Avery Dennison abre votação para o Wrap Like a King 2014

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/09/2014

Público já pode votar nos inscritos da competição de envelopamento

Público já pode votar nos inscritos da competição

A Avery Dennison, fabricante de vinis adesivos, anunciou o início da votação pública para o Wrap Like a King, campeonato de envelopamento de carros. Agora, 32 trabalhos competem em quatro rodadas de votação. Os inscritos mais votados em cada fase passarão para a etapa final da competição. A instalação com a maioria dos votos na última rodada ganha o título de "Fan Favorite" e uma viagem com todas as despesas pagas para a feira Sema, em Las Vegas, EUA.

Tanto o trabalho escolhido pelos juízes como o vencedor da "Fan Favorite" serão anunciados no dia 13 de outubro.

A competição é patrocinada pela West Coast Customs e pela Croftgate USA, que oferecem mais de 15 mil dólares em prêmios aos participantes.

Fonte: Wrap Like a King



Expositores preparam-se para a feira FuturePrint 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/07/2019
Conheça algumas novidades que os fornecedores estão preparando para a exposição

Conheça algumas novidades que os fornecedores estão preparando para a exposição

Há três décadas, a FuturePrint, sucessora da Serigrafia Sign, enche anualmente os corredores do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, e reúne o que há de melhor no mercado de comunicação visual e impressão digital de grande formato. Em 2019, não será diferente. A Informa Markets, atual organizadora da feira, prevê que, entre os dias 10 e 13 de julho, mais de 40 mil visitantes estarão nos pavilhões do centro de exposição paulistano, para ver de perto o que mais de 650 marcas levarão para o evento.

Além das tecnologias apresentadas pelos expositores, os visitantes terão a oportunidade de participar gratuitamente de uma série de eventos paralelos, como o Circuito de Impressão Digital Têxtil e o Fórum FuturePrint.

A inscrição antecipassada para o evento pode ser feita por meio do site da feira

Mídias e vinis adesivos

O interessado em conhecer novidades e opções de mídias para envelopamento e comunicação visual, especialmente vinis adesivos, vai ter a oportunidade de interagir com dezenas de fornecedores desses produtos na feira FuturePrint 2019.

Entre as fabricantes de películas adesivas presentes no evento está a Imprimax, que revelará uma série de lançamentos em seu estande, sobretudo para os segmentos de decoração e envelopamento automotivo. “Será uma surpresa a quantidade de possibilidades, texturas e cores que poderão agregar nos projetos de decoradores e signmakers. Ao desenvolver esses novas materiais, que levaremos para a feira, buscamos fontes renomadas no mercado, para criar tendências e gerar valor agregado aos consumidores”, ressalta Igor Paiva, gerente de marketing da marca.

Materiais para envelopamento e adesivação estarão em muitos estandes da FuturePrint 2019

Estamparia têxtil

Embora tenha quase 30 anos e muitos expositores cativos, a feira sempre abre espaço para que outras empresas estreiem seus produtos e serviços aos visitantes da exposição. Em 2019, a DuPont é um exemplo de fabricante que apresentará suas soluções pela primeira vez na Futureprint.

Para a feira, a DuPont pretende levar produtos para estamparia têxtil digital. Segundo Leônidas Andrade, gerente de vendas e marketing para DuPont Artistri na América Latina, no estande da fabricante estarão tintas sublimáticas para impressão em substratos têxteis de poliéster. Também estarão expostas as tintas pigmentadas P5000, P1500 e P2500. O executivo está com as expectativas bastante altas e aposta que o evento garantirá um networking intenso e de alto valor.

A Gênesis Tintas, por sua vez, é uma expositora bastante assídua da feira. Para 2019, além de levar produtos para empresas de brindes personalizados, a fabricante apresentará materiais têxteis. “Para as estamparias, estaremos divulgando a nossa linha tradicional de tintas serigráficas, químicos e efeitos diferenciados. Além das tintas à base d’água com toque macio, estamos com novos produtos da linha Plastisol, que passaram a ser isentos de ftalatos, ou seja, estão mais sustentáveis. Na área de personalizados, estamos com força total na linha digital sublimática para pequenos formatos, da linha Sublidesk, além da nova linha Acrisolv, composta por tintas solventes específicas para impressão em copos de acrílico”, revela Leonardo Ishii, diretor de marketing e criação da empresa.

Para a 29ª edição da FuturePrint, a Gênesis Tintas também está preparando mais duas atrações: a Serigrafia em Ação e a Sublimação em Ação, espaços onde serão realizadas palestras e transmissões ao vivo, produzidas por empresas renomadas do mercado e convidados especiais. Ishii é enfático em dizer que também está otimista para a edição 2019 da feira. Segundo o executivo, o mercado está melhorando e os visitantes buscarão conhecimento, informação, novidades e oportunidades no evento.

Feira é boa pedida para quem busca tecnologias de estamparia têxtil

Impressão de grande formato

Outra tradição da feira é reunir muitas opções de impressoras digitais de grande formato. Em 2019, o visitante pode apostar novamente na exuberância de soluções tecnológicas UV, látex, sublimáticas e solventes. Uma das mais tradicionais fabricantes desses equipamentos é a Roland DG Brasil, que no evento lançará a série VG2 (com tinta laranja) e levará a BT-12, que estampa diretamente tecidos de algodão. A equipe da companhia também acredita que a FuturePrint 2019 é promissora. Michelle Fernandes, supervisora de marketing da empresa, espera que a exposição seja bastante visitada por clientes de alto poder de decisão, para que bons negócios sejam realizados e para que o mercado volte a se movimentar.

Outro empresário otimista é Marden Roberto Alves, CEO da Bannerjet, que duplicou o tamanho de seu estande em relação ao da espaço do ano passado. Marden espera receber um público ansioso por novidades e mais confiante no cenário político. Para a edição de 2019, a fornecedora levará plotters de recorte, máquinas a laser e impressoras digitais de diversos tipos (ecossolventes sublimáticas industriais, solventes industriais). Além disso, lançará dois softwares dedicados ao segmento de grande formato e comunicação visual.

Nos eventos paralelos, o visitante terá ótimas oportunidades para se atualizar

Eventos paralelos

Além da exposição de tecnologias, a feira oferecerá diversas atrações gratuitas que ocorrem simultaneamente, com a missão básica de informar, ajudar e profissionalizar os visitantes. E em 2019 não serão poucas. Entre os destaques está o Fórum FuturePrint, repleto de palestras sobre vinis, gerenciamento de cores, soft signage, entre outros temas de relevância para quem trabalha com comunicação visual e impressão digital. O visitante ainda terá a oportunidade de acompanhar outras ações:

- Serigrafia em Ação: apresentações práticas sobre serigrafia;

- Sublimação em Ação: palestras e workshops sobre sublimação;

- Fórum Acrílico: palestras que visam esclarecer dúvidas sobre o uso correto do acrílico e como valorizá-lo no setor de comunicação visual;

Circuito de Impressão Digital Têxtil – Fórum Future Têxtil: espaço composto por um circuito interativo (com demonstrações do processo de confecção e estamparia digital de tecidos) e por um fórum (que abordará os principais temas do setor);

- DecorPrint: ambiente criado para demonstrar as possibilidades que as técnicas de impressão e os diversos substratos oferecem para a decoração de interiores.

Os visitantes também contarão com a presença de instituições financeiras, na Sala de Crédito FIESP/SINDIGRAF/ABIGRAF. Também contatão com o SEBRAE Móvel, onde profissionais oferecerão check-ups empresariais com plano de ação.

Na 29ª edição da FuturePrint (Feira de Tecnologias de Impressão para os Mercados de Serigrafia, Sign e Têxtil), o visitante terá as oportunidades de se atualizar e ver de perto lançamentos e tecnologias expostas, além de se informar sobre técnicas e boas práticas nos diversos eventos paralelos preparados pela Informa Markets. A feira também é uma ótima ocasião para fechar negócios e alargar networking. Para se inscrever, basta entrar na página dedicada à exposição.



Mercado global de tecidos impressos digitalmente deve crescer 12,7% ao ano

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/10/2021
Em 2021, o mercado vale 3,82 bilhões de euros

Em 2021, o mercado vale 3,82 bilhões de euros

A demanda por tecidos impressos digitalmente deve crescer de 3,82 bilhões de euros (em 2021) para 6,95 bilhões euros em 2026, de acordo com o “Future of Digital Textile Printing to 2026”, estudo recém-publicado pela consultoria Smithers.

A Smithers prevê que o volume de tecidos impressos digitalmente aumentará de 2,89 bilhões de metros quadrados (2021) para 5,53 bilhões de metros quadrados (2026).

A maioria das impressoras têxteis a jato de tinta em operação é composta por modelos menores. Embora as grandes impressoras rolo a rolo de única passada respondam pela maior parte da produção, existem apenas algumas dezenas em operação no mundo.

A pesquisa da Smithers também mostra que as vendas de equipamentos para impressão têxtil digital ultrapassarão a marca de 1 bilhão de euros por ano em 2026. Isso também gerará vendas para mídia e consumíveis, com receita anual de tinta de 2,20 bilhões euros em 2026.

Muitas marcas investiram em negócios on-line com base na flexibilidade disponível na impressão digital. Entre elas, estão Nike, Ralph Lauren, Shutterfly / Spoonflower e Vera Bradley. A Amazon se comprometeu a gastar 400 milhões de dólares em equipamentos têxteis digitais para diversificar ainda mais seus negócios.

A impressão digital inkjet já é familiar em vários setores, mas a penetração em outros - como no segmento de tecidos técnicos - é muito mais limitada, apresentando oportunidades conforme as tecnologias amadurecem.

Fonte: Smithers



Clicky