Ampla lança impressora Elite RR LED UV

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/08/2016
Com porte semi-industrial, Elite RR LED UV chega ao mercado custando 199 mil reais

Com porte semi-industrial, Elite RR LED UV chega ao mercado custando 199 mil reais

A Ampla, fabricante nacional, anunciou o lançamento da Elite RR, impressora LED UV de grande formato e porte semi-industrial. Com preço de 199 mil reais, o equipamento tem 3,2m de largura, emprega quatro cabeças industriais de 7 picolitros, imprime com resolução de até 1.200dpi e trabalha na velocidade de até 40m²/h.

Já à disposição nos showrooms da Ampla, a Elite RR LED UV emprega a mesma tecnologia embarcada na linha New Targa XT LED UV. Portanto, possui estrutura mais compacta e conta com o Chassi Monobloco AmplaCore, que atribui ao equipamento robustez e estabilidade. Além do CLP industrial e da Interface Touchscreen, para controle e gerenciamento dos subsistemas, a impressora vem com a tecnologia AmplaSmart, para monitoramento em tempo real das suas principais funções produtivas.

Por empregar “cura fria”, o equipamento permite a impressão em diversos tipos de substratos flexíveis e rígidos leves, de até 5mm de espessura, inclusive mídias sensíveis ao calor.

Segundo a empresa, a nova Elite RR LED UV pode substituir impressoras de baixa produtividade ou ser incorporada como complemento na produção de aplicações como PDV, decoração, brindes e displays, entre outras peças de comunicação visual e sinalização.

Ricardo Augusto Lie, sócio-diretor da Ampla, declarou: “O benefício da Elite RR LED UV é tão evidente que o retorno do investimento começa no momento em que o cliente inicia os trabalhos de impressão com ela e reduz ou mesmo elimina etapas e custos de produção”. 

Vantagens da impressão digital UV

A tecnologia digital de cura ultravioleta pode reduzir etapas de produção e mão de obra. Por exemplo, em determinadas aplicações, com a UV, é possível prescindir dos vinis adesivos e estampar diretamente sobre as superfícies, dispensando custo e tempo de impressão, aplicação e acabamento, que são somados às margens de possíveis perdas devido a problemas na adesivação, como rasgos, bolhas, riscos e amassados.

Outra vantagem da UV é que ela emprega um tipo de tinta que não seca, mas polimeriza pela reação entre o fotoinicializador e a irradiação ultravioleta emitida pelas lâmpadas. Além disso, a UV pode imprimir tanto em materiais flexíveis (papéis, lonas e vinis) quanto em materiais rígidos (MDF, PS, PVC, PVC expandido, papelão, borracha, plástico, acrílicos etc). 

A tecnologia UV também é mais sustentável por não emitir VOCs (Componentes Orgânicos Voláteis), tem maior eficiência no consumo de energia, não gera calor excessivo e pode agregar valor aos impressos e, portanto, aumentar as receitas da empresa.

Fonte: Ampla



São Paulo abre 3ª edição do Fespa Brasil Fórum em outubro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/10/2018
Evento também passará por Curitiba e Rio de Janeiro

Evento também passará por Curitiba e Rio de Janeiro

A cidade de São Paulo receberá a primeira etapa do 3º Fespa Brasil Fórum, evento para discutir negócios, oportunidades e tecnologias da indústria de impressão digital. A iniciativa passa depois pelo Rio de Janeiro (25 de outubro) e Curitiba (6 de novembro). O interessado deve se inscrever no site do fórum.

Na capital paulista, o Fespa Brasil Fórum ocorre em 4 de outubro, no Auditório da ABTG (rua Bresser, 2315, dentro do Senai Theobaldo de Nigris). O evento contará com a palestra “Ampliando suas oportunidades de negócios”, ministrada pelo diretor da Fespa Brasil, Alexandre Keese, que abordará os números da Print Census 2018, pesquisa recente internacional que trata, entre outros tópicos, do desenvolvimento do mercado e das tecnologias de impressão têxtil, comunicação visual e grandes formatos. O censo contou com entrevistados brasileiros, que concederam suas informações durante a feira Fespa Brasil.

O Fespa Brasil Fórum e realizado sob o lema Profit for Purpose “Lucro por um Propósito”, que consiste no compromisso de reinvestir no mercado de impressão digital.

Fonte: Fespa Brasil



Canon lança série de impressoras UV Arizona 1300

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/02/2019
Máquinas vêm com tecnologia UV LED e sistema plano

Máquinas vêm com tecnologia UV LED e sistema plano

A filial norte-americana da Canon, fabricante de impressoras digitais, anunciou a nova Océ Arizona 1300, série de equipamentos UV planos para empresas de médio porte. A linha é composta por três modelos GT (com uma área de impressão de 1,25m × 2,5m) e três modelos XT (com 2,5m × 3,08m).

A Océ Arizona 1300 oferece diversos modos de produção, suporte opcional de tinta branca, verniz transparente e reticulagem aprimorada, para estampar aplicações fotográficas ou de fine arts, em uma ampla variedade de mídias, inclusive telas, vidros e madeiras.

A Océ Arizona 1300 vem com a tecnologia Xpert. Basta usar a interface de trabalho intuitiva e executar os serviços. A máquima “aprenderá” a receita dos projetos, que poderão ser usadas em outras ocasiões.

Outra novidade da série é a o sistema UV LED com ativação instantânea, para permitir que os operadores iniciem os trabalhos sem precisar aguardar o aquecimento da impressora. Além disso, o Automated Maintenance System (AMS) faz a manutenção das cabeças e limpa os nozzles em segundos.

A Océ Arizona 1300 pode ser atualizada e receber novos canais de tinta, o opcional de mídias em rolo ou o kit de supressão estática.

O manuseio de mídias é facilitadao pelo sistema de registro de pinos integrado, usado para alinhar os substratos na mesa. Além disso, as novas tintas UV IJC357 são certificadas pela Greenguard Gold. Portanto, os materiais impresos por ela podem ser usados em ambientes como em escolas e hospitais.

A série Océ Arizona 1300 deverá estar disponível nos EUA a partir de março de 2019.

Fonte: Canon USA



Clicky