Caldera lança solução de automação de pré-impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/06/2020
PrimeCenter visa melhorar o desempenho das etapas de preparação de arquivos

PrimeCenter visa melhorar o desempenho das etapas de preparação de arquivos

A desenvolvedora Caldera apresentou o novo PrimeCenter, software de automação de pré-impressão que melhora o desempenho produtivo de gráficas digitais de todos os tamanhos.

O PrimeCenter oferece ferramentas exclusivas para automatizar a produção peças de comunicação visual, como banners, itens de pdv, adesivos, entre outros. Para empresas pequenas isso pode representar uma economia de tempo significativa, permitindo que um proprietário-operador use uma interface dedicada. Para operações de impressão maiores, o PrimeCenter reduz a multiplicidade de tarefas repetitivas e corriqueiras na pré-impressão.

Desenvolvido em cooperação com a Zünd, fabricante de equipamentos de corte, o PrimeCenter emparelha com o RIP e se encaixa em um fluxo de trabalho de impressão e corte. Além de comprovar o preflight, a sangria e o nesting, a ferramenta também reduz o nível de erros manuais e economiza tempo na preparação de arquivos.

Diferentes arquivos (pdf, tif, jpeg, png) podem ser preparados e otimizados automaticamente. Esses arquivos são pré-apresentados, marcados e aninhados em layouts “prontos para a produção”.

O PrimeCenter é vendido em três edições. A “Basic” exige que os usuários apliquem manualmente as ações. A “Pro” disponibiliza aplicações semiautomatizadas por meio de importação automática de arquivos. Nessa edição, os layouts são gerados automaticamente, embora não sejam instantaneamente exportados para o RIP. Já a versão “Max” exporta automaticamente os layouts dos arquivos para o RIP.

O PrimeCenter não substitui o RIP, pois não aciona diretamente nenhuma impressora ou mesa de corte, mas atua como um firewall.

Fonte: Caldera



Nova cabeça de impressão Dimatix para máquinas inkjet industrial

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/11/2012

A Fujifilm, por meio da subsidiária Dimatix, lança a cabeça de impressão StarFire SG-1024/MA, especialmente projetada para impressoras a jato de tinta única passada.

O novo dispositivo trabalha com resolução de 400dpi e fluidos na faixa 8 a 20 centipoise. Tem 1.024 nozzles (orifícios), organizados em oito linhas, que podem ejetar tinta simultânea ou individualmente, disparando em frequência de até 35 kHz.

A novidade também incorpora as tecnologias RediJet e VersaDrop™. A primeira engloba inovações como superfícies especialmente revestidas, eletrônicos internos e recirculação contínua de tinta. Já a segunda, diminui o tempo de preparo e manutenção, além de entregar pontos variáveis, em velocidades industriais e impressão grayscale.

cabeça de impressão Fuji

StarFire SG-1024/MA: nova cabeça de impressão fabricada pela Dimatix

De acordo com a Fujifilm, a tecnologia VersaDrop aumenta a flexibilidade da cabeça de impressão StarFire porque pode expandir o volume da gota para mais de 80 picolitros, o que produz coberturas maiores.

A cabeça de impressão contém uma placa de metal reforçada na área dos nozzles que permite disparar tintas UV, à base d’água e solvente, para aplicações têxteis e industriais. O dispositivo também foi projetado para suportar a abrasão.

"Esses atributos são importantes para garantir o disparo de tintas muito concentradas (de pigmento ou corante) e de rápida secagem, características essenciais na impressão de alta velocidade, algo intrínseco nas máquinas única passada voltadas para aplicações têxteis", explicou Russ Brown, gerente da fabricante.

Veja mais algumas características técnicas da nova cabeça de impressão da Dimatix:

Número de jatos endereçáveis 1024
Largura da impressão 64.96mm
Espaço do nozzle 0,0635mm (400 dpi)
Retidão do jato (1 sigma) 1.5mrad [0.085°]
Temperatura da tinta em operação Acima de 60°C
Viscosidade do fluido 8 – 20cP
Outros fluidos compatíveis Tintas à base de óleo
Peso 320g
Volumes da gota 20 a 70 pl (picolitros)
Produtividade
volume da gota Frequência máxima
26 pl (picolitros) 35 kHz
65 pl (picolitros) 14 kHz

Fonte: Fujifilm. Texto: InfoSign

 



Avery cria adesivo sem solvente para películas gráficas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/11/2023
Solução foi desenvolvida para diminuir impactos ambientais

Solução foi desenvolvida para diminuir impactos ambientais

A fabricante Avery Dennison desenvolveu recentemente o iA Tech, adesivo sem solventes para composição de películas gráficas e de sinalização.

Mídias como a Avery Dennison 777 Cast Film e a Mactac MACal 9300 PRO estão disponíveis com este novo adesivo sem solvente. Ambas oferecem estabilidade dimensional e remoção melhorada.

De acordo com a fabricante, a adesão do material é equivalente ao adesivo à base de solvente (20 minutos e 24 horas). Porém, a estabilidade melhorada do iA Tech reduz o potencial de exsudação.

Natascia Oprandi, gerente de Produto da EMENA, declarou: “Esta inovação utiliza um acrílico patenteado, com a Patented Advanced Acrylic Adhesive Technology, que elimine completamente os solventes – um objetivo de longa data, com grandes benefícios para os clientes. É a mais recente adição ao nosso crescente portfólio de soluções gráficas sustentáveis”.

Fonte: Avery Dennison



Clicky