro 4 XR-640, TrueVIS VG-640 / 540, SG-540 / 300, VersaCAMM VS-640i / 540i / 300i, SP-540i / 300i, VersaSTUDIO BN-20, SOLJET EJ-640 e VersaEXPRESS RF-640.

Impressoras UV: VersaUV LEC-540 / 330, VersaUV LEF-300 / 200 / 20 / 12 / 12i, VersaUV LEJ-640, VersaUV S-Series LEC-330S-F200, LEJ-640S-F200 / LEJ-640S-F300 / LEJ-640S-F400, LEC-330S-B150 e LEJ-640S-B150 / 640S-B250.

Impressoras sublimáticas: Texart RT-640

Plotters: CAMM-1 GR-640 / 540/ 420, CAMM-1 GS-24, CAMM-1 PRO GX-640 / 500 / 400 / 300 e CAMM-1 GX-24.

Fonte: Roland DG