Cambea 9 terá nova dinâmica

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/01/2019
Campeonato será realizado dentro da Fespa Brasil 2019

Campeonato será realizado dentro da Fespa Brasil 2019

A nona edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo) reunirá dentro da Fespa Brasil 2019, entre os dias 20 e 23 de março, em São Paulo, a comunidade de envelopamento para quatro dias de competição e troca de experiências. Nesse ano, a disputa terá duas etapas classificatórias, a semifinal e a final. O vencedor terá a oportunidade de participar do World Wrap Masters Series, que ocorrerá em maio, na Alemanha.

Na etapa classificatória, o competidor terá uma hora e meia para envelopar uma lateral e um capô de um carro. Outra novidade do Cambea 9 é a inserção da semifinal (com seis equipes) no terceiro dia (sexta-feira). Apenas três disputarão a grande no dia 23 de março (sábado), com a missão de envelopar todo o carro em cinco horas.

O Cambea também é o momento de reunir profissionais, trocar experiência, aprender e festejar. Por isso, há modalidades como a Cambea Fast, cuja missão é envelopar o capô de um carro no menor tempo possível. O recorde atual pertence a Calebe San Martins, com o tempo de 3min42s.

A Alltak, idealizadora do Cambea, também trará o holandês Joffrey Van Der Jagt, da ProWrap, que estará no evento para transformar carros em obras de arte.

As inscrições para o Cambea Pro (Profissional) estão abertas. Para as demais provas, o participante se inscrições durante o próprio evento.

Fonte: Fespa Brasil



Estudo aponta que mercado de grande formato valerá 11,4 bilhões de dólares em 2025

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

De acordo com uma pesquisa recém-atualizada pela consultoria norte-americana MarketsandMarkets, o mercado de grande formato global vale 8,7 bilhões de dólares, e pode atingir o valor de 11,4 bilhões de dólares em 2025, crescendo a uma taxa anual de 4%. Esses dados fazem parte do relatório “Large Format Printer Market by Offering (Printers, RIP software, Services), Printing Technology (Inkjet, Laser), Ink Type (Aqueous, Solvent, UV Cured, Latex, Dye Sublimation), Print Width, Application, and Geography - Global Forecast to 2025”.Conheça os principais pontos da pesquisa:

Demanda

A pesquisa aponta que a crescente demanda por impressoras de grande formato é estimulada pelo consumo de aplicações de decoração e envelopamento de carros e pela disponibilidade cada vez maior de equipamentos de impressão. O crescimento do mercado também pode ser atribuído à crescente demanda por impressão têxtil, publicitária e de embalagens, além do aumento da adoção de tintas UV em aplicações de publicidade exterior.

Maior participação de mercado

As impressoras de grande formato são equipamentos com largura que pode variar de 45cm a 2,5m. As impressoras com mais de 2,5m são conhecidas como “superamplas”. Entre as mídias estampadas por esses dispositivos estão banners, cartazes, papéis de parede, vinis para envelopamento de carro, cenários para teatro, entre outras aplicações. Fabricantes como a Hewlett-Packard (HP) e a Canon, por exemplo, fornecem uma variedade de impressoras de grande formato.

Impressoras para CAD e aplicações técnicas

Uma das principais razões para a expansão do mercado de grande formato é o uso crescente das impressoras CAD e aplicações técnicas. A indústria de arquitetura, engenharia e construção costumava adotar impressoras laser. No entanto, com o tempo, os fabricantes de impressoras inkjet passaram a fornecer equipamentos mais rápidos e mais baratos de adquirir e manter, o que levou à adoção generalizada de impressoras inkjet nessa indústria.

Impressoras solventes

Mais barata que as UV e aquosas, as tintas solventes possibilitam a impressão em várias superfícies, como papelão ondulado, papel, materiais para embalagem, folhas metálicas e mídias com base de PVC. Trata-se de um insumo flexível, impermeável, durável e não requer revestimentos especiais. Contém pigmentos e é indicada para aplicações de envelopamento de carros, banners e outdoors. O segmento de impressoras solvente foi responsável pela maior fatia do mercado de grandes formatos em 2018.

Impressoras com larguras entre 60cm e 90cm

Essas impressoras são usadas principalmente para aplicações de CAD e vestuário personalizado. Podem imprimir várias páginas com certa rapidez e são indicadas para ambientes de baixo volume. Fabricantes como HP, Roland, Epson e Canon fabricam um número significativo dessas impressoras. O relatório aponta que esse segmento terá a maior parcela do mercado entre 2018 e 2025.

Sinalização

Ampla variedade e diferentes usos de sinalização interna e externa impressa por equipamentos de grandes formatos contribuem significativamente para o crescimento do mercado. Espera-se que a demanda por aplicações de sinalização cresça durante o período de previsão do relatório, o que impulsionará a demanda por impressoras de grande formato.

Américas detiveram a maior fatia do mercado em 2018

O setor de sinalização e publicidade nas Américas está crescendo rapidamente. Varejistas como Walmart e Carrefour estão impulsionando o crescimento desse segmento. A demanda por impressoras de grande formato nas Américas é mais voltada para publicidade outdoor e sinalização interna. É provável que as Américas contribuam muito mais para o crescimento do mercado global de grandes formatos durante o período de previsão.

Fonte: MarketsandMarkets



Playart Adesivos vence o 3º Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/07/2013

Entre os dias 10 e 13 de julho, em paralelo à feira Serigrafia Sign 2013, foi realizada a terceira edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), organizado pela Alko.

Ao todo, 17 equipes disputaram a categoria "Profissional" da competição. A Playart Adesivos, de Uberlândia (MG), formada por Leurander Oliveiras e Leuander Oliveiras, foi a campeã de 2013. A dupla obteve 366 pontos, de um total de 450. Na segunda colocação, com 362 pontos, ficou a equipe da Pimentas Adesivos, de Santo André (SP), formada por Jefferson Pimenta. Dimas Schott e Marcos Schott, da DBS, de São Leopoldo (RS), encerraram o campeonato na terceira posição, com 284 pontos.

Segundo Paulo Cecato, um dos idealizadores do evento: "Em sua terceira edição, o campeonato já nos mostra a expansão da atividade de envelopamento automotivo no Brasil. Esta constatação fica muito evidente quando recebemos inscrições de várias regiões do país. Na categoria Fast, o Cambea recebeu mais de 80 inscrições. Essa modalidade, que envelopa apenas do capô do Mitsubishi Lancer, foi destinada aos iniciantes na profissão".

Para Justin Pate, renomado envelopador e jurado do campeonato: "Os profissionais brasileiros estão muito bem preparados, adquiriram uma extraordinária experiência na arte de aplicar películas. Os produtos brasileiros também ganharam um salto qualitativo importante".

Equipe campeã: Playart Adesivos, dos participantes Leurander Oliveiras e Leuander Oliveiras

Equipe campeã: Playart Adesivos, dos participantes Leurander Oliveiras e Leuander Oliveiras

Segundo colocado: Jefferson Pimenta

Segundo colocado: Jefferson Pimenta (esquerda)

A terceira posição ficou com a DBS, de Dimas Schott e Marcos Schott

A terceira posição ficou com a DBS, de Dimas Schott e Marcos Schott

Confira mais informações e novidades sobre a Serigrafia Sign e seus expositores.

Fonte: Alko