Ampla recebe alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/11/2017
Ricardo Lie, diretor de negócios da Ampla, palestrou para os alunos da UTFPR

Ricardo Lie, diretor de negócios da Ampla, palestrou para os alunos da UTFPR

No dia 23 de outubro, um grupo de 15 alunos do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) visitou a fábrica da Ampla Impressoras Digitais. A turma foi recebida por Ricardo Augusto Lie, diretor de negócios e sócio da Ampla e presidente da CSMEG (Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos da Abimaq). Essa é a segunda turma da UTFPR a visitar a Ampla, que recebeu o primeiro grupo de alunos, do mesmo curso, no dia 17 de abril de 2017.

A visita à fabricante de equipamentos de impressão digital foi uma atividade da disciplina Produção Gráfica 2, que contempla processos de impressão e acabamentos gráficos em diversos substratos.

Ricardo Lie iniciou a programação com uma apresentação sobre a história e os equipamentos desenvolvidos pela Ampla, contextualizando a fabricante nacional no cenário brasileiro e global. Além disso, os alunos conferiram o showroom com equipamentos fabricados pela empresa.

Waleska Pacheco, professora que coordenou e acompanhou os alunos durante a visita, declarou: “As visitas técnicas são sempre enriquecedoras, principalmente quando eles conseguem visualizar o processo de produção completo, como no caso da Ampla, onde há o contato desde a fabricação do equipamento até vê-lo em funcionamento. Isso ajuda os alunos a entender melhor o que foi transmitido em sala de aula de forma teórica. Agradeço, em nome da UTFPR, a oportunidade de participar do programa Portas Abertas da Ampla”.

Christian Vinicius Bazyl De Franca, aluno da turma que visitou a fábrica, declarou: “Foi muito interessante. É um pedaço do mercado com o qual não estamos acostumados a conviver e visitar e, por isso, entender como os equipamentos funcionam e como são projetados foi muito importante e enriquecedor”.

Fonte: Ampla



Ritrama lança película de polipropileno branco

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2020
RI-JET 375 pode receber impressão digital de grande formato

RI-JET 375 pode receber impressão digital de grande formato

A fabricante Ritrama anunciou no mercado internacional o RI-JET 375 Eco Matt White, filme de polipropileno reciclável branco com acabamento fosco, indicado para aplicações internas em painéis promocionais, vitrines e peças de pdv. Também é recomendada para decoração interna e personalização de lojas de varejo e shopping centres.

Segundo a empresa, a face da mídia não contém cloro, halogênios, plastificantes e ftalatos, uma característica fundamental para quem busca um produto sem PVC.

Por ser mais leve que as películas de PVC tradicional, a RI-JET 375 pode ser mais facilmente transportada. Além disso, pode receber impressão digital e oferece estabilidade dimensional, durabilidade, opacidade e conformidade (mesmo em superfícies 2D ligeiramente curvas). O acabamento fosco garante que não haverá brilho ou reflexão de luz.

A mídia é fabricada sob processo de produção certificado ISO 14001.

Fonte: Ritrama



Saiba a diferença entre impressão DTG e impressão DTF

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2023
As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

As soluções Direct-To-Garment e Direct-To-Film estão em alta

Direct-To-Garment (DTG)

A impressão direta em roupas (Direct-To-Garment, DTG) emprega tecnologia que transfere imagens de computadores para impressoras inkjet que estampam diretamente tecidos e peças de roupas, como camisetas.

A DTG é diferente da serigrafia tradicional por dispensar o uso de matrizes. Em vez delas (matrizes), o equipamento DTG emprega cabeças de impressão que disparam gotas microscópicas de tinta CMYK e branca na superfície das roupas. A tinta seca e adere ao tecido ao ser aquecida.

A DTG imprime diretamente em camisetsas e tecidos

Direct-To-Film (DTF)

A impressão direta em filme (Direct-To-Film, DTF) é uma adição mais recente à indústria têxtil. O processo é ligeiramente diferente do DTG: como o nome indica, a imagem não é impressa diretamente no substrato, mas impressa em um filme, antes de ser transferida por meio de uma prensa térmica.

A maior vantagem da DTF é que ela possibilita estampar qualquer tipo de tecido: poliéster, nylon, rayon, spandex, algodão, entre outros. A DTG é mais limitada, principalmente a materiais compostos por algodão.

A DTF emprega filmes como intermediários para a transferência das imagens

Software para impressão DTG e DTF

As impressoras DTG e DTF operam com aplicativos dedicados que possuem funções específicas para estampar tecidos ou filmes, e a desenvolvedora SA International (SAi) disponibiliza uma versão especial do software Flexi 22 para esse fim. Essa versão especial oferece um conjunto de recursos de design e preparação de arquivos para impressão DTF e DTG, que simplificam o fluxo de trabalho e economizam tempo de trabalho.

Interface fácil de usar

No Flexi, todas as ferramentas para impressão DTF e DTG estão convenientemente organizadas, para que o operador não perca tempo navegando pelas barras de menu para encontrar o que precisa. Caixas de diálogo fáceis de usar permitem alterações rápidas em arquivos digitais. O software foi desenvolvido para que o usuário tenha a maior conveniência na hora de preparar os trabalhos.

Fluxo de trabalho versátil de tinta branca

A tinta branca é parte integrante da DTF e da DTG. O software Flexi oferece diferentes opções para gerar camadas brancas de forma rápida e fácil. O aplicativo tem ferramentas para gerenciamento de transparências, máscaras e canais de saída de branco. Para uma saída mais precisa, pode-se criar várias camadas de branco na arte. O Flexi oferece a versatilidade necessária para lidar com diferentes tipos de arquivos.

Flexi oferece ferramentas específicas para DTG e DTF

Mais qualidade e menos tinta

Para conferir um toque mais suave às estampas das camisetas, o software Flexi oferece a ferramenta “Remove Data in Texture Patterns”. Este recurso permite adicionar quadrados, círculos ou linhas tracejadas ao padrão de imagem. É possível ajustar o tamanho e o espaçamento desses elementos para que menos tinta seja depositada, dando às impressões uma textura mais macia e de alta qualidade.

Visualize antes de imprimir

Mídia e tintas custam caro. Para evitar desperdiçá-las, tenha certeza de que seu trabalho está configurado corretamente antes de imprimi-lo. O Flexi possibilita a verificação de cada canal de saída por meio da interface “Production Manager”. É possível verificar a camada branca que será impressa e também ajustar a densidade da tinta branca. Com essas ferramentas, garante-se que o trabalho será executado corretamente, sem desperdícios de tinta e mídia.

Este artigo foi produzido pela SA International (SAi) e adaptado pelo InfoSign

 



Clicky