Ampla marca presença no mercado de couro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/03/2018
Fabricante venceu o Prêmio Lançamentos Fimec

Fabricante venceu o Prêmio Lançamentos Fimec

A Ampla, fabricante nacional de impressoras digitais, venceu na categoria Inovação do Prêmio Lançamentos Fimec.

O objetivo da premiação, que está na 15ª edição, é reconhecer e valorizar o trabalho da indústria de máquinas, equipamentos e inovação no setor coureiro-calçadista.

A Ampla conquistou o prêmio por ter inscrito a New Targa XT, impressora que possibilita a estilistas e designers estampar imagens diretamente em diversas superfícies.

Ricardo Augusto Lie, diretor de negócios da Ampla, declarou: "Estamos muito orgulhosos e felizes com esta conquista, pois é cada vez maior a valorização do segmento de moda pela customização e/ou personalização de peças únicas e exclusiva. O reconhecimento do setor, concedendo-nos o Prêmio Lançamentos Fimec 2018, comprova que estamos no caminho certo para entregar ao mercado coureiro-calçadista impressoras digitais equipadas com a mais moderna tecnologia global aplicada para atender a essa demanda".

Fonte: Ampla



Mimaki lança JFX500-2131, equipamento UV de impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2012

Mais uma impressora UV de cura LED no mercado internacional, a Mimaki JFX-500-2131 conta com seis cabeças (de 1.280 nozzles), que disparam gotas de 4 picolitros, permitindo a produção de imagens mais suaves e tipos de até 2 pontos.

A impressora também possui o Intelligent Microstepping System (Sistema Inteligente de Micropassos), que permite maior exatidão no endereçamento dos pontos no impresso. Outra tecnologia incorporada na máquina é a Mimaki Advanced Pass System (Sistema Avançado de Passada da Mimaki), que promete reduzir bandings, por meio de passadas mais graduais.

Cura LED e tinta branca: diferenciais da nova  Mimaki

A nova máquina de impressão digital opera com as tintas LUS-150 e LH-100. A primeira foi desenvolvida para uma cura (por LEDs) mais rápida. Segundo a Mimaki, a LUS-150 também confere uma sensação táctil menos pegajosa e tem alta flexibilidade (para ser aplicada em substratos elásticos e muito flexíveis). Já a tinta LH-100 tem uma formulação que garante melhor desempenho em superfícies rígidas.

Outra agregada ao equipamento é a Mimaki Circulation Technology (Tecnologia de Circulação da Mimaki). Trata-se de um dispositivo que garante a circulação da tinta branca nos tanques do insumo. Ele evita a sedimentação do pigmento desse insumo. Além disso, a nova JFX vem com o Degassing Module (Módulo de Desgaseificação), responsável por eliminar gases e bolhas da tinta, reduzindo o entupimento das cabeças e aumentando a qualidade dos disparos das gotas.

O equipamento de impressão digital tem área de impressão de 2,1 x 3,1m. Vem como uma mesa equipada com pinos e uma escala, para o posicionamento alinhado dos substratos.

Segundo a empresa, a cura LED tem muitas vantagens (em relação às lâmpadas): maior durabilidade, economia de energia, menos calor gerado e a capacidade de usar substratos mais finos e sensíveis à alta temperatura.

Fonte: Mimaki Europa. Texto: InfoSign



Case: impressão digital como ferramenta de estilista renomado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2015
Ronaldo Fraga emprega tecnologias da Metalnox para desenvolver coleção surpreendente

Ronaldo Fraga emprega tecnologias da Metalnox para desenvolver coleção surpreendente

Na edição 2015 do São Paulo Fashion Week, o estilista Ronaldo Fraga surpreendeu ao exibir a coleção “E por falar em amor”, que revelou ao público camisolas, saias e casacos unissex criados com tecidos naturais (algodão e seda) e sintéticos (poliéster).

As estampas da coleção também foram uma inovação no mercado da moda. Isso porque todas foram desenvolvidas a partir de tecnologia de estamparia digital, mais especificamente da impressora Evox MTX 8, da Metalnox Digital. O equipamento permite estampar tecidos com composição mínima de 50% algodão, além de estampar sobre bolsos, costuras e outras superfícies irregulares, o que possibilita criações de coleções exclusivas.

Outro processo utilizado por Ronaldo foi a sublimação. O estilista contou com a ePrint MTX Strong, impressora sublimática capaz de produzir na velocidade de 150m2/h. Com ela, é possível estampar tecidos sintéticos com leveza, toque suave e alta qualidade de cores e efeitos.

O casamento entre a criatividade de Ronaldo Fraga e a tecnologia da Metalnox foi capaz de criar novos conceitos e descomplicar o processo produtivo. Isso mostra como é possível falar de sentimentos e traduzi-los, como comentou Ronaldo: “O que tem como efeito o mais importante: imprimir a leveza de uma pluma ao peso da existência”.

Fonte: Metalnox