Avery expande portfólio de vinis cromados

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/05/2018
Conform Chrome passou a ter oito opções de películas para envelopamento

Conform Chrome passou a ter oito opções de películas para envelopamento

A fabricante Avery Dennison expandiu novamente seu portfólio de vinis adesivos para envelopamento de carros. Dessa vez, a empresa anunciou o lançamento de películas cromadas em novas opções de acabamento, largura e cores (violeta, ouro rosa e prata fosca). Disponíveis em rolos com largura de 1,3m, os filmes podem ser aplicados em curvas simples e possuem o adesivo Easy Apply RS.

A opção prata fosca é a primeira da série Conform Chrome a apresentar acabamento fosco. A mídia é indicada para envelopamento completo ou para aplicações específicas que demandam um arremate espelhado.

Com a introdução das três novas, a linha Conform Chrome passou a ser composta por oito filmes, que podem ser combinados com os vinis da série Supreme Wrapping, para destacar espelhos e curvas simples. Além disso, os materiais oferecem capacidade de reposicionamento em função da tecnologia Easy Apply RS.

Jeff Losch, diretor de marketing da Avery Dennison Graphics Solutions da América do Norte, declarou: “Essas novas opções oferecem facilidade de aplicação e remoção de longo prazo, que os clientes esperam dos nossos produtos. E o tamanho maior do rolo possibilita instalações sem emenda”.

Fonte: Avery Dennison



Os iluminantes: fundamentais no gerenciamento de cores

Por Pedro Gargalaca em 05/12/2012

Neste artigo técnico, há informações sobre os iluminantes CIE usados para o controle e gerenciamento de cores.

Luz e iluminantes

Qualquer luz emite energia nas diferentes faixas de comprimento de onda do espectro visível. Ao resultado gráfico disso, damos o nome de "curva de distribuição de energia espectral dos iluminantes".

O gráfico abaixo mostra a emissão energética da luz do dia (com temperatura de cor de 6500K). O eixo horizontal representa os comprimentos de onda (entre 300 e 820nm). Já o eixo vertical representa a energia relativa espectral. O pico da curva ocorre aos 460nm, na região dos azuis. Ou seja, a aparência dessa luz será azulada. Portanto, os objetos observados sob este iluminante tenderão a parecer mais azulados.

Emissão energética espectral da luz do dia, com temperatura de cor de 6500K

Iluminante e fonte luminosa

Também é importante entender a diferença entre fonte luminosa e iluminante. De acordo com Billmeyer e Saltzman, uma fonte depende de energia para gerar iluminamento. Por exemplo: as lâmpadas que usam energia elétrica. Já um iluminante é definido por sua curva de energia espectral, que não precisa existir necessariamente.

Para a análise das fontes, usa-se um espectroradiômetro (ou um equipamento EyeOne). Os iluminantes são especificados por curvas de energia espectrais teóricas. Assim, podemos desenhar um gráfico, e ele passa a ser um padrão de iluminante.

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Os testes para verificar se uma fonte luminosa se aproxima de um padrão internacional (iluminante) é conhecido como CRI ("Color Rendering Index", ou Índice de Reprodução de Cor, o IRC).

A escala que classifica as fontes luminosas vai de 0 a 100 (o ponto 100 simula a luz do dia, isto é, a visualização do iluminante padrão D65).

A recomendação de algumas normas internacionais, como a ISO 3664, é que este índice seja sempre superior a 90, para que as fontes luminosas sejam confiáveis (para análise e gerenciamento de cores).

Porém, quanto maior o CRI de uma fonte, mais cara ela é: uma lâmpada com CRI acima de 90 custa mais do que uma com CRI inferior a 90.

Saiba que não existe nenhuma fonte luminosa que atinja o valor de CRI igual a 100.

Como os iluminantes afetam a cor

Vamos dar um exemplo: temos uma caixa nas cores preta, azul e verde. Ela fica numa sala com luz vermelha. Nessas condições, aos nossos olhos, vai parecer que a caixa é preta, pois todas as cores dela absorvem a cor vermelha e, portanto, nenhuma luz chega a nós.

Outro fenômeno é a metameria de iluminante. Duas cores parecem iguais quando vistas sob a mesma fonte luminosa, mas se tornam diferentes quando observadas sob outra. Por exemplo: uma cor com três pigmentos (vermelho, azul e amarelo) gerou a seguinte curva de reflectância espectral:

Na produção de um novo lote desta cor, o colorista teve que utilizar um tom alternativo, pois o vermelho que ele usava parou de ser fornecido. O resultado da formulação gerou a seguinte curva de reflectância:

Assim, chegamos a algumas conclusões:

  • Quando as duas cores são observadas sob a luz do dia, que ressalta as deficiências de azul, elas ficam com aparência idêntica. Isto se deve ao fato de que as duas curvas de reflectância espectral não possuem diferenças na região do azul;
  • Quando as duas cores são observadas sob a fonte de luz CWF, que é a lâmpada fluorescente branca fria, a aparência das duas cores começa a parecer diferente, pois a CWF ressalta os defeitos da região de verde. Como as duas curvas de reflectância já apresentam certa deficiência nesta região, os defeitos ficam mais evidentes;
  • Quando estas cores são observadas sob a fonte de luz incandescente, que ressalta as deficiências de vermelho e amarelo, a diferença fica muito perceptível, pois as curvas de reflectância são muito diferentes nesta região do gráfico.

Escolha o iluminante

Qual o iluminante correto para avaliar as cores do impresso? Resposta: aquele que mais se aproxima ao iluminante do local onde o impresso será visto e ficará exposto.

Por exemplo: se o impresso ficar em ambientes externos, escolha iluminantes que representem as variações da luz do dia. Se o impresso for instalado numa loja de departamento, escolha os iluminantes fluorescentes.

Saiba qual é a fonte luminosa (e o seu fabricante) utilizada no ponto de venda. Assim, você pode obter a curva de distribuição espectral da fonte e compará-la com as curvas dos iluminantes padrão CIE.

Outro exemplo: se a fonte utilizada no ponto de venda for a GE Branca Fria, pesquise as curvas de distribuição espectral nos catálogos da General Electric.

iluminante para gerenciamento de cores

Comparação entre iluminante de uma fonte GE e o iluminante CIE F2

O padrão para o iluminante CIE F2 foi baseado numa média de fontes fluorescentes "branca fria" disponíveis no mercado. Comparando as duas curvas de distribuição energética espectral acima, podemos observar que a curva da lâmpada da GE não é igual à curva do iluminante CIE F2. Mas elas são similares.

Se medirmos o CRI da lâmpada da GE, vamos obter algo próximo de 90. Portanto, ao medirmos com o espectrofotômetro usando o iluminante F2, estaremos simulando como o impresso será visto no ponto de venda.

Porém, nem todos os fabricantes permitem acesso às curvas de distribuição espectral de seus produtos. Nesta situação, precisamos saber se as cores produzidas não são metaméricas, e devemos avaliar a reprodução da cor em três iluminantes: D65 (luz do dia), F2 e A (Incandescente).

Se as variações de delta E não forem grandes entre esses três iluminantes, não haverá problemas em qualquer que seja o ambiente onde o impresso será exposto.

Fonte: Coralis. Edição do texto: InfoSign



Versão 12 do Onyx será apresentada na Fespa 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2015

Prévia exclusiva do Onyx 12 será dada aos visitantes da Fespa 2015, na Alemanha

Prévia exclusiva do Onyx 12 será dada aos visitantes da Fespa 2015, na Alemanha

Durante a Fespa 2015, que ocorrerá na Alemanha entre os dias 18 e 22 de maio, a Onyx apresentará uma prévia exclusiva da versão 12 do software homônimo. Segundo a empresa, o aplicativo tem novas ferramentas e interface modificada, para simplificar a preparação dos trabalhos.

O software Onyx é indicado para controle de produção e gerenciamento de cores em birôs e gráficas digitais de estamparia têxtil, comunicação visual, decoração e impressão industrial.

Na Fespa 2015, além da nova versão do Onyx, a empresa apresentará o Onyx Thrive (fluxo de trabalho baseado em Adobe PDF Print Engine), o Onyx Connect JDF (sistema aberto que possibilita a conexão de outras soluções ao Onyx) e o Onyx Textile Edition (com ferramentas específicas para impressão têxtil, como Step-and-Repeat, Colorways e Ink Configuration Builder).

Fonte: Large Format Review