Brett Martin apresenta nova linha de foams

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/06/2019
Foam pode ser usado no desenvolvimento de aplicações criativas

Foam pode ser usado no desenvolvimento de aplicações criativas

A Brett Martin, fabricante de mídias plásticas para a impressão, anunciou o lançamento no mercado internacional da Foamalux Calibre, linha de foams vendidos em folhas de 1.220mm x 3.050 mm, com espessuras de 10mm, 19mm e 30mm.

Indicada para sinalização, a mídia apresenta núcleo leve e acabamento duro e sedoso. De acordo com a empresa, o substrato é forte, durável e fácil de manusear.

Duncan Smith, diretor de vendas da Brett Martin, declarou: “A Foamalux Calibre é uma adição fantástica a uma já reconhecida variedade de substratos de PVC. Apresentamos a mídia recentemente na Fespa 2019, onde os visitantes puderam ver em estande amostras do material em aplicações criativas”.

A linha Foamalux é composta por várias opções como White, Ultra, Xtra e Ultra. A Brett Martin também vende chapas de policarbonato, poliéster e acrílico de alto desempenho, que oferecem resistência, durabilidade e clareza visual para uma aplicações de comunicação visual e displays.

Fonte: Brett Martin



Alko lança três opções de vinis jateados metálicos da linha Alltak

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/04/2016
Vinis fazem parte de uma edição limitada da série Alltak Tuning

Vinis fazem parte de uma edição limitada da série Alltak Tuning

A Alko, fabricante nacional de películas, complementou com mais três opções a linha de vinis adesivo Alltak Tuning, composta por materiais para envelopamento de carros.

Os filmes (Metallic Brown, Metallic Bronze e Metallic Copper) fazem parte de uma edição limitada e apresentam acabamento texturizado metálico e espessura de 0,10mm. Além disso, possuem adesivo acrílico reposicionável e liner de papel siliconado de 145g/m2.

Vendidos em bobinas de 1,38m de largura e 25m ou 50m de comprimento, os vinis têm durabilidade esperada para aplicações verticais (exceto teto e capô) de um ano.

Os filmes da série Alltak Tuning protegem a pintura de veículos contra riscos, pequenos impactos, manchas e raios UV.

Fonte: Alko



Influência da temperatura na instalação de vinis adesivos

Por Eduardo Yamashita em 28/07/2015
Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Todo vinil adesivo sofre influência de temperatura. O frio extremo pode afetar o desempenho do filme de PVC e dificultar a instalação. Por outro lado, o calor extremo pode tornar o adesivo muito agressivo. Portanto, ao instalar imagens de vinil no Pará ou Rio Grande do Sul, em janeiro ou junho, é preciso enfrentar alguns desafios ambientais. Quais são os riscos? E como saber quando está muito frio para a instalação planejada?

Em ambientes muito frios

A baixa temperatura do ambiente ou da superfície reduz a plasticidade do filme de PVC, o que pode roubar sua capacidade de se conformar a uma superfície curva ou ligeiramente texturizada. No entanto, não haverá problema se a superfície de aplicação for lisa e plana. Em outras palavras, a elongação do filme de PVC diminui, deixando-o mais quebradiço.

Mas conformação é apenas parte do problema. O vinil mais conformável do mundo só vai ficar parado (adesivado) se o adesivo trabalhar. Em temperaturas abaixo da mínima, o adesivo torna-se tão frágil que não se molda à superfície. Se estiver perto da temperatura mínima da superfície, o filme pode aderir, mas não vai se relacionar bem o suficiente para tornar-se permanente. Isso poderia causar falha adesiva após a entrega ao cliente.

Qual a temperatura ideal para evitar o fracasso das aplicações? Depende. Cada vinil é diferente, mas em geral a temperatura mínima varia entre 4ºC e 7ºC para vinis cast e entre 8ºC e 10ºC para calandrados. Para ter certeza dos valores ideais, consulte sempre os dados publicados pelos fabricantes.

Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos
Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos

Intemperismo e armazenamento

Ao armazenar vinis em local separado do espaço de trabalho, é preciso adaptá-los à temperatura do ambiente antes da aplicação. Se estiver 22ºC em sua mesa e 3ºC na área de armazenamento, o vinil pode não estar pronto para o trabalho. Logo, será necessário aquecer a mídia para que fique entre 20ºC e 25ºC. Esse procedimento também é válido para fitas adesivas, filmes de laminação e outros materiais autoadesivos.

Entretanto, se o seu vinil está quente e será instalado em um veículo em uma garagem com a temperatura mais baixa, será necessário aquecer a superfície antes da instalação. A temperatura da superfície é tão importante quanto a do próprio vinil.

Lembre-se que, geralmente, leva alguns dias para o adesivo curar na superfície. Então, se você tem de instalar vinis em clima frio, faça-o em local climatizado. Além disso, tente organizar o ambiente para manter a superfície recém-decorada ou o veículo por alguns dias (mínimo de dois dias) descansando antes de liberá-lo para o cliente.

Agora você sabe que “depende” é a resposta para a questão “é quente o suficiente para instalar o vinil?”.

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos
Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos



Clicky