Ampla marca presença no mercado de couro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/03/2018
Fabricante venceu o Prêmio Lançamentos Fimec

Fabricante venceu o Prêmio Lançamentos Fimec

A Ampla, fabricante nacional de impressoras digitais, venceu na categoria Inovação do Prêmio Lançamentos Fimec.

O objetivo da premiação, que está na 15ª edição, é reconhecer e valorizar o trabalho da indústria de máquinas, equipamentos e inovação no setor coureiro-calçadista.

A Ampla conquistou o prêmio por ter inscrito a New Targa XT, impressora que possibilita a estilistas e designers estampar imagens diretamente em diversas superfícies.

Ricardo Augusto Lie, diretor de negócios da Ampla, declarou: "Estamos muito orgulhosos e felizes com esta conquista, pois é cada vez maior a valorização do segmento de moda pela customização e/ou personalização de peças únicas e exclusiva. O reconhecimento do setor, concedendo-nos o Prêmio Lançamentos Fimec 2018, comprova que estamos no caminho certo para entregar ao mercado coureiro-calçadista impressoras digitais equipadas com a mais moderna tecnologia global aplicada para atender a essa demanda".

Fonte: Ampla



Agfa lança impressora sublimática de alta produtividade

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2021
Com 3,2m, Avinci CX3200 é indicada para soft signage

Com 3,2m, Avinci CX3200 é indicada para soft signage

A fabricante Agfa anunciou o lançamento da Avinci CX3200, sublimática que pode imprimir diretamente em tecido ou em papel de transferência, para estampar uma ampla variedade de tecidos de poliéster. O equipamento é indicado para aplicações de soft signage (banners, gráficos de parede e peças de sinalização para feiras e pontos de venda), vestuário (moda, roupas esportivas) e decoração (tecidos de poliéster não revestidos).

Capaz de rodar na velocidade de 270m²/h, o equipamento apresenta 3,2m de largura e utiliza tintas à base d’água inodoras, ecologicamente corretas, flexíveis e resistentes. Elas oferecem um desempenho de jato estável e a mesma qualidade lote após lote.

A nova Avinci CX3200 apresenta construção sólida que pode lidar com trabalhos que vão desde uma única impressão até execuções em configuração “24 horas por dia, 7 dias por semana”. Ela é equipada com cabeças Kyocera, pré-aquecedor e vácuo, que garante que os papéis de transferência sejam mantidos perfeitamente sem rugas.

A troca entre trabalhos é rápida e fácil. O carregamento de um novo rolo pode ser feito em menos de sete minutos por um único operador, graças ao transporte automático de material com rolos de pressão.

A Avinci CX3200 é impulsionada pelo software de fluxo de trabalho intuitivo Asanti, da Agfa, que agiliza as etapas de preparação, produção e acabamento. Com algoritmos inteligentes, o aplicativo oferece uma série de opções que facilitam a produção de sinalizações, como o posicionamento automatizado de marcas de corte e ilhós. Ele também permite que as impressoras aninhem e distribuam a arte-final para otimizar o uso do material. Com o Asanti, é possível gerenciar automaticamente os pedidos recebidos pela web ou montar lojas on-line.

Philip Van der Auwera, gerente de marketing de grande formato da Agfa, declarou: “A demanda do mercado por soft signage não para de crescer, por ser leve, resistente a rugas e fácil de transportar e reutilizar. A Avinci CX3200 permitirá novos negócios. Ela foi projetada para oferecer alta produtividade e tempo de atividade máximo. É extremamente robusta e confiável, além de fácil de operar”.

Evento grátis de lançamento

No dia 22 de junho, a Agfa Brasil apresentará um evento virtual dedicado à nova Avinci CX3200. Sob o título “Hora de levantar a cortina”, o webinar cobrirá tendências de mercado e exibirá os recursos e benefícios da nova impressora. Especialistas sobre aplicações e fluxo de trabalho avançado e gerenciamento de cores também participarão. Inscreva-se.

Fonte: Agfa



Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado

Por Eduardo Yamashita em 28/03/2014

Na comunicação visual, há muitos projetos confeccionados com vinis adesivos, que podem ser processados por meio de recorte eletrônico ou impressão (digital, serigrafia e flexografia). As imagens obtidas com essas mídias precisam ser aplicadas (instaladas) numa determinada superfície (ou substrato). Em relação a isso, a pergunta mais importante a fazer é: A imagem ficará adesivada na superfície?

Para isso, precisamos entender o conceito técnico e as características das superfícies. Com essas informações, é possível responder à pergunta sem errar. A classificação das superfícies pode estar relacionada ao tipo, à curvatura e ao acabamento.

Conheças as principais características das superfícies onde o vinil adesivo pode ser aplicado

Conheças as principais características das superfícies onde o vinil adesivo pode ser aplicado

Tipo de superfície

Nada mais é que o material de que é composta a superfície, como:

  • metal: ferro, aço e alumínio;
  • plástico: vinil (PVC), poliéster, polipropileno, polietileno e acrílico;
  • madeira: compensada, aglomerada, laminada e maciça;
  • alvenaria: concreto, argamassa e gesso.

Há também superfícies com revestimentos, uma vez que elas terão contato direto com o adesivo da película:

  • papel;
  • PVC/vinil;
  • pintura;
  • verniz;
  • melamínico.
Antes de realizar a aplicação, considere sempre o material de que é composta a superfície

Antes de realizar a aplicação, considere sempre o material de que é composta a superfície

Curvatura da superfície

São as "deformações" que a superfície apresenta:

  • plana: sem curva (não confundir com o termo "lisa"). Exemplo: uma parede "reta";
  • curva: pode ser dividida em:
  1. simples: curva com um único sentido. Exemplo: um tubo cilíndrico;
  2. composta: curva em dois ou mais sentidos. Exemplo: uma bola;
  • combinada: possui a conjugação das superfícies citadas anteriormente, e pode ser:
  1. corrugada: composição de superfícies planas. Exemplo: um caminhão baú corrugado;
  2. baixo-relevo: composição de superfícies planas, pode ter curvas simples (exemplo: canaleta de van) e/ou curvas compostas (exemplo: quina da canaleta de van, maçanetas e frisos de veículos).
Exemplo de superfície corrugada

Exemplo de superfície corrugada

Acabamento da superfície

Outro aspecto que o aplicador deve conhecer para fazer a instalação correta do vinil é o tipo de acabamento da superfície, que pode ser:

  • liso: sem irregularidade, totalmente regular, como se fosse polida;
  • poroso: apresenta uma desigualdade, é assimétrica, com "lacunas".
Exemplo de superfície porosa

Exemplo de superfície porosa

Classificação

É importante ressaltar que as classificações (tipo, curvatura e acabamento) são intercambiáveis, ou seja, há diversos tipos de superfícies combinadas. A figura abaixo ajuda a compreender melhor o conceito.

Classificação das superfícies

Classificação das superfícies

Após esse entendimento é possível julgar se a superfície responderá à expectativa de resultado em relação à imagem aplicada. Pode-se também definir quais são os tratamentos que as superfícies específicas devem receber, para atender aos requisitos de durabilidade do projeto. E importante: jamais esqueça as técnicas de aplicação para cada tipo de superfície.

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



Clicky