Austrália emprega papéis eletrônicos em sinalização de tráfego

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/08/2015
E-papers orientam e ajudam motoristas da cidade de Sydney

E-papers orientam e ajudam motoristas da cidade de Sydney

Os motoristas da cidade de Sydney, na Austrália, recentemente passaram a contar com uma nova forma de sinalização de tráfego. Trata-se de um tipo especial de papel eletrônico desenvolvido e instalado pelo Road and Maritime Services (RMS), órgão governamental australiano responsável pela gestão de rodovias e vias navegáveis, que trabalhou em parceria com a Visionect, empresa fornecedora de e-papers.

Segundo a Visionect, é a primeira vez no mundo que a tecnologia de “tinta digital”, também usada em e-books, foi empregada em sinalização de trânsito.

Além da instalação dos displays de e-papers pela cidade, a RMS desenvolveu outras tecnologias para tornar possível o uso inteligente das novas sinalizações digitais. É o caso de uma rede de comunicação sem fio por meio da qual é possível monitorar e detectar avarias nos displays de trânsito, o que possibilita consertos e reposições rápidas. A rede também ajuda a evitar problemas de funcionamento causados pelo calor do sol ou por paralisações durante quedas de energia.

Ainda de acordo com a Visionect, depois da instalação dos papéis eletrônicos, toda a sinalização de trânsito de Sydney passou a ser sustentável, pois os displays são alimentados por energia solar, recurso natural abundante na Austrália. Além disso, o material consome pouca energia e com eficiência.

Outra vantagem é a ótima visibilidade noturna oferecida pelos displays, que irradiam luz pela parte frontal do e-paper assim que começa a escurecer.

Fonte: Digital Signage Today



Ampla concorre ao Prêmio Pini 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/09/2018
Fabricante concorre na categoria de equipamentos de grandes formatos

Fabricante concorre na categoria de equipamentos de grandes formatos

A Ampla, fabricante brasileira de impressoras digitais, está concorrendo pela primeira vez ao Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, na categoria “Equipamentos para Impressão Digital em Grandes Formatos”.

Com mais de 60 categorias, o público-alvo do Prêmio Pini é de empresas de todos os segmentos do mercado gráfico. Os produtos inscritos passarão por uma pré-seleção, e os cinco finalistas de cada categoria serão submetidos à votação aberta, entre profissionais da Comunidade Pini: assinantes das revistas, cadastrados nos portais e sites, usuários de sistemas Pini e alunos do Instituto Pini.

A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada no dia 27 de novembro de 2018, no Espaço das Américas, na capital paulista.

Ricardo Augusto Lie, diretor de negócios da Ampla, declarou: “Estamos muito orgulhosos e felizes por estarmos concorrendo ao Prêmio Pini, um dos mais importantes reconhecimentos do setor. Existe um movimento de atualização do parque gráfico brasileiro que abre espaço para a aplicação de novas tecnologias, assim como para componentes e equipamentos. Percebemos também um amadurecimento dos referenciais do mercado em relação à aplicação das diferentes tecnologias de impressão digital, o que contribui para a consolidação da imagem de segurança e confiança da nossa marca”.

Fonte: Ampla



Xaar apresenta novo sistema de barra de impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/10/2016
Xaar Print Bar System pode ser usado para conversão de impressoras

Xaar Print Bar System pode ser usado para conversão de impressoras

A Xaar, fabricante de cabeças de impressão, anunciou o Xaar Print Bar System, sistema com tecnologia a jato de tinta que pode ser integrado a uma ampla variedade de equipamentos analógicos e impressoras digitais. O dispositivo também pode ser usado para incrementar a capacidade de impressão única passada.

Segundo a empresa, o sistema pode trabalhar com diversos tipos de tintas, inclusive as de cores especiais, além de fluidos como lacas de proteção, vernizes e adesivos foil, entre outros materiais produzidos por parceiros selecionados.

O dispositivo, que está disponível em larguras de impressão de 140mm a 560mm, imprime na velocidade de até 75m/min e é capaz de integrar cabeças de impressão Xaar 1002 (GS6, GS12 ou GS40, dependendo da aplicação). Um sistema de abastecimento de tinta e um fluxo de trabalho garantem um controle preciso do processo de impressão do dispositivo.

O Xaar Print Bar System pode ser integrado a novas máquinas ou adaptado a equipamentos já existentes. Segundo a empresa, o sistema está gerando o interesse dos fabricantes de impressoras rolo a rolo que desejam oferecer maior flexibilidade aos seus clientes. Codimag, Edale, EPS, FFEI e Fujifilm estão entre as empresas a vender e dar suporte ao sistema.

Fonte: Xaar