Ampla participará da feira ExpoPrint Latin America 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/01/2018
Fabricante apresentará soluções de grandes formatos para o público da área gráfica

Fabricante apresentará soluções de grandes formatos para o público da área gráfica

A Ampla Digital, fabricante nacional de impressoras digitais de grandes formatos, estará presente na ExpoPrint Latin America 2018, feira de impressão que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo (SP).

Ricardo Augusto Lie, diretor de negócios e sócio da Ampla, declarou: “A ExpoPrint é a grande vitrine da indústria gráfica na América Latina. Por isso, a participação da Ampla é estratégica. Temos grande expectativa de mostrar as nossas soluções em impressão de grandes aos industriais gráficos, que hoje buscam diversificação na impressão comercial e promocional. Acreditamos que nosso portfólio de produtos tem muito a contribuir com a indústria gráfica no processo de ampliação de seu leque de serviços e produtos ofertados”.

Para Lie, o bom momento da retomada de investimentos no país vem acompanhada de um pensamento mais estratégico: “O que tem inspirado grande otimismo e confiança no crescimento do setor e da Ampla neste mercado é que, com a recente crise pela qual o país passou, há um cuidado e uma consciência muito maiores, por parte dos empresários, ao definir onde realizar seus investimentos. Essa postura exige também um maior grau de planejamento, o que vai exatamente ao encontro da nossa abordagem, pois sempre buscamos trabalhar nossas vendas de forma consultiva, entendendo as reais necessidades do negócio de cada cliente”.

O portfólio da Ampla é composto por produtos que atendem desde o pequeno empresário até as grandes empresas multinacionais. São mais de três mil impressoras instaladas no Brasil e cerca de 100 no exterior. A empresa conta com mais de 100 funcionários na matriz em Pinhais (PR) e nas filiais em São Paulo (SP), Lauro de Freitas (BA) e Belo Horizonte (MG).

A rede de distribuidores e assistências técnicas autorizadas da Ampla atua em praticamente todas as regiões do país. A empresa possui também distribuidores na América Central, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Índia, México, Oriente Médio, Peru, Reino Unido, Rússia e Uruguai.

Fonte: Expoprint



Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado

Por Eduardo Yamashita em 28/03/2014

Na comunicação visual, há muitos projetos confeccionados com vinis adesivos, que podem ser processados por meio de recorte eletrônico ou impressão (digital, serigrafia e flexografia). As imagens obtidas com essas mídias precisam ser aplicadas (instaladas) numa determinada superfície (ou substrato). Em relação a isso, a pergunta mais importante a fazer é: A imagem ficará adesivada na superfície?

Para isso, precisamos entender o conceito técnico e as características das superfícies. Com essas informações, é possível responder à pergunta sem errar. A classificação das superfícies pode estar relacionada ao tipo, à curvatura e ao acabamento.

Conheças as principais características das superfícies onde o vinil adesivo pode ser aplicado

Conheças as principais características das superfícies onde o vinil adesivo pode ser aplicado

Tipo de superfície

Nada mais é que o material de que é composta a superfície, como:

  • metal: ferro, aço e alumínio;
  • plástico: vinil (PVC), poliéster, polipropileno, polietileno e acrílico;
  • madeira: compensada, aglomerada, laminada e maciça;
  • alvenaria: concreto, argamassa e gesso.

Há também superfícies com revestimentos, uma vez que elas terão contato direto com o adesivo da película:

  • papel;
  • PVC/vinil;
  • pintura;
  • verniz;
  • melamínico.
Antes de realizar a aplicação, considere sempre o material de que é composta a superfície

Antes de realizar a aplicação, considere sempre o material de que é composta a superfície

Curvatura da superfície

São as "deformações" que a superfície apresenta:

  • plana: sem curva (não confundir com o termo "lisa"). Exemplo: uma parede "reta";
  • curva: pode ser dividida em:
  1. simples: curva com um único sentido. Exemplo: um tubo cilíndrico;
  2. composta: curva em dois ou mais sentidos. Exemplo: uma bola;
  • combinada: possui a conjugação das superfícies citadas anteriormente, e pode ser:
  1. corrugada: composição de superfícies planas. Exemplo: um caminhão baú corrugado;
  2. baixo-relevo: composição de superfícies planas, pode ter curvas simples (exemplo: canaleta de van) e/ou curvas compostas (exemplo: quina da canaleta de van, maçanetas e frisos de veículos).
Exemplo de superfície corrugada

Exemplo de superfície corrugada

Acabamento da superfície

Outro aspecto que o aplicador deve conhecer para fazer a instalação correta do vinil é o tipo de acabamento da superfície, que pode ser:

  • liso: sem irregularidade, totalmente regular, como se fosse polida;
  • poroso: apresenta uma desigualdade, é assimétrica, com "lacunas".
Exemplo de superfície porosa

Exemplo de superfície porosa

Classificação

É importante ressaltar que as classificações (tipo, curvatura e acabamento) são intercambiáveis, ou seja, há diversos tipos de superfícies combinadas. A figura abaixo ajuda a compreender melhor o conceito.

Classificação das superfícies

Classificação das superfícies

Após esse entendimento é possível julgar se a superfície responderá à expectativa de resultado em relação à imagem aplicada. Pode-se também definir quais são os tratamentos que as superfícies específicas devem receber, para atender aos requisitos de durabilidade do projeto. E importante: jamais esqueça as técnicas de aplicação para cada tipo de superfície.

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



swissQprint celebra 10 anos de negócios

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/09/2017
Fabricante suíça opera em 40 países, com três subsidiárias e 100 funcionários

Fabricante suíça opera em 40 países, com três subsidiárias e 100 funcionários

A swissQprint, fabricante suíça de impressoras digitais, está comemorando 10 anos. Foi em setembro de 2007 que os três fundadores (Reto Eicher, Hansjörg Untersander e Roland Fetting) começaram a produzir seus primeiros equipamentos inkjet de grande formato. Uma década depois, a empresa conta com 75 funcionários em sua sede e 35 profissionais que operam as três subsidiárias. Além disso, vários parceiros comerciais representam a swissQprint em 40 países.

Os três empreendedores suíços começaram em um armazém, onde se propuseram a desenvolver uma nova impressora plana UV. Apesar das condições econômicas adversas, criaram e apresentaram a primeira máquina ao mercado de língua alemã. Em seguida, passaram a vencer para outros países europeus. Paulatinamente, a swissQprint expandiu sua planta fabril até não haver mais espaço disponível no local original, em Widnau (Suíça). Então, no início de 2015, a empresa mudou-se para Kriessern (Suíça) e estabeleceu uma subsidiária nos EUA. Dois anos depois, foram abertas subsidiárias no Japão e na Alemanha, para operações de vendas e serviços. O desenvolvimento e a produção das impressoras são centralizados na sede.

De acordo com a empresa, há atualmente 900 impressoras da marca instaladas no mundo. A swissQprint concentra-se exclusivamente na fabricação de máquinas planas UV com design modular. O Oryx foi o primeiro modelo da empresa a chegar ao mercado. Dois veio a Impala. Em 2012, o Nyala, maior equipamento do portfólio, fez sua estreia na feira drupa. Passados dois anos, a empresa apresentou uma nova geração de impressoras, a Nyala 2. Em 2015, houve uma renovção tecnológica e a companhia lançou a Oryx 2 e a Impala 2. No início de 2017, a swissQprint apresentou as versões 4 × 4 das Impala 2 e Nyala 2, além das Impala LED e Nyala LED. Ainda neste ano, a swissQprint pretende lançar a Oryx LED.

Fonte: swissQprint



Clicky