Caldera atualiza bibliotecas de cores especiais (spot colors)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/01/2013

Para começar bem o ano, a Caldera, desenvolvedora de softwares para comunicação visual, lançou bibliotecas de cores RAL e PANTONE para a versão 9.10 de seu RIP (download da novidade pode ser feito pelo site Caldera: extranet.caldera.com / usernet.caldera.com). Veja o que foi atualizado:

PANTONE

As bibliotecas Pantone Fashion+Home foram atualizadas e também foi adicionada uma nova biblioteca de cores "Nylon" brilhantes. Agora, o usuário pode contar com 2.100 cores voltadas para os mercados de moda e decoração:

  • Fashion+Home – Paper New: recebeu 175 cores novas;
  • Fashion+Home – Cotton New: recebeu 175 cores novas;
  • Fashion+Home – Nylon: recebeu 21 cores desenvolvidas para Nylon.

RAL

O programa também recebeu quatro atualizações das bibliotecas RAL, que é uma organização independente de garantia de qualidade:

  • RAL CLASSIC: coleção de 213 cores foscas usadas para sinalização de trânsito na Europa;
  • RAL CLASSIC Glossy: coleção de 196 cores brilhantes também utilizadas em sinalização de trânsito na Europa;
  • RAL DESIGN System: coleção de 1.714 cores desenvolvidas para arquitetos, designers e publicitários;
  • RAL EFFECT: coleção de 490 cores com 70 tons metálicos.

 

RIP Caldera

RIP Caldera recebeu várias atualizações de cores especiais

Quando eu tenho que me preocupar com cores especiais?

Quando você recebe um PDF com cores especiais embedadas, o RIP Caldera pode substituí-las automaticamente por cores das bibliotecas. Se o RIP tem bibliotecas RAL e se a gestão de cores especiais é ativada, alguns cubos serão impressos. Senão, vai surgir uma exibição diferente.

Outras cores especiais (spot)

Com as bibliotecas RAL, o usuário pode também ter acesso a:

  • Bibliotecas HKS:
  • HKS 3000 Plus K
  • HKS 3000 Plus N
  • Biblioteca NCS – Natural Colour System
  • Biblioteca PPG:
  • PPG Gauthier
  • PPG Guittet
  • PPG Seigneurie
  • PPG Sigma
  • PPG Voice Of Color

E todas as bibliotecas PANTONE

  • PANTONE Solid Coated-336 New
  • PANTONE Solid Coated
  • PANTONE Solid in Hexachrome Coated
  • PANTONE Solid Matte
  • PANTONE Color Bridge CMYK EC
  • PANTONE Pastel Uncoated
  • PANTONE Color Bridge CMYK PC
  • PANTONE Solid Uncoated
  • PANTONE Color Bridge CMYK UP
  • PANTONE Fashion+Home – Cotton
  • PANTONE Fashion+Home – Paper
  • PANTONE GoeBridge Coated
  • PANTONE Goe Coated
  • PANTONE Goe Uncoated
  • PANTONE Pastel Coated
  • PANTONE Metallic Coated
  • PANTONE+ Solid Coated
  • PANTONE+ Solid Uncoated-336 New
  • PANTONE+ Solid Uncoated
  • PANTONE+ Pastels+Neons Coated
  • PANTONE+ Pastels+Neons Uncoated
  • PANTONE+ Premium Metallics Coated

E o usuário ainda tem a possibilidade de construir a sua próprias bibliotecas usando um espectrofotômetro.

Fonte: Caldera. Texo: Infosign



Novo promotor de adesão para impressão digital UV em vidros

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/06/2015

Fornecedora europeia disponibiliza produto que melhora o processo de estamparia em vidros

Fornecedora europeia disponibiliza produto que melhora o processo de estamparia em vidros

A Salon Iris, fornecedora europeia de materiais para impressão digital, apresentou ao mercado internacional um novo produto que promete melhorar a adesão de tintas digitais UV em substratos de vidro.

Segundo especialistas da empresa, os produtos similares disponíveis no mercado eram muito difíceis de aplicar, perigosos, tóxicos e muito caros. Isso porque o vidro tem diversas propriedades que dificultam a produção de um material que aumente a adesão de tintas UV, sobretudo em reproduções de imagens de alta qualidade.

Com base nisso, a Salon Iris desenvolveu uma nova solução que, de acordo com a empresa, oferece alta adesão da tinta e resistência à água, além de ser incolor, transparente, eficiente (cobre 100m2 por litro), pronta para aplicar e fácil de utilizar. O material também seca em temperatura ambiente e apresenta baixo odor.

Fonte: Large Format Review



Case: outdoor digital que se descabela

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/02/2014

Mídia digital foi instalada no metrô de Estocolmo, na Suécia

Mídia digital foi instalada no metrô de Estocolmo, na Suécia

Arthut C. Clarke, um dos escritores mais prolíficos e proféticos da ficção científica, certa vez cravou: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia". Hoje são incontáveis as novas e surpreendentes tecnologias que comprovam a assertiva do autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço. E o mercado das propagandas digitais está apinhado de exemplos de instalações tecnomágicas. Uma delas causou grande comoção recentemente entre os passageiros do metrô de Estocolmo, capital da Suécia.

Para apresentar uma nova linha de produtos para cabelo, a Apotek, marca de produtos farmacêuticos, instalou uma peça de sinalização digital que interagia não apenas com o público, mas – principalmente – com o ambiente.

Na plataforma do metrô, foram colocadas telas digitais equipadas com sensores ultrassônicos que monitoravam as chegadas dos trens. Assim que o primeiro vagão surgia na estação, os sensores sinalizavam aos players que o vídeo exibido nas telas deveria mudar, mostrando a modelo com cabelos esvoaçando (em função do movimento do trem).

Assista ao vídeo que mostra a instalação em funcionamento:

Fonte: Mashable